QUINTA-FEIRA, 09/10/2025

L

Saúde

No Dia Nacional da Saúde, Governo de Rondônia destaca avanços no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal

Em fevereiro deste ano, pela primeira vez, um implante de marcapasso definitivo foi realizado pelo Governo de Rondônia em Cacoal.

Publicado em 

Ao longo dos últimos três anos, uma série de conquistas e avanços tem sido registrados na saúde pública de Rondônia. Especialmente na Região do Café, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem feito grandes investimentos no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, o que inclui a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a implantação de novos serviços e até mesmo a realização de cirurgias que antes só eram realizadas em Porto Velho, descentralizando os serviços de saúde em Rondônia.

O Complexo Hospitalar compreende o Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) e o Hospital Regional de Cacoal, que realizam atendimentos especializados em áreas como ortopedia, neurologia, pediatria, neurocirurgia, nefrologia, oncologia, oftalmologia, pneumologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, além de atender urgências e emergências da região. Para se ter uma ideia da importância do Complexo Hospitalar para a II Macro Região de Saúde de Rondônia, nos primeiros quatro meses de 2021, mais de 8 mil consultas e 257 cirurgias foram realizadas apenas no Heuro.

Nesta quinta-feira (5), Dia Nacional da Saúde, o Governo de Rondônia destaca alguns avanços registrados no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal.

CIRURGIA CARDÍACA

Em fevereiro deste ano, pela primeira vez, um implante de marcapasso definitivo foi realizado pelo Governo de Rondônia em Cacoal. Juvercino Policarte da Silva, de 69 anos, foi o primeiro paciente a passar pelo procedimento no HRC.

A cirurgia cardíaca de alta complexidade foi considerada um sucesso pela equipe médica. O tempo desse tipo de cirurgia dura, em média, de 90 a 120 minutos. O procedimento teve o acompanhamento de um médico arritmologista, um anestesiologista e toda a equipe do centro cirúrgico do HRC. O marcapasso é um dispositivo composto de gerador e eletrodos, que tem como finalidade ajudar o coração a manter o batimento normal.

PRIMEIRA DIÁLISE

Em agosto, mais um novo avanço foi registrado. Pela primeira vez, um procedimento de diálise foi realizado em um paciente internado no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal. A partir daí, o Governo de Rondônia passou a oferecer este serviço, que antes era realizado apenas no Hospital Regional (HRC), na própria unidade de urgência e emergência.

Conforme a médica nefrologista responsável pelo serviço de diálise, com o serviço implantado no Heuro, a máquina de diálise é levada até o leito do paciente para que a sessão seja realizada. Isso traz mais conforto, segurança e menos riscos aos pacientes, que antes precisavam ser transportados até o HRC para passar pelo tratamento.

OFTALMOLOGIA

Já em 2019, o Governo de Rondônia deu um passo importante para a descentralização dos serviços de saúde ao implantar os procedimentos cirúrgicos oftalmológicos no Hospital Regional de Cacoal (HRC). A primeira cirurgia foi realizada no dia 27 de agosto.

“Eu estou me sentindo privilegiada. Eu estava esperando por essa cirurgia há dois anos. Estou muito feliz de poder fazer a cirurgia aqui em Cacoal e não precisar ir pra Porto Velho, ficar longe da minha família”, disse a paciente Edi Barghini, após a cirurgia. A dona de casa foi submetida ao procedimento de remoção de pterígio (carne crescida) no HRC.

No primeiro momento, foram implantadas as cirurgias externo-ocular e exames de biometria ocular, microscopia especular e paquimetria ocular. Com o início da pandemia, diversos atendimentos eletivos precisaram ser suspensos, mas o HRC já trabalha para a retomada de todos os serviços e o objetivo é ampliar os serviços oftalmológicos, inclusive a realização de procedimentos intraoculares.

Com o intuito de zerar a fila por cirurgias de catarata em todo o Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza, na próxima sexta-feira (13), mais uma etapa do projeto “Enxergar”, em Cacoal. Os procedimentos iniciam a partir das 8 horas e a previsão é de realizar duas mil consultas oftalmológicas, mil cirurgias de catarata, 200 de pterígios (carne crescida) e mais de 14 mil exames oftalmológicos complementares, que serão sem custo à população. Em Cacoal, o projeto recebe recurso de emenda parlamentar da deputada federal Jaqueline Cassol e os procedimentos cirúrgicos são feitos na estrutura de uma clínica particular. Nas etapas anteriores do projeto, aproximadamente três mil pessoas foram atendidas em Cacoal.

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Em maio de 2021, chegaram ao Complexo Hospitalar Regional de Cacoal novos equipamentos para reforçar o setor de diagnóstico por imagem. No Hospital Regional de Cacoal foram instalados um aparelho de radiodiagnóstico fixo e um mamógrafo. Ambos contam com qualidade digital e dão mais agilidade e economicidade nos exames, atendendo também a demanda do Hospital de Urgência e Emergência.

Os investimentos, frutos de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Nilton Capixaba e que tem a Sesau como unidade orçamentária, incluíram ainda a aquisição de outros materiais permanentes, como equipamentos e mobiliários, equipamentos de informática e outros artigos hospitalares que reforçam os serviços em saúde oferecidos pelo Complexo Hospitalar.

Além disso, também foi entregue ao Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) um aparelho de raio-X, com sistema digital, obtido por meio de emenda parlamentar de Adailton Furia, quando então deputado estadual.

AGÊNCIA

No início de 2020, o Governo de Rondônia implantou no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) uma Agência Transfusional. Trata-se de unidade hemoterápica que tem como função armazenar sangue e seus hemoderivados, realizar exames e liberar os produtos sanguíneos para transfusões na própria unidade hospitalar.

Apenas em 2020, 934 pessoas foram beneficiadas e um total de 2.218 bolsas foram transfundidas. É preciso levar em consideração que um paciente pode precisar de diversas bolsas de sangue ao longo do seu tratamento. Já nos primeiros quatro meses de 2021, 733 bolsas atenderam 334 pacientes internados no Heuro de Cacoal.

RESIDÊNCIA MÉDICA

Em março de 2021, novas turmas iniciaram as aulas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional, oferecidos pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no Complexo Regional Hospitalar de Cacoal. Onze profissionais começaram a Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos (UTI), sete iniciaram a Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar (Urgência e Trauma) e uma vaga também foi preenchida na Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Os Programas de Residência Multiprofissional tem oportunizado o aperfeiçoamento e a especialização de profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Odontologia.

Na mesma oportunidade, também tiveram início as Residências Médicas em Pediatria, com duração de três anos, Cirurgia Geral, dois anos, e Clínica Médica, também com duração de dois anos.

COVID-19

Com o início da pandemia de covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde, seguindo o plano do Governo de Rondônia de enfrentamento ao coronavírus, estabeleceu o Hospital Regional de Cacoal como referência no interior para receber pacientes graves. Para isso, diversas medidas foram adotadas, entre elas a adequação da estrutura física do Hospital, que passou a contar com a Unidade Covid-19 para atendimento exclusivo aos pacientes que necessitam de internação quando confirmado o diagnóstico, ou casos suspeitos, encaminhados pelas secretarias municipais de saúde.

A estrutura pelo setor de triagem de casos encaminhados via regulação estadual, sala de medicação, sala de estabilização, enfermarias com leitos clínicos e 29 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) equipadas com respiradores. A Unidade Covid-19 do HRC conta ainda com sala de equipamentos, vestiários de barreira, sala de espera, rouparia e uma sala de repouso para as equipes em atuação.

SERVIDORES IMUNIZADOS

No dia seguinte à chegada das doses da vacina contra a Covid-19 em Cacoal, em janeiro de 2021, os profissionais da saúde que atuam no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal (HRC), começaram a ser imunizados. Os 444 servidores do HRC e os 327 do Hospital de Emergência e Urgência Regional de Cacoal (Heuro) receberam a primeira dose da vacina no dia 22 de janeiro. Este foi um compromisso assumido pelo Governo de Rondônia junto aos profissionais da saúde.

Na época, todos que atuavam na linha de frente contra a Covid-19, desde médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de radiologia, de laboratório, profissionais da limpeza, da lavanderia, da coleta de lixo, começaram a ser imunizados em Cacoal.

HOSPITAL DE CAMPANHA

Também no início do ano, a parceria entre Estado e Município viabilizou a estruturação do Hospital de Campanha de Cacoal. Na ocasião, os pacientes internados em tratamento na Unidade Central de Saúde (UCS) foram transferidos para o Hospital de Campanha, estruturado a partir da parceria entre o Governo de Rondônia e a Prefeitura Municipal de Cacoal, com apoio da comunidade.

Montado em um imóvel do governo estadual, toda a estrutura foi organizada para o acolhimento e primeiros atendimentos dos pacientes infectados pelo coronavírus, ajudando assim a desafogar os hospitais HRC e Heuro que, juntos, atendem pacientes encaminhados por mais de 30 municípios rondonienses.

TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

O Governo de Rondônia tem demonstrado uma atenção constante à capacitação profissional dos servidores da saúde. No início do ano, por exemplo, profissionais atuantes no enfrentamento à Covid-19 no Hospital Regional de Cacoal participaram de um importante treinamento ofertado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, buscando promover a reabilitação hospitalar de pacientes após a alta do cuidado intensivo da doença.

O “Projeto Reab Pós-Covid-19” é executado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e chegou a Rondônia, visando otimizar o tratamento da doença ocasionada pelo novo coronavírus.

RESERVAS DE OXIGÊNIO

Desde o início da pandemia, o abastecimento de gases medicinais não gerou problemas ao Complexo Hospitalar Regional de Cacoal. Desde 2012, uma empresa terceirizada presta serviço ao Governo de Rondônia e tem atendido as demandas do Hospital Regional (HRC) e do Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro).

Mesmo assim, o Governo do Estado se antecipou a uma possível falta de oxigênio, quando houve aumento da demanda em todo o Brasil, e solicitou à empresa a ampliação do fornecimento para o Complexo Hospitalar. Desde março deste ano, além dos tanques criogênicos de oxigênio líquido e usinas de ar comprimido medicinal, tanto o Heuro quanto o Hospital Regional passaram a contar com tanques reservas de oxigênio. No HRC, o novo tanque conta com 4.850 m³ de oxigênio e o tanque reserva instalado no Heuro comporta até 1.730 m³.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho apoia campanha da Casa Família Rosetta

Prefeitura de Porto Velho apoia campanha da Casa Família Rosetta

Instituição arrecada recursos para manter atendimentos a pessoas com deficiências neurológicas e em situação de vulnerabilidade.
L
Lançamento das Carretas de Saúde da Mulher é remarcado para 17 de outubro

Lançamento das Carretas de Saúde da Mulher é remarcado para 17 de outubro

Programa “Agora Tem Especialistas” em Porto Velho oferecerá exames e consultas para a população feminina durante 30 dias.
L
Casos de intoxicação por metanol confirmados sobem para 24 no Brasil

Casos de intoxicação por metanol confirmados sobem para 24 no Brasil

O Ministério da Saúde registra cinco mortes, todas em São Paulo, e mantém 235 casos sob investigação em 11 estados, após a ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.
L
Rio de Janeiro cria plataforma digital para agilizar diagnóstico de intoxicação por metanol

Rio de Janeiro cria plataforma digital para agilizar diagnóstico de intoxicação por metanol

A ferramenta da Secretaria de Estado de Saúde calcula automaticamente indicadores de gravidade, orienta profissionais de UPA sobre o uso de antídotos e a necessidade de hemodiálise.
L
Vacina SpiN-TEC brasileira contra covid avança para fase final de estudos

Vacina SpiN-TEC brasileira contra covid avança para fase final de estudos

O país publica primeiro artigo científico sobre os testes de segurança do imunizante, que demonstrou menos efeitos colaterais que a vacina da Pfizer, segundo coordenador do CT-Vacinas.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Fim de semana no Grego Original com rock, feijoada e Halloween

Happy hour, almoço em família e noite sombria agitam o Grego Original Pub com atrações para todas as idades em Porto Velho.
L
Lula sanciona lei que garante gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda

Lula sanciona lei que garante gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda

A Medida Provisória que criou o programa Luz do Povo se tornou a Lei 15.235/2025, beneficiando 60 milhões de pessoas com consumo de até 80 kWh e concedendo descontos para outras 55 milhões.
L
MP que taxava aplicações financeiras caduca após ser retirada da pauta da Câmara

MP que taxava aplicações financeiras caduca após ser retirada da pauta da Câmara

Com 251 votos a favor do pedido da oposição, a Medida Provisória 1303/2025, considerada crucial para a meta fiscal de 2026, perdeu a validade; governo prevê perda de R$ 35 bilhões em 2026.
L
CCJ do Senado aprova aumento de pena para exploração sexual de crianças

CCJ do Senado aprova aumento de pena para exploração sexual de crianças

O Projeto de Lei (PL) 425/2024 eleva a punição para o crime de seis a 12 anos de reclusão, buscando corrigir distorções na aplicação da pena e aumentar a efetividade da lei.
L

Coluna do Carlos Caldeira: Corrida eleitoral de 2026 em Rondônia, bastidores quentes e disputas em aberto

Os cargos de senador e governador dominam as conversas políticas, enquanto as disputas para deputado ainda estão indefinidas. Cenários podem mudar rapidamente, com nomes fortes, estratégias de bastidores e possíveis reviravoltas no jogo eleitoral.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Farina’s Pães abre 2 vagas para Auxiliar de Produção em Porto Velho, Salário R$ 1.804,00

A empresa busca profissionais para atuar na linha de produção em tempo integral, com turno das 12h às 22h, no bairro Cuniã, em Porto Velho, RO.
L

PRG Climatização abre vaga para Estoquista em Porto Velho, Salário R$ 1.688,00

A empresa busca profissionais com experiência em controle de estoque e conhecimento básico em informática para atuar em tempo integral no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho.
L

JTP Multisserviços abre 4 vagas para Lavador de Ônibus em Porto Velho, Salário R$ 1.646,66

A empresa está contratando profissionais com experiência comprovada para atuar na lavagem de ônibus em horário noturno, oferecendo benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e cesta básica.
L

JTP Multisserviços abre 10 vagas para Motorista de Ônibus Coletivo em Porto Velho, Salário R$ 2.658,23

A empresa está contratando motoristas com CNH categoria D e experiência mínima de 6 meses para atuar no transporte urbano de passageiros em Porto Velho, oferecendo benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e cesta básica.
L

JTP Multisserviços abre vaga para Auxiliar de Informática em Porto Velho, Salário R$ 1.656,66

A empresa busca profissionais com conhecimento técnico em manutenção de equipamentos de informática, experiência na função e disponibilidade para horário noturno, oferecendo benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e cesta básica.
L

POLÍTICA

Ministério da Justiça informa ao STF sobre intimação do blogueiro Paulo Figueiredo

Ministério da Justiça informa ao STF sobre intimação do blogueiro Paulo Figueiredo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a notificação de Paulo Figueiredo, residente permanente nos Estados Unidos, por meio de carta rogatória.
L
Lula critica derrubada de MP na Câmara e diz que é derrota para o povo

Lula critica derrubada de MP na Câmara e diz que é derrota para o povo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a caducidade da Medida Provisória que taxava os rendimentos dos mais ricos e apostas esportivas compromete o equilíbrio fiscal e os programas sociais.
L
Dra. Taíssa solicita revitalização do CEEJA em Ouro Preto do Oeste

Dra. Taíssa solicita revitalização do CEEJA em Ouro Preto do Oeste

Deputada pede melhorias estruturais no CEEJA Professor Antônio de Almeida para garantir segurança e conforto à comunidade escolar.
L
Cássio Gois, Espigão D’Oeste, agricultura familiar, implementos agrícolas, Rondônia

Cássio Gois entrega implementos agrícolas e reforça apoio à agricultura familiar em Espigão D’Oeste

Deputado destinou mais de R$ 100 mil em equipamentos que fortalecem a produção rural e beneficiam duas associações do município.
L
Governo de Rondônia amplia Passe Livre com 16 mil novas carteiras em 2025

Governo de Rondônia amplia Passe Livre com 16 mil novas carteiras em 2025

Programa garante transporte gratuito a idosos, pessoas com deficiência e pacientes em tratamento, fortalecendo a inclusão social no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão é filmado furtando moto em frente de academia na Avenida Guaporé

Ladrão é filmado furtando moto em frente de academia na Avenida Guaporé

As imagens mostram quando um indivíduo de camisa azul surge caminhando pela calçada, passa em frente da academia e ainda senta para disfarçar ao lado de várias motos estacionadas.
10
Motociclista embriagado na contramão sofre acidente frontal na Avenida Rio de Janeiro

Motociclista embriagado na contramão sofre acidente frontal na Avenida Rio de Janeiro

Com o impacto, a motocicleta caiu ao chão e o condutor sofreu várias escoriações. Testemunhas relataram que ele portava uma garrafa de cachaça no bolso.
10
Motorista morre após carreta cair de ponte em União Bandeirantes

Motorista morre após carreta cair de ponte em União Bandeirantes

Durante as buscas o Corpo de bombeiros localizou o motorista e apesar dos esforços, ele não resistiu e foi a óbito.
18
Casal e comparsa são presos após tentativa de roubo em empresa na BR-364 em Porto Velho

Casal e comparsa são presos após tentativa de roubo em empresa na BR-364 em Porto Velho

Durante as buscas o apenado e a esposa foram encontrados com o veículo na Rua Plácido de Castro, onde confessaram a prática do crime, depois o comparsa foi localizado em outra residência junto com a arma usada no crime.
12
Irmãos são atacados a tiros dentro de residência na zona leste

Irmãos são atacados a tiros dentro de residência na zona leste

O pai das vítimas contou que antes de fugir, o suspeito ainda deu vários chutes nos irmãos que estavam caídos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um ato de amor maior que o próprio medo

Um ato de amor maior que o próprio medo

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Spheros lança série REVO-E de ar-condicionado elétrico para ônibus

Spheros lança série REVO-E de ar-condicionado elétrico para ônibus

Novos modelos atendem às normas ambientais e ampliam a eficiência térmica no transporte coletivo
L
Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 21 milhões

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 21 milhões

O concurso 2.925 da Mega-Sena ocorre nesta quinta-feira, com um valor adicional na premiação por ser um sorteio de final cinco.
L
Equipes da ONU prontas para entrar em Gaza e levar ajuda humanitária

Equipes da ONU prontas para entrar em Gaza e levar ajuda humanitária

O coordenador humanitário Tom Fletcher confirma a mobilização após o anúncio do acordo de cessar-fogo e libertação de reféns entre Israel e Hamas, mediado por Donald Trump.
L
Cessar-fogo em Gaza e acordo sobre reféns são celebrados

Cessar-fogo em Gaza e acordo sobre reféns são celebrados

Israelenses e palestinos comemoram o anúncio de trégua e a libertação de reféns, como fase inicial da iniciativa de paz mediada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
L
Prefeitura de Porto Velho entrega 269 títulos definitivos a famílias da zona Leste

Prefeitura de Porto Velho entrega 269 títulos definitivos a famílias da zona Leste

Entrega dos títulos ocorre neste sábado (11) e garante segurança jurídica e moradia digna a beneficiários dos empreendimentos FNHIS e Pró-Moradia Leste I.
L
Aplicativo Nota Fiscal Fácil passa a atender MEIs em Rondônia

Aplicativo Nota Fiscal Fácil passa a atender MEIs em Rondônia

Ferramenta amplia acesso à emissão digital de notas fiscais, facilitando a vida de microempreendedores e fortalecendo a economia estadual.
L
Gestantes de alto risco recebem cuidado humanizado no Hospital de Base

Gestantes de alto risco recebem cuidado humanizado no Hospital de Base

Unidade em Porto Velho oferece atendimento multidisciplinar e acolhimento emocional para gestantes com diabetes gestacional e outras complicações.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.