QUINTA-FEIRA, 05/03/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Dia Nacional da Vigilância Sanitária é destacado durante encontro de fiscais sanitários, em Cacoal

Representantes das vigilâncias sanitárias dos 52 municípios participam do evento que tem como objetivo harmonizar, fortalecer e modernizar as vigilâncias sanitárias nas cidades.

Publicado em 

O dia 5 de agosto foi instituído pela Lei nº 13.098/2.015 como o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, e o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), comemora a data com a realização do III Encontro Estadual de Vigilância Sanitária, no município de Cacoal.

“O Poder Executivo reconhece o papel importante da vigilância sanitária como braço forte do Sistema Único de Saúde (SUS) e responsável por diversas ações que limitaram o avanço da covid-19”, destacou o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

Representantes das vigilâncias sanitárias dos 52 municípios participam do evento que tem como objetivo harmonizar, fortalecer e modernizar as vigilâncias sanitárias nas cidades. A primeira turma encerra nesta quinta-feira (5) e uma nova turma participará das aulas entre os dias 5 e 7. A terceira turma participa entre os dias 16 e 18 e a quarta turma de 19 a 21 de agosto.

A data festiva coincide com o nascimento de Oswaldo Cruz, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. A vigilância sanitária também faz parte do sistema Único de Saúde (SUS) e tem como reponsabilidade a fiscalização de produtos e serviços de interesse do setor, além de desenvolvimento de novas políticas públicas de saúde, tornando-o essencial, mesmo para aqueles que buscam atendimento médico particular.

Em Rondônia a vigilância sanitária teve papel importante no cumprimento das medidas restritivas estabelecidas em todo o território rondoniense, após expedição do decreto governamental que declarou estado de calamidade pública, para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus e causou uma mudança de comportamento na população com a propagação da covid-19.

“A Agevisa de Rondônia foi uma das primeiras a implantar as barreiras sanitárias para conter o avanço do vírus, atuando em todos os municípios, com mais de 1 milhão de pessoas abordadas em trabalho conjunto com as vigilâncias municipais. Além disso a equipe atuou ainda em operações noturnas, fiscalizações para cumprimento do decreto, elaboração de notas técnicas para retomada de atividades, missões de repatriamento, em defesa da Saúde da população rondoniense”, enfatizou a gerente técnica da Agevisa, Vanessa Ezaki

CONSOLIDAÇÃO JURÍDICA

A especialista em Direito Sanitário, Lindinalva Helena Barbosa Teixeira, consultora jurídica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), palestrante no encontro, desde 2013, participa do processo para implementação do componente jurídico que envolve a estrutura da vigilância sanitária no Brasil.

A Anvisa é responsável pelo projeto nacional de harmonização de códigos sanitários das vigilâncias. Para a especialista da Agência Nacional, o maior desafio hoje é a implantação do processo administrativo sanitário, uma das sete ações consideradas necessárias para a consolidação das ações regulatórias em vigilância sanitária.

Segundo a especialista quando não existe componente jurídico na estrutura da vigilância sanitária a consolidação da mesma se torna um desafio, gera uma insegurança devido a interface direta entre o Direito e a Saúde Pública, para consolidação das diretrizes do SUS.

Lindinalva disse ainda que um evento como este é na verdade a possibilidade de fortalecimento da gestão da vigilância sanitária municipal. “O Governo de Rondônia quando apoia a formação dos profissionais, fomenta segurança jurídica ao cidadão, na medida em que garante a ampla defesa ante as prerrogativas dos fiscais sanitários”.

PERIGO DA PROFISSÃO

Samuel Alves Barreto, 55 anos, é fiscal de vigilância sanitária há 32 anos no município de Vilhena. Ele é um dos profissionais que participou da primeira turma do encontro estadual e concluiu o curso de capacitação em processo administrativo.

O fiscal conta que já foi quase agredido por um empresário que não entendeu o trabalho da vigilância. “Eu estava fazendo uma fiscalização com mais dois colegas de profissão, era um batedouro clandestino. Ao abordar o proprietário, indignado com a situação, ele foi agressivo e estava armado. Ao sacar o revolver, a arma caiu no chão e os fiscais se afastaram e saíram do local. Apesar do susto, os fiscais concluíram a ação com apoio policial e autuaram o empresário.

Samuel veio do interior de São Paulo para morar em Vilhena em 1988. Trabalhou como zelador, frentista e foi trabalhar como fiscal por meio de contrato na prefeitura. Depois prestou concurso público para fiscal sanitário e assumiu a efetividade.

O município tem dez fiscais atuando, e Samuel foi escolhido pelo coordenador da vigilância sanitária municipal, Alfredo Guancino Junior, para ser o multiplicador do conhecimento na repartição.

Nos trinta e dois anos de serviço, Samuel aprendeu os processos administrativos na prática e em cursos da Agevisa, mas “esse foi completo e detalhado, quando voltar vou reunir com os demais fiscais e explanar sobre o curso”.

A responsabilidade com o poder de polícia e a saúde do cidadão são marcas do fiscal. “Quando a gente entra na vigilância sanitária nos tornamos responsável por milhares de vidas. Você acaba se envolvendo e tenta fazer o melhor para sociedade. O foco do nosso trabalho é fazer o melhor para garantir qualidade saudável no que oferecido ao cidadão”, finalizou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SUS oferecerá reconstrução dentária gratuita para mulheres vítimas de violência

SUS oferecerá reconstrução dentária gratuita para mulheres vítimas de violência

Programa inclui implantes, próteses e uso de tecnologia 3D em unidades móveis; iniciativa faz parte de plano nacional para o enfrentamento ao feminicídio.
L
Dia Mundial da Obesidade: 20% das crianças e adolescentes do mundo têm sobrepeso

Dia Mundial da Obesidade: 20% das crianças e adolescentes do mundo têm sobrepeso

Atlas Mundial da Obesidade 2026 alerta para 419 milhões de jovens afetados e projeta aumento de doenças cardiovasculares precoces em crianças.
L
Estudo defende políticas públicas para reduzir impactos da menopausa no Brasil

Estudo defende políticas públicas para reduzir impactos da menopausa no Brasil

Pesquisa do Instituto Esfera aponta que mulheres negras e em situação de vulnerabilidade sofrem efeitos biológicos e sociais mais intensos durante o climatério.
L
Gripe K: variante da Influenza A H3N2 exige atenção aos sintomas

Gripe K: variante da Influenza A H3N2 exige atenção aos sintomas

Subclado do vírus influenza A apresenta alta transmissibilidade e provoca quadro semelhante ao da gripe comum; prevenção inclui vacinação anual.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF forma maioria para manter Jair Bolsonaro em regime fechado

STF forma maioria para manter Jair Bolsonaro em regime fechado

Voto do ministro Cristiano Zanin consolida placar de 3 a 0 na Primeira Turma; tribunal reafirma que unidade prisional militar oferece suporte médico necessário ao ex-presidente.
L
STF forma maioria parcial para manter Bolsonaro na prisão

STF forma maioria parcial para manter Bolsonaro na prisão

Ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votam contra pedido de prisão domiciliar; defesa alega questões de saúde, mas relator afirma que unidade prisional oferece suporte médico adequado.
L
Programa “Construindo Campeões” é fortalecido nas escolas de Porto Velho

Programa “Construindo Campeões” é fortalecido nas escolas de Porto Velho

Prefeitura descentraliza inscrições e leva programa esportivo diretamente às unidades da rede municipal para ampliar participação de crianças e adolescentes.
L
China suspende exportação de combustíveis devido à guerra no Irã

China suspende exportação de combustíveis devido à guerra no Irã

Pequim ordena que refinarias interrompam vendas de gasolina e diesel para garantir o abastecimento interno; medida ocorre após ameaças à navegação no Estreito de Ormuz.
L
Governo anuncia mutirão para prender mil agressores de mulheres

Governo anuncia mutirão para prender mil agressores de mulheres

Plano de enfrentamento ao feminicídio inclui rastreamento eletrônico de criminosos, novas unidades da Casa da Mulher Brasileira e 52 salas de acolhimento itinerantes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR pede arquivamento de inquérito das joias contra Bolsonaro

PGR pede arquivamento de inquérito das joias contra Bolsonaro

Procuradoria alega “indeterminação normativa” sobre a propriedade de presentes presidenciais; pedido contraria relatório da PF que apontou desvio de R$ 6,8 milhões.
L
Deputado Pedro Fernandes solicita implantação de rede de telefonia móvel para o Distrito de Rio Branco, em Campo Novo de Rondônia

Deputado Pedro Fernandes solicita implantação de rede de telefonia móvel para o Distrito de Rio Branco, em Campo Novo de Rondônia

Articulação com a deputada federal Cristiane Lopes busca ampliar a infraestrutura de comunicação na região.
L
Assembleia aprova contagem do tempo da pandemia para licença de servidores

Assembleia aprova contagem do tempo da pandemia para licença de servidores

Projeto aprovado reconhece período de trabalho durante a Covid-19 e permite que servidores estaduais utilizem tempo de serviço para licença por assiduidade.
L
Senado aprova acordo histórico entre Mercosul e União Europeia

Senado aprova acordo histórico entre Mercosul e União Europeia

Votação unânime conclui tramitação no Congresso e cria uma das maiores zonas de livre comércio do mundo; tratado prevê isenção de tarifas para 95% dos bens do Mercosul.
L
Senado aprova ampliação da licença-paternidade para 20 dias

Senado aprova ampliação da licença-paternidade para 20 dias

Proposta cria o salário-paternidade como benefício previdenciário e estabelece cronograma gradual para o aumento dos dias; texto segue para sanção presidencial.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de série de crimes é baleado em confronto com a PM

Suspeito de série de crimes é baleado em confronto com a PM

Conhecido como “Bené”, homem de alta periculosidade foi atingido nas pernas após apontar arma contra policiais no bairro Boa Esperança; ele é acusado de furtos, ameaças e cárcere privado.
12
Suspeitos de roubo são presos após troca de tiros com o Batalhão de Choque

Suspeitos de roubo são presos após troca de tiros com o Batalhão de Choque

Criminosos capotaram carro durante fuga e confrontaram policiais no Loteamento Tropical; veículo roubado foi recuperado e um dos envolvidos segue foragido em área de mata.
10
Adolescentes são apreendidos após série de roubos na zona norte

Adolescentes são apreendidos após série de roubos na zona norte

Dupla de 17 anos utilizava bicicleta para abordar vítimas no bairro Alphaville e na Avenida Rio Madeira; populares auxiliaram na captura após perseguição.
14
Motociclista de 27 anos morre em acidente fatal na BR-364

Motociclista de 27 anos morre em acidente fatal na BR-364

Vítima colidiu contra a lateral de um veículo pesado entre Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste; PRF suspeita que condutor possa ter dormido ao guidão durante a madrugada.
18
Suspeito de série de crimes é baleado e preso pela PM em RO

Suspeito de série de crimes é baleado e preso pela PM em RO

Aldemir S. foi capturado após furtar R$ 6 mil, joias e arma em residência; homem causou pânico em bar na T-14 e manteve companheira sob ameaça.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: SOLIMÕES LTDA

LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI)
L
ONU contabiliza 275 mil deslocados após ataques ao Irã

ONU contabiliza 275 mil deslocados após ataques ao Irã

Escalada militar liderada por EUA e Israel provoca fuga em massa em Teerã e agrava crise humanitária no Líbano e Afeganistão; agências alertam para colapso de assistência.
L
China define meta de crescimento econômico entre 4,5% e 5% para 2026

China define meta de crescimento econômico entre 4,5% e 5% para 2026

Anúncio realizado na abertura da Assembleia Nacional Popular reflete cautela diante da crise imobiliária persistente e das pressões comerciais impostas pelos Estados Unidos.
L
Brasil solicita à OMS criação de código CID específico para feminicídio

Brasil solicita à OMS criação de código CID específico para feminicídio

Proposta protocolada pelo Ministério da Saúde visa retirar mortes de mulheres por questões de gênero da categoria genérica de agressão; medida busca agilizar dados globais.
L
Empreendedorismo inovador ganha força com o Startup Day 2026 em Rondônia

Empreendedorismo inovador ganha força com o Startup Day 2026 em Rondônia

Iniciativa do Sebrae em Rondônia fortalece startups, conecta empreendedores e amplia o acesso à inovação em oito municípios do estado.
L
Prefeitura de Jaru publica editais com resultados de processos seletivos para monitor educacional e entrevistador social

Prefeitura de Jaru publica editais com resultados de processos seletivos para monitor educacional e entrevistador social

O resultado do Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes – 010/2025, para contratação de entrevistador social, também foi publicado.
L

Requerimento da Licença Ambiental: MATIAS MARÇAL DA ROCHA (ACABAMENTOS ROCHA)

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Pé-de-Meia: MEC paga incentivos para nascidos em novembro e dezembro

Pé-de-Meia: MEC paga incentivos para nascidos em novembro e dezembro

Estudantes concluintes do ensino médio em 2025 recebem hoje parcelas de R$ 1.000 e bônus do Enem; redes de ensino têm até junho para validar dados de quem ainda não recebeu.
L
Tadros defende integração nacional e reação do Norte durante fórum de presidentes em Porto Velho

Tadros defende integração nacional e reação do Norte durante fórum de presidentes em Porto Velho

Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac participa da abertura do XXXIV Fórum de Presidentes das Federações do Comércio e destaca papel estratégico da Amazônia e da BR-319 no desenvolvimento do País.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.