SÁBADO, 07/03/2026

Em destaque

L

Saúde

MONITORAMENTO – Agevisa registra redução nos casos de H1N1 em Rondônia

A prevenção com o distanciamento social é semelhante para ambos os casos, e da mesma forma o uso de máscaras protetoras e álcool gel nas mãos.

Publicado em 

Em toda a história da Saúde mundial nunca houve um vírus com potencial tão rápido quanto o Sars-CoV-2, causador da Covid-19. Tanto a gripe Influenza (H1N1) quanto a Covid-19 levam o paciente à síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A prevenção com o distanciamento social é semelhante para ambos os casos, e da mesma forma o uso de máscaras protetoras e álcool gel nas mãos.

A explicação foi dada hoje (25) pela coordenadora estadual da Influenza e Covid-19, na Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Flávia Serrano. Segundo ela, o atual período da H1N1 é sazonal e vem apresentando diagnósticos negativos . Durante o ataque da gripe Influenza, entre 2009 e 2010, já se recomendava o uso de álcool gel. A velocidade de transmissão do novo coronavírus tornou ainda mais evidente o uso do álcool gel e da máscara. No entanto, ela reconhece que, a entrada da imunização resultou em menor prevenção. Em 2019, o Brasil teve 1.109 óbitos por Influenza, dos quais,  787 casos por H1N1, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

A H1N1 também faz parte do Sistema de Vigilância de Síndrome Respiratória criado em 2000 para o monitoramento de doenças desse tipo em todo o país. Esse trabalho, conforme explicou Flávia, está ancorado na Rede de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal. “Desde 2009, convivemos com essa gripe, mas ela não é igual à disseminação do vírus da Covid-19, que tem taxa de transmissão muito alta  e atinge maior número de pessoas”, explicou Flávia Serrano. Com isso, passou a funcionar em Rondônia, a Vigilância do SRAG e a Agevisa fortaleceu ações para essa área, que incluiu a vigilância contra a Covid-19.

No ano passado o Estado de Rondônia registrou 21 casos graves de H1N1, e neste ano já foram notificados até agora sete casos da doença. “Isso é reflexo positivo do processo de imunização para Influenza ao que se mostrou bastante eficaz em 2020”, explicou a coordenadora. Sendo assim, a vacinação foi fundamental para conter os vírus respiratórios e é muito importante que faça parte do calendário de vacinação, principalmente entre pessoas idosas e com comorbidades: diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose, entre outros.

SEMELHANTE MANIFESTAÇÃO

Os vírus SARS-CoV-2 e Influenza se manifestam de forma semelhante. Isto é, ambos causam doenças respiratórias que podem apresentar vários níveis, desde formas assintomáticas, resfriados, problemas respiratórios mais graves e causar até a morte.

CUIDADOS PREVENTIVOS

Os dois vírus também têm formas de transmissão parecidas: por contato com gotículas ou partículas de saliva e secreções. Isso requer, então, as mesmas medidas de saúde pública e boa etiqueta respiratória: colocar a mão na frente da boca quando tossir ou espirrar, lavar as mãos regularmente, além de evitar tocar os olhos, nariz e boca em ambientes públicos. São ações importantes que podem prevenir a infestação

DIAGNÓSTICO

“A Agevisa continua vigilante, juntamente com o Lacen, na liberação de medicamentos usados no tratamento do H1N1. O diagnóstico da Covid-19 é o mesmo da Influenza, com a coleta utilizando um cotonete (Swab), e nisso os municípios de Rondônia já vinham sendo práticos nesse aspecto, porque já haviam vivenciado a H1N1”, ela acrescentou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa aprova novo tratamento de dose única bimestral para hemofilia

Anvisa aprova novo tratamento de dose única bimestral para hemofilia

Medicamento subcutâneo QFITLIA® reduz frequência de aplicações e promete maior adesão ao tratamento para mais de 14 mil brasileiros.
L
Março Lilás: Prefeitura de Jaru amplia horário para exame preventivo

Março Lilás: Prefeitura de Jaru amplia horário para exame preventivo

Ação em nove UBS de Jaru oferece horários estendidos para realização do Papanicolau, reforçando prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.
L
Vacina do Butantan mantém 80% de eficácia contra dengue grave por cinco anos

Vacina do Butantan mantém 80% de eficácia contra dengue grave por cinco anos

Novo estudo revela que o imunizante brasileiro de dose única oferece proteção duradoura e segura, sendo a primeira tecnologia do mundo com este esquema vacinal.
L

Servidor público de Porto Velho relata diagnóstico de Mpox e alerta para sintomas da doença

Sáimon Flores, conhecido como Saimon Rio, conta como descobriu a infecção após confundir sintomas com gripe e dengue e reforça a importância de buscar atendimento médico diante de sinais suspeitos.
L
Anvisa alerta para risco de lesão hepática por suplementos de cúrcuma

Anvisa alerta para risco de lesão hepática por suplementos de cúrcuma

A agência vincula o perigo ao uso de cápsulas e extratos concentrados com alta tecnologia de absorção, diferenciando-os do uso culinário comum do açafrão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Estudo realizado em dez capitais aponta que espaços públicos e transportes são os locais de maior risco, evidenciando a persistência da insegurança de gênero.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sábado, 07/03/2026: dia favorece descanso e reflexões

Sábado traz energia mais tranquila, ideal para lazer, conversas sinceras e equilíbrio emocional.
L

Povoado Nerd desta sexta-feira recebe Wesley Gois Martins Cardoso

O Povoado Nerd promete trazer um bate-papo cheio de curiosidades sobre cultura geek, tecnologia e criatividade, mostrando como a paixão por animes e games pode se transformar em oportunidade profissional.
L

Bora Ali: Marta Helena compartilha sua trajetória como artesã e empreendedora

Será um encontro para quem acredita no poder do trabalho manual, na força do empreendedorismo feminino e na riqueza cultural do Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Deputada afirma que tem pressionado o DNIT para início das obras de recuperação da rodovia, após denúncias de buracos e riscos de acidentes.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Nova estrutura da Empro vai fortalecer a formação e a qualificação de membros do Ministério Público.
L
Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Especialistas, vítimas e parlamentares discutem feminicídio e políticas de proteção às mulheres em Rondônia no mês dedicado à luta por direitos.
L
André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

Reflexão do jurista Ives Gandra aponta preocupação com o protagonismo institucional do Supremo e seus impactos na relação entre Judiciário, Legislativo e Executivo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Desentendimento familiar ocorreu durante a madrugada e terminou com prisão por violência doméstica.
14
Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Vítima foi atacada por dois indivíduos no bairro Terra Prometida e precisou ser socorrida por equipe do Samu.
16
Motociclista é baleado em tentativa de latrocínio no residencial Cristal da Calama

Motociclista é baleado em tentativa de latrocínio no residencial Cristal da Calama

Vítima foi surpreendida por criminoso armado durante emboscada no bairro Planalto e conseguiu fugir mesmo ferida.
16
Princípio de incêndio assusta moradores na zona sul de Porto Velho

Princípio de incêndio assusta moradores na zona sul de Porto Velho

Curto-circuito em fiação elétrica provocou chamas próximas a residência no bairro Castanheiras; ninguém ficou ferido.
14
Suspeito de roubo é espancado após tentar assaltar mulher em parada de ônibus

Suspeito de roubo é espancado após tentar assaltar mulher em parada de ônibus

Homem foi perseguido e agredido por populares na região central
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE THEOBROMA – RO

16 de março de 2026, no período das 08:00 às 10:00 horas, na Av. 13 de Fevereiro, nº. 1173, Setor 01 – Theobroma-RO
L
Jirau Energia recebe visita do povo indígena Amondawa em Rondônia

Jirau Energia recebe visita do povo indígena Amondawa em Rondônia

Intercâmbio de conhecimentos aproximou comunidade indígena do funcionamento da usina e do processo de geração de energia limpa.
L
Venda de veículos cresce 8,6% em fevereiro, aponta Anfavea

Venda de veículos cresce 8,6% em fevereiro, aponta Anfavea

Setor automotivo registra 185,2 mil emplacamentos no mês, mas produção do primeiro bimestre sofre impacto da queda nas exportações.
L
Produção industrial brasileira registra alta de 1,8% em janeiro

Produção industrial brasileira registra alta de 1,8% em janeiro

O crescimento interrompe uma sequência de perdas no setor e marca o melhor desempenho mensal em mais de um ano, superando níveis pré-pandemia.
L
Conferência do Trabalho propõe diálogo e modernização produtiva

Conferência do Trabalho propõe diálogo e modernização produtiva

Representantes de empregados, empregadores e governo assinaram documento que defende salários dignos e adaptação às novas tecnologias globais.
L
Marrocos troca comando técnico antes da estreia contra o Brasil

Marrocos troca comando técnico antes da estreia contra o Brasil

A Federação Marroquina anunciou a saída de Walid Regragui a três meses da Copa do Mundo, confirmando Mohamed Ouahbi como o novo treinador para o Mundial de 2026.
L
Petrobras atinge lucro líquido de 110,6 bilhões em 2025

Petrobras atinge lucro líquido de 110,6 bilhões em 2025

A estatal brasileira registrou um crescimento de 198,9% em seu lucro anual, impulsionado pela expansão da produção no pré-sal e pela forte geração de caixa.
L
Gustavo Marques é suspenso por 12 jogos após fala machista contra árbitra

Gustavo Marques é suspenso por 12 jogos após fala machista contra árbitra

Zagueiro do Bragantino também foi condenado a pagar multa de R$ 30 mil pelo TJD-SP.
L
Relatório aponta média de 12 mulheres vítimas de violência por dia no Brasil

Relatório aponta média de 12 mulheres vítimas de violência por dia no Brasil

Monitoramento em nove estados revela aumento de 9% nos casos em 2025; violência sexual contra menores cresceu mais de 56% no período.
L
Capacitação para Tripulação de Embarcações habilita servidores da Prefeitura de Jaru

Capacitação para Tripulação de Embarcações habilita servidores da Prefeitura de Jaru

Curso ministrado pela Marinha do Brasil oferece capacitação com foco em resgates e Defesa Civil
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.