SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Construído para atender barrageiros e funcionários da Usina de Samuel, Hospital João Paulo II fez e continua fazendo história

Núbia conta que, numa área onde existia um cemitério, na zona sul de Porto Velho, o atendimento fora planejado somente para as demandas dos barrageiros, com apenas 50 leitos e uma maternidade.

Publicado em 

O Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II que Porto Velho conhece atualmente tem história ligada à mais forte onda migratória no Estado de Rondônia. Foi inaugurado em 1984, com o objetivo de atender às demandas de saúde dos trabalhadores da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A (Eletronorte) na Usina Hidrelétrica de Samuel (a primeira), no rio Jamari.

“Naquele período, o povo rondoniense ainda estava inebriado com a alegria da ‘nova estrela no azul da União’, pois o Território Federal acabara de se tornar Estado”, lembra a tradutora e intérprete de Libras e historiadora, Núbia Lopes.

Segundo ela, o ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira, o Teixeirão, esforçava-se para a preparação urbanística e social que viabilizaria o Estado, porém, algumas heranças estruturais na área da Saúde se apresentavam deficitárias. E nesse cenário surgia o projeto da construção do hospital da Construtora Norberto Odebrecht, empreiteira responsável pelas obras da hidrelétrica.

Núbia conta que, numa área onde existia um cemitério, na zona sul de Porto Velho, o atendimento fora planejado somente para as demandas dos barrageiros, com apenas 50 leitos e uma maternidade. Finalizadas as obras da hidrelétrica (1982-1986), o hospital passou de caráter particular, e de atendimento a uma clientela específica, para abarcar as necessidades de urgência e emergência de todo Estado. Nada fácil, porque a migração rumo a Rondônia prosseguia, mesmo em ritmo nem tanto acelerado quanto a fase mais movimentada (entre o final dos anos 1970 e início dos 80).

“Em 1989, o ex-governador Jerônimo Santana adquiriu as instalações da unidade hospitalar e o reinaugurou em 1990 com o nome de Pronto Socorro João Paulo II”, explica.

A projeção inicial que motivou a construção do pronto-socorro não suportou o vertiginoso crescimento populacional rondoniense. Dentro do contexto social e urbano do recente Estado e o crescimento demográfico verificado devido à migração que antecedeu à construção do JP II, motivados pela passagem do território a Estado, e à própria construção da hidrelétrica, o cenário social, apresentou deficiências não somente na saúde, mas também na educação, moradia. “Nesse sentido, a construtora também inaugurava a Escola Pitágoras e os conjuntos habitacionais da Vila da Eletronorte, todos incorporados à paisagem da Capital”, assinala a historiadora.

Com a desapropriação dos moradores do Canal Santa Bárbara, que vinha do alto da cidade cortando o bairro Areal até o rio Madeira, a maioria foi reassentada no espaço que veio a se chamar Vila Tupi, lembra-se João Jorge, que mora ali há quatro décadas. “O prefeito era Francisco Lopes Paiva (1979-1980), Vila Tupi tinha também umas casas comerciais que foram retiradas para a fundação do bairro Floresta, onde só havia algumas olarias ao redor de onde veio ser construído o Hospital João Paulo”, conta Jorge.

Nos piores e melhores dias de sua história, quando superlotou, o Hospital João Paulo II foi – e continua sendo – o melhor pronto-socorro de Porto Velho e da Amazônia Ocidental Brasileira.

Sua história está bem escrita desde final do século passado, quando atendia aos trabalhadores da Eletronorte, e os próximos capítulos serão igualmente emocionantes.

SARGENTO BOMBEIRO NASCEU NO JP II

O interessante é que a unidade de urgência e emergência também era maternidade. “Eram muitas gestantes na usina, e todas ganharam criança no hospital; eu voltei mais vezes e numa delas estava com forte dor no ombro, supondo que tivesse deslocamento, mas era bursite, e passei a tomar medicamentos adequados”, relata a servidora pública, Nilsa Lopes Sussuarana.

Nilsa trabalhava na usina, se casou com Odimar Xavier de Carvalho, também funcionário da hidrelétrica em 1985 teve o primeiro filho, no JP II, Marcelo Lopes de Carvalho, que é sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, pai de Eduardo, 8 anos, e Heloíse, recém-nascida de um mês. “Hoje ele conduz diversos pacientes ao hospital”, acrescenta.

A servidora pública nunca esqueceu o médico que fez o parto, o obstetra Maurício, que atualmente é diretor de um hospital particular em Porto Velho. Pouco tempo atrás, Nilsa acompanhava a mãe ao hospital, vítima de acidente vascular cerebral (AVC), e o reencontrou. “Foi emocionante para mim, pois ele tratava a todas as gestantes com muito carinho e dedicação”, conta.

“É A CASA DE MISERICÓRDIA”

Diversos profissionais devotam seu amor e dedicação ao JP II. Por 20 anos, a auxiliar de serviços gerais, Maria Muniz, 67 anos, conhecida por Mariazinha, é uma das pessoas que vivencia esse amor. “O João Paulo é a casa de misericórdia de todos que vêm para cá e graças a Deus são acolhidos. “Eu convivo com as equipes do João Paulo mais do que com a minha casa. Aqui fui muito bem acolhida, conheci bons médicos, enfermeiros e outros profissionais que recebem e atendem da melhor maneira possível”, ela relata.

O sentimento de Mariazinha, quando fora das dependências do hospital, lhe conduz a um trabalho de boas relações públicas: “Quando o Governo assumiu este hospital eu trabalhava na usina de Samuel, no rio Jamari”.

ATUALIDADE

E assim, o JP II segue seu planejamento para o futuro bem próximo, quase sempre batendo seus próprios recordes, a exemplo do que ainda ocorre em momentos delicados da Saúde, devido à pandemia do coronavírus. Nos primeiros cinco meses do ano, 4.838 pacientes ficaram internados, dos quais, 1.859 vindos do interior do Estado.

O atendimento se estende a pacientes bolivianos que desembarcam na Capital, às vezes peruanos, haitianos e os que vieram da Venezuela. Mas, a rotina diária tem a presença de pacientes de Lábrea, Canutama, Humaitá e outras cidades do Sul do Estado do Amazonas.

“Com mais de meio milhão de habitantes, Porto Velho, certamente se surpreenderá com as atividades do novo hospital que será construído e que vai substituir o Pronto Socorro João Paulo II.  Quando o hospital de urgência e emergência for concluído, o perfil de atendimento não mudará, porque teremos à disposição maior espaço físico, e com ele poderemos aumentar o nível de complexidade”, disse o diretor-geral do JP II, Amaury Júnior.

Fazendo jus ao lema hospitalar da casa: “Garantir o atendimento humanizado, assegurando a universalidade e integralidade da atenção, com equidade do acesso a pacientes em situações de urgência e emergência, a partir de um modelo centrado no usuário e baseado nas suas necessidades de saúde”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura fortalece vigilância genômica para enfrentar doenças emergentes

Prefeitura fortalece vigilância genômica para enfrentar doenças emergentes

Parceria com a Fiocruz Rondônia moderniza o Laboratório Municipal de Saúde e amplia resposta a surtos até 2030
L
Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Governo Federal cria grupo de trabalho para propor mudanças no financiamento e na organização dos serviços de atenção psicossocial oferecidos pelo SUS em todo o país.
L
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Agência reguladora barrou comercialização de produtos por origem desconhecida, falta de iodo e irregularidades em conservantes após fiscalização nacional.
L
Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Parceria entre Governo de RO, Unops e ABC resultou em obras estratégicas no Cemetron e no Hospital Regional de Guajará-Mirim
L
Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Agevisa alerta sobre doença transmitida pela urina de animais infectados, principalmente em períodos de chuvas e alagamentos; sintomas podem surgir de 1 a 30 dias após exposição
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Ana Clara Uchôa e sua cadela Ísis visitam a capital rondoniense a bordo de um Celta como parte da nova temporada da jornada que pretende cruzar o continente até o Peru.
L
Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

VÍDEO: Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

Milena Santana surpreendeu o público e alcançou mais de 200 mil visualizações após interpretar um sucesso de Bruno Mars durante uma apresentação improvisada no litoral carioca.
L

Supermercado MB se consolida como opção prática e econômica no bairro Castanheira

Localizado na Rua Pau Ferro, o estabelecimento oferece variedade de produtos, ofertas diárias e atendimento voltado à comodidade dos clientes
L

Sintonia 360: Abnner Assunção revela trajetória entre o Direito, o empreendedorismo e a dança

O bate-papo também aborda o impacto da exposição em um reality show, os aprendizados deixados pela experiência e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Indicação sugere isenção do imposto sobre energia elétrica compensada por minigeração solar no estado
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Três pessoas foram presas nesta sexta-feira (23); investigação aponta ligação com facção criminosa e crimes de tortura ordenados por influenciadora digital.
18
Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Mandado foi cumprido na sexta-feira (23); condenado cumprirá pena em regime fechado por crimes de favorecimento e exploração sexual de vulnerável.
18
Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Colisão ocorreu no trecho urbano da rodovia, próximo à saída para Cuiabá; vítima retornava do trabalho em um posto de combustíveis.
18
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Aracaju com a rua Jamari e mobilizou Bombeiros e Polícia Militar.
12
Incêndio atinge estrutura de madeira no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Incêndio atinge estrutura de madeira no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Fogo destruiu completamente edificação desativada nos fundos de residência; não houve feridos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarta colisão do dia é registrada em Rolim de Moura na Avenida Vitória

Quarta colisão do dia é registrada em Rolim de Moura na Avenida Vitória

Motociclista ficou ferido após colisão frontal e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros; motorista do carro permaneceu no local.
12
Suspeito de matar sargento da PM em emboscada é preso em Costa Marques

Suspeito de matar sargento da PM em emboscada é preso em Costa Marques

Crime ocorreu em 2017, em Porto Velho; execução teria sido encomendada por líder criminoso ligado a disputas por terras e exploração ilegal de madeira.
14
Colisão entre carro e caminhonete mobiliza socorro em Rolim de Moura

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza socorro em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Corumbiara com a Avenida Rio Branco; uma criança foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves.
12
Terceiro acidente do dia envolve carro e moto no Centro de Rolim de Moura

Terceiro acidente do dia envolve carro e moto no Centro de Rolim de Moura

Colisão lateral ocorreu durante conversão à esquerda; uma mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
12
Cavalo solto provoca acidente com maloteiro na RO-479, em Rolim de Moura

Cavalo solto provoca acidente com maloteiro na RO-479, em Rolim de Moura

Veículo saiu da pista após colisão próxima ao aeroporto; animal morreu no local e motorista não sofreu ferimentos graves.
16
PM encontra adolescente de 13 anos embriagada em distribuidora de bebidas em Vilhena

PM encontra adolescente de 13 anos embriagada em distribuidora de bebidas em Vilhena

Ocorrência por perturbação de sossego revelou venda irregular de bebidas, presença de menor alcoolizada e apreensão de drogas e produtos sem nota fiscal.
16
PERIGO NA ESTRADA: PRF flagra caminhoneiro drogado na BR-364

PERIGO NA ESTRADA: PRF flagra caminhoneiro drogado na BR-364

Motorista foi abordado em Vilhena após descumprir tempo de descanso e portar maconha, skunk e anfetaminas durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal.
14
Chacareiras temem ataque de onça, são ameaçadas por vizinho armado e acionam a PM em Vilhena

Chacareiras temem ataque de onça, são ameaçadas por vizinho armado e acionam a PM em Vilhena

Mulheres foram verificar gado após relatos de onça-pintada na região e acabaram denunciando ameaça com arma artesanal na Linha 2.
14
Motociclista de 22 anos sobrevive após parar embaixo de carreta em Vilhena

Motociclista de 22 anos sobrevive após parar embaixo de carreta em Vilhena

Acidente impressionante na avenida Marechal Rondon, saída para Cuiabá, terminou sem vítimas fatais e foi tratado como um verdadeiro “milagre” por testemunhas.
12
Sem CNH, jovem é preso após perseguição policial e queda em avenida de Vilhena

Sem CNH, jovem é preso após perseguição policial e queda em avenida de Vilhena

Dupla ignorou ordem de parada, trafegou na contramão por diversos bairros e acabou detida após colisão com picape na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.