SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

No Dia Nacional da Saúde, Governo de Rondônia destaca avanços no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal

Em fevereiro deste ano, pela primeira vez, um implante de marcapasso definitivo foi realizado pelo Governo de Rondônia em Cacoal.

Publicado em 

No Dia Nacional da Saúde, Governo de Rondônia destaca avanços no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal - News Rondônia

Ao longo dos últimos três anos, uma série de conquistas e avanços tem sido registrados na saúde pública de Rondônia. Especialmente na Região do Café, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem feito grandes investimentos no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, o que inclui a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a implantação de novos serviços e até mesmo a realização de cirurgias que antes só eram realizadas em Porto Velho, descentralizando os serviços de saúde em Rondônia.

No Dia Nacional da Saúde, Governo de Rondônia destaca avanços no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal - News Rondônia

O Complexo Hospitalar compreende o Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) e o Hospital Regional de Cacoal, que realizam atendimentos especializados em áreas como ortopedia, neurologia, pediatria, neurocirurgia, nefrologia, oncologia, oftalmologia, pneumologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, além de atender urgências e emergências da região. Para se ter uma ideia da importância do Complexo Hospitalar para a II Macro Região de Saúde de Rondônia, nos primeiros quatro meses de 2021, mais de 8 mil consultas e 257 cirurgias foram realizadas apenas no Heuro.

Nesta quinta-feira (5), Dia Nacional da Saúde, o Governo de Rondônia destaca alguns avanços registrados no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal.

CIRURGIA CARDÍACA

Em fevereiro deste ano, pela primeira vez, um implante de marcapasso definitivo foi realizado pelo Governo de Rondônia em Cacoal. Juvercino Policarte da Silva, de 69 anos, foi o primeiro paciente a passar pelo procedimento no HRC.

A cirurgia cardíaca de alta complexidade foi considerada um sucesso pela equipe médica. O tempo desse tipo de cirurgia dura, em média, de 90 a 120 minutos. O procedimento teve o acompanhamento de um médico arritmologista, um anestesiologista e toda a equipe do centro cirúrgico do HRC. O marcapasso é um dispositivo composto de gerador e eletrodos, que tem como finalidade ajudar o coração a manter o batimento normal.

PRIMEIRA DIÁLISE

Em agosto, mais um novo avanço foi registrado. Pela primeira vez, um procedimento de diálise foi realizado em um paciente internado no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal. A partir daí, o Governo de Rondônia passou a oferecer este serviço, que antes era realizado apenas no Hospital Regional (HRC), na própria unidade de urgência e emergência.

Conforme a médica nefrologista responsável pelo serviço de diálise, com o serviço implantado no Heuro, a máquina de diálise é levada até o leito do paciente para que a sessão seja realizada. Isso traz mais conforto, segurança e menos riscos aos pacientes, que antes precisavam ser transportados até o HRC para passar pelo tratamento.

OFTALMOLOGIA

Já em 2019, o Governo de Rondônia deu um passo importante para a descentralização dos serviços de saúde ao implantar os procedimentos cirúrgicos oftalmológicos no Hospital Regional de Cacoal (HRC). A primeira cirurgia foi realizada no dia 27 de agosto.

“Eu estou me sentindo privilegiada. Eu estava esperando por essa cirurgia há dois anos. Estou muito feliz de poder fazer a cirurgia aqui em Cacoal e não precisar ir pra Porto Velho, ficar longe da minha família”, disse a paciente Edi Barghini, após a cirurgia. A dona de casa foi submetida ao procedimento de remoção de pterígio (carne crescida) no HRC.

No primeiro momento, foram implantadas as cirurgias externo-ocular e exames de biometria ocular, microscopia especular e paquimetria ocular. Com o início da pandemia, diversos atendimentos eletivos precisaram ser suspensos, mas o HRC já trabalha para a retomada de todos os serviços e o objetivo é ampliar os serviços oftalmológicos, inclusive a realização de procedimentos intraoculares.

Com o intuito de zerar a fila por cirurgias de catarata em todo o Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza, na próxima sexta-feira (13), mais uma etapa do projeto “Enxergar”, em Cacoal. Os procedimentos iniciam a partir das 8 horas e a previsão é de realizar duas mil consultas oftalmológicas, mil cirurgias de catarata, 200 de pterígios (carne crescida) e mais de 14 mil exames oftalmológicos complementares, que serão sem custo à população. Em Cacoal, o projeto recebe recurso de emenda parlamentar da deputada federal Jaqueline Cassol e os procedimentos cirúrgicos são feitos na estrutura de uma clínica particular. Nas etapas anteriores do projeto, aproximadamente três mil pessoas foram atendidas em Cacoal.

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Em maio de 2021, chegaram ao Complexo Hospitalar Regional de Cacoal novos equipamentos para reforçar o setor de diagnóstico por imagem. No Hospital Regional de Cacoal foram instalados um aparelho de radiodiagnóstico fixo e um mamógrafo. Ambos contam com qualidade digital e dão mais agilidade e economicidade nos exames, atendendo também a demanda do Hospital de Urgência e Emergência.

Os investimentos, frutos de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Nilton Capixaba e que tem a Sesau como unidade orçamentária, incluíram ainda a aquisição de outros materiais permanentes, como equipamentos e mobiliários, equipamentos de informática e outros artigos hospitalares que reforçam os serviços em saúde oferecidos pelo Complexo Hospitalar.

Além disso, também foi entregue ao Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) um aparelho de raio-X, com sistema digital, obtido por meio de emenda parlamentar de Adailton Furia, quando então deputado estadual.

AGÊNCIA

No início de 2020, o Governo de Rondônia implantou no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) uma Agência Transfusional. Trata-se de unidade hemoterápica que tem como função armazenar sangue e seus hemoderivados, realizar exames e liberar os produtos sanguíneos para transfusões na própria unidade hospitalar.

Apenas em 2020, 934 pessoas foram beneficiadas e um total de 2.218 bolsas foram transfundidas. É preciso levar em consideração que um paciente pode precisar de diversas bolsas de sangue ao longo do seu tratamento. Já nos primeiros quatro meses de 2021, 733 bolsas atenderam 334 pacientes internados no Heuro de Cacoal.

RESIDÊNCIA MÉDICA

Em março de 2021, novas turmas iniciaram as aulas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional, oferecidos pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no Complexo Regional Hospitalar de Cacoal. Onze profissionais começaram a Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos (UTI), sete iniciaram a Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar (Urgência e Trauma) e uma vaga também foi preenchida na Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Os Programas de Residência Multiprofissional tem oportunizado o aperfeiçoamento e a especialização de profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Odontologia.

Na mesma oportunidade, também tiveram início as Residências Médicas em Pediatria, com duração de três anos, Cirurgia Geral, dois anos, e Clínica Médica, também com duração de dois anos.

COVID-19

Com o início da pandemia de covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde, seguindo o plano do Governo de Rondônia de enfrentamento ao coronavírus, estabeleceu o Hospital Regional de Cacoal como referência no interior para receber pacientes graves. Para isso, diversas medidas foram adotadas, entre elas a adequação da estrutura física do Hospital, que passou a contar com a Unidade Covid-19 para atendimento exclusivo aos pacientes que necessitam de internação quando confirmado o diagnóstico, ou casos suspeitos, encaminhados pelas secretarias municipais de saúde.

A estrutura pelo setor de triagem de casos encaminhados via regulação estadual, sala de medicação, sala de estabilização, enfermarias com leitos clínicos e 29 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) equipadas com respiradores. A Unidade Covid-19 do HRC conta ainda com sala de equipamentos, vestiários de barreira, sala de espera, rouparia e uma sala de repouso para as equipes em atuação.

SERVIDORES IMUNIZADOS

No dia seguinte à chegada das doses da vacina contra a Covid-19 em Cacoal, em janeiro de 2021, os profissionais da saúde que atuam no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal (HRC), começaram a ser imunizados. Os 444 servidores do HRC e os 327 do Hospital de Emergência e Urgência Regional de Cacoal (Heuro) receberam a primeira dose da vacina no dia 22 de janeiro. Este foi um compromisso assumido pelo Governo de Rondônia junto aos profissionais da saúde.

Na época, todos que atuavam na linha de frente contra a Covid-19, desde médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de radiologia, de laboratório, profissionais da limpeza, da lavanderia, da coleta de lixo, começaram a ser imunizados em Cacoal.

HOSPITAL DE CAMPANHA

Também no início do ano, a parceria entre Estado e Município viabilizou a estruturação do Hospital de Campanha de Cacoal. Na ocasião, os pacientes internados em tratamento na Unidade Central de Saúde (UCS) foram transferidos para o Hospital de Campanha, estruturado a partir da parceria entre o Governo de Rondônia e a Prefeitura Municipal de Cacoal, com apoio da comunidade.

Montado em um imóvel do governo estadual, toda a estrutura foi organizada para o acolhimento e primeiros atendimentos dos pacientes infectados pelo coronavírus, ajudando assim a desafogar os hospitais HRC e Heuro que, juntos, atendem pacientes encaminhados por mais de 30 municípios rondonienses.

TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

O Governo de Rondônia tem demonstrado uma atenção constante à capacitação profissional dos servidores da saúde. No início do ano, por exemplo, profissionais atuantes no enfrentamento à Covid-19 no Hospital Regional de Cacoal participaram de um importante treinamento ofertado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, buscando promover a reabilitação hospitalar de pacientes após a alta do cuidado intensivo da doença.

O “Projeto Reab Pós-Covid-19” é executado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e chegou a Rondônia, visando otimizar o tratamento da doença ocasionada pelo novo coronavírus.

RESERVAS DE OXIGÊNIO

Desde o início da pandemia, o abastecimento de gases medicinais não gerou problemas ao Complexo Hospitalar Regional de Cacoal. Desde 2012, uma empresa terceirizada presta serviço ao Governo de Rondônia e tem atendido as demandas do Hospital Regional (HRC) e do Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro).

Mesmo assim, o Governo do Estado se antecipou a uma possível falta de oxigênio, quando houve aumento da demanda em todo o Brasil, e solicitou à empresa a ampliação do fornecimento para o Complexo Hospitalar. Desde março deste ano, além dos tanques criogênicos de oxigênio líquido e usinas de ar comprimido medicinal, tanto o Heuro quanto o Hospital Regional passaram a contar com tanques reservas de oxigênio. No HRC, o novo tanque conta com 4.850 m³ de oxigênio e o tanque reserva instalado no Heuro comporta até 1.730 m³.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SUS e Planos de Saúde atenderão pacientes a partir de setembro

SUS e Planos de Saúde atenderão pacientes a partir de setembro

Medida que integra o programa Agora Tem Especialistas permitirá que pacientes do SUS sejam atendidos gratuitamente por planos de saúde privados, convertendo dívidas em serviços.
L
Amamentar: Prefeitura de Porto Velho reforça apoio e orientação às mães durante o Agosto Dourado

Amamentar: Prefeitura de Porto Velho reforça apoio e orientação às mães durante o Agosto Dourado

A Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de incentivo ao aleitamento materno em Porto Velho, com palestras, visitas e orientações durante o Agosto Dourado.
L
SUS e Planos de Saúde atendem pacientes gratuitamente a partir de hoje

SUS e Planos de Saúde atendem pacientes gratuitamente a partir de hoje

Pacientes do SUS podem ser atendidos por planos de saúde de forma gratuita, uma medida que converte dívidas em serviços para reduzir o tempo de espera.
L

Corujão da Saúde em Porto Velho tem pediatria noturna e recepção climatizada na Unidade Hamilton Gondim

Prefeitura entrega climatização e amplia atendimento pediátrico noturno na zona Leste, reforçando conforto e cuidado à população
L

Câncer de pulmão: governo de RO alerta sobre sintomas, riscos e acesso ao tratamento gratuito

Unacon oferece diagnóstico e cuidado oncológico completo; iniciativa reforça importância da prevenção e atendimento humanizado em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Entrevista especial na Associação dos Agricultores da Gleba Aliança

O Momento Agro especial visitou a Associação dos Agricultores da Gleba Aliança. O programa trouxe entrevistas exclusivas com convidados especiais, destacando o trabalho e os desafios do agronegócio local.
L

Falaê PodCast | Entrevista Pastor Carlos Amorim

Neste sábado (02), às 10h, o Falaê Podcast apresenta uma edição especial com a participação do Pastor Carlos Amorim. A entrevista será dedicada à Marcha para Jesus, evento cristão que reúne fiéis de diversas denominações em um momento de fé, louvor e celebração.
L

Rafael Moreira: desafios e sucesso no empreendedorismo jovem em Rondônia

Fundador da RM Engenharia, Rafael Moreira revela trajetória de superação, inovação e impacto social no mercado de construção civil em Rondônia.
L
Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu a perguntas sobre o tarifaço imposto ao Brasil e expressou abertura para o diálogo.
L

Vereadora Nice Condaque: projetos, conquistas e transformação política em Cacoal

A trajetória de Nice Condaque, vereadora de Cacoal, destaca projetos de impacto social, avanços na saúde, infraestrutura urbana e diálogo com a comunidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

SÍLVIA CRISTINA: Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

Recurso que garantiu a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, através do Cidadania Plena
L
Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha "A Roça é Nossa"

Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha “A Roça é Nossa”

Deputada destina R$ 100 mil para indumentárias que homenageará o Nordeste no Arraial Flor do Maracujá.
L
Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem arromba porta de apartamento e espanca ex-mulher na zona leste

Homem arromba porta de apartamento e espanca ex-mulher na zona leste

De acordo com a PM, o indivíduo chegou bastante alterado, e a ex-mulher não abriu a porta com medo, então o suspeito arrombou e depois de entrar espancou a vítima.
16
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Urupá

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Urupá

As investigações conduzidas pelas equipes apontam o suspeito como autor de abuso sexual em caso que vinha sendo apurado com rigor pelas autoridades policiais.
14
Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Gean da Silva Pinheiro sofreu acidente fatal em área rural da Linha Transpurus; perícia e autoridades investigam as circunstâncias.
18

Motorista abre porta de carro e provoca acidente com motociclista na Avenida Jatuarana

Motociclista sofreu fratura no pé após colisão na zona sul de Porto Velho; vítima foi socorrida e levada à UPA Sul.
12
Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças; vítima foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

Participantes do exame têm até a próxima quarta-feira para pagar a taxa de inscrição, que é uma etapa de admissão para professores em redes de ensino público.
L
Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D'água

Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D’água

A festa é organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea/UNIR) em comemoração ao aniversário da Universidade, que completou 43 anos no último dia 8 de julho.
L
Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

O evento celebra a cultura da capoeira com rodas, troca de cordas, atividades ao ar livre e homenagem na Câmara de Vereadores de Vilhena.
L
Ecoporé vence prêmio internacional de restauração ecológica e destaca importância do trabalho realizado

Ecoporé vence prêmio internacional de restauração ecológica e destaca importância do trabalho realizado

A cerimônia que apresentou os vencedores do prêmio e durante o evento, Sheila Noele, diretora técnica da organização, foi a representante da equipe.
L
Dados do Pé-de-Meia agora estão abertos no Portal da Transparência

Dados do Pé-de-Meia agora estão abertos no Portal da Transparência

Iniciativa visa fortalecer o controle social e garantir a visibilidade sobre a aplicação do programa, com um total de mais de R$ 10 bilhões repassados até junho.
L
Homem é atacado a facada após negar que catador pegasse latinhas

Homem é atacado a facada após negar que catador pegasse latinhas

Durante o bate boca, um dos suspeitos foi para trás da vítima e desferiu uma facada no pescoço do rapaz, em seguida, a dupla fugiu correndo.
16
Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes para combater violência contra mulheres

Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes para combater violência contra mulheres

Iniciativa acontece em 2 mil municípios brasileiros durante o Agosto Lilás e celebra o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha.
L
Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por manipulação de apostas

Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por manipulação de apostas

O atacante pode pegar até dois anos de suspensão após a Procuradoria do STJD aceitar a denúncia de ter forçado um cartão amarelo em 2023.
L
STF retomará julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

STF retomará julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

A deputada federal, que já foi condenada em outro processo, pode perder o mandato se o placar de 6 a 0 for confirmado pelo Supremo Tribunal Federal.
L
Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

O dólar encerrou a semana em forte baixa, enquanto a Bolsa de Valores, afetada pelo cenário global e por tensões políticas, registrou queda.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.