SEGUNDA-FEIRA, 16/06/2025

L

Saúde

'Vilhena Protegida': Prefeitura divulga Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19, veja detalhes

Grupos prioritários para imunização foram definidos com base no Plano Estadual de Vacinação

Publicado em 

'Vilhena Protegida': Prefeitura divulga Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19, veja detalhes - News Rondônia

A Prefeitura de Vilhena divulgou nesta quinta-feira o Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19. O documento publicado em seu site traz uma versão simplificada de todas as normas e procedimentos técnicos que serão aplicados na campanha municipal de imunização. Com o lema “Vilhena Protegida”, a iniciativa pretende estimular os vilhenenses a serem vacinados e define detalhes da vacinação, como grupos prioritários, locais de aplicação, regras de segurança, registro de dados e outros.

“Como município temos uma missão importantíssima nesta pandemia: aplicar as doses das vacinas aprovadas. É uma responsabilidade gigantesca que nos preparamos nas últimas semanas para cumprir com zelo. A aprovação recente de duas vacinas no país nos permite vivenciar o começo do fim dos efeitos terríveis da covid-19. Ainda pode demorar alguns meses para tudo isso acabar, mas esse plano é a arrancada final dos nossos esforços contra o novo coronavírus”, explica o prefeito Eduardo Japonês.

'Vilhena Protegida': Prefeitura divulga Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19, veja detalhes - News Rondônia

Solidarizando com os vilhenenses pelas restrições impostas até o momento por decretos municipais, Japonês lembra que os cuidados devem permanecer. O mesmo é reforçado pelo secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick. “Usar máscara, evitar aglomerações em casa, respeitar as normas e higienizar sempre as mãos são algumas das principais maneiras de evitar a contaminação. Estamos recebendo muitos casos de jovens contaminados e, apesar de muitos sobreviverem, aqueles que pegam a doença podem ficar com sequelas por vários meses. É, realmente, uma doença muito agressiva”, conta o secretário.

O PLANO – Compilado e organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, o material foi desenvolvido pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). No Plano é revelada a sequência de prioridades nos grupos da população que serão vacinados na cidade. Já iniciada, a imunização dos profissionais de Saúde e indígenas é a primeira fase, composta por 2.041 pessoas segundo estimativa da Semus. Neste primeiro dia de vacinação, na quarta-feira, 20, foram vacinadas 52 pessoas, sendo 51 profissionais de Saúde e 1 indígena.

A segunda fase inclui, nesta ordem, os seguintes grupos: pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 60 a 64 anos. A estimativa é que estes grupos contenham 5.066 pessoas.

Já a terceira fase de vacinação em Vilhena estima contemplar 3.256 pessoas que apresentam alguma comorbidade como diabetes mellitus, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido (do tórax ou abdômen), anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Os trabalhadores da Educação, forças de segurança e salvamento, bem como funcionários do sistema prisional farão parte da quarta fase de imunização, compondo um grupo de 1.299 pessoas.

Há ainda outros grupos prioritários, que juntos somam mais de 500 pessoas, ainda carecem de classificação de prioridade pelo Plano Nacional de Imunização. Estes são pessoas com deficiências institucionalizadas, pessoas com deficiência permanente severa, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, motoristas de caminhão, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e metroferroviário de passageiros, trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores portuários, população privada de liberdade acima de 18 anos e população em situação de rua.

Aqueles que não se encaixarem em nenhum destes grupos prioritários serão vacinados na sequência em campanha ampla de imunização nos postos de Saúde, conforme as demais vacinações corriqueiras e anuais já realizadas no município.

Acesse o PDF do Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 “Vilhena Protegida” no link: http://bit.ly/planopmvcovid.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Biofabricação de tecidos humanos revoluciona testes de toxicidade de medicamentos no Brasil

Biofabricação de tecidos humanos revoluciona testes de toxicidade de medicamentos no Brasil

Testagem de novos fármacos e cosméticos é feita atualmente em animais
L

Município realiza triagem para cirurgias eletivas em Porto Velho

Ação da Semusa visa identificar e agilizar atendimento a pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos
L

Projeto Telemedicina ultrapassa 12 mil atendimentos em apenas cinco meses

O projeto possui 62 pontos de atendimentos, contemplando os 52 municípios de Rondônia
L

Governo de RO implanta Sistema de Pesquisa de Satisfação para pacientes na Policlínica Oswaldo Cruz

População pode acessar o sistema e interagir, com perguntas, dúvidas e sugestões.
L

Oficina de Musicoterapia “Emoção, Corpo e Alegria” é realizada no Caps e no Cero, em Porto Velho

No Caps Madeira-Mamoré, a oficina teve início nesta segunda-feira (16). Já no Cero, as atividades começam no dia 8 de julho, ambas no período da manhã.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto | Entrevista Iara Cahú, Psicóloga

Nesta segunda-feira, dia 16, às 16h, o programa Ponto & Contraponto recebe a psicóloga Iara Cahú.
L
Designer e ilustrador brasileiro, Monge Han lança HQ 'Daruma - Perseverança' abordando luto e preconceito

Designer e ilustrador brasileiro, Monge Han lança HQ ‘Daruma – Perseverança’ abordando luto e preconceito

Monge Han, nascido em Manaus, relata que vivenciou a discriminação contra pessoas amarelas, principalmente na infância. Ele busca abordar esse tema em seus trabalhos para conscientizar e representar os amarelo-brasileiros, que raramente se veem na mídia tradicional.
L
Agenda News: Matcha, o chá verde que conquistou o mundo e chegou a Porto Velho

Agenda News: Matcha, o chá verde que conquistou o mundo e chegou a Porto Velho

Saudável, saboroso e cheio de benefícios, matcha virou tendência e agora faz parte do cardápio da Go Coffee com opções para todos os gostos.
L

Rondônia não figura entre os estados com maior incidência de chuva

Imagens do satélite GOES-19 mostram uma pequena concentração de nuvens na região central do estado, que inclusive foi bastante atingida por um temporal no domingo.
L

Processo seletivo complementar: Unir abre na terça-feira (17) as inscrições para a entrada de novos universitários

Todo o processo de inscrição ocorre por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Após denúncias, senador pede explicações ao BASA sobre gastos com consultorias

JAIME BAGATTOLI: Após denúncias, senador pede explicações ao BASA sobre gastos com consultorias

Presidente do banco deverá prestar informações sobre possíveis desvios de finalidade.
L
Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do 1º Ariquemes Rodeio Fest e reforça compromisso com a cultura regional

Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do 1º Ariquemes Rodeio Fest e reforça compromisso com a cultura regional

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) esteve presente no evento e destacou o sucesso da iniciativa, que atraiu grande público e foi marcada por excelente organização.
L

Alan Queiroz solicita implantação de turma de Educação de Jovens e Adultos em escola de Machadinho D’Oeste

Turma deve ser implantada na escola Hermínia Castoldi de Oliveira.
L

Presidente da Alero participa das celebrações do aniversário de Ouro Preto durante etapa estadual de Motocross

“É uma grande alegria ver o motocross de volta a Ouro Preto que representa muito mais que esporte: é cultura, lazer e geração de renda para a população”, diz Alex Redano.
L

Sílvia Cristina finaliza entrega de motocicletas aos Agentes Comunitários de Saúde de São Francisco do Guaporé

São 22 veículos entregues no total, que passam a ser utilizados nas ações dos profissionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Fatalidade na RO-205: Colisão frontal mata motorista de carro

Fatalidade na RO-205: Colisão frontal mata motorista de carro

O automóvel ficou completamente destruído na pista, enquanto a caminhonete foi parar na vegetação à beira da rodovia.
18
Polícia Civil prende condenado pelo crime de estupro de vulnerável em Urupá

Polícia Civil prende condenado pelo crime de estupro de vulnerável em Urupá

O condenado foi localizado e preso, sendo conduzido ao sistema prisional, onde iniciará o cumprimento da pena estabelecida.
14
Capturado foragido investigado por homicídio em ação conjunta em Alvorada D'Oeste

Capturado foragido investigado por homicídio em ação conjunta em Alvorada D’Oeste

O capturado é considerado de alta periculosidade, com passagens por homicídio, roubo e tráfico de drogas, e encontrava-se foragido há vários meses, sendo alvo de diligências coordenadas entre as forças de segurança.
12
PRF apreende celulares transportados de forma irregular em ônibus, em Pimenta Bueno

PRF apreende celulares transportados de forma irregular em ônibus, em Pimenta Bueno

Fiscalização identificou divergência entre a nota fiscal e o conteúdo da encomenda
10
Homem mata nora com tiro na cabeça porque ia levar neto para morar com a avó materna

Homem mata nora com tiro na cabeça porque ia levar neto para morar com a avó materna

O sogro primeiro tentou matar a própria esposa que estava carregando o neto, porque ela concordava com a decisão, mas errou o tiro, depois foi até o quarto e atirou na cabeça de Evelyn que estava deitada, em seguida, fugiu.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAEP): CONDOMÍNIO RESIDENCIAL DALIA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 41 SOL/DLA (LAEP).
L
Relatório da ONU alerta para intensificação da fome extrema em 13 pontos críticos globais

Relatório da ONU alerta para intensificação da fome extrema em 13 pontos críticos globais

O relatório prevê crises alimentares nos próximos cinco meses e solicitou investimentos e ajuda para garantir a entrega da ajuda, que, conforme o documento, estava sendo prejudicada pela insegurança e pela falta de financiamento.
L
Toffoli autoriza posse de prefeito de Itaguaí para terceiro mandato

Toffoli autoriza posse de prefeito de Itaguaí para terceiro mandato

Dr. Rubão venceu em 2020 e 2024 e já tinha exercido “mandato tampão”
L
Agenda News: Descubra o sexo do bebê antes do ultrassom com segurança e precisão

Agenda News: Descubra o sexo do bebê antes do ultrassom com segurança e precisão

A Sexagem Fetal permite que futuros papais conheçam o sexo do bebê antecipadamente por meio da análise do DNA presente no sangue da mãe, garantindo um resultado confiável.
L
Ministro de Minas e Energia defende redução do preço do Gás Natural para reindustrialização do Brasil

Ministro de Minas e Energia defende redução do preço do Gás Natural para reindustrialização do Brasil

Silveira destaca necessidade de mudança na atuação da Petrobras
L

Governo de RO inicia debates do PPA 2026-2029 priorizando a primeira infância nos orçamentos municipais

O evento que segue até esta terça-feira (17), tem como público-alvo prefeitos, secretários municipais de Assistência Social e de Planejamento e Orçamento
L

Técnicas do Projeto Degusta 80+ se destacam durante Dia de Campo em Rolim de Moura

A palestra do extensionista do escritório local da Emater em Rolim de Moura, Marcelo Lopes, destacou as ações do Projeto Degusta Rondônia 80+ voltada para a qualidade na fermentação dos cafés especiais
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAEP): CONDOMÍNIO RESIDENCIAL AZALEA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 48 SOL/DLA (LAEP).
L
Corpus Christi: data católica está ligada à Eucaristia

Corpus Christi: data católica está ligada à Eucaristia

No calendário do governo federal, Corpus Christi é ponto facultativo
L

Poluição sonora é tema de reunião pública do MPRO na capital

Cada instituição apresentou as ações de combate à poluição sonora.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.