DOMINGO, 25/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Mais de 38% dos municípios de Rondônia concluem vacinação com primeira dose em maiores de 18 anos

Os estudos anteriores mostravam avanços das campanhas em 15 municípios.

Publicado em 

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) divulgou na última terça-feira (10) em conjunto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems) que 20 dos 52 municípios do Estado estão concluindo a aplicação da primeira dose da campanha de vacinação para pessoas com mais de 18 anos.

Segundo a responsável pela Gerência de Vigilância Epidemiológica da Agevisa, Arlete Baldez, os excedentes de primeira dose que seriam enviados a esses municípios, agora serão remanejados para outras cidades acelerarem suas campanhas.

Os estudos anteriores mostravam avanços das campanhas em 15 municípios. Com as medidas de aceleração, o número aumentou para 20, o correspondente 38,4% dos 52 municípios rondonienses.

Os municípios que alcançaram a meta de vacinação dos públicos maiores de 18 anos com a primeira dose são: Alto Paraíso, Alvorada d’Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Costa Marques, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Guajará-Mirim, Itapuã d’Oeste, Machadinho d’Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Parecis, Pimenteiras, Presidente Médici, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste e Teixeirópolis.

Nove, dentre os quais Alto Alegre dos Parecis, Chupinguaia, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Nova União, Porto Velho, Primavera de Rondônia, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Vale do Anari e Vale do Paraíso, estão vacinando as pessoas com mais de 20 anos.

Com vacinação para maiores de 23 anos estão Castanheiras; Alta Floresta, Cacoal, Cerejeiras, Corumbiara, Espigão d’Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Seringueiras, Urupá, Vilhena, Ouro Preto, Colorado d’Oeste, São Felipe d’Oeste e Theobroma.

O estudo indica a aceleração das campanhas de vacinação com primeira dose nos municípios, principalmente após uma discussão técnica entre os gestores estaduais de saúde com membros do Cosems, que  resultou na redução dos espaços para aplicação  das vacinas entre as primeiras e segundas doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer.

O Plano de Aceleração da Vacinação Contra a covid-19 recomenda ainda que as pessoas tomem as duas doses de qualquer marca de vacina que for oferecida nos postos de vacinação, pois é uma grande contribuição do cidadão para o alcance da imunidade coletiva, ou imunidade de rebanho, quando 70% ou mais da população recebe as duas doses.

“A intensificação das campanhas de vacinação e oferta de mais vacinas distribuídas aos municípios é um dos fatores responsáveis pela queda do número de casos de infecção, diminuição das internações e de registro de óbitos de pacientes com covid-19”, enfatiza o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

Arlete Baldez disse que, se com o apoio de todos os parceiros e da imprensa houver um reforço ao apelo para que as pessoas tomem a segunda dose, “aumentam as chances da gente completar e garantir a imunidade de rebanho, a imunidade coletiva”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura fortalece vigilância genômica para enfrentar doenças emergentes

Prefeitura fortalece vigilância genômica para enfrentar doenças emergentes

Parceria com a Fiocruz Rondônia moderniza o Laboratório Municipal de Saúde e amplia resposta a surtos até 2030
L
Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Governo Federal cria grupo de trabalho para propor mudanças no financiamento e na organização dos serviços de atenção psicossocial oferecidos pelo SUS em todo o país.
L
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Agência reguladora barrou comercialização de produtos por origem desconhecida, falta de iodo e irregularidades em conservantes após fiscalização nacional.
L
Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Parceria entre Governo de RO, Unops e ABC resultou em obras estratégicas no Cemetron e no Hospital Regional de Guajará-Mirim
L
Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Agevisa alerta sobre doença transmitida pela urina de animais infectados, principalmente em períodos de chuvas e alagamentos; sintomas podem surgir de 1 a 30 dias após exposição
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Ana Clara Uchôa e sua cadela Ísis visitam a capital rondoniense a bordo de um Celta como parte da nova temporada da jornada que pretende cruzar o continente até o Peru.
L
Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

VÍDEO: Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

Milena Santana surpreendeu o público e alcançou mais de 200 mil visualizações após interpretar um sucesso de Bruno Mars durante uma apresentação improvisada no litoral carioca.
L

Supermercado MB se consolida como opção prática e econômica no bairro Castanheira

Localizado na Rua Pau Ferro, o estabelecimento oferece variedade de produtos, ofertas diárias e atendimento voltado à comodidade dos clientes
L

Sintonia 360: Abnner Assunção revela trajetória entre o Direito, o empreendedorismo e a dança

O bate-papo também aborda o impacto da exposição em um reality show, os aprendizados deixados pela experiência e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Membro de facção do Acre é preso em condomínio na zona leste

Membro de facção do Acre é preso em condomínio na zona leste

Policiais militares capturaram neste sábado um foragido da Justiça acriana conhecido como Trem do Comando durante uma abordagem realizada no residencial Orgulho do Madeira.
12
Funcionário da Upa Leste é preso por denúncia de importunação

Funcionário da Upa Leste é preso por denúncia de importunação

Um motorista de ambulância de 45 anos foi detido pela Polícia Militar na manhã deste sábado após ser acusado por uma colega de trabalho de praticar ato libidinoso no alojamento da unidade.
10
Policiais militares prendem homem após assalto a adolescentes

Policiais militares prendem homem após assalto a adolescentes

O suspeito foi localizado no bairro São João Batista com uma bicicleta roubada e um simulacro de arma de fogo após abordar um casal de jovens na zona sul de Porto Velho na sexta-feira.
16
Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Três pessoas foram presas nesta sexta-feira (23); investigação aponta ligação com facção criminosa e crimes de tortura ordenados por influenciadora digital.
18
Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Mandado foi cumprido na sexta-feira (23); condenado cumprirá pena em regime fechado por crimes de favorecimento e exploração sexual de vulnerável.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Capital rondoniense completa 111 anos de instalação com obras em infraestrutura, lazer, saneamento, saúde, educação e desenvolvimento econômico
L
Porto Velho celebra 111 anos com avanços em infraestrutura e desenvolvimento

Porto Velho celebra 111 anos com avanços em infraestrutura e desenvolvimento

Capital de Rondônia completa 111 anos de instalação com investimentos do governo estadual em mobilidade, saúde, educação e qualidade de vida
L
Comitê de Mudanças Climáticas define ações para 2026

Comitê de Mudanças Climáticas define ações para 2026

Primeira reunião do comitê debateu a atualização do plano de ação e a realização do 1º Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, previsto para março.
L
Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Passeio ciclístico reuniu mais de 100 participantes e percorreu pontos históricos da capital rondoniense neste sábado (24), abrindo a programação de aniversário da cidade.
L
Entidades de Rondônia alertam para impactos da concessão da BR-364

Entidades de Rondônia alertam para impactos da concessão da BR-364

O Crea-RO e representantes do setor produtivo enviaram uma carta à bancada federal manifestando preocupação com os reflexos econômicos do modelo de pedágio na rodovia federal.
L
Dunlop reforça presença no agronegócio com soluções de alta resistência

Dunlop reforça presença no agronegócio com soluções de alta resistência

Pneus SP926 e SP571 apresentam ganhos de rendimento e ampliam vida útil da carcaça.
L
Aston Martin apresenta o Valhalla ao mercado brasileiro

Aston Martin apresenta o Valhalla ao mercado brasileiro

Modelo híbrido de produção limitada inicia entregas globais e chega ao Brasil.
L
Ganhador é anunciado em sorteio do News Rondônia e Garnizé

Ganhador é anunciado em sorteio do News Rondônia e Garnizé

Álvaro Lima de Souza foi o selecionado desta semana na parceria que premia seguidores do portal todos os sábados com peças que valorizam a identidade e a cultura regional.
L
Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Colisão ocorreu no trecho urbano da rodovia, próximo à saída para Cuiabá; vítima retornava do trabalho em um posto de combustíveis.
18
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Aracaju com a rua Jamari e mobilizou Bombeiros e Polícia Militar.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.