TERÇA-FEIRA, 29/07/2025

L

Saúde

Estudos mostram que máscaras devem ser mantidas contra reinfecção e transmissão da Covid-19

Pesquisas apontam que nem mesmo jovens saudáveis estão livres de serem infectados mais de uma vez e que vacinados podem contrair a Covid e transmitir o vírus, uma vez que a vacina não é 100% eficaz contra a transmissão.

Publicado em 

Estudos mostram que máscaras devem ser mantidas contra reinfecção e transmissão da Covid-19 - News Rondônia

Na contramão do anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (11), de que o uso de máscara poderá ser desobrigado para os que já foram vacinados ou para os que já tiveram o coronavírus, estudos sobre transmissão por vacinados e reinfecção pela Covid-19 comprovam a importância da máscara para frear a circulação do vírus e controlar a pandemia.

O infectologista Marcelo Otsuka ressalta que a máscara é uma política de saúde pública contra o coronavírus "no mundo todo" e que apenas os países que conseguiram controlar o vírus já começaram a flexibilizar o uso do item pelos vacinados.

"Poderemos começar a deixar de usar a máscara somente quando vacinarmos 75% da população no país e a taxa de infecção caia significativamente, para 0,3 ou 0,5 e se mantenha estável. Atualmente, nossa taxa de infecção é de cerca de 1,0. É muito alta", diz Otsuka.

Estudos mostram que máscaras devem ser mantidas contra reinfecção e transmissão da Covid-19 - News Rondônia

Abaixo, em tópicos, o resumo do que se sabe até o momento sobre transmissão por quem já foi vacinado:

Quem já foi vacinado pode se infectar, pois as vacinas foram prioritariamente desenvolvidas para evitar a forma grave da Covid-19, hospitalizações e óbitos, não contra o vírus. E, uma vez infectado, a pessoa pode transmitir;

Estudo preliminar na Inglaterra mostrou que infectados pelo coronavírus que tomaram as vacinas da Pfizer ou Oxford/AstraZeneca tinham menor probabilidade de transmitir o coronavírus, mas ainda tinham 50% de chances de transmissão (leia detalhes abaixo);

Estudo preliminar com profissionais da saúde em Israel mostrou que vacina da Pfizer reduziu a transmissão em até 75%; o mesmo resultado não deve ser alcançado na população em geral;

Pesquisadores avaliam que é necessário uma "vigilância ativa" que compare vacinados e não vacinados para demonstrar o comportamento da transmissão entre os imunizados a longo prazo.

O infectologista Robério Dias Leite lembra que nenhuma das vacinas desenvolvidas contra o coronavírus são totalmente eficazes. "Quem foi vacinado pode ter Covid-19, pois nenhuma vacina é 100% eficaz e, ainda que numa forma leve ou mesmo assintomática, também pode transmitir", afirma.

Sobre a possibilidade de se infectar mais de uma pelo coronavírus, Dias Leite alerta que "quem já teve Covid pode ter novamente e transmitir, sobretudo no contexto de emergência das variantes", diz.

Abaixo, em tópicos, o resumo do que se sabe até o momento sobre a reinfecção por quem já teve o coronavírus:

Quem teve o coronavírus adquire algum tipo de imunidade natural, mas há diversos relatos de casos de pessoas reinfectadas;

Não apenas a reinfecção é possível, como também já foi observado pessoas que se infectaram mais de duas vezes (leia exemplos abaixo);

Idosos a partir de 65 anos têm mais chances de serem reinfectados;

A reinfecção é possível mesmo entre jovens saudáveis;

É possível ser reinfectado por uma linhagem semelhante à da primeira vez em que contraiu o vírus, não sendo necessário ser exposto a uma variante nova e mais agressiva;

Pessoas que tiveram casos leves de Covid podem ter reinfecção com sintomas mais fortes;

Quem teve a forma branda da doença pode não desenvolver anticorpos, mesmo que por um período curto.

Transmissão por vacinados

O primeiro estudo a divulgar resultados preliminares sobre a transmissão em vacinados foi realizado com a vacina de Oxford/AstraZeneca e publicado em fevereiro, na revista "The Lancet". Segundo os cientistas da Universidade de Oxford, a vacina pode reduzir em até 67,6% a transmissão do coronavírus nas pessoas que tomaram as doses em um esquema diferente: meia dose na primeira e uma dose padrão na segunda. Já entre os que foram imunizados com as duas doses na quantidade padrão, a redução da transmissão foi menor, de 54,1%.

Outro estudo preliminar publicado de fevereiro, feito com profissionais da saúde de um hospital em Israel, demonstrou que a vacina da Pfizer/BioNTech reduziu em até 75% a transmissão do coronavírus menos de um mês após a aplicação da primeira dose. Os resultados foram publicados na revista "The Lancet".

Apesar do bom resultado, os cientistas israelenses pontuaram que eles precisavam "de validação adicional por meio de vigilância ativa" e que as reduções vistas nos profissionais de saúde podem ser diferentes das vistas na população em geral, uma vez que estes profissionais estão mais expostos ao vírus e a cepas mais virulentas e infecciosas.

Já um estudo preliminar publicado em abril pela Public Health England (PHE), agência de saúde da Inglaterra, mostrou que vacinados com os imunizantes da Pfizer ou Oxford/AstraZeneca tinham entre 38% e 49% menos probabilidade de transmitir o vírus dentro de casa para os moderadores que ainda não tinham tomado a vacina. Os pesquisadores observaram pessoas infectadas pelo coronavírus três semanas depois de tomarem uma dose.

Estes resultados demonstram, segundo os especialistas, que, enquanto não se alcançar a imunidade de rebanho, vacinados têm que usar máscara, uma vez que a vacina por si só não é totalmente eficaz.

"Vacinados têm que usar máscara. Estamos cansados de ver pacientes que se infectaram mesmo depois da vacina. Isso acontece porque ela previne contra os casos graves, mas não contra a infecção. Você pode estar vacinado e ser infectado", afirma Otsuka. E uma vez infectado, a pessoa transmitirá o vírus.

Os cientistas afirmam que ainda é necessário mais estudos para saber o momento exato em que será seguro vacinados deixarem de usar a máscara em locais públicos.

Entre os países que começaram a flexibilizar o uso do item pelos vacinados, como Reino Unido, Israel e Estados Unidos, Otsuka destaca que são países que imunizaram – quando cada indivíduo tomou as duas doses – quase metade da população.

"Os países que estão deixando de usar máscaras são os que estão com a vacinação muito avançada, com mais de 40% da população totalmente imunizada", diz Otsuka.

Dias Leite lembra que, no caso do Brasil, além da transmissão descontrolada e da presença de variantes, o país vacinou cerca de 11% da população.

"A liberação do uso de máscaras para vacinados só poderá ser recomendada quando tivermos uma parcela significativa da população vacinada, jamais num cenário de absoluto descontrole em que nos encontramos no Brasil, infelizmente", afirma Dias Leite.

Reinfecção por Covid

Idosos foram os mais propensos a uma reinfecção por coronavírus, segundo um estudo dinamarquês publicado em março na revista científica "The Lancet". Ao analisar um grupo de mais de 4 milhões pessoas na Dinamarca por cerca de um ano, observou-se que, enquanto os mais jovens (de zero a 64 anos) apresentaram uma taxa de proteção de cerca de 80% para novas infecções, em pacientes com 65 anos ou mais, essa proteção despencou para 47%.

O mesmo estudo dinamarquês demonstrou que as pessoas que já foram infectadas desenvolvem proteção contra a Covid-19, mas esta imunidade natural não é permanente e dura cerca de seis meses apenas. Por isso, o artigo ressaltou que esse tipo de proteção não é uma medida confiável para controlar a pandemia e que a vacinação e medidas como distanciamento social e uso de máscara não podem ser deixados de lado.

Já um estudo da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto apontou um período ainda menor para a imunidade natural, menor que dois meses: os pesquisadores observaram o caso de uma jovem de 24 anos que se reinfectou 50 dias após a primeira infecção. Nos dois casos a jovem apresentou sintomas. O estudo foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Um estudo americano sobre reinfecção descobriu um intervalo ainda menor entre a primeira e a segunda: foram apenas de 48 dias. O paciente era jovem, um homem de 25 anos, e a segunda infecção foi mais grave, resultando em internação com suporte de oxigênio.

Em abril, outro estudo americano afirmou que a reinfecção por Covid-19 é possível mesmo entre jovens saudáveis. Os cientistas analisaram cerca de 3 mil jovens fuzileiros navais de 18 a 20 anos por seis semanas e observaram que anticorpos gerados na primeira infecção não evitaram nova infecção. O risco de contrair a doença novamente, entretanto, foi cinco vezes menor quando se comparado com os jovens que ainda não tiveram a Covid-19.

Também em abril, um estudo da Fiocruz em parceria com o Instituto D’Or e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que quem já teve Covid com sintomas muito leves, ou assintomática, podem ter reinfecção com sintomas mais fortes. Isso aconteceu porque, segundo os cientistas, as pessoas que tiveram a forma branda da doença da primeira vez não desenvolveram nenhum anticorpo contra o coronavírus.

“A manutenção daqueles cuidados básicos de distanciamento social, uso de máscara, higiene das mãos, álcool gel e sabão. O vírus não está controlado, a pandemia não está controlada, o vírus continua circulando e as pessoas que já tiveram a doença estão sujeitas a serem reinfectadas”, disse Mário Dal Poz, professor do Instituto de Medicina Social da Uerj, ao Jornal Nacional em abril.

Outro estudo brasileiro, desta vez da Unicamp, identificou quatro casos de reinfecção pela Covid-19 em profissionais da saúde causadas por variantes consideradas de "não preocupação". A conclusão dos cientistas é possível um paciente ser reinfectado por uma linhagem semelhante à da primeira vez, sendo possível contrair o vírus novamente mesmo em cenários onde as linhagens mais agressivas estejam controladas. Os resultados foram publicados na revista científica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo final para vacinação contra Influenza em Rondônia termina nesta quinta-feira (31)

Prazo final para vacinação contra Influenza em Rondônia termina nesta quinta-feira (31)

Campanha é coordenada pela Agevisa/RO e visa ampliar cobertura vacinal; não haverá prorrogação do prazo.
L
Porto Velho garante R$ 37 milhões do PAC para saúde e se destaca entre as capitais com mais projetos aprovados

Porto Velho garante R$ 37 milhões do PAC para saúde e se destaca entre as capitais com mais projetos aprovados

Após 12 anos sem recursos do PAC, Porto Velho atinge 100% de aproveitamento em propostas de saúde, com policlínica, novas UBSs e ambulâncias.
L
Mutirão do DIU em Porto Velho vai ofertar 200 dispositivos gratuitos em agosto

Mutirão do DIU em Porto Velho vai ofertar 200 dispositivos gratuitos em agosto

Mutirão do DIU disponibiliza 200 dispositivos de cobre gratuitos, testes rápidos e atendimento especializado para saúde da mulher em Porto Velho.
L
Agevisa investiga caso suspeito de Sarampo em Rondônia e emite alerta

Agevisa investiga caso suspeito de Sarampo em Rondônia e emite alerta

Caso em Buritis acende alerta em todos os 52 municípios de Rondônia; vigilância é intensificada devido a surto na Bolívia.
L
planos-de-saude-podem-abater-dividas-atendendo-pacientes-do-sus

Planos de Saúde podem abater dívidas atendendo pacientes do SUS

Nova medida governamental permite que operadoras de planos de saúde convertam débitos com o SUS em atendimentos, priorizando áreas especializadas e urgentes.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Talks Administração 2025 reúne profissionais e estudantes em Porto Velho

Evento especial celebra os 60 anos do Sistema CFA/CRAs com palestras, painéis e networking
L

Coluna do Simpi: Preparem-se para o pior – Incertezas econômicas pressionam custos e desafiam pequenas indústrias no Brasil

Aumento de custos, crédito restrito e demanda em queda exigem atenção redobrada das micro e pequenas empresas para manter competitividade e sustentabilidade.
L

Agenda News | Entrevista Dúlia Passos

Nesta terça-feira (29), às 17h, o Agenda News recebe Dúlia Passos, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Cristal da Calama (AMACC). A entrevista abordará as iniciativas sociais e culturais que a entidade está promovendo no bairro, incluindo a grande ação social de 9 de agosto, a pesagem obrigatória do Bolsa Família e a 5ª Amostra Cultural Flor do Cristal, marcada para setembro.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
Agenda News: Corpo definido, pele firme e bem-estar total com a Angel Touch no Soluna Med SPA

Agenda News: Corpo definido, pele firme e bem-estar total com a Angel Touch no Soluna Med SPA

Técnica exclusiva que combina massagem modeladora e drenagem linfática entrega resultados visíveis em uma sessão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Dra. Taíssa apresenta PL 662/24 para garantir contatos de unidades de saúde no site oficial da Sesau

Projeto de Lei de Dra. Taíssa centraliza telefones, e-mails e endereços de hospitais e postos no portal da Sesau para facilitar atendimento à população.
L
Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Dra. Taíssa percorre linhas de Nova Dimensão e reafirma compromisso com população rural de Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa visita propriedades em Nova Dimensão, escuta demandas e discute soluções para saúde, estradas e agricultura familiar.
L

Carla Zambelli é presa na Itália após condenação no Brasil

Deputada brasileira foi detida em Roma após alerta internacional; extradição dependerá de decisão do governo italiano
L
Cássio Gois e Jander Rocha Apoiam Atletas da AGIV Classificadas para o Nacional de Ginástica Rítmica

Cássio Gois e Jander Rocha Apoiam Atletas da AGIV Classificadas para o Nacional de Ginástica Rítmica

Deputado estadual e vereador de Vilhena celebram as conquistas da Associação de Ginástica de Vilhena (AGIV) no Torneio Regional, que garantiram vagas para a etapa nacional da competição.
L

Educação Infantil: Prefeitura de Jaru entrega kits pedagógicos para a escola Clube de Mães

Jogos educativos em MDF vão estimular a aprendizagem e atender crianças neurodivergentes e neurotípicas no município
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre queda ao passar por tartaruga de sinalização perto do Hospital João Paulo II

Motociclista sofre queda ao passar por tartaruga de sinalização perto do Hospital João Paulo II

Acidente aconteceu na Avenida Campos Sales, em Porto Velho, quando a mulher perdeu o equilíbrio ao pilotar uma Honda Biz.
12
Apenado que responde por tráfico é preso e adolescente apreendida com drogas e armas

Apenado que responde por tráfico é preso e adolescente apreendida com drogas e armas

Os envolvidos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais.
10
Funcionário do Ferroviário é atacado a facada no centro

Funcionário do Ferroviário é atacado a facada no centro

A Polícia Militar realiza buscas na região para tentar localizar o autor do crime.
12
Moradora de rua cai de prédio abandonado na zona Norte de Porto Velho

Moradora de rua cai de prédio abandonado na zona Norte de Porto Velho

Mulher estava a cerca de 25 metros de altura quando caiu; vítima foi socorrida em estado grave pelo Samu e levada ao Hospital João Paulo II.
14
Ladrão filmado furtando moto é preso na zona sul

Ladrão filmado furtando moto é preso na zona sul

Imagens de câmera de segurança registraram quando o ladrão furtou o veículo na Rua Algodoeiro no início da tarde.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feiras da agricultura familiar movimentam mais de R$ 1 milhão em Rondônia e ampliam renda de pequenos produtores

Feiras da agricultura familiar movimentam mais de R$ 1 milhão em Rondônia e ampliam renda de pequenos produtores

Feiras da agricultura familiar geram negócios milionários na capital e interior de Rondônia, fortalecendo a economia local e valorizando produtores rurais.
L

Requerimento de Outorga: WILSON FERREIRA LEITE

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDENOR ALFREDO DO NASCIMENTO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDECIR FRANCISCO DA COSTA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: JOSE RIBEIRO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: JAKELLINY DE SOUZA DEGOBI

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: FRANCIELI HARNISCH DA SILVA OLIVEIRA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

InHouse Market inaugura unidade 24h no Condomínio Azalea em Porto Velho

A nova loja da InHouse Market, aberta na sexta-feira (27) no Residencial Azalea, oferece compras rápidas e autônomas dentro do próprio condomínio
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Dispensa de Licenciamento Ambiental: J S CORREA

Dispensa de Licenciamento, Nº 016.00861.007/2024-SUL,
L
Secretário dos EUA sugere isenção de tarifas para produtos não cultivados no País

Secretário dos EUA sugere isenção de tarifas para produtos não cultivados no País

Howard Lutnick indica que café, manga e abacaxi podem entrar nos Estados Unidos sem taxação, mesmo com o prazo final para o tarifaço de Trump se aproximando.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.