QUARTA-FEIRA, 21/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Fisioterapia é essencial no tratamento e recuperação de vítimas do coronavírus em Rondônia

São eles que recebem as pessoas nas salas de atendimento, enfermarias e quartos hospitalares, iniciando procedimentos clínicos aos quais se unem técnicos, enfermeiros e médicos.

Publicado em 

Caminhando ou deitadas na maca, todas as vítimas da Covid-19 (novo coronavírus) passam pelas mãos de fisioterapeutas. Pacientes infectados encontram nos hospitais de Porto Velho e do Estado de Rondônia o apoio desses profissionais indispensáveis ao tratamento e recuperação da doença.

Até sexta-feira (25), a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) computava mais de 64,4 mil casos confirmados da Covid-19, dos quais, 56,2 mil recuperados. Antes, durante e depois de seus angustiantes momentos do contágio, todos foram atendidos e avaliados por esses profissionais.

São eles que recebem as pessoas nas salas de atendimento, enfermarias e quartos hospitalares, iniciando procedimentos clínicos aos quais se unem técnicos, enfermeiros e médicos.

O fisioterapeuta há sete anos no Centro de Medicina Tropical (Cemetron), Ariel Souza Santos Felipe, comemora as vitórias da equipe, sobretudo a vida. Alguns colegas dele foram atacados pelo vírus, mas de maneira leve, porém, continuaram socorrendo seus pacientes durante 24 horas.

“Já enfrentei a crise da malária, a campanha contra a gripe H1N1 (suína) e agora a Covid-19, que é um Deus nos acuda, mas nos trouxe lições e fortaleceu a união de nossos esforços”, comenta.

Quando Ariel Felipe iniciou o seu trabalho no Cemetron, a equipe tinha apenas sete profissionais nessa área. Hoje dispõe de 31. Entraram 24 emergenciais desde o início da pandemia, para atender a duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermaria, e o novo bloco com pacientes exclusivos do coronavírus.

Acelerar a recuperação de pacientes. Este é o desafio que esse fisioterapeuta sente necessidade de enfrentar. “O paciente deve sentir menos dores fortes, menos sedação, ou que tenha sequelas pós-internação”, explica Ariel Felipe.

PROCEDIMENTOS

Para combater esses sintomas é necessário que sejam adequados os parâmetros respiratórios, ajustando a frequência respiratória, o volume corrente, a pressão positiva (que mantém os pulmões em boas condições), entre outros.

Num misto de entusiasmo emoção, Ariel relata o trabalho da equipe: “Somos o único hospital do Estado que oferece terapias respiratórias para o servidor contaminado, para que ele volte mais rapidamente ao trabalho; graças a Deus, aqui, nenhum deles foi a óbito”.

Segundo Ariel, duas técnicas são determinantes nesse aspecto: a Ventilação Não Invasiva (VNI) e a pronação (a pessoa é colocada de bruços).  Pacientes em leitos ficam conectados a respiradores artificiais, enquanto são atendidos por profissionais de saúde protegidos por roupas e máscaras especiais.

“Esse procedimento evita o acúmulo de secreção na base do pulmão, reativa às vias aéreas e reduz a carga cardíaca. Temos feito isso à exaustão, usando a máscara face shield, que cobre todo o rosto do paciente e garante o sucesso da não entubação”, acrescenta.

Em maio deste ano, o fisioterapeuta Rodrigo Campos, ex-diretor do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), lembrava que há muito tempo a fisioterapia intensiva não estava em evidência como hoje se encontra.

IMPORTANTES NAS ENFERMARIAS

“A fisioterapia também é importantíssima nas enfermarias, onde contribui na melhoria da qualidade de vida e na redução do tempo médio de internação hospitalar”, diz o fisioterapeuta Eduardo Santos, que trabalha no Hospital de Campanha de Rondônia Zona Leste, em Porto Velho. Esse hospital funciona no antigo Cero, no bairro Mariana.

Quando o paciente é infectado pela Covid-19, o trabalho do fisioterapeuta é agir para recuperar o paciente o mais rápido possível, diminuindo a necessidade de medicamentos e entubação, principalmente o risco de sequelas após a internação.

Eduardo explica como funciona o atendimento fisioterápico em tempos de Covid-19. “Primeiramente, o fisioterapeuta faz uma avaliação do sistema respiratório do infectado para verificar, principalmente, a troca gasosa da respiração, uma função principal do sistema respiratório, e com isso, identificar o nível de esforço e o nível de suporte ventilatório necessário, tanto para a ventilação não invasiva como para a ventilação invasiva”.

“Se caso a infecção for leve e o paciente estiver com boa oxigenação em ventilação espontânea ao ar livre, não é necessário auxílio externo na respiração, mas é fundamental o monitoramento constante da evolução do quadro, já que há risco de complicação acelerada. Se a infecção evoluir para um caso de insuficiência respiratória, torna-se necessária a intervenção, primeiramente dos dispositivos de oxigenoterapia (máscara não reinalante ou máscara de VNI ventilação não invasiva), ou até mesmo cateter nasal.Assim, o paciente já passa a receber uma fração inspirada de oxigênio mais enriquecida, pois o ar ambiente tem apenas 21% de oxigênio”, ele diz.

Já a fisioterapia pulmonar possibilita os chamados exercícios respiratórios e motores ativos. “O exercício respiratório é um conjunto de técnicas que podem ser preventivas ou curativas, e visam mobilizar secreções, melhorar oxigenação do sangue, promover reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações”, explica o fisioterapeuta Eduardo Santos.

FUNÇÕES MOTORAS DO PACIENTE

Cerca de 20% a 60% dos pacientes internados na UTI desenvolvem fraqueza muscular generalizada relacionada ao imobilismo. Desta maneira, a fisioterapia motora tem como objetivo criar condições mais favoráveis às funções motoras do paciente, evitando contraturas, deformidades, encurtamentos musculares, melhorando a força muscular e a independência para as atividades da vida diária.

“O atendimento nas unidades de internação é realizado seguindo as orientações de paramentação e desparamentação, assim os profissionais recebem treinamento e orientações constantes oferecidas pela instituição”, diz.

Segundo o fisioterapeuta Eduardo, o coronavírus pode causar uma inflamação muito grande nos pulmões, afetando diretamente a troca gasosa e, por isso, os pacientes entram em falência respiratória muito rapidamente.

O procedimento fisioterapêutico divide-se em duas áreas: a motora e a respiratória. Motora normalmente é a mais conhecida. No caso da Covid-19, a respiratória tem grande importância dentro da UTI, conforme explica Eduardo.

“É onde começamos a fazer uma avaliação do padrão ventilatório do paciente; se ele está com esforço, se precisa de suporte ventilatório maior, nós recorremos à oxigenoterapia”, detalha.

PÓS-COVID-19

A fisioterapia pós-Covid-19 também é especial para o profissional dessa área. “É a transição do tratamento, quando o paciente deixa de necessitar de auxílio mecânico para a respiração, e nesse estágio ele deve retomar sua autonomia para voltar a respirar sozinho. Na segunda fase entra a fisioterapia motora, para que ele recupere a força muscular perdida durante o tratamento, além da melhoria na higiene brônquica, até que, por fim, seja possível a respiração normal sem nenhum auxílio”.

Eduardo recomenda que, mesmo depois de recuperado e da alta hospitalar, o paciente faça exercícios respiratórios, principalmente devido à possibilidade de sequelas. Segundo ele, é possível que alguns pacientes apresentem limitações respiratórias, desenvolvendo um quadro de fibrose pulmonar e até necessitem de assistência ambulatorial.

A fisioterapia contribui para atenuar os sintomas provocados pela doença. “Pacientes de terapia intensiva, especialmente os que estão em suporte ventilatório, são os que requerem maior vigilância”, diz Eduardo.

“O fisioterapeuta auxilia na vigilância ventilatória e também elabora estratégias que reduzem o tempo no respirador bem como suas complicações; por isso digo que ela é também importante nas enfermarias, onde assegura melhoria da qualidade de vida e na redução do tempo médio de internação hospitalar”, acrescenta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Pesquisa de Satisfação do Ensino revela que a imensa maioria de residentes e professores recomenda os hospitais universitários da rede federal no Brasil.
L
Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Agência determina apreensão de produtos irregulares anunciados no Instagram e alerta para riscos à saúde dos consumidores.
L
Semusa amplia vacinação em UBS neste sábado para atender alta demanda

Semusa amplia vacinação em UBS neste sábado para atender alta demanda

Ampliação ocorre devido à exigência do cartão de vacinas atualizado para matrícula escolar em Porto Velho
L
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro

A medida atinge produtos à base de tirzepatida e retatrutida comercializados irregularmente, conhecidos como canetas do Paraguai, devido à falta de garantias sobre segurança e qualidade.
L
Janeiro Branco orienta população a identificar sinais de esgotamento emocional

Janeiro Branco orienta população a identificar sinais de esgotamento emocional

A população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo federal oficializa reajuste do piso do magistério para 5,1 mil reais

Governo federal oficializa reajuste do piso do magistério para 5,1 mil reais

Medida assinada pelo presidente Lula garante aumento de 5,4% e assegura ganho real acima da inflação para professores.
L
Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

A companhia aérea anuncia rotas para Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal a partir de abril, com aumento de frequência e impacto positivo no desenvolvimento regional.
L
CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

O conselho avalia uma resolução para impedir que 13 mil recém-formados com notas insatisfatórias obtenham o registro profissional, afetando diretamente estudantes de Porto Velho e Vilhena.
L
Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

O Ministério da Educação anunciou a maior oferta da história do programa, com inscrições abertas entre os dias 26 e 29 de janeiro para candidatos sem diploma superior.
L
Resultado preliminar do processo seletivo Edital nº 51/SEMAD/SEMED/2025

Prefeitura de Porto Velho esclarece erro em resultado preliminar de processo seletivo

Sistema exibiu lista completa de inscritos com pontuação zerada devido a equívoco material na publicação do edital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

O Ministério do Desenvolvimento Social alerta que mensagens falsas sobre bloqueio de benefícios circulam nas redes e orienta beneficiários a verificarem informações apenas em canais oficiais.
L
Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Os presidentes do Brasil e da Turquia discutiram a reconstrução do enclave palestino e a cooperação para a próxima conferência da ONU sobre mudanças climáticas durante chamada telefônica.
L
Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Projeto segue para votação em plenário após aval da comissão técnica.
L
Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Deputado estadual reforçou compromisso com a população, defesa de políticas públicas eficientes e a importância do diálogo com a comunidade durante participação na Rádio Verde Amazônia.
L
Governo recompõe orçamento para educação e ciência e tecnologia

Governo recompõe orçamento para educação e ciência e tecnologia

A medida garante o repasse de R$ 977 milhões para o Ministério da Educação e R$ 186 milhões para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, revertendo cortes feitos no Congresso.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Homem estava foragido e deve cumprir pena de 14 anos de reclusão determinada pela Justiça maranhense.
12
Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Veículo em chamas gera bloqueio completo da rodovia e mobiliza equipes da concessionária para conter riscos no local.
14
Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Acidente ocorreu em trecho de terra próximo à comunidade de Igapó-Açu no trajeto entre Porto Velho e Manaus.
10
PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

Fiscalizações em Porto Velho e Ariquemes resultaram na prisão de três condutores e na apreensão de motocicletas e veículos de carga com sinais identificadores adulterados.
14
Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

A colisão ocorreu no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Abnatal Bentes de Lima, no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, na tarde desta quarta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estados Unidos suspendem emissão de novos vistos de imigração para brasileiros

Estados Unidos suspendem emissão de novos vistos de imigração para brasileiros

Medida afeta 75 países e visa restringir a entrada de estrangeiros que possam depender de benefícios sociais norte-americanos.
L
Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

O país registrou o maior crescimento nas chegadas internacionais, segundo relatório da ONU Turismo, consolidando sua posição como destino global de destaque.
L
IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

A série de terror baseada em Stephen King ganha sequência confirmada, com Andy Muschietti à frente do projeto que explorará o passado sombrio de Derry em 1935.
L

Banco da Amazônia leva pauta da Amazônia ao Fórum Econômico Mundial, em Davos

Instituição participa da 56ª edição do Fórum Econômico Mundial, entre 19 e 23 de janeiro, com agenda focada em desenvolvimento sustentável e cooperação internacional.
L

Banco da Amazônia apoia primeira delegação feminina latino-americana em Davos

Delegação formada só por mulheres participou de debates paralelos ao Fórum Econômico Mundial, com apoio do Banco da Amazônia e liderança da Plataforma Mulheres Inspiradoras.
L
Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

O Conselho Federal de Medicina estuda impedir o registro profissional de estudantes com baixo desempenho no Enamed, incluindo alunos de Rondônia, para proteger a saúde pública.
L
MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

Microempreendedores excluídos devem regularizar dívidas e solicitar o reenquadramento até dia 31 para garantir a atuação formal em 2026.
L

Por que imóveis em cidades turísticas têm usos tão diferentes ao longo do ano?

Cidades turísticas consolidadas mantêm fluxo contínuo de visitantes ao longo do ano, influenciando o uso dos imóveis, a organização urbana e a convivência entre moradia e estadia temporária.
L
BBB 26: Aline Campos é a primeira eliminada do reality

BBB 26: Aline Campos é a primeira eliminada do reality

A dançarina e influencer carioca, de 38 anos, deixa a casa mais vigiada após disputa acirrada no paredão, abrindo caminho para novos conflitos no programa.
L

Requerimento da Licença Ambiental: Antônio Nogueira de Queiros

Licença Prévia e Licença de Instalação (LP e LI)
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.