SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Estudos mostram que máscaras devem ser mantidas contra reinfecção e transmissão da Covid-19

Pesquisas apontam que nem mesmo jovens saudáveis estão livres de serem infectados mais de uma vez e que vacinados podem contrair a Covid e transmitir o vírus, uma vez que a vacina não é 100% eficaz contra a transmissão.

Publicado em 

Na contramão do anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (11), de que o uso de máscara poderá ser desobrigado para os que já foram vacinados ou para os que já tiveram o coronavírus, estudos sobre transmissão por vacinados e reinfecção pela Covid-19 comprovam a importância da máscara para frear a circulação do vírus e controlar a pandemia.

O infectologista Marcelo Otsuka ressalta que a máscara é uma política de saúde pública contra o coronavírus "no mundo todo" e que apenas os países que conseguiram controlar o vírus já começaram a flexibilizar o uso do item pelos vacinados.

"Poderemos começar a deixar de usar a máscara somente quando vacinarmos 75% da população no país e a taxa de infecção caia significativamente, para 0,3 ou 0,5 e se mantenha estável. Atualmente, nossa taxa de infecção é de cerca de 1,0. É muito alta", diz Otsuka.

Abaixo, em tópicos, o resumo do que se sabe até o momento sobre transmissão por quem já foi vacinado:

Quem já foi vacinado pode se infectar, pois as vacinas foram prioritariamente desenvolvidas para evitar a forma grave da Covid-19, hospitalizações e óbitos, não contra o vírus. E, uma vez infectado, a pessoa pode transmitir;

Estudo preliminar na Inglaterra mostrou que infectados pelo coronavírus que tomaram as vacinas da Pfizer ou Oxford/AstraZeneca tinham menor probabilidade de transmitir o coronavírus, mas ainda tinham 50% de chances de transmissão (leia detalhes abaixo);

Estudo preliminar com profissionais da saúde em Israel mostrou que vacina da Pfizer reduziu a transmissão em até 75%; o mesmo resultado não deve ser alcançado na população em geral;

Pesquisadores avaliam que é necessário uma "vigilância ativa" que compare vacinados e não vacinados para demonstrar o comportamento da transmissão entre os imunizados a longo prazo.

O infectologista Robério Dias Leite lembra que nenhuma das vacinas desenvolvidas contra o coronavírus são totalmente eficazes. "Quem foi vacinado pode ter Covid-19, pois nenhuma vacina é 100% eficaz e, ainda que numa forma leve ou mesmo assintomática, também pode transmitir", afirma.

Sobre a possibilidade de se infectar mais de uma pelo coronavírus, Dias Leite alerta que "quem já teve Covid pode ter novamente e transmitir, sobretudo no contexto de emergência das variantes", diz.

Abaixo, em tópicos, o resumo do que se sabe até o momento sobre a reinfecção por quem já teve o coronavírus:

Quem teve o coronavírus adquire algum tipo de imunidade natural, mas há diversos relatos de casos de pessoas reinfectadas;

Não apenas a reinfecção é possível, como também já foi observado pessoas que se infectaram mais de duas vezes (leia exemplos abaixo);

Idosos a partir de 65 anos têm mais chances de serem reinfectados;

A reinfecção é possível mesmo entre jovens saudáveis;

É possível ser reinfectado por uma linhagem semelhante à da primeira vez em que contraiu o vírus, não sendo necessário ser exposto a uma variante nova e mais agressiva;

Pessoas que tiveram casos leves de Covid podem ter reinfecção com sintomas mais fortes;

Quem teve a forma branda da doença pode não desenvolver anticorpos, mesmo que por um período curto.

Transmissão por vacinados

O primeiro estudo a divulgar resultados preliminares sobre a transmissão em vacinados foi realizado com a vacina de Oxford/AstraZeneca e publicado em fevereiro, na revista "The Lancet". Segundo os cientistas da Universidade de Oxford, a vacina pode reduzir em até 67,6% a transmissão do coronavírus nas pessoas que tomaram as doses em um esquema diferente: meia dose na primeira e uma dose padrão na segunda. Já entre os que foram imunizados com as duas doses na quantidade padrão, a redução da transmissão foi menor, de 54,1%.

Outro estudo preliminar publicado de fevereiro, feito com profissionais da saúde de um hospital em Israel, demonstrou que a vacina da Pfizer/BioNTech reduziu em até 75% a transmissão do coronavírus menos de um mês após a aplicação da primeira dose. Os resultados foram publicados na revista "The Lancet".

Apesar do bom resultado, os cientistas israelenses pontuaram que eles precisavam "de validação adicional por meio de vigilância ativa" e que as reduções vistas nos profissionais de saúde podem ser diferentes das vistas na população em geral, uma vez que estes profissionais estão mais expostos ao vírus e a cepas mais virulentas e infecciosas.

Já um estudo preliminar publicado em abril pela Public Health England (PHE), agência de saúde da Inglaterra, mostrou que vacinados com os imunizantes da Pfizer ou Oxford/AstraZeneca tinham entre 38% e 49% menos probabilidade de transmitir o vírus dentro de casa para os moderadores que ainda não tinham tomado a vacina. Os pesquisadores observaram pessoas infectadas pelo coronavírus três semanas depois de tomarem uma dose.

Estes resultados demonstram, segundo os especialistas, que, enquanto não se alcançar a imunidade de rebanho, vacinados têm que usar máscara, uma vez que a vacina por si só não é totalmente eficaz.

"Vacinados têm que usar máscara. Estamos cansados de ver pacientes que se infectaram mesmo depois da vacina. Isso acontece porque ela previne contra os casos graves, mas não contra a infecção. Você pode estar vacinado e ser infectado", afirma Otsuka. E uma vez infectado, a pessoa transmitirá o vírus.

Os cientistas afirmam que ainda é necessário mais estudos para saber o momento exato em que será seguro vacinados deixarem de usar a máscara em locais públicos.

Entre os países que começaram a flexibilizar o uso do item pelos vacinados, como Reino Unido, Israel e Estados Unidos, Otsuka destaca que são países que imunizaram – quando cada indivíduo tomou as duas doses – quase metade da população.

"Os países que estão deixando de usar máscaras são os que estão com a vacinação muito avançada, com mais de 40% da população totalmente imunizada", diz Otsuka.

Dias Leite lembra que, no caso do Brasil, além da transmissão descontrolada e da presença de variantes, o país vacinou cerca de 11% da população.

"A liberação do uso de máscaras para vacinados só poderá ser recomendada quando tivermos uma parcela significativa da população vacinada, jamais num cenário de absoluto descontrole em que nos encontramos no Brasil, infelizmente", afirma Dias Leite.

Reinfecção por Covid

Idosos foram os mais propensos a uma reinfecção por coronavírus, segundo um estudo dinamarquês publicado em março na revista científica "The Lancet". Ao analisar um grupo de mais de 4 milhões pessoas na Dinamarca por cerca de um ano, observou-se que, enquanto os mais jovens (de zero a 64 anos) apresentaram uma taxa de proteção de cerca de 80% para novas infecções, em pacientes com 65 anos ou mais, essa proteção despencou para 47%.

O mesmo estudo dinamarquês demonstrou que as pessoas que já foram infectadas desenvolvem proteção contra a Covid-19, mas esta imunidade natural não é permanente e dura cerca de seis meses apenas. Por isso, o artigo ressaltou que esse tipo de proteção não é uma medida confiável para controlar a pandemia e que a vacinação e medidas como distanciamento social e uso de máscara não podem ser deixados de lado.

Já um estudo da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto apontou um período ainda menor para a imunidade natural, menor que dois meses: os pesquisadores observaram o caso de uma jovem de 24 anos que se reinfectou 50 dias após a primeira infecção. Nos dois casos a jovem apresentou sintomas. O estudo foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Um estudo americano sobre reinfecção descobriu um intervalo ainda menor entre a primeira e a segunda: foram apenas de 48 dias. O paciente era jovem, um homem de 25 anos, e a segunda infecção foi mais grave, resultando em internação com suporte de oxigênio.

Em abril, outro estudo americano afirmou que a reinfecção por Covid-19 é possível mesmo entre jovens saudáveis. Os cientistas analisaram cerca de 3 mil jovens fuzileiros navais de 18 a 20 anos por seis semanas e observaram que anticorpos gerados na primeira infecção não evitaram nova infecção. O risco de contrair a doença novamente, entretanto, foi cinco vezes menor quando se comparado com os jovens que ainda não tiveram a Covid-19.

Também em abril, um estudo da Fiocruz em parceria com o Instituto D’Or e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que quem já teve Covid com sintomas muito leves, ou assintomática, podem ter reinfecção com sintomas mais fortes. Isso aconteceu porque, segundo os cientistas, as pessoas que tiveram a forma branda da doença da primeira vez não desenvolveram nenhum anticorpo contra o coronavírus.

“A manutenção daqueles cuidados básicos de distanciamento social, uso de máscara, higiene das mãos, álcool gel e sabão. O vírus não está controlado, a pandemia não está controlada, o vírus continua circulando e as pessoas que já tiveram a doença estão sujeitas a serem reinfectadas”, disse Mário Dal Poz, professor do Instituto de Medicina Social da Uerj, ao Jornal Nacional em abril.

Outro estudo brasileiro, desta vez da Unicamp, identificou quatro casos de reinfecção pela Covid-19 em profissionais da saúde causadas por variantes consideradas de "não preocupação". A conclusão dos cientistas é possível um paciente ser reinfectado por uma linhagem semelhante à da primeira vez, sendo possível contrair o vírus novamente mesmo em cenários onde as linhagens mais agressivas estejam controladas. Os resultados foram publicados na revista científica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura fortalece vigilância genômica para enfrentar doenças emergentes

Prefeitura fortalece vigilância genômica para enfrentar doenças emergentes

Parceria com a Fiocruz Rondônia moderniza o Laboratório Municipal de Saúde e amplia resposta a surtos até 2030
L
Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Governo Federal cria grupo de trabalho para propor mudanças no financiamento e na organização dos serviços de atenção psicossocial oferecidos pelo SUS em todo o país.
L
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Agência reguladora barrou comercialização de produtos por origem desconhecida, falta de iodo e irregularidades em conservantes após fiscalização nacional.
L
Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Parceria entre Governo de RO, Unops e ABC resultou em obras estratégicas no Cemetron e no Hospital Regional de Guajará-Mirim
L
Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Agevisa alerta sobre doença transmitida pela urina de animais infectados, principalmente em períodos de chuvas e alagamentos; sintomas podem surgir de 1 a 30 dias após exposição
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo para adesão ao Mais Médicos Especialistas termina domingo

Prazo para adesão ao Mais Médicos Especialistas termina domingo

Municípios e estados têm até o dia 25 de janeiro para solicitar vagas no programa federal que busca ampliar o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde.
L
Receita Federal estima arrecadar 200 bilhões de reais com cobrança amigável

Receita Federal estima arrecadar 200 bilhões de reais com cobrança amigável

O novo modelo prioriza a orientação ao contribuinte e a autorregularização, enquanto endurece a fiscalização contra devedores que usam a inadimplência como estratégia.
L
Horóscopo de sexta-feira (23/1): decisões práticas e ajustes emocionais

Horóscopo de sábado (24/1): introspecção e escolhas conscientes

Previsões para sábado, 24 de janeiro de 2026, indicam um dia favorável para desacelerar, refletir e buscar equilíbrio emocional.
L
Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Obras antecipadas pela concessionária Nova 364 visam diminuir o impacto logístico negativo que atualmente gera um gasto extra médio de 38% para os transportadores de grãos.
L

Bora Ali: Entrevista com Tatiana Sadeck, Sebrae Rondônia

Sexta-feira, dia 23, às 16h, o Bora Ali recebe Tatiana Sadeck para falar sobre o papel do Sebrae em Rondônia, apoio aos pequenos negócios, inovação, capacitação e oportunidades para empreendedores locais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Indicação sugere isenção do imposto sobre energia elétrica compensada por minigeração solar no estado
L
Prefeito recebe deputado Edevaldo Neves e anuncia investimento superior a R$ 1 milhão para Itapuã do Oeste

Prefeito recebe deputado Edevaldo Neves e anuncia investimento superior a R$ 1 milhão para Itapuã do Oeste

Recursos serão destinados à construção da sede da Polícia Militar Mirim, fortalecendo projetos sociais no município
L
Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Investimento de 200 mil reais será aplicado na revitalização da Associação Rancho da Amizade para garantir melhorias estruturais e fortalecer atividades comunitárias na região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Policiais militares prendem suspeito por tráfico no bairro Nova Porto Velho

Policiais militares prendem suspeito por tráfico no bairro Nova Porto Velho

A equipe do sargento Machado desarticulou um ponto de venda de entorpecentes na rua Uruguai durante a madrugada deste sábado, resultando na captura de um homem e na apreensão de drogas.
14
Polícia Civil desarticula núcleo de facção em Guajará-Mirim

Polícia Civil desarticula núcleo de facção em Guajará-Mirim

Agentes identificaram um suspeito responsável pela logística de drogas sintéticas e apreenderam entorpecentes em um local de armazenamento durante operação realizada na tarde desta sexta-feira.
12
Polícia Civil prende envolvido em morte de sargento da PM

Polícia Civil prende envolvido em morte de sargento da PM

Agentes da Draco e da delegacia de Costa Marques localizaram nesta sexta-feira um homem foragido da Justiça que participou do assassinato de um policial militar ocorrido em Porto Velho no ano de 2017.
10
Policial do Bope prende suspeito de roubo em Porto Velho

Policial do Bope prende suspeito de roubo em Porto Velho

Um policial do Bope deteve um homem no bairro Embratel após assalto a uma empresa de engenharia na rua José Camacho, onde foram levados mais de 100 mil reais na tarde desta sexta-feira.
14
Preso por roubo a empresa de engenharia monitorou local horas antes do crime

Preso por roubo a empresa de engenharia monitorou local horas antes do crime

Buscas continuam para prender comparsas que fugiram
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibovespa atinge recorde histórico e supera 175 mil pontos

Ibovespa atinge recorde histórico e supera 175 mil pontos

A bolsa de valores brasileira alcançou a terceira máxima consecutiva nesta quinta-feira impulsionada pela entrada de capital estrangeiro e pelo recuo do dólar.
L
Conselho Monetário Nacional altera regras do Fundo Garantidor de Créditos

Conselho Monetário Nacional altera regras do Fundo Garantidor de Créditos

As mudanças permitem o ajuste de alíquotas de contribuição das instituições e estabelecem prazo de três dias para o início de pagamentos após a liquidação.
L
Primeira-ministra do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições

Primeira-ministra do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições

Sanae Takaichi antecipou o pleito legislativo para o dia 8 de fevereiro buscando consolidar maioria e aprovar planos econômicos de estímulo ao consumo.
L
Xi Jinping reforça apoio ao Brasil diante de tensões globais

Xi Jinping reforça apoio ao Brasil diante de tensões globais

Em conversa com o presidente Lula, o líder chinês defendeu a autonomia das nações e o papel da ONU após ataques militares dos Estados Unidos na região.
L
Agências do INSS realizam mutirão de atendimento neste fim de semana

Agências do INSS realizam mutirão de atendimento neste fim de semana

Unidades em todo o país abrem no sábado e domingo para antecipar agendamentos devido à suspensão dos serviços previstos para o final de janeiro por manutenção.
L
Prefeitura alinha ações para proteger famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

Prefeitura alinha ações para proteger famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

Com chuvas intensas, município reforça planejamento e assistência às comunidades do Baixo Madeira
L
Passeios de barco pelo rio Madeira retornam ao ponto original no complexo da EFMM

Passeios de barco pelo rio Madeira retornam ao ponto original no complexo da EFMM

Retomada será anunciada durante as comemorações dos 111 anos de Porto Velho e marca novo impulso ao turismo histórico
L

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Serviço de Inspeção da Semagric fiscaliza frigoríficos e abatedouro, assegurando qualidade sanitária e geração de empregos
L

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.