QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

L

Saúde

SAÚDE DA MULHER – Centro de Referência de Doença Trofoblástica de Rondônia detalha sua atuação em congresso sul-americano

Os eventos foram abertos na quinta-feira (22) e serão concluídos nesta sexta-feira. Em 2019, o Centrogesta fez o primeiro perfil epidemiológico dessa doença em Rondônia.

Publicado em 

O Centro de Referência de Doença Trofoblástica de Rondônia (Centrogesta) mostrará nesta sexta-feira (23), no 20º Congresso Brasileiro e 6º Congresso Sul Americano, a maneira como vem atuando na diminuição da mortalidade materna em gestantes no Estado de Rondônia, desde 2014, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.

A médica ginecologista e pós-graduada, diretora do Centro, Maria Rita de Cássia Alves Ferreira e a psicóloga da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Rosi Brito participarão da videoconferência do 20º Congresso Brasileiro e 6º Congresso Sul Americano sobre essa enfermidade, que até pouco tempo atrás era desconhecida em Rondônia.

Os eventos foram abertos na quinta-feira (22) e serão concluídos nesta sexta-feira. Em 2019, o Centrogesta fez o primeiro perfil epidemiológico dessa doença em Rondônia. A estatística será oficialmente anunciada durante o Congresso.

Durante o tempo destinado às delegações da Amazônia, das 14h às 16h, médica Rita de Cássia, e a psicóloga Rosi Brito, resumirão o trabalho do órgão desde 2014, quando foi criado, no âmbito do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

O Congresso é presidido pela professora Sue Yazaki Sun, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem a presença de médicos professores brasileiros e estrangeiros de faculdades de medicinas e universidades, e do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, professor Raphael Câmara.

Entre outros nomes nacionais e internacionais, estão presentes o diretor do Centro de Doenças Trofoblásticas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Bruno Maurizzio Grillo, também decano da Sociedade Brasileira de Doenças Trofoblásticas. E o médico especialista Antonio Braga, professor de obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que recebe regularmente pacientes de Rondônia. Em 2015, o diretor veio a Porto Velho para uma palestra e conheceu o atendimento do Centrogesta.

MORTALIDADE MATERNA

O Centrogesta atende mulheres com mola hidatiforme [do grego-latino molar, massa e hydatisiaforme, aquosa], um distúrbio da gravidez em que a placenta e o feto não se desenvolvem adequadamente.

Diversas mulheres de Porto Velho acometidas por mola hidatiforme trofoblástica tiveram licença para engravidar e geraram bebês saudáveis de cinco anos para cá.

Diminuir a mortalidade materna, esta é a chave do êxito do atendimento desse órgão que também envia pacientes pelo SUS para tratamento no Instituto Nacional do Câncer (Inca), e na Maternidade Escola da UFRJ, ambos naquela Capital.

O Centrogesta atende em uma sala da Unidade de Oncologia, no ex-Hospital Barretinho, e faz parte de uma rede nacional [que integra a internacional]. Seu trabalho se destaca como “o único diferenciado na Amazônia”.

A doença trofoblástica gestacional é a proliferação de tecido trofoblástico em gestantes ou em mulheres que tenham passado recentemente por uma gestação.

As manifestações podem incluir aumento excessivo do útero, vômitos, sangramento vaginal e pré-eclâmpsia, em especial durante o início da gestação.

O diagnóstico é feito por dosagem da subunidade beta da gonadotrofina, ultrassonografia pélvica e confirmação por biópsia. Os tumores são removidos por curetagem. Se a doença persistir após a remoção, indica-se quimioterapia.

HISTÓRIA DE LUTA

A médica Rita de Cássia Alves Ferreira apresentará o quadro estadual da doença trofoblástica gestacional, e a psicóloga Rosi Brito, mostrará o perfil da equipe.

Por que o destaque no cenário nacional? “Por dois motivos: primeiramente, porque até então ninguém tinha feito nenhum trabalho específico de rede de apoio”, responde a psicóloga.

Ela aproveitava os momentos de viagens aos municípios do interior, para trabalhar a vigilância do câncer, a sensibilização, ao mesmo tempo em que treinava as equipes do Programa Saúde da Família para identificarem a doença.

E dessa maneira, médicos, enfermeiros e equipes das unidades hospitalares daquele programa e de unidades e maternidades aderiam ao trabalho de identificação. “Quem estivesse disposto, se juntava à nossa equipe”, assinalou.

Anteriormente, só havia pacientes de “mola” em Porto Velho e alguns municípios da BR-364. Atualmente, o Centrogesta dispõe do perfil da doença por município. Segundo Rose, existe uma demanda de pacientes também de municípios fora do eixo da rodovia, incluindo os mais distantes.

“O segundo aspecto da nossa participação é o fato de o Inca ter observado o trabalho diferenciado feito por duas pessoas (ela e a médica Rita de Cássia) atendendo o Estado todo”, assinala Rosi Brito.

A apresentação de dados a respeito da ocorrência e do tratamento da doença em Rondônia poderá resultar em recursos humanos e financeiros para o Centrogesta. “Dependemos de mais esse apoio”, assinala Rose.

DEZ ANOS DE ESTUDOS

A mola hidatiforme passou a ser atendida melhor e estudada em setembro de 2014, data de criação do Centro.

“Quanto mais as pacientes chegarem para nós de maneira precoce, melhores são as possibilidades de recuperação; a mola tem cura de 100%”, assinala Rita.

A chamada doença trofobástica gestacional vem sendo estudada há dez anos em Rondônia. Da sala onde inicialmente atendia as pacientes no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, a médica passou para a sala no Barretinho em 2019.

PORTAS ABERTAS

As células do embrião formam sacos de líquidos. Também pode ser chamado de tumor trofoblástico gestacional. Gravidez molar é um dos alvos da atenção de especialistas no Hospital de Base Ary Pinheiro. A maior parte das 121 atuais pacientes com mola segue em tratamento.

“Se a mulher estiver gestante e com enjôo desproporcional, pode conversar com sua equipe do pré-natal”, recomenda Rita de Cássia, e acrescenta que “as portas estão abertas para prevenir consequências mais sérias; quando o tecido placentário anormal cresce, dizemos que a paciente desenvolveu uma neoplasia troflobástica gestacional”, explicou.

São parceiros do Centrogesta: o médico Paulo Giroldi e equipe do Laboratório de Patologia e Análises Clínicas (Lepac); a médica patologista Cindy Bariani; a psicóloga Rosi Brito, também voluntária do serviço; Unidade de Oncologia do HB; Hospital São Pelegrino; Hospital de Amor da Amazônia; e enfermeiros da unidades básicas de saúde no interior do Estado.

SAIBA MAIS

► Quando a mulher começa a sangrar, vai para a maternidade, onde tem a mola hidatiforme identificada. A mola ocorre a partir de tecido placentário no início da gravidez, quando o embrião não se desenvolve normalmente.

► O tumor da placenta se apresenta sob a forma de um aglomerado de cistos semelhantes a um cacho de uvas. A causa decorre de defeitos na formação de espermatozoides ou de óvulos, ou ainda, da união anormal dessas duas cédulas.

► A mola parcial e completa pode evoluir para forma persistente, e a mola completa é caracterizada pela ausência de embrião. Na mola parcial existe tecido placentário junto com os silos e há o embrião, entretanto, mesmo que ele esteja presente é importante saber se não se trata de embrião normal, devido à má formação fetal, o que é incompatível com a sua sobrevivência.

► Na hora da fecundação, para a formação de um bebê, a mulher precisa ter 46 cromossomos, 23 dela e 23 do homem. Em algum momento, o óvulo, ou o espermatozoide não contêm, formando-se células anômalas.

► Assim, o bebê não se forma, e as células anômalas precisam ser aspiradas, não podem ser curetadas. Se elas não saírem, entrarão pela corrente sanguínea, indo para o cérebro, pulmão ou baço.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Pesquisa de Satisfação do Ensino revela que a imensa maioria de residentes e professores recomenda os hospitais universitários da rede federal no Brasil.
L
Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Agência determina apreensão de produtos irregulares anunciados no Instagram e alerta para riscos à saúde dos consumidores.
L
Semusa amplia vacinação em UBS neste sábado para atender alta demanda

Semusa amplia vacinação em UBS neste sábado para atender alta demanda

Ampliação ocorre devido à exigência do cartão de vacinas atualizado para matrícula escolar em Porto Velho
L
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro

A medida atinge produtos à base de tirzepatida e retatrutida comercializados irregularmente, conhecidos como canetas do Paraguai, devido à falta de garantias sobre segurança e qualidade.
L
Janeiro Branco orienta população a identificar sinais de esgotamento emocional

Janeiro Branco orienta população a identificar sinais de esgotamento emocional

A população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo federal oficializa reajuste do piso do magistério para 5,1 mil reais

Governo federal oficializa reajuste do piso do magistério para 5,1 mil reais

Medida assinada pelo presidente Lula garante aumento de 5,4% e assegura ganho real acima da inflação para professores.
L
Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

A companhia aérea anuncia rotas para Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal a partir de abril, com aumento de frequência e impacto positivo no desenvolvimento regional.
L
CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

O conselho avalia uma resolução para impedir que 13 mil recém-formados com notas insatisfatórias obtenham o registro profissional, afetando diretamente estudantes de Porto Velho e Vilhena.
L
Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

O Ministério da Educação anunciou a maior oferta da história do programa, com inscrições abertas entre os dias 26 e 29 de janeiro para candidatos sem diploma superior.
L
Resultado preliminar do processo seletivo Edital nº 51/SEMAD/SEMED/2025

Prefeitura de Porto Velho esclarece erro em resultado preliminar de processo seletivo

Sistema exibiu lista completa de inscritos com pontuação zerada devido a equívoco material na publicação do edital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

O presidente dos EUA cometeu gafe ao trocar os nomes das ilhas durante fala no Fórum Econômico Mundial, em Davos, repetindo o erro pelo menos quatro vezes.
L
Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

O Ministério do Desenvolvimento Social alerta que mensagens falsas sobre bloqueio de benefícios circulam nas redes e orienta beneficiários a verificarem informações apenas em canais oficiais.
L
Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Os presidentes do Brasil e da Turquia discutiram a reconstrução do enclave palestino e a cooperação para a próxima conferência da ONU sobre mudanças climáticas durante chamada telefônica.
L
Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Projeto segue para votação em plenário após aval da comissão técnica.
L
Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Deputado estadual reforçou compromisso com a população, defesa de políticas públicas eficientes e a importância do diálogo com a comunidade durante participação na Rádio Verde Amazônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Homem estava foragido e deve cumprir pena de 14 anos de reclusão determinada pela Justiça maranhense.
12
Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Veículo em chamas gera bloqueio completo da rodovia e mobiliza equipes da concessionária para conter riscos no local.
14
Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Acidente ocorreu em trecho de terra próximo à comunidade de Igapó-Açu no trajeto entre Porto Velho e Manaus.
10
PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

Fiscalizações em Porto Velho e Ariquemes resultaram na prisão de três condutores e na apreensão de motocicletas e veículos de carga com sinais identificadores adulterados.
14
Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

A colisão ocorreu no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Abnatal Bentes de Lima, no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, na tarde desta quarta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banco Central decreta liquidação do Will Bank e suspende operações da instituição

Banco Central decreta liquidação do Will Bank e suspende operações da instituição

Medida ocorre após insolvência e falhas em pagamentos, afetando correntistas que dependem da cobertura do Fundo Garantidor de Créditos.
L
Estados Unidos suspendem emissão de novos vistos de imigração para brasileiros

Estados Unidos suspendem emissão de novos vistos de imigração para brasileiros

Medida afeta 75 países e visa restringir a entrada de estrangeiros que possam depender de benefícios sociais norte-americanos.
L
Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

O país registrou o maior crescimento nas chegadas internacionais, segundo relatório da ONU Turismo, consolidando sua posição como destino global de destaque.
L
IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

A série de terror baseada em Stephen King ganha sequência confirmada, com Andy Muschietti à frente do projeto que explorará o passado sombrio de Derry em 1935.
L

Banco da Amazônia leva pauta da Amazônia ao Fórum Econômico Mundial, em Davos

Instituição participa da 56ª edição do Fórum Econômico Mundial, entre 19 e 23 de janeiro, com agenda focada em desenvolvimento sustentável e cooperação internacional.
L

Banco da Amazônia apoia primeira delegação feminina latino-americana em Davos

Delegação formada só por mulheres participou de debates paralelos ao Fórum Econômico Mundial, com apoio do Banco da Amazônia e liderança da Plataforma Mulheres Inspiradoras.
L
Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

O Conselho Federal de Medicina estuda impedir o registro profissional de estudantes com baixo desempenho no Enamed, incluindo alunos de Rondônia, para proteger a saúde pública.
L
MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

Microempreendedores excluídos devem regularizar dívidas e solicitar o reenquadramento até dia 31 para garantir a atuação formal em 2026.
L

Por que imóveis em cidades turísticas têm usos tão diferentes ao longo do ano?

Cidades turísticas consolidadas mantêm fluxo contínuo de visitantes ao longo do ano, influenciando o uso dos imóveis, a organização urbana e a convivência entre moradia e estadia temporária.
L
BBB 26: Aline Campos é a primeira eliminada do reality

BBB 26: Aline Campos é a primeira eliminada do reality

A dançarina e influencer carioca, de 38 anos, deixa a casa mais vigiada após disputa acirrada no paredão, abrindo caminho para novos conflitos no programa.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.