TERÇA-FEIRA, 28/10/2025

Em destaque

L

Saúde

Cientistas testam vacina promissora contra HIV em humanos

A vacina está sendo aplicada em pessoas soronegativas que tenham o risco aumentado de exposição à infecção.

Publicado em 

O desenvolvimento em tempo recorde de várias vacinas contra a covid-19 parece ter dado o impulso que faltava para a criação de um imunizante contra o HIV. Quarenta anos depois do início da pandemia de aids, o mundo parece estar perto de ter um produto eficaz na prevenção da infecção. Um estudo com mais de 6 mil pessoas está sendo conduzido em vários países da África, Europa, América do Norte e América Latina, inclusive no Brasil. Para especialistas, é o mais promissor em quatro décadas.

O estudo está dividido em duas frentes. A primeira delas, na África Subsaariana, testa 2.637 mulheres heterossexuais. Uma segunda, chamada de Mosaico, conduzida na Europa, na América do Norte e na América Latina, está testando 3.600 voluntários, entre homens homossexuais e pessoas trans. No Brasil, o estudo ocorre em oito centros de pesquisa em São Paulo, no Rio, em Minas e no Paraná.

A pesquisa está na fase 3, que testa a eficácia em larga escala. As fases 1 e 2, com menos voluntários, determinam a segurança do produto e a dose apropriada. Numa fase anterior, em macacos, o imunizante apresentou uma proteção de 67% contra a infecção. É por conta deste número que os cientistas estão otimistas. Até hoje, o candidato a vacina contra a aids mais eficaz já testado no mundo apresentava proteção de 30% – e sua pesquisa foi deixada de lado.

“Nas fases 1 e 2, a vacina se mostrou muito segura. Os efeitos colaterais são parecidos aos da AstraZeneca contra a covid: dor local, febre por um dia, dor de cabeça”, afirma o infectologista Ricardo Vasconcelos, coordenador da fase 3 no Hospital das Clínicas, em São Paulo. “A imunogenicidade do produto, ou seja, o quanto ele conseguiu induzir uma resposta imune, foi considerada muito satisfatória. Resta saber se essa resposta é capaz de reduzir a incidência da infecção.”

A vacina está sendo aplicada em pessoas soronegativas que tenham o risco aumentado de exposição à infecção. Os voluntários serão acompanhados por 30 meses. Metade receberá placebo e a outra metade, o imunizante. Cada um tomará quatro doses, com intervalos de três meses entre cada uma.

Mutações

A grande capacidade de mutação do vírus HIV – muito superior à do Sars-CoV-2 – sempre foi o maior obstáculo para a criação de uma vacina eficaz. A tecnologia usada no novo imunizante é similar à da AstraZeneca desenvolvida contra a covid-19. Um adenovírus inativado é usado como um ‘cavalo de Troia’ para levar fragmentos genéticos do HIV para dentro da pessoa a ser imunizada, “treinando” o seu sistema imunológico a combater o vírus real. A diferença é que, neste novo produto, estão sendo usados milhares de fragmentos genéticos.

“São muitos tipos diferentes de vírus circulando pelo mundo, a ideia é conseguir cobrir o maior número possível de variantes”, explica Vasconcelos. “(Essa pesquisa) se chama Mosaico porque reúne milhares de fragmentos de HIV.”

Mas, afinal, por que várias vacinas contra a covid foram desenvolvidas em menos de um ano e ainda não se chegou a um imunizante contra o HIV? “A principal resposta é que são vírus diferentes. Não é porque chegamos rápido a uma vacina contra o coronavírus que poderemos chegar na mesma velocidade a um imunizante contra outro vírus”, pondera Vasconcelos. “Muitas pessoas pegaram covid e se curaram. Ninguém se curou da infecção pelo HIV. Ou seja, de partida, sabemos que é possível curar a covid. A resposta imune contra o HIV é muito menos eficaz.”

Por outro lado, a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 pode ser desenvolvida em menos de um ano porque a plataforma do adenovírus já tinha sido desenvolvida na Universidade de Harvard, em 2015. Sem falar, é claro, do interesse político e do alto investimento financeiro. Agora, as plataformas de RNA mensageiro inéditas, criadas para a covid, podem facilitar, num futuro próximo, o surgimento de mais candidatos a imunizante contra a aids.

“Foram 40 anos de evolução nas pesquisas, houve várias tentativas, pelo menos seis estudos muito grandes”, diz o infectologista Bernardo Porto Maia, coordenador da pesquisa Mosaico no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. “Mas o HIV é um vírus com uma capacidade de mutação muito grande. A diversidade genética inviabilizava a criação de uma vacina, sobretudo com as tecnologias antigas que tínhamos.”

Atualmente, 38 milhões de pessoas vivem com HIV no planeta, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Até hoje, pelo menos 33 milhões de pessoas morreram vítimas da infecção. Com a evolução nas técnicas de prevenção e nos tratamentos, a mortalidade caiu de 1,7 milhão em 2004, no pico da epidemia, para 690 mil em 2019 – uma redução de 60%. A taxa de infecção também caiu. De 2,8 milhões de novas infecções ao ano em 1998 para 1,7 milhão em 2019, queda de 40%.

“Os avanços mais recentes, como a profilaxia pós-exposição, estão mudando o rumo da epidemia. A situação melhorou, mas é inaceitável termos quase 700 mil mortes ao ano por uma doença que sabemos como prevenir e como tratar”, afirma Maia. “Nada melhor que a imunização em massa para combater uma pandemia.”

Confiança

Ativista do coletivo Colid, em prol da diversidade, o pesquisador de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro Thauan Carvalho, de 26 anos, é um dos voluntários brasileiros do estudo Mosaico, que testa o mais novo e promissor imunizante contra o HIV já desenvolvido em 40 anos de pandemia. A fase 3 da pesquisa tem a participação de 3.600 voluntários em oito países da Europa, da América do Norte e da América Latina, incluindo o Brasil.

Carvalho tomou no dia 2 de junho a primeira dose do imunizante – no total, são indicadas quatro para a vacina. A próxima está prevista para agosto.

O cientista já teve um relacionamento sorodiscordante (em que uma pessoa é soropositiva e outra é soronegativa) e sabe o quanto a aids é cercada de estigma e preconceito. Ele acredita que seu gesto pode ajudar a reduzir esses danos. “Para combater o preconceito, precisamos de conhecimento”, diz o pesquisador, que está concluindo um doutorado. “Vivemos em meio a um negacionismo muito forte, um obscurantismo muito grande. Me senti muito feliz de poder ajudar.”

Em macacos, o novo imunizante conseguiu reduzir a infecção em 67% dos casos, um marco na pesquisa da vacina contra a aids. “Estou muito confiante de que teremos boas notícias vindas da ciência”, diz.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Crise do metanol completa um mês com alerta de falsificação de bebidas

Crise do metanol completa um mês com alerta de falsificação de bebidas

Casos de intoxicação chegam a 58, com 15 mortes confirmadas. Contaminação ocorreu por uso de álcool combustível adulterado para falsificar bebidas destiladas.
L
Pacientes oncológicos de Cacoal ganham mais conforto com novos equipamentos para quimioterapia

Pacientes oncológicos de Cacoal ganham mais conforto com novos equipamentos para quimioterapia

Parte do tratamento poderá ser realizada em casa, reduzindo o tempo de internação e aumentando a humanização do atendimento.
L
Prefeitura de Jaru realiza capacitação sobre uso eficiente de equipamentos hospitalares

Prefeitura de Jaru realiza capacitação sobre uso eficiente de equipamentos hospitalares

Profissionais do Hospital Municipal receberam treinamento para aprimorar o atendimento de emergência.
L
Policlínica Oswaldo Cruz realizou 84.145 atendimentos ambulatoriais nos últimos oito meses

Policlínica Oswaldo Cruz realizou 84.145 atendimentos ambulatoriais nos últimos oito meses

Unidade referência em Porto Velho mantém média de 1.500 atendimentos diários e oferece acompanhamento especializado em programas de obesidade, gravidez de alto risco e hanseníase.
L
American Heart Association atualiza técnicas de desengasgo para todas as idades

American Heart Association atualiza técnicas de desengasgo para todas as idades

Manobra de Heimlich agora deve ser precedida de pancadas nas costas em bebês, crianças e adultos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PL de Regularização de Terras de Fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli vai a votação

PL de Regularização de Terras de Fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli vai a votação

Proposta busca encerrar insegurança jurídica e beneficiar produtores em áreas de fronteira.
L

De Rondônia para o Pacífico: Projeto pioneiro que ligou o Brasil à Bolívia completa 30 anos

Criado em 1995 em Rondônia, o Projeto Pacífico completa 30 anos e será celebrado em São Paulo com um grande evento que homenageia a expedição pioneira que conectou o Brasil à costa do Oceano Pacífico, marco histórico do transporte rodoviário nacional.
L

Projeto da Embrapa Rondônia sobre Castanha é selecionado em edital internacional

Projeto da Embrapa Rondônia é um dos seis contemplados em edital do Instituto Clima e Sociedade com apoio do Bezos Earth Fund, destinando R$ 10 milhões para pesquisas que fortalecem a bioeconomia e a preservação da Amazônia.
L

Rondônia ocupa 24º posição em ranking de voos diretos

Novo levantamento do CLP Brasil mostra que Rondônia ocupa a 24ª posição nacional em voos diretos domésticos, revelando fragilidade na conectividade aérea e um gargalo logístico que afeta negócios e o desenvolvimento econômico regional.
L

Trump se rende a Lula e declara: “Estou impressionado com o seu carisma e vigor”

Em declarações feitas durante um voo, Trump qualificou o encontro com Lula como “muito bom” e expressou seus parabéns ao presidente por seu octogésimo aniversário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Alero aprova reajuste no auxílio-alimentação dos servidores da saúde de Rondônia

Alero aprova reajuste no auxílio-alimentação dos servidores da saúde de Rondônia

Projeto de lei eleva valor de R$ 258 para R$ 500 e terá pagamento retroativo a setembro de 2025, valorizando profissionais da Sesau.
L
Coronel Chrisóstomo destaca entregas em Rondônia e reforça defesa dos idosos no Plenário

Coronel Chrisóstomo destaca entregas em Rondônia e reforça defesa dos idosos no Plenário

Deputado federal prestou contas das ações em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e anunciou obras em Teixeirópolis e Rio Crespo, reafirmando compromisso com a população idosa.
L
Fraudes no INSS explodiram durante governo Lula, aponta Coronel Chrisóstomo na CPMI

Fraudes no INSS explodiram durante governo Lula, aponta Coronel Chrisóstomo na CPMI

Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) questionou ex-diretor do INSS sobre o aumento das fraudes no INSS, que cresceram significativamente no fim de 2023.
L
Cláudia de Jesus defende fortalecimento do Carnaval das Escolas de Samba em Porto Velho

Cláudia de Jesus defende fortalecimento do Carnaval das Escolas de Samba em Porto Velho

Deputada propõe políticas públicas permanentes para valorizar a cultura popular e apoiar as agremiações.
L
Ex-diretor do INSS nega vínculo político em depoimento à CPMI

Ex-diretor do INSS nega vínculo político em depoimento à CPMI

Alexandre Guimarães, suspeito de receber R$ 313 mil do “Careca do INSS”, afirmou que ocupou cargos por meio de currículos entregues a parlamentares.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Moto aplicativo fica ferido após colisão com caminhão da Ambev na zona leste

Moto aplicativo fica ferido após colisão com caminhão da Ambev na zona leste

De acordo com testemunhas, o moto aplicativo com uma passageira seguia na Rua Rino Levi, quando avançou a preferencial e bateu contra um caminhão da Ambev.
12

Feminicídio em Guajará-Mirim: Mulher é esfaqueada pelo marido e mantida em cárcere privado, ferida, durante dois dias

A polícia solicita à população de Guajará-Mirim e região que, caso possuam informações sobre o paradeiro do agressor, entrem em contato com a Polícia Militar (190) ou a Polícia Civil (193).
10
Motociclista fica em estado grave após colisão com carro no centro

Motociclista fica em estado grave após colisão com carro no centro

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas José Camacho e Elias Gorayeb.
16
Carro atropela casal em moto no centro de Porto Velho e motorista foge

Carro atropela casal em moto no centro de Porto Velho e motorista foge

Acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (28), no cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com Rua Marechal Deodoro.
14
PRF em Rondônia intercepta combinação adulterada de veículos em Ariquemes

PRF em Rondônia intercepta combinação adulterada de veículos em Ariquemes

Um homem de 36 anos foi preso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: ANTONIO BEZERRA TORRES

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Afya Ji-Paraná realiza palestra sobre Medicina Nuclear e aplicações na Biomedicina

Afya Ji-Paraná realiza palestra sobre Medicina Nuclear e aplicações na Biomedicina

Evento gratuito abordará avanços e possibilidades da área com especialistas convidados.
L

Escrituras de inventário disparam 65% em Rondônia, diz CNB-RO

Número de inventários extrajudiciais cresce 65% em Rondônia desde 2020, impulsionado pelo serviço online do e-Notariado, que reduz o tempo de conclusão para até 15 dias e garante mais segurança e economia para as famílias.
L
Justiça do Trabalho leva conscientização sobre trabalho infantil a estudantes em Cruzeiro do Sul

Justiça do Trabalho leva conscientização sobre trabalho infantil a estudantes em Cruzeiro do Sul

Ação educativa marca os 35 anos da Vara do Trabalho no município acreano.
L
Em noite de festa, Prefeitura de Porto Velho celebra a valorização do servidor público com sorteios e música no Mercado Cultural

Em noite de festa, Prefeitura de Porto Velho celebra a valorização do servidor público com sorteios e música no Mercado Cultural

Evento reuniu milhares de servidores municipais no Mercado Cultural; destaque da noite foi o sorteio de uma motocicleta entregue pelo prefeito Léo Moraes.
L
Prefeitura de Porto Velho celebra o Dia do Servidor Público com feriado e programação especial nesta terça-feira (28)

Prefeitura de Porto Velho celebra o Dia do Servidor Público com feriado e programação especial nesta terça-feira (28)

Data homenageia o compromisso e a dedicação dos servidores municipais; expediente retorna na quarta-feira (29) após ponto facultativo e feriado.
L
Prefeitura amplia ações de valorização dos servidores públicos em Porto Velho

Prefeitura amplia ações de valorização dos servidores públicos em Porto Velho

Gestão municipal de Léo Moraes implementa reajustes salariais, criação de auxílios, investimentos e o maior concurso público da história da prefeitura.
L
Prefeitura inaugura primeira clínica veterinária gratuita de Porto Velho nesta quarta-feira (29)

Prefeitura inaugura primeira clínica veterinária gratuita de Porto Velho nesta quarta-feira (29)

A nova clínica veterinária gratuita, localizada na zona Leste de Porto Velho, oferecerá atendimentos, internações e cirurgias para animais de rua e famílias de baixa renda.
L
Sônia Mendes supera desafios e inspira no serviço público de Porto Velho

Sônia Mendes supera desafios e inspira no serviço público de Porto Velho

Servidor público há 35 anos, ela é exemplo de dedicação, superação e inclusão.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.