TERÇA-FEIRA, 05/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

PNS: realização de exames preventivos é influenciada por rendimento

A pesquisa mostrou também a influência que o rendimento pode ter para a realização deste exame.

Publicado em 

PNS: realização de exames preventivos é influenciada por rendimento - News Rondônia

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), com informações coletadas em 2019, 80,7% das rondonienses com idades entre 25 e 64 anos realizaram exame preventivo para câncer do colo do útero há menos de três anos da data da entrevista. O estudo foi feito e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostrou também a influência que o rendimento pode ter para a realização deste exame. Enquanto o índice entre as mulheres com rendimento até ¼ de salário mínimo é de 73,8%, entre as mulheres com rendimento acima de cinco salários mínimos, a taxa foi de 91,6%.

Das 383 mil rondonienses que fizeram o preventivo há menos de três anos, 82,1% receberam o resultado em até três meses da data do exame. Também se nota uma diferença nas taxas entre as mulheres com rendimento inferior a ¼ de salário mínimo e as com rendimento superior a cinco salários mínimos. O índice entre as com menor renda foi de 75,3% enquanto que as com maiores rendas foi de 100%.

PNS: realização de exames preventivos é influenciada por rendimento - News Rondônia

Da mesma forma, a renda influencia na realização de mamografia. Entre as rondonienses com idades entre 50 e 69 anos e com rendimento de até ¼ de salário mínimo, 15,1% delas fizeram o exame há menos de dois anos da entrevista. Já entre as mulheres com rendimento acima de cinco salários mínimos, o índice foi de 92,8%.

Em relação à gravidez, a PNS apontou que junto com o estado de Roraima, Rondônia tem a segunda maior proporção de mulheres com idades entre 15 e 49 anos que já engravidaram: 73,1%. A unidade federativa com a maior proporção é o Mato Grosso (73,2%). Assim como o Brasil, a taxa rondoniense entre as pretas é maior que entre as brancas e pardas. Enquanto 77,9% das pretas rondonienses nesta faixa etária já engravidaram, 67,9% das brancas já ficaram gestantes.

Sobre utilizar algum método para evitar a gravidez, 78,6% das rondonienses com idades entre 15 e 49 anos e que ainda menstruam declararam utilizar algum método contraceptivo, sendo que o mais utilizado é a laqueadura ou vasectomia do parceiro (40,5%). A taxa de uso de contraceptivo do estado é menor que a taxa brasileira, que registrou 80,5%.

Norte e Nordeste têm as menores taxas de participação de homens no pré-natal da parceira

A PNS 2019 identificou ainda que os homens do Norte e do Nordeste com mais de 15 anos lideram o ranking em relação ao número médio de filhos. A média brasileira é de 1,7 filho e a rondoniense é de 1,8 filho por homem. Entre as unidades federativas, a maior média foi registrada no Maranhão (2,2 filhos) e a menor no Rio de Janeiro (1,4).

Em contrapartida, os homens do Norte e Nordeste são os que menos participam do pré-natal da gravidez atual ou da gravidez da última criança com menos de seis anos. O maior índice de participação masculina no pré-natal foi registrado em São Paulo (86%) e o menor em Sergipe (59,5%). Em Rondônia, 71,9% dos homens declararam terem participado do pré-natal.

A pesquisa mostrou também que entre os homens com mais de 15 anos, a média de idade de quando o primeiro filho nasceu era de 25,8 anos no Brasil e de 24,5 anos em Rondônia. A unidade federativa em que os homens são pais mais cedo é o Amapá e Maranhão, com média de 24,1 anos. Já em Minas Gerais, os homens são pais mais tarde, com 27 anos.

33,5% dos rondonienses com mais de dois anos usam instrumento para lidar com problema de visão

Outra informação fornecida pela PNS 2019 é existência de deficiência em alguma função vital (visual, auditiva, motora de membros superiores ou inferiores e mental ou intelectual). A pesquisa mostrou que 8,4% dos rondonienses com mais de dois anos possuíam pelo menos uma deficiência em alguma de suas funções vitais e que a proporção aumenta conforme aumenta a idade, chegando a 27,2% entre as pessoas com mais de 60 anos.

Das 144 mil pessoas que declararam ter alguma deficiência, 64 mil (44,2%) mencionaram ter deficiência visual, sendo 50 mil com mais de 40 anos. Em relação ao uso de óculos ou outro aparelho de auxílio para lidar com problemas de visão, 33,5% dos rondonienses com mais de dois anos de idade declararam utilizar estes instrumentos. Entre as pessoas sem rendimento ou que ganhavam até ¼ de salário mínimo, o índice era de 17,6% enquanto que entre as pessoas com rendimento superior a cinco salários mínimos, era de 72,6%.

Das pessoas em Rondônia que relataram ter alguma dificuldade em suas funções e tiveram algum cuidado em reabilitação de forma regular, 55,1% tiveram algum cuidado em reabilitação pelo SUS.

Rondônia tem a maior proporção na Região Norte de idosos que tomam medicamento de uso contínuo

A PNS 2019 mostrou ainda que Rondônia tem a maior proporção na Região Norte de pessoas com mais de 60 anos que faz uso regular ou contínuo de medicamento receitado por médico: 69,1%. A taxa entre as mulheres é maior que entre os homens: enquanto 76,5% delas fazem uso de medicamento, o índice entre eles é de 61%.

Sobre diagnóstico de catarata em uma ou nas duas vistas em pessoas com mais de 60 anos em Rondônia, a PNS aponta que as mulheres também têm proporção maior que os homens: 38,7% entre elas e 29,2% entre eles.

Além disso, verificou-se que Rondônia está entre as unidades federativas com menores proporções de cirurgias realizadas entre as pessoas que tiveram indicação de operar para retirada da catarata: 66,4%, ficando atrás de Amapá (59,6%), Tocantins (60,2%), Maranhão (60,7%), Sergipe (64,4%) e Amazonas (66,4%).

Em relação à vacinação contra gripe, 71,5% dos rondonienses com mais de 60 anos declararam que foram vacinados nos últimos 12 meses antes da entrevista. O índice é um pouco menor que o da Região Norte, que registrou 72,6%.

Outra informação relevante da PNS é o número de idosos que sofreram queda nos últimos 12 meses antes da entrevista. A pesquisa apontou que 15,6% dos rondonienses com mais de 60 anos sofreram alguma queda. O índice aumenta conforme aumenta a idade, chegando a 23,5% entre as pessoas com mais de 75 anos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coleta itinerante em Buritis mobiliza doadores, mas Rondônia mantém alerta para estoques de sangue

Coleta itinerante em Buritis mobiliza doadores, mas Rondônia mantém alerta para estoques de sangue

Mesmo com boa adesão em Buritis, a Fhemeron alerta para baixos estoques de sangue em Rondônia, especialmente dos tipos O+ e A+, e reforça apelo por doações.
L
Farmácia Especializada garante acesso a medicamentos de alto custo para pacientes em Rondônia

Farmácia Especializada garante acesso a medicamentos de alto custo para pacientes em Rondônia

Mais de 22 mil atendimentos foram realizados em sete meses pela Farmácia Especializada, que distribui medicamentos do CEAF conforme critérios técnicos do SUS
L
POC oferece atendimentos em mais de 40 especialidades médicas com equipe multiprofissional em Rondônia

POC oferece atendimentos em mais de 40 especialidades médicas com equipe multiprofissional em Rondônia

Plataforma ambulatorial da Policlínica Oswaldo Cruz amplia acesso à saúde especializada no estado; atendimentos são feitos via encaminhamento das UBS
L
Câncer Colorretal pode ter aumento de 36% nas mortes até 2040

Câncer Colorretal pode ter aumento de 36% nas mortes até 2040

Estudo da Fundação do Câncer aponta crescimento da mortalidade e destaca que a maioria dos diagnósticos ocorre em fases avançadas da doença.
L
Campanha Mundial da Amamentação destaca aleitamento como prática que preserva a vida

Campanha Mundial da Amamentação destaca aleitamento como prática que preserva a vida

Fiocruz apoia a Semana Mundial de Amamentação e ressalta a importância de um ambiente sustentável e saudável para mães e bebês.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontece no dia 11 de agosto, e candidatos já podem se cadastrar no site oficial para agilizar o atendimento.
L

Agenda News | Entrevista Dra. Ingrid Pessoa – Especialista em Medicina Interna

Nesta terça-feira (05/08), às 17h, o Agenda News recebe a Especialista em Medicina Interna Dra. Ingrid Pessoa para uma entrevista esclarecedora sobre o tema: “O que saber sobre o uso do Mounjaro para emagrecimento saudável”.
L

Comunidade News | Entrevista Josemar Araújo, Presidente da Asdemap

Nesta terça-feira (05/08), às 15h, o Comunidade News recebe Josemar Araújo, presidente da ASDEMAP, para uma entrevista especial sobre os projetos e desafios da associação na defesa dos direitos e apoio à comunidade.
L
Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Senadores protestam contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e pressionam Davi Alcolumbre por medidas que “devolvam a democracia” ao país.
L
Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Apostas para o concurso 2.897 podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Edital seleciona profissionais da Atenção Primária à Saúde em Porto Velho; projeto “Saúde Já” busca fortalecer atendimento nas unidades básicas
L
Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Plataforma Geração Emprego, do governo de Rondônia, soma mais de 6 mil empresas cadastradas e facilita contratação em todo o estado
L
Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Feirão do Emprego acontece dia 11 de agosto com mais de mil vagas; site agiliza seleção e atendimento aos candidatos em Porto Velho
L
Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Abertura de postos de trabalho em junho de 2025 é menor que a do ano anterior, com destaque para os setores de serviços e comércio.
L

Vaga para Agente Funerário em Porto Velho – Envie seu currículo

Oportunidade aberta para Agente Funerário em Porto Velho. Salário fixo, prêmios variáveis e benefícios. Confira os requisitos e candidate-se.
L

POLÍTICA

Parlamentares de oposição ocupam a Câmara e o Senado em protesto

Parlamentares de oposição ocupam a Câmara e o Senado em protesto

Ato, que ocorre após a prisão de Jair Bolsonaro, foi chamado de “chantagem” e “sequestro do parlamento” por deputados da base governista.
L
Coronel Chrisóstomo durante mobilização da oposição no Congresso

“Defendendo o Brasil literalmente de peito aberto”, diz Coronel Chrisóstomo durante mobilização da oposição no Congresso

Mesmo em recuperação de cirurgia cardíaca, deputado participa de ocupação no plenário e cobra anistia aos presos do 8 de janeiro e impeachment de Moraes após decreto de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Dra. Taíssa cumpre agenda em Urupá e reforça parceria com prefeito Ezequiel Saldanha

Dra. Taíssa cumpre agenda em Urupá e reforça parceria com prefeito Ezequiel Saldanha

Durante visita ao município, Dra. Taíssa discutiu investimentos com Ezequiel Saldanha e o vice-prefeito Jacaré, reafirmando compromisso com Urupá.
L
Cláudia de Jesus se reúne com vereadores do Vale do Anari para tratar de crise nos laticínios

Cláudia de Jesus se reúne com vereadores do Vale do Anari para tratar de crise nos laticínios

Parlamentar discute medidas para garantir a comercialização do leite e reafirma compromisso da Comissão de Agropecuária com os produtores familiares.
L
Dra. Taíssa cumpre agenda com prefeito Jair Luiz e reforça compromisso com saúde em Alvorada do Oeste

Dra. Taíssa cumpre agenda com prefeito Jair Luiz e reforça compromisso com saúde em Alvorada do Oeste

Deputada estadual visitou UBS a convite de lideranças locais e reafirmou apoio a políticas públicas de saúde no interior de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ataque a tiros deixa homem e criança baleados no centro

Foragido é preso após ser baleado durante ataque a tiros; criança também foi ferida

As primeiras informações são de que dois criminosos em duas motos tentaram matar o rapaz e durante o tiroteio atingiram a criança na perna, depois a dupla fugiu.
16

Estudante é agredida de joelhos por quatro colegas em escola de Mato Grosso; caso é investigado

Vídeo mostra alunas usando até cabo de vassoura para bater na vítima; Seduc e Polícia Civil apuram violência em Alto Araguaia
14
PF e PRF apreendem 350 kg maconha em Rondônia

PF e PRF apreendem 350 kg maconha em Rondônia

O condutor, o veículo e a carga foram encaminhados à unidade da Polícia Federal em Rondônia
10

Homem foge de cadeia, furta ônibus e é preso após atolamento em estrada rural no Paraná

Criminoso de 26 anos já havia sido preso no ano passado por cometer o mesmo crime em Cianorte
10
Motociclista desmaia após ser atingida por carro na Farquar

Motociclista desmaia após ser atingida por carro na Farquar

De acordo com testemunhas, a motociclista seguia na Avenida Farquar sentido Calama, quando o carro modelo Yaris invadiu a preferencial e causou a colisão que deixou a piloto desacordada.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO: ICAMO

Av. Imigrantes, 2743, Bairro: São João Bosco, CEP: 76.803-840 Porto Velho – RO.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará novos leilões nos dias 13 e 14 de agosto para comprar 41,5 mil toneladas de milho e abastecer os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB).
L

Edital de Convocação – AGO: ICAMO

Av. Imigrantes, 2743, Bairro: São João Bosco, CEP: 76.803-840 Porto Velho – RO.
L
Desbarrancamento no Cai N’água mobiliza Defesa Civil e compromete acesso ao porto em Porto Velho

Desbarrancamento no Cai N’água mobiliza Defesa Civil e compromete acesso ao porto em Porto Velho

Defesa Civil isolou a área após erosão nas margens do rio Madeira; escadas foram destruídas e equipes da Seinfra iniciaram obras emergenciais de contenção.
L
Empresa terá que pagar R$ 10 mil por vazamento de dados que infringiu a LGPD

Empresa terá que pagar R$ 10 mil por vazamento de dados que infringiu a LGPD

Um homem receberá R$ 10 mil de indenização por danos morais após um órgão de proteção ao crédito vazar seus dados, infringindo a LGPD.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab reforça ações do Governo Federal contra a estiagem na Amazônia e no Pantanal

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apoia o Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica e no Pantanal (PNEAP).
L
Prefeitura inicia regularização fundiária no Jardim Miraflores com visitas e pré-cadastro

Prefeitura inicia regularização fundiária no Jardim Miraflores com visitas e pré-cadastro

Ação no Jardim Miraflores, em Porto Velho, vai até 8 de agosto e busca garantir o direito à moradia com segurança jurídica para 178 famílias.
L
Congresso Nacional homenageia os 90 anos da Voz do Brasil

Congresso Nacional homenageia os 90 anos da Voz do Brasil

Em sessão solene, parlamentares e autoridades celebram a história do programa de rádio, considerado uma “instituição da democracia”.
L
Porto Velho aprova Lei 1.025 que pune abandono de terrenos com multas de até R$ 50 mil

Porto Velho aprova Lei 1.025 que pune abandono de terrenos com multas de até R$ 50 mil

Nova legislação publicada nesta terça (5) visa garantir terrenos limpos em Porto Velho; multas começam em R$ 103,67 e podem ultrapassar R$ 50 mil.
L
CINE RO emociona o público nas primeiras sessões e celebra o cinema da Amazônia

CINE RO emociona o público nas primeiras sessões e celebra o cinema da Amazônia

O Colégio SESI de Vilhena recebeu o certificado de excelência do PSGE, um reconhecimento que o coloca entre as oito melhores escolas do Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.