QUINTA-FEIRA, 02/05/2024

L

Saúde

Centrogesta vai atender 21 mulheres indígenas Suruí com orientações a respeito da gravidez molar

Do grego-latino molar, massa e hydatisiaforme, aquosa gestacional é um distúrbio da gravidez em que a placenta e o feto não se desenvolvem adequadamente.

Publicado em 

Centrogesta vai atender 21 mulheres indígenas Suruí com orientações a respeito da gravidez molar - News Rondônia

O Centro de Referência de Doença Trofoblástica Gestacional de Rondônia (Centrogesta), do Governo de Rondônia, vai atender 21 novas pacientes indígenas Suruí. Elas se juntam às mais de  trezentas mulheres que passaram pelo ambulatório para se recuperar da mola hidatiforme, desde 2014. Do grego-latino molar, massa e hydatisiaforme, aquosa gestacional é um distúrbio da gravidez em que a placenta e o feto não se desenvolvem adequadamente.

Lineia Suruí, 23 anos, acompanhada do marido Natanael, 22, deixou a filha Lorrane com a sogra, Uimajor Suruí. A bebê fará dois anos este mês. A mãe vem toda semana para a Capital, desde que a Casa de Saúde Indígena em Cacoal a enviou para o Centro Obstétrico do Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro, que fez os procedimentos e a encaminhou ao ambulatório. Lineia se diz satisfeita com a presença do companheiro, que já interage positivamente com o Centrogesta, encarregando-se de traduzir para a língua Paíter Suruí as recomendações de saúde impressas no panfleto que ele leva até a Terra Indígena 7 de Setembro, circunscrita ao Parque do Aripuanã.

Centrogesta vai atender 21 mulheres indígenas Suruí com orientações a respeito da gravidez molar - News Rondônia

O ambulatório vem obedecendo aos sucessivos decretos governamentais que regulamentam a Saúde Pública durante a pandemia da covid-19. Em períodos normais, ali comparecem 10 a 12 pacientes semanalmente, incluindo novas e ativas. “O atendimento ambulatorial evita que a doença evolua para câncer (coriocarcinoma) e cause a morte de mulheres em idade fértil”, explica a médica coordenadora do Centrogesta, ginecologista Rita de Cássia Alves Ferreira da Costa.

MAIS FREQUENTE NO BRASIL

O atendimento em Rondônia hoje se destaca no Ministério da Saúde como parte das prevenções para a saúde da mulher. Em sua forma mais comum, a mola acomete uma em cada 200 a 400 gestações no Brasil, ou seja, cinco a dez vezes mais frequente do que na América do Norte e na Europa.

Residentes em ginecologia e obstetrícia no Hospital da Base visitam semanalmente as mulheres vítimas da doença trofoblástica, desde o centro obstétrico à remoção do material e ambulatório. A rotina do atendimento do Centrogesta, iniciada às 13h de quinta-feira, revelou o êxito desse trabalho, apesar das restrições da pandemia e do reduzido espaço na Unidade de Oncologia, que funciona no antigo Hospital Barretinho.

Em média, dois a três residentes por semana recebem da médica Rita de Cássia informações que lhes possibilitam acompanhar as pacientes. “É Rondônia contribuindo para a formação dos futuros especialistas, que a cada três anos entram no mercado”, diz a coordenadora.

Casada, 21, mãe de um menino de seis anos, Raquel dos Anjos Soares, veio de Nova Brasilândia D’Oeste, onde teve gravidez molar. O filho nascido em outubro do ano passado, morreu no final daquele mês. “Foi difícil, fizeram curetagem, aí eu fui pra São Francisco do Guaporé, fizeram mais um ultrassom”, ela descreve o roteiro antes de chegar a Porto Velho, onde segue em consultas semanais.

Jane de Araújo, 23, casada, de Buritis, tem uma filha de quatro anos, e relata: “Eu senti dor, fiz ultrassom, depois fui para o hospital do Governo e o doutor me encaminhou para o posto de saúde, e dali eu fui encaminhada ao HB”. Para ela, a atenção recebida no Centrogesta é especial: “A gente chega, participa das rodas de conversa, tira dúvidas e fala dos sentimentos, isso é bom demais”.

Juliana Medeiros Pires, advogada, 39, desabafa: “Devo minha vida ao Centrogesta, hoje posso desfrutá-la e cuidar de minha filha Valentina, de cinco anos, que estaria apenas com três anos se eu tivesse ido a óbito; seria orfã de mãe”. Ela demonstrou enorme carinho pelo Centro, ao qual atribui “zelo e competência” ao diagnosticá-la com mola completa, doença ainda pouco conhecida.

Juliana foi acompanhada por um ano e meio. “Louvo o trabalho dessas duas profissionais exemplares, surpreendentes, competentes e humanas; a precisão dos exames me fez ver que, se não tivesse passado por aqui, não estaria viva, e a elas devo minha linda vida”.

Kelly Daiane de Souza, 25, de Ariquemes, chegou acompanhada pela cunhada Jocássia Jordão. Elogiou o atendimento: “Esse trabalho da doutora Rita é essencial, porque no interior a mulher vive uma situação de fragilidade e tem problema psicológico; a maioria dos profissionais desconhece a doença, e aqui, ela faz um acolhimento maravilhoso”. Quando sentiu a mola, Kelly passou por uma conhecida associação de saúde em Porto Velho e fez ultrassonografia no HB, quando notou que havia muito líquido em sua barriga. “Ela estava grande, e eu fui à maternidade no dia dois de março; no dia nove o menino nasceu às 14h, mas só viveu até a tarde”, conta.

Na sequência, ela fez duas curetagens, teve alta em três dias e se dirigiu ao Centrogesta para ser acompanhada após vivenciar delicada situação de perda. “Eu queria muito ser mãe e hoje me informo corretamente dos métodos de prevenção e dos cuidados a tomar”, diz Kelly.

QUIMIOTERAPIA

Kheyla Daniela Steiner Kunz, 23, moradora no Distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho, ficou muito satisfeita, sobretudo, com o apoio psicológico. Está fazendo quimioterapia, porque a sua mola agravou-se. “Essa doença não é tão conhecida, infelizmente, e a gente sabe que está com ela, graças ao ultrassom ou ao sangramento, que foi o meu caso; tive hemorragia durante três meses e sem o acompanhamento do Centrogesta eu nem estaria aqui contando essa história pra você”, relata.

Naura Cristinne Siqueira, 33, de Cacoal, vem se tratando desde 2016 e em 2017 precisou das sessões de quimioterapia “É difícil sair de nossa cidade, por isso, a gente sofre um pouco porque precisa desse apoio pra combater esse tipo de câncer que se enraíza na gente”, conta. Naura também faz quimioterapia e considera essencial o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a garantir o espaço do Centrogesta, tanto ambulatorial quanto o do acolhimento e de reuniões das pacientes. “Se não for desse jeito, como vamos fazer?”, questionou Naura.

JOVENS

A luta do Centrogesta é contra a mortalidade materna em Rondônia. Atualmente, 75% das mulheres com gravidez molar em tratamento têm idades entre 18 e 30 anos. Em 2019, o tratamento ambulatorial somou 323 atendimentos, com 26 novas pacientes. Destas, 12 engravidaram dando à luz bebês saudáveis.

ENDEREÇO

O Centrogesta funciona na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), antigo Barretinho, rua Aparício Carvalho, nº 1067, bairro Industrial.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados
L
Saúde altera distribuição de soro antiofídico em terras indígenas

Saúde altera distribuição de soro antiofídico em terras indígenas

Mudança já foi feita em sete distritos sanitários especiais
L
Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela

Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela

Dois novos casos foram registrados
L
Governo aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Governo aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão ser imunizadas
L

Linha de Cuidado à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade é tema de Workshop

O workshop contará com a participação de especialistas da área
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades
L

Não perca a chance única: News Rondônia e Cine Araújo convidam você para uma sessão de cinema inesquecível

Participe da promoção e ganhe ingresso para assistir aos filmes em cartaz no melhor cinema da cidade. O sorteio será realizado na sexta-feira, dia 10 de maio.
L

01 de maio, Dia do Trabalhador

Honrando as conquistas e desafios dos trabalhadores em um mundo em constante mudança
L

Promoção: concorra a uma Cachaça Estação da Cana Amburana

Saiba como participar da promoção e concorrer a uma bebida suave com notas amadeiradas, adocicada e que remete ao gosto de baunilha.
L

Celebre o Amor Materno com o Super Sorteio do Dia das Mães Cacau Show

Participe e Concorra a uma Cesta Exclusiva de Chocolates da Cacau Show!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Servidores atuarão em transformação digital do governo federal
L

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus: União transfere área do bairro Planalto para prefeitura de Porto Velho

Presidente do Incra estará em Rondônia para solenidade oficial de transferência
L
COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Relator da proposta, Jaime definiu a aprovação como uma grande conquista para o setor
L
Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Solicitação visa garantir a aquisição de pavimentos intertravados, contribuindo para melhorar a infraestrutura do município.
L

Abertura do Motocross em Cacoal é um sucesso com o apoio do deputado Cássio Gois: pilotos locais se destacam na competição

Com entrada gratuita ou mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, o Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal proporcionou momentos de muita adrenalina e emoção para o público presente.
L
Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

O recurso é fruto de emenda parlamentar federal que deve ser direcionado para as ações de saúde pública na região da Zona da Mata rondoniense.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem morre após ser baleado próximo de lanchonete na zona sul

URGENTE: Homem morre após ser baleado próximo de lanchonete na zona sul

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
18
URGENTE: Homem é atacado a tiros na zona leste

URGENTE: Homem é atacado a tiros na zona leste

A PM foi acionada para apurar os fatos e fazer o registro do boletim de ocorrência.
12
URGENTE: Homem é atacado a tiros por dupla em moto na Jorge Teixeira

URGENTE: Homem é atacado a tiros por dupla em moto na Jorge Teixeira

O Samu foi acionado e socorreu o rapaz para o Hospital João Paulo II.
12
URGENTE: Três pessoas ficam feridas em acidente com capotamento no centro

URGENTE: Três pessoas ficam feridas em acidente com capotamento no centro

A PM ficou encarregada de fazer o registro da ocorrência.
14

NA BOATE: Dupla é presa após tentar matar segurança de casa noturna na zona leste

A PM foi acionada e conseguiu localizar e prender os dois suspeitos, que possuem passagens pelo sistema prisional.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LOGIC-TEC LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação,  Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: 51.272.306 DARLIANA DE FREITAS STEN

Licença Ambiental – (Modo Simplificado)
L

Câmera flagra motorista passando com caminhonete em cima de um cachorro

Crime ocorreu na manhã desta terça, 01, em Porto Velho.
10
Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Temos que cumprir todas as orientações da OMSA, e uma delas, é a declaração de rebanhos à Idaron
L
Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Os indicadores econômicos mostram o quanto o Estado evoluiu, beneficiando os trabalhadores.
L
Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Através do trabalho, combatemos a pobreza, promovemos a justiça social e construímos uma sociedade mais justa e igualitária.
L
Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Todos empreendedores e artesãos do Giro têm a oportunidade de participar do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem)
L
Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Comerciante vende o produto há 27 anos nas feiras livres de Porto Velho
L
ATUALIZADA: Corpo de motoboy é encontrado em matagal no Morar Melhor

ATUALIZADA: Corpo de motoboy é encontrado em matagal no Morar Melhor

O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios.
18

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO UNIVERSITÁRIO

Na sede da Associação localizada na Rua Capão da Canoa– Porto Velho
L