QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Programa 'Previne Brasil' orienta sobre o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

As reuniões já foram realizadas em 9 estados e no Distrito Federal.

Publicado em 

O Governo de Rondônia sediou na segunda-feira (19), a oficina “Previne Brasil”, que faz parte da agenda itinerante do Ministério da Saúde (MS), realizada de forma hibrida, no Teatro Guaporé em Porto Velho e via plataforma zoom para os demais municípios. O encontro técnico com os gestores municipais teve como objetivo fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) no Estado.

O evento em Rondônia foi organizado pela Secretária de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência de Programas estratégicos de Saúde (GPES), e contou com apoio e participação dos profissionais da Agencia Estadual de Vigilância e Saúde (Agevisa).

Além de prestar informações, esclarecer dúvidas, os técnicos do Ministério da Saúde (MS) interagiram com os dirigentes e profissionais de saúde sobre financiamento federal destinado à Atenção Primária, que envolve  a vigilância em saúde. O encontro faz parte do programa “Previne Brasil”, agenda itinerante do Governo Federal que percorre todos os estados brasileiros. As reuniões já foram realizadas em 9 estados e no Distrito Federal.

Os técnicos do ministério ainda na ocasião, deram suporte as equipes municipais e aos profissionais do setor, e durante a oficina apresentaram de forma contextualizada, os dados dos municípios, para tornar o entendimento mais resolutivo quanto aos procedimentos utilizados nos cálculos do repasse relacionados ao “Previne Brasil”. A apresentação também abordou questões relacionadas às melhorias dos indicadores de desempenho e o registro nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

A diretora do Departamento de Saúde da Família do MS, Renata Maria Oliveira, ministrou a primeira oficina apresentando o modelo de financiamento, as mudanças ocorridas e os avanços. Na ocasião, a diretora acompanhou a explanação sobre a validação de cadastros para fins de financiamento. A diretora apontou que houve um crescimento significativo no cadastro de capitação em Rondônia.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Segundo o disposto nas Políticas Nacionais de Atenção Básica (PNAB), embora diversas normativas e estratégias tenham sido elaboradas no sentido de estimular  essa integração nas últimas décadas, e esforços institucionais tenham sido empreendidos para viabilizar os recursos financeiros e organizar estruturas técnico-administrativas locais, a integração dessas duas áreas de conhecimento ainda não se efetivou como esperado, especialmente no âmbito das equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O diretor geral da Agevisa, coronel Gilvander Gregório, participou da solenidade de abertura e explanou sobre a importância do evento no tocante a vigilância em Saúde. “A integração das ações da vigilância em saúde com a atenção básica pode ser considerada um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, por isso oportunizamos a participação de nossos técnicos e apoiamos a logística do evento”.

DADOS

Em um ano e meio da implementação do “Previne Brasil”, 94% dos municípios de Rondônia conseguiram atingir um cadastramento 75% maior que o potencial de cadastro da população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho deste ano, o Governo Federal atendeu a solicitação dos municípios rondonienses, credenciando 27 equipes de Saúde da Família e 21 equipes de Atenção Primária. O Estado ainda obteve destaque na adesão ao Programa Informatiza APS, que repassa um recurso de custeio mensal para investimento na tecnologia da informação nas Unidades Básicas de Saúde. Dos 52 municípios de Rondônia, 40 recebem verba deste programa de informatização.

PROGRAMA E O FINANCIAMENTO

O programa “Previne Brasil” é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) instituído em 2019. Ele leva em conta quatro componentes para fazer o repasse financeiro federal aos municípios e ao Distrito Federal: incentivo com base em critério populacional, capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão à programas e ações do Ministério da Saúde).

A proposta tem como princípio, aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020 em Rondônia.

Texto: Aurimar Lima

Fotos: Daiane Mendonça

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sala de Estabilização garante socorro médico 24 horas em distrito da Capital

Sala de Estabilização garante socorro médico 24 horas em distrito da Capital

Léo Moraes inaugura Sala de Estabilização Roberval Ferraz de Lima que oferece socorro médico 24 horas, atendendo ao clamor histórico da população de União Bandeirantes por mais saúde.
L
Jaru promove ações do Dezembro Vermelho com pit stop e distribuição de kits

Jaru promove ações do Dezembro Vermelho com pit stop e distribuição de kits

Campanha destaca prevenção ao HIV com orientação, testes rápidos e entrega de kits.
L
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS

Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS

O Ministério da Saúde enviou mensagens para 14 milhões de meninas e mulheres inscritas no CadÚnico com orientações sobre o acesso gratuito a absorventes higiênicos pelo Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual.
L
MPRO realiza campanha de doação de sangue em parceria com a Fhemeron

MPRO realiza campanha de doação de sangue em parceria com a Fhemeron

Ação reforçou estoques e mobilizou servidores em Porto Velho.
L
HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV apresenta redução e Semusa intensifica estratégias de testagem, diagnóstico precoce e orientação no Dezembro Vermelho
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Yago Costa e Mayter Luter

Yago Costa e Mayter Luter, da I.S Bartender’s, que vêm colecionando títulos, reconhecimento nacional e se consolidando como referência em coquetelaria de eventos.
L
Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

O Parlamento derrubou um veto presidencial e estendeu a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas das categorias A e B; a derrubada ocorreu durante a apreciação da LDO.
L
Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

O ministro Flávio Dino, do STF, acatou pedido do PSOL e proibiu a liberação de cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares para os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, que estão nos Estados Unidos.
L
Lula pede fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

Lula pede fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) que discuta a redução da jornada de trabalho. Em reunião em Brasília, ele defendeu o fim da escala 6 por 1 e a adoção de medidas mais duras contra o feminicídio.
L

Giro News: Ronaldo Bianchi e os Sabores Artesanais que Estão Conquistando Porto Velho

Um programa imperdível para quem valoriza o agro, a gastronomia e o empreendedorismo local.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em reunião do Conselhão que o Brasil terá a menor inflação da história nos quatro anos do atual mandato, destacando a conciliação entre baixa nos preços e o menor índice de desemprego.
L
Marinho pede debate sobre escala 6x1 e financiamento de sindicatos

Marinho pede debate sobre escala 6×1 e financiamento de sindicatos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da II Conferência Nacional do Trabalho em São Paulo, onde citou a necessidade de debater o fim da escala 6 por 1 e a garantia de condições financeiras decentes para que os sindicatos possam atuar.
L
Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que qualquer auxílio financeiro aos Correios será concedido somente após a aprovação de um plano de reestruturação para a estatal, garantindo o respeito ao arcabouço fiscal.
L
Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Deputada celebra avanço histórico em conectividade para o distrito
L
Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Organizações indígenas, como a APIB e a Coiab, comemoraram a decisão do STF de realizar o julgamento do marco temporal de forma presencial na próxima quarta-feira (10), mas exigem participação plena e transparência.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

Homem mantinha relacionamentos virtuais e distribuía fotos e vídeos sem consentimento das vítimas, inclusive no exterior
14
Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Operação da DEPCA na capital de Rondônia resulta na prisão de homem investigado por abuso sexual de adolescentes; eletrônicos são apreendidos para perícia digital.
16
Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Polícia Penal prende mulher em flagrante após equipamento de segurança detectar corpo estranho na região da pelve em procedimento de entrada no sistema prisional.
10
Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
14
Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CANARY GOLD MINERACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE MEDIO PORTE LAMP
L

Requerimento da Licença Ambiental: HELISUL TAXI AEREO LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental de instalação e a Licença Ambiental de Operação
L
Cantata Natalina inédita acontece neste domingo (7) no Prédio do Relógio

Cantata Natalina inédita acontece neste domingo (7) no Prédio do Relógio

Evento de Natal em Porto Velho terá Cantata Natalina apresentada por alunos das escolas de música, com orquestra, coral e show holográfico, marcando o acender das luzes no Prédio do Relógio.
L
Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor reforçam transparência em Porto Velho

Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor reforçam transparência em Porto Velho

Documentos com dados de 2023 e 2024 orientam debates da 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor, fortalecendo a participação e a transparência no planejamento urbano de Porto Velho.
L
Adoção cresce, mas abandono ainda preocupa e mobiliza ações da Sema

Adoção cresce, mas abandono ainda preocupa e mobiliza ações da Sema

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) intensifica fiscalizações e usa ferramentas como o Siapets para combater o abandono de animais, que é crime, e incentivar a adoção responsável na capital.
L
ARDPV reforça diálogo com passageiros e amplia acesso à Ouvidoria via adesivos em ônibus

ARDPV reforça diálogo com passageiros e amplia acesso à Ouvidoria via adesivos em ônibus

Agência de Regulação de Porto Velho (ARDPV) instala adesivos informativos em toda a frota de ônibus, garantindo canal direto com a Ouvidoria e incentivando a fiscalização cidadã no transporte coletivo.
L
Ecobueiros reduzem alagamentos em Porto Velho

Ecobueiros reduzem alagamentos em Porto Velho

Ampliação de ecobueiros, que filtram o lixo nas bocas de lobo, deve reduzir significativamente os alagamentos em Porto Velho
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Inscrições começam na segunda-feira (08) e são gratuitas
L
Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Amante do artesanato, Raimunda expressava sua sensibilidade e dedicação por meio das mãos criativas. Devota da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Tupi, ela se destacou pela fé e espiritualidade, sendo exemplo para toda a comunidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.