SEGUNDA-FEIRA, 05/05/2025

L

Saúde

Projeto 'Vínculos' desenvolvido na maternidade do Hospital de Base auxilia mães a terem acesso a benefícios sociais e direitos

A iniciativa foi aprovada pelas mamães.

Publicado em 

Projeto 'Vínculos' desenvolvido na maternidade do Hospital de Base auxilia mães a terem acesso a benefícios sociais e direitos - News Rondônia

Para auxiliar as mulheres em um dos momentos mais especiais e de necessidade de amparo, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) executa o Projeto “Vínculos” com a missão de dar assistência quanto ao acesso a benefícios e garantia de direitos as mamães atendidas na maternidade do Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro.

Projeto 'Vínculos' desenvolvido na maternidade do Hospital de Base auxilia mães a terem acesso a benefícios sociais e direitos - News Rondônia

Em uma salas na ala de puérperas, onde ficam as mulheres no pós-parto com seus bebês, uma adolescência relatou a importância de receber orientações e assistência em um período tão delicado. Mãe pela primeira vez, ela revelou que toda a ansiedade por esse momento transformou-se em alegria ao segurar a filha Eloá Lorena nos braços. ‘‘Com a assistência que recebi fiquei mais calma para o parto’’, destacou a adolescente.

As mamães adolescentes compõe o público-alvo do projeto, juntamente com as mulheres em situação de rua, as que fazem uso de substâncias psicoativas, migrantes, indígenas e em vulnerabilidade. Um dos serviços conquistado pelo projeto para elas, é o cartório na maternidade.

A iniciativa foi aprovada pelas mamães. ‘‘É mais facilidade para gente, não precisamos ficar nos deslocando com o bebê para outro lugar para conseguir o documento’’, conta a estudante Natacha de Lima que registrava ao lado do marido o nascimento da segunda filha do casal, a Bárbara, que nasceu no começo do mês, dia 9.

De acordo com a coordenadora do setor de Assistência Social do HBAP, Regina Andrade Pereira, a conquista da presença do cartório no hospital ocorreu há cerca de três anos e marca a origem do projeto. De lá para cá, muitos outros serviços e estratégias foram agregados. A assistente social clínica, Mônica Maria Chaves Amorim, conta que a primeira etapa da atuação das assistentes sociais é detectar riscos sociais das puérperas para assegurar direitos e apresentar a rede de serviços para obter benefícios.

ASSISTÊNCIA

O laço é o símbolo do projeto, pois a essência da missão é criar elos entre equipe multidisciplinar, e desta com as gestantes e puérperas. ‘‘Fazemos o acolhimento, identificamos as vulnerabilidades, e assim passamos a fazer repasse de informações, inclusão em rede socioassistencial e concessão de benefícios, e com a equipe profissional alinhamos as ações em relação a casos que demandam a atuação da equipe por completo, resultando em algumas situações no adiamento da alta social até que as questões sejam resolvidas’’, explica Mônica.

A esteticista Josenira Santos da Silva, parabenizou a assistência social do hospital, por meio das profissionais ela que deu à luz a terceira filha, a Pietra; pode aprender mais sobre a forma correta de amamentar a criança.

A assistente social fala da satisfação em ajudar a solucionar as necessidades das mulheres. ‘‘São mulheres que chegam trazendo suas demandas de dores, indisponibilidade de conhecimento dos seus direitos, e quando se apropriam deste conhecimento conseguem seguir um novo caminho’’.

Um desses direitos, é a licença maternidade e paternidade para que o companheiro posso cuidar da esposa e do bebê.

Outra demanda é quanto o processo de reconhecimento da paternidade. ‘‘O primeiro passo é o diálogo com os pais dos bebês, fazermos uma abordagem humanizada até que o paizinho se envolve neste momento mágico que é o nascimento, e também compreende essa momento antagônico para a mulher, de dor e amor. E as mamãe recebem instrução de como é o processo de reconhecimento da paternidade e solicitação a pensão. Os pais são instruídos quanto à guarda da criança’’.

Inclusive, o projeto instruiu os casos em que os pais dos bebês estão privados da liberdade. No qual pode haver a retificação gratuita da certidão de nascimento quando eles deixam o presídio.

O projeto também atua no auxílio de casos onde as mamães desejam entregar os filhos para adoção. ‘‘Elas expõe os motivos, fazemos a escuta especializada, e todo o fluxo com o sistema de garantia de direito para ser feito dentro das circunstâncias legais, e junto com esse processo da entrega, a gente também criou a cartilha ‘‘Laços’’, onde contamos a história do bebê, tendo a foto dele no berçário, com a equipe, com familiares para que posteriormente a criança for para acolhimento institucional possa fazer a busca ativa da história do nascimento’’.

APOIO DA SOCIEDADE CIVIL

São inúmeras frentes de atuação do projeto. As mulheres com necessidade de ficar em Casas de Apoio devido os bebês permanecerem em UTI contam com ajuda para ficarem amparadas. E as mamães adolescentes com desistência escolar são incentivadas a retomar os estudos. Para aquelas que chegam à maternidade sem documentos, especialmente as que vivem nas ruas, é feita a busca ativa documental.

Já o atendimento às indígenas, é feito em parceria com a Casa de Saúde Indígena (Casai). Outra dificuldade superada com assistência social, é a busca por acompanhantes, principalmente para as adolescentes.

O projeto ainda realiza rodas de conversas em relação a assuntos que, conforme levantamento das necessidades das mamães, se faz necessário prestar mais esclarecimentos. O trabalho conta ainda com acadêmicos que desenvolvem trabalhos educativos e de pesquisa com temas diversas, como o levantamento de quantas adolescentes interromperam os estudos, e a conscientização de métodos contraceptivos: O ‘‘De Novo Não!’’.

A assistente social, Mônica, comenta que a trajetória de três anos do projeto “Vínculos” é positiva e reconhecida pelos órgãos que compõe a rede de socioassistencial. Ela revela ainda que a missão do projeto sensibilizou a sociedade civil que contribui com enxovais e medicamentos para doar para as mulheres mais vulneráveis.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Foram 33 casos confirmados no Amazonas e 19 no Pará
L
Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Medida pretende conter surtos da doença na população adulta
L
Anvisa retoma interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Anvisa retoma interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Empresa retirou recurso que pedia suspensão da interdição
L
Brasil recebe 1,3 milhão de doses atualizadas contra a covid-19 para grupos prioritários, diz Ministério da Saúde

Brasil recebe 1,3 milhão de doses atualizadas contra a covid-19 para grupos prioritários, diz Ministério da Saúde

Imunização vai atender primeiramente os grupos prioritários
L
OMS enfrenta crise histórica de financiamento após saída dos EUA e propõe corte de 21% no orçamento

OMS enfrenta crise histórica de financiamento após saída dos EUA e propõe corte de 21% no orçamento

Queda de recursos se agravou com corte de contribuição dos EUA
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Veja quem faturou os prêmios do RondônCap Especial do Trabalhador!

O sorteio já aconteceu — e teve prêmio de respeito!
L

Estradas recuperadas: governador Marcos Rocha garante dignidade e acesso para comunidades de área rural de Candeias do Jamari

O governador Marcos Rocha destaca que, as melhorias visam proporcionar melhores condições de mobilidade para os moradores, facilitar o transporte escolar, o acesso a serviços essenciais e, sobretudo, fortalecer a economia da região.
L

Chevrolet Equinox Turbo 2025 revela equilíbrio em desempenho e estilo

SUV atualiza recursos tecnológicos e reforça a segurança das duas versões oferecidas no Brasil
L

Organizar para transformar: a missão da Ciência da Informação na Amazônia

No “Amazônia, Gente e Justiça”, professora Joliza Fernandes destaca o papel do conhecimento e anuncia novo mestrado na UNIR
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Páginas na internet, a serviço de grupos políticos, tentam criar narrativa mentirosa contra a parlamentar.
L
Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Texto amplia prazos para aplicação de R$ 15 bilhões em cultura
L

Com apoio de Cássio Gois, Prefeitura de Cacoal promove 1ª Festa do Trabalhador e atrai público recorde

Evento reuniu 20 mil pessoas e distribuiu R$ 200 mil em prêmios, marcando nova era de valorização dos trabalhadores no município
L

Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência após escândalo no INSS

Lula nomeia Wolney Queiroz para o cargo após prejuízo bilionário com descontos indevidos em benefícios
L

Frente parlamentar: comissão defende a exploração de petróleo na Margem Equatorial

A Margem Equatorial está localizada na Região Norte, entre os estados do Amapá e Pará. O plano petrolífero prevê um investimento da ordem de R$ 3 bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista tem pescoço cortado por linha com cerol na zona leste de Porto Velho

Ele foi socorrido para a UPA Leste, onde recebeu atendimento médico
14

Grave colisão entre carro e moto deixa dois feridos no residencial Cristal da Calama

Um dos suspeitos sofreu uma lesão grave em um dos pés, enquanto o outro apresentou múltiplas escoriações pelo corpo.
12

FRUSTRADO: Ação conjunta entre PM e Polícia Civil impede furto de combustível no Rio Madeira

Criminosos fugiram nadando e abandonaram embarcações após flagrante durante operação no Ramal Maravilha
12

Deficiente auditivo é preso após ameaçar matar a mãe idosa na zona leste de Porto Velho

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou o homem ainda em surto.
16

ZONA LESTE: Ação rápida da PM flagra apenado furtando TV de clínica!

Policiais do Setor 14 agiram rápido e surpreenderam o suspeito em plena ação criminosa na zona Leste da capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ponte sobre o Rio Candeias terá tráfego parcialmente interrompido na BR-364

A ação visa corrigir desgastes identificados na superestrutura da ponte, garantindo melhores condições de segurança e trafegabilidade.
L

Tecfil centraliza operações para otimizar logística

Estrutura moderna amplia capacidade logística e fortalece eficiência operacional
L

FPT Industrial e Case IH lançam motor a etanol para tratores

Motor conceito N67 Etanol integra estratégia de descarbonização e eficiência no agronegócio latino-americano
L

Pioneer revela opções de som automotivo como presente para o Dia das Mães

Soluções de áudio para conforto e segurança no trânsito são destaque para tornar cada trajeto mais agradável
L

Animais de estimação em apartamentos exigem cuidados especiais

Mudança no estilo de vida urbano impõe desafios ao bem-estar de cães e gatos criados em espaços reduzidos
L

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Júlio César Cardoso

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) elabora projeto para reduzir pena de golpistas condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
L

Câmaras municipais espelham a política nacional, por Pedro Cardoso da Costa

Nesse processo de busca por contatos diretos, surgem curiosidades sobre a política local e seus representantes que merecem atenção.
L

TRT-14 e parceiros realizam Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

O evento acontecerá tanto na capital Porto Velho, quanto no interior, com transmissão simultânea no YouTube
L

CREA-RO acompanha situação de ponte na BR-364 entre Candeias e Porto Velho

O presidente do CREA-RO, Eng. Edison Rigoli, entrou em contato com o superintendente do DNIT em Rondônia, Eng. André Santos, que garantiu que a situação está sob controle.
L

Da dúvida à fé renovada: como a oração e o conhecimento transformaram a vida de Matheus Saraiva

Presbítero compartilha no Gospel News sua jornada de superação, fé e o impacto do livro A Estrada para Oração na vida cristã
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.