QUINTA-FEIRA, 23/10/2025

Em destaque

L

Saúde

Fisioterapia é essencial no tratamento e recuperação de vítimas do coronavírus em Rondônia

São eles que recebem as pessoas nas salas de atendimento, enfermarias e quartos hospitalares, iniciando procedimentos clínicos aos quais se unem técnicos, enfermeiros e médicos.

Publicado em 

Caminhando ou deitadas na maca, todas as vítimas da Covid-19 (novo coronavírus) passam pelas mãos de fisioterapeutas. Pacientes infectados encontram nos hospitais de Porto Velho e do Estado de Rondônia o apoio desses profissionais indispensáveis ao tratamento e recuperação da doença.

Até sexta-feira (25), a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) computava mais de 64,4 mil casos confirmados da Covid-19, dos quais, 56,2 mil recuperados. Antes, durante e depois de seus angustiantes momentos do contágio, todos foram atendidos e avaliados por esses profissionais.

São eles que recebem as pessoas nas salas de atendimento, enfermarias e quartos hospitalares, iniciando procedimentos clínicos aos quais se unem técnicos, enfermeiros e médicos.

O fisioterapeuta há sete anos no Centro de Medicina Tropical (Cemetron), Ariel Souza Santos Felipe, comemora as vitórias da equipe, sobretudo a vida. Alguns colegas dele foram atacados pelo vírus, mas de maneira leve, porém, continuaram socorrendo seus pacientes durante 24 horas.

“Já enfrentei a crise da malária, a campanha contra a gripe H1N1 (suína) e agora a Covid-19, que é um Deus nos acuda, mas nos trouxe lições e fortaleceu a união de nossos esforços”, comenta.

Quando Ariel Felipe iniciou o seu trabalho no Cemetron, a equipe tinha apenas sete profissionais nessa área. Hoje dispõe de 31. Entraram 24 emergenciais desde o início da pandemia, para atender a duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermaria, e o novo bloco com pacientes exclusivos do coronavírus.

Acelerar a recuperação de pacientes. Este é o desafio que esse fisioterapeuta sente necessidade de enfrentar. “O paciente deve sentir menos dores fortes, menos sedação, ou que tenha sequelas pós-internação”, explica Ariel Felipe.

PROCEDIMENTOS

Para combater esses sintomas é necessário que sejam adequados os parâmetros respiratórios, ajustando a frequência respiratória, o volume corrente, a pressão positiva (que mantém os pulmões em boas condições), entre outros.

Num misto de entusiasmo emoção, Ariel relata o trabalho da equipe: “Somos o único hospital do Estado que oferece terapias respiratórias para o servidor contaminado, para que ele volte mais rapidamente ao trabalho; graças a Deus, aqui, nenhum deles foi a óbito”.

Segundo Ariel, duas técnicas são determinantes nesse aspecto: a Ventilação Não Invasiva (VNI) e a pronação (a pessoa é colocada de bruços).  Pacientes em leitos ficam conectados a respiradores artificiais, enquanto são atendidos por profissionais de saúde protegidos por roupas e máscaras especiais.

“Esse procedimento evita o acúmulo de secreção na base do pulmão, reativa às vias aéreas e reduz a carga cardíaca. Temos feito isso à exaustão, usando a máscara face shield, que cobre todo o rosto do paciente e garante o sucesso da não entubação”, acrescenta.

Em maio deste ano, o fisioterapeuta Rodrigo Campos, ex-diretor do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), lembrava que há muito tempo a fisioterapia intensiva não estava em evidência como hoje se encontra.

IMPORTANTES NAS ENFERMARIAS

“A fisioterapia também é importantíssima nas enfermarias, onde contribui na melhoria da qualidade de vida e na redução do tempo médio de internação hospitalar”, diz o fisioterapeuta Eduardo Santos, que trabalha no Hospital de Campanha de Rondônia Zona Leste, em Porto Velho. Esse hospital funciona no antigo Cero, no bairro Mariana.

Quando o paciente é infectado pela Covid-19, o trabalho do fisioterapeuta é agir para recuperar o paciente o mais rápido possível, diminuindo a necessidade de medicamentos e entubação, principalmente o risco de sequelas após a internação.

Eduardo explica como funciona o atendimento fisioterápico em tempos de Covid-19. “Primeiramente, o fisioterapeuta faz uma avaliação do sistema respiratório do infectado para verificar, principalmente, a troca gasosa da respiração, uma função principal do sistema respiratório, e com isso, identificar o nível de esforço e o nível de suporte ventilatório necessário, tanto para a ventilação não invasiva como para a ventilação invasiva”.

“Se caso a infecção for leve e o paciente estiver com boa oxigenação em ventilação espontânea ao ar livre, não é necessário auxílio externo na respiração, mas é fundamental o monitoramento constante da evolução do quadro, já que há risco de complicação acelerada. Se a infecção evoluir para um caso de insuficiência respiratória, torna-se necessária a intervenção, primeiramente dos dispositivos de oxigenoterapia (máscara não reinalante ou máscara de VNI ventilação não invasiva), ou até mesmo cateter nasal.Assim, o paciente já passa a receber uma fração inspirada de oxigênio mais enriquecida, pois o ar ambiente tem apenas 21% de oxigênio”, ele diz.

Já a fisioterapia pulmonar possibilita os chamados exercícios respiratórios e motores ativos. “O exercício respiratório é um conjunto de técnicas que podem ser preventivas ou curativas, e visam mobilizar secreções, melhorar oxigenação do sangue, promover reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações”, explica o fisioterapeuta Eduardo Santos.

FUNÇÕES MOTORAS DO PACIENTE

Cerca de 20% a 60% dos pacientes internados na UTI desenvolvem fraqueza muscular generalizada relacionada ao imobilismo. Desta maneira, a fisioterapia motora tem como objetivo criar condições mais favoráveis às funções motoras do paciente, evitando contraturas, deformidades, encurtamentos musculares, melhorando a força muscular e a independência para as atividades da vida diária.

“O atendimento nas unidades de internação é realizado seguindo as orientações de paramentação e desparamentação, assim os profissionais recebem treinamento e orientações constantes oferecidas pela instituição”, diz.

Segundo o fisioterapeuta Eduardo, o coronavírus pode causar uma inflamação muito grande nos pulmões, afetando diretamente a troca gasosa e, por isso, os pacientes entram em falência respiratória muito rapidamente.

O procedimento fisioterapêutico divide-se em duas áreas: a motora e a respiratória. Motora normalmente é a mais conhecida. No caso da Covid-19, a respiratória tem grande importância dentro da UTI, conforme explica Eduardo.

“É onde começamos a fazer uma avaliação do padrão ventilatório do paciente; se ele está com esforço, se precisa de suporte ventilatório maior, nós recorremos à oxigenoterapia”, detalha.

PÓS-COVID-19

A fisioterapia pós-Covid-19 também é especial para o profissional dessa área. “É a transição do tratamento, quando o paciente deixa de necessitar de auxílio mecânico para a respiração, e nesse estágio ele deve retomar sua autonomia para voltar a respirar sozinho. Na segunda fase entra a fisioterapia motora, para que ele recupere a força muscular perdida durante o tratamento, além da melhoria na higiene brônquica, até que, por fim, seja possível a respiração normal sem nenhum auxílio”.

Eduardo recomenda que, mesmo depois de recuperado e da alta hospitalar, o paciente faça exercícios respiratórios, principalmente devido à possibilidade de sequelas. Segundo ele, é possível que alguns pacientes apresentem limitações respiratórias, desenvolvendo um quadro de fibrose pulmonar e até necessitem de assistência ambulatorial.

A fisioterapia contribui para atenuar os sintomas provocados pela doença. “Pacientes de terapia intensiva, especialmente os que estão em suporte ventilatório, são os que requerem maior vigilância”, diz Eduardo.

“O fisioterapeuta auxilia na vigilância ventilatória e também elabora estratégias que reduzem o tempo no respirador bem como suas complicações; por isso digo que ela é também importante nas enfermarias, onde assegura melhoria da qualidade de vida e na redução do tempo médio de internação hospitalar”, acrescenta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Harmonização glútea segura: Dr. Marcelo Almeida apresenta a fórmula mágica aprovada pela Anvisa

Clínica Marcelo Almeida oferece procedimento inovador, ambulatorial e indolor para conquistar os glúteos dos sonhos com naturalidade e segurança
L
Oficina Regional em Porto Velho promove a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

Oficina Regional em Porto Velho promove a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

Evento reúne gestores e técnicos das três esferas do SUS para alinhar estratégias e consolidar ações integradas de vigilância em saúde
L
Prefeitura de Jaru e Governo de RO entregam kits maternidade

Prefeitura de Jaru e Governo de RO entregam kits maternidade

Programa Mamãe Cheguei garante kits para recém-nascidos e oferece mais dignidade às famílias do município.
L
Governo cria auxílio e investe R$ 156 milhões em radioterapia no SUS

Governo cria auxílio e investe R$ 156 milhões em radioterapia no SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou o novo auxílio para custear deslocamento e hospedagem de pacientes, além de estímulo financeiro para expandir os serviços de radioterapia no Sistema Único de Saúde.
L
MP de Rondônia pede reativação imediata de leitos de UTI no Hospital Regional de Cacoal

MP de Rondônia pede reativação imediata de leitos de UTI no Hospital Regional de Cacoal

Ministério Público solicita liminar para restabelecer dez leitos desativados e garantir atendimento digno à população.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de Quinta-feira, 23 de outubro de 2025: A energia do dia pede foco e coragem para mudar o que for preciso

Horóscopo de Quinta-feira, 23 de outubro de 2025: A energia do dia pede coragem para mudar o que for preciso

Hoje o Sol entra em Escorpião, marcando o início de um novo ciclo de intensidade, transformação e renascimento. É o momento de olhar para dentro, encarar verdades e fortalecer laços que realmente importam.
L

Nota de pesar: Alderlan Lima da Silva

Alderlan Lima da Silva, de 50 anos, natural de Manaus e morador de Porto Velho, deixa saudade por sua generosidade, fé e dedicação à família, ao trabalho e ao próximo.
L

Nota de pesar: Ilton de Lima Alves

Carismático e apaixonado por esportes, Ilton “Cowboy” de Lima Alves deixa lembranças de alegria, amizade e generosidade que marcaram a vida de todos ao seu redor.
L

Coluna Simpi: Problemas na Empresa? No SIMPI resolve!

Referência nacional no apoio a micro e pequenas empresas, o SIMPI de Rondônia acumula prêmios e histórias de empreendedorismo com atendimento humano e soluções completas para quem quer crescer.
L
Senado aprova medida que desvincula Defesa Nacional de metas fiscais

Senado aprova medida que desvincula Defesa Nacional de metas fiscais

Projeto de lei autoriza o Executivo a descontar despesas com projetos estratégicos de Defesa Nacional da meta de resultado primário, garantindo cerca de R$ 30 bilhões em seis anos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Forneiro de Padaria, Salário R$ 1.518,00

Panificadora Goiana abre vaga para forneiro em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Motorista Entregador, Salário R$ 1.598,00

Ello Eventos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Líder Operacional, Salário R$ 3.000,00

D&A Transportes contrata Líder Operacional em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Empacotador, Salário R$ 1.700,00

Assaí Atacadista abre duas vagas em Porto Velho
L

POLÍTICA

Deputado pede prisão de ex-presidente por silêncio em CPMI do INSS

Deputado pede prisão de ex-presidente por silêncio em CPMI do INSS

Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios, recusou-se a prestar esclarecimentos à CPMI do INSS, levando o deputado Rogério Correia a protocolar um pedido de prisão preventiva.
L
Dra. Taíssa participa da inauguração da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim e instalação da Comarca de Nova Mamoré

Dra. Taíssa participa da inauguração da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim e instalação da Comarca de Nova Mamoré

Nova estrutura beneficia mais de 32 mil moradores e garante mais autonomia jurídica, aproximando o sistema de Justiça da população mamoreense.
L
Projeto Levando Saúde inicia consultas gratuitas em Porto Velho com atendimento oftalmológico e Implanon

Projeto Levando Saúde inicia consultas gratuitas em Porto Velho com atendimento oftalmológico e Implanon

Iniciativa do deputado Alex Redano, em parceria com o Instituto Asas Pela Amazônia, oferece consultas médicas e exames gratuitos à população.
L
Castra Mais Rondônia leva castração gratuita de cães e gatos a Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Castra Mais Rondônia leva castração gratuita de cães e gatos a Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Ação solicitada pela deputada Dra. Taíssa junto ao deputado federal Dr. Fernando Máximo vai beneficiar famílias e promover bem-estar animal nos dois municípios.
L
Fachin autoriza ministro Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

Fachin autoriza ministro Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

O presidente da Corte aceitou o pedido de Luiz Fux para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Barroso; Primeira Turma, que julga a trama golpista, ficará com quatro integrantes.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Ventilador provoca incêndio em apartamento no condomínio Porto Madeiro 4

Ventilador provoca incêndio em apartamento no condomínio Porto Madeiro 4

Fogo começou após ventilador pegar fogo e cair sobre a cama; Corpo de Bombeiros controlou as chamas antes que se espalhassem pelo imóvel.
10

Empresário do “Lanchonete Castelinho” segue desaparecido em Rondônia e mobiliza buscas intensas

Miranda foi visto pela última vez a caminho das Fundiárias; familiares e autoridades estão mobilizadas.
L
Ciclista fica em estado grave após acidente com Ônix, Palio e bicicleta elétrica em Porto Velho

Ciclista fica em estado grave após acidente com Ônix, Palio e bicicleta elétrica em Porto Velho

Colisão na zona Leste da capital envolve dois carros e deixa ciclista gravemente ferido.
16
PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

Ação combate crimes de estupro de vulnerável e produção e compartilhamento de material relacionado ao abuso sexual de menores
12
PF prende mulher por incêndio criminoso em área de floresta em Rondônia

PF prende mulher por incêndio criminoso em área de floresta em Rondônia

Ação ocorreu durante patrulhamento da Operação Sentinelas da Amazônia, no município de Alto Paraíso/RO
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo aponta que 66,5% dos jovens deixaram o Bolsa Família em 12 anos

Estudo aponta que 66,5% dos jovens deixaram o Bolsa Família em 12 anos

Levantamento do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social indica a ascensão socioeconômica de 10,3 milhões de jovens, mas alerta para a necessidade de políticas complementares ao programa de transferência de renda.
L
Chanceler argentino renuncia em momento delicado para Milei

Chanceler argentino renuncia em momento delicado para Milei

Gerardo Werthein deixa o cargo dias antes de importante eleição legislativa; é a segunda baixa na pasta durante a gestão do presidente Javier Milei.
L
Eduardo Bolsonaro estaria criando dificuldades para ser notificado, diz Moraes

Eduardo Bolsonaro estaria criando dificuldades para ser notificado, diz Moraes

Ministro do STF negou pedido da DPU para notificar o deputado por carta rogatória, alegando que Eduardo Bolsonaro permanece nos Estados Unidos para evitar a aplicação da lei penal.
L
Conselho de Ética arquiva representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro

Conselho de Ética arquiva representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro

Decisão foi tomada por 11 votos a 7, seguindo o parecer do relator, Delegado Marcelo Freitas, que não viu quebra de decoro parlamentar nas falas do deputado nos Estados Unidos.
L
CBF sorteia mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil

CBF sorteia mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil

Cruzeiro e Vasco jogarão a partida de ida em seus estádios, enquanto Corinthians e Fluminense farão os jogos de volta em casa; jogos estão marcados para dezembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.