QUINTA-FEIRA, 30/10/2025

Em destaque

L

Saúde

Fiocruz desenvolve teste molecular para detectar hanseníase

A doença atinge em torno de 27 mil pessoas por ano no Brasil.

Publicado em 

Após décadas de pesquisas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu o primeiro teste molecular para hanseníase, inédito no país. Trata-se do Kit NAT Hanseníase, que já obteve registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Baseado na metodologia de PCR (sigla em inglês para a reação em cadeia da polimerase), o exame detecta o DNA do bacilo Mycobacterium leprae, causador da doença, e pode facilitar a detecção precoce da hanseníase. A doença atinge em torno de 27 mil pessoas por ano no Brasil.

--Continua após a publicidade--

O anúncio foi feito pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que desenvolveu o novo teste em parceria com o Instituto Carlos Chagas do Paraná (Fiocruz-PR) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fiocruz e ao governo paranaense.

Segundo o líder do projeto e chefe do Laboratório de Hanseníase do IOC, Milton Ozório Moraes, a aplicação de uma metodologia de ponta contra uma doença negligenciada é de grande importância para o Brasil. “Até então, não havia testes diagnósticos de hanseníase considerados padrão ouro. É um marco colocar esse exame à disposição de populações vulneráveis, que são as que mais desenvolvem a doença e carecem de avanços tecnológicos”, disse Moraes.

Para o pesquisador da Fiocruz-PR, Alexandre Costa, que coordenou o desenvolvimento do exame no IBMP, doenças tropicais negligenciadas não costumam atrair o interesse da indústria. “Com o Kit NAT Hanseníase, temos um teste nacional, com qualidade de primeiro mundo, que pode contribuir para a saúde da nossa população”, disse.

Saúde pública

De acordo com informação da Fiocruz, o Kit NAT Hanseníase é o primeiro teste molecular comercial para a doença desenvolvido no Brasil e o segundo exame desse tipo a obter o registro da Anvisa. O projeto contou com investimentos do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação Novartis e da Leprosy Research Initiative (iniciativa internacional de apoio à pesquisa em hanseníase), além de recursos próprios da Fiocruz e do IBMP.

A hanseníase constitui um grave problema de saúde pública no Brasil, que detém o segundo maior número de casos do mundo, depois da Índia. Essa é uma das doenças mais antigas da humanidade, com relatos de casos desde 600 a.C., destacou a Fiocruz. Entre as pessoas acometidas a cada ano, mais de duas mil têm diagnóstico tardio, o que acarreta lesões neurológicas que provocam deformidades visíveis e prejudicam a visão ou o movimento das mãos ou dos pés.

A bactéria da hanseníase atinge principalmente a pele e os nervos. Entre os sintomas mais comuns da doença estão manchas na pele, que podem ter alteração de sensibilidade ao frio, calor ou dor. Mesmo sem manchas, áreas da pele com alteração de sensibilidade, diminuição de pelos e do suor também podem ser sinal da doença, além do aparecimento de caroços no corpo, sensação de formigamento ou fisgadas e comprometimento neurológico, incluindo alterações sensitivas, motoras ou anatômicas, informou a Fiocruz.

Dúvidas

Cerca de 70% das pessoas com hanseníase são diagnosticadas na atenção básica, pelo clínico geral, sem necessidade de exames complementares. No caso de dúvidas, os pacientes são encaminhados para atendimento especializado com um dermatologista. Quando nem mesmo o especialista consegue chegar a um diagnóstico preciso, ele pode solicitar uma biópsia, que é a retirada de fragmentos de pele para análise.

O chefe do Laboratório de Hanseníase do IOC, Milton Ozório Moraes, ressaltou que é justamente nesses casos que o Kit NAT Hanseníase pode ser de grande ajuda. Os exames disponíveis atualmente são a baciloscopia, que busca visualizar a bactéria, e a histopatologia, que analisa as alterações do tecido.

O teste molecular apresenta uma vantagem em relação a essas técnicas, que é o aumento da sensibilidade. Moraes explicou que a baciloscopia costuma ser negativa nos pacientes que apresentam poucas lesões na pele. “Nesses casos, chamados de paucibacilares, observamos que a sensibilidade da histopatologia é de 35%, enquanto o teste de PCR alcança 57%. Isso significa que, de cada 100 pacientes com hanseníase paucibacilar, a histopatologia consegue identificar 35 e a PCR, 57. A combinação dos dois testes pode elevar a sensibilidade para 65%. É um ganho importante”, disse.

SUS

O desenvolvimento do Kit NAT Hanseníase vai contribuir para o Sistema Único de Saúde (SUS). Centro de referência nacional junto ao Ministério da Saúde, o Laboratório de Hanseníase do IOC atua na pesquisa, no ensino e no atendimento a pacientes, que é realizado por meio do Ambulatório Souza Araújo.

O registro na Anvisa permite a comercialização do teste e é uma exigência para que o exame possa ser oferecido no SUS. A adoção da metodologia depende da avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que envia a recomendação ao Ministério da Saúde, a quem cabe a decisão final. “Se o kit for aprovado, temos capacidade de produção em larga escala para atender a população brasileira”, disse Milton Ozório Moraes.

Distribuída por todos os estados brasileiros, a hanseníase apresenta maior parte dos registros no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Da mesma forma que ocorre com outras doenças negligenciadas, a infecção está associada à pobreza. Pessoas com condições de habitação e alimentação precárias têm mais chance de adoecer por hanseníase. A dificuldade de acesso das populações vulneráveis aos serviços de saúde é um dos desafios para o diagnóstico precoce do agravo, disse a Fiocruz.

No ano passado, em razão da pandemia da covid-19, as ações de controle da doença foram bastante prejudicadas. Números do Ministério da Saúde mostram que menos de 14 mil casos foram diagnosticados no ano passado, contra mais de 27 mil, em 2019. Especialistas consideram que a redução pode ter ocorrido pela sobrecarga dos serviços de saúde e pelo medo dos pacientes de procurar atendimento.

O tratamento da hanseníase é oferecido gratuitamente pelo SUS e envolve uma combinação de antibióticos. A duração do tratamento se estende de seis meses a um ano.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Semusa abre edital para locação de imóvel destinado ao Ponto de Apoio Logístico da Malária em São Carlos

Semusa abre edital para locação de imóvel destinado ao Ponto de Apoio Logístico da Malária em São Carlos

Medida garante continuidade das ações de controle e prevenção da doença na região ribeirinha.
L
Coleta Itinerante em Urupá mobiliza voluntários e reforça estoques de sangue

Coleta Itinerante em Urupá mobiliza voluntários e reforça estoques de sangue

Ação reuniu mais de 140 candidatos à doação, resultando em 133 bolsas de sangue e 2 novos cadastros de medula óssea.
L
SUS é referência global em adaptação da saúde aos efeitos das mudanças climáticas, afirma Ministério da Saúde

SUS é referência global em adaptação da saúde aos efeitos das mudanças climáticas, afirma Ministério da Saúde

Diretora Agnes Soares destaca protagonismo do Brasil e anuncia que o país apresentará o Plano de Ação em Saúde de Belém durante a COP 30.
L
Edital para programa de residência em Medicina de Emergência é divulgado pelo Governo de Rondônia

Edital para programa de residência em Medicina de Emergência é divulgado pelo Governo de Rondônia

Com inscrições abertas até 16 de novembro, o programa de residência em Medicina de Emergência busca qualificar médicos para atuação no SUS, com início das atividades em 2026.
L
Servidores participam de palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Servidores participam de palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Médica destacou a importância do autoexame, da mamografia regular e de hábitos de vida saudáveis.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cine Araújo prepara Halloween de arrepiar com ingressos a R$ 13, combos temáticos e surpresas mágicas!

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Cine Araújo em Porto Velho mergulha no clima de Halloween com ingressos promocionais, descontos em combos para quem for fantasiado e prêmios doces para os mais sortudos.
L

Coluna social Marisa Linhares: Troféu Cacau de Ouro 2025 celebra 22 anos com grandes homenagens e presença de ícones do empresariado rondoniense em Cacoal

O tradicional evento reuniu empresários, comunicadores e autoridades no salão do Catuaí Hotel em Cacoal, com destaque para homenagens a empreendedores e marcas que impulsionam o desenvolvimento de Rondônia.
L

Nota de pesar: Deivede Frota dos Prazeres

Familiares e amigos se despedem de Deivede Frota dos Prazeres, empresário de Porto Velho, lembrado pelo coração generoso, pelo amor à esposa e filha e pelos momentos de convivência que uniam todos ao redor dele.
L
Assembleia Legislativa de Rondônia lança edital de concurso público com 200 vagas imediatas

Assembleia Legislativa de Rondônia lança edital de concurso público com 200 vagas imediatas

Provas serão aplicadas em fevereiro de 2026; salários chegam a R$ 24 mil e inscrições abrem em 3 de novembro.
L

Encerramento da Semana Acadêmica de Psicologia promete uma noite de conhecimento e mistério na Católica de Rondônia

Evento gratuito trará palestra sobre o perfil psicológico e comportamental de serial killers com o psicólogo criminal Matheus Silva
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa recebe Medalha Comemorativa dos 42 anos da Constituição de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa recebe Medalha Comemorativa dos 42 anos da Constituição de Rondônia

Parlamentar celebra democracia, representatividade feminina e fortalecimento das instituições públicas.
L
Gestão previdenciária de Rondônia é reconhecida com Medalha do Mérito Legislativo

Gestão previdenciária de Rondônia é reconhecida com Medalha do Mérito Legislativo

Iperon recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelo fortalecimento da governança e transparência na administração pública.
L
Dr. Fernando Máximo destina R$ 50 mil para a APAE de Buritis

Dr. Fernando Máximo destina R$ 50 mil para a APAE de Buritis

Deputado reforça compromisso com a inclusão social e destaca o trabalho da instituição filantrópica.
L
Ribeiro do Sinpol propõe devolução do tempo de serviço congelado na pandemia a servidores de Rondônia

Ribeiro do Sinpol propõe devolução do tempo de serviço congelado na pandemia a servidores de Rondônia

Projeto reconhece período de 2020 a 2021 para contagem de quinquênios, licenças-prêmio e progressões funcionais.
L
Alero promove capacitação sobre gestão de contratos e compras públicas com foco em governança digital e sustentabilidade

Alero promove capacitação sobre gestão de contratos e compras públicas com foco em governança digital e sustentabilidade

Servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia participam do evento nos dias 30 e 31 de outubro, que aborda a nova Lei de Licitações e Contratos.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

PF e PM cumprem mandado de prisão em cooperação com a Bolívia

PF e PM cumprem mandado de prisão em cooperação com a Bolívia

Ação conjunta entre Brasil e Bolívia resulta na captura de foragido em Guajará-Mirim.
14

Suspeito posta foto com fuzil antes de megaoperação no Rio; governador investiga possível vazamento

Um dos suspeitos presos na ação contra o Comando Vermelho (CV) no Complexo da Penha, publicou uma foto em seu Instagram se preparando para o confronto pouco antes da incursão policial de terça-feira (28).
18

“Arrancaram a cabeça do meu sobrinho”: Moradora do Alemão relata horror após operação letal no Rio

Moradora do Complexo do Alemão, afirma que a cabeça de seu sobrinho, (19), foi decapitada e colocada em uma árvore por policiais durante a operação de terça-feira (28)
18

VÍDEO: Bandidos em motocicleta assaltam casa de carne e rendem funcionários no centro de Porto Velho

O assalto, registrado por câmeras de segurança nesta quarta-feira (29), ocorreu na Rua Presidente Dutra, próximo ao CPA.
16
“Disciplina do PCC” é preso com comparsa ao tentar arremessar “kit” para dentro do Urso Panda

“Disciplina do PCC” é preso com comparsa ao tentar arremessar “kit” para dentro do Urso Panda

Dupla foi flagrada com celulares, drogas e rádios comunicadores no residencial Morar Melhor, em Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crédito Consignado é opção segura e vantajosa, explica Sicoob Fronteiras

Instituição detalha benefícios do empréstimo com desconto em folha para aposentados, servidores e trabalhadores.
L

Projeto Lutando pelo Futuro encerra Estadual de Jiu-Jitsu com 84 medalhas

Atletas do Sesc-MT e Polícia Militar conquistam resultados expressivos e reforçam impacto social do esporte.
L
Beneficiários com NIS final 9 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

Beneficiários com NIS final 9 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

Mais de 5 milhões de famílias recebem R$ 108 do benefício social.
L
Porto Velho projeta futuro do agro com foco em sustentabilidade, inovação e valor agregado

Porto Velho projeta futuro do agro com foco em sustentabilidade, inovação e valor agregado

Planejamento Estratégico 2025-2035 visa transformar a capital em referência amazônica na produção rural sustentável.
L

MPRO promove ciclo de palestras sobre proteção digital de crianças

Evento aborda segurança e educação digital de crianças e adolescentes em Porto Velho.
L
Encerramento da ExpoTurismo 2025 destaca crescimento, inovação e fortalecimento do turismo em Rondônia

Encerramento da ExpoTurismo 2025 destaca crescimento, inovação e fortalecimento do turismo em Rondônia

Evento bate recorde de público e reforça o potencial econômico e cultural do turismo no estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.