QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

L

Saúde

SEMUSA – Médicos e enfermeiros participam de capacitação sobre planejamento reprodutivo

O objetivo foi atualizar o fluxo para a retomada do atendimento das mulheres, suspenso em razão da pandemia

Publicado em 

SEMUSA - Médicos e enfermeiros participam de capacitação sobre planejamento reprodutivo - News Rondônia

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu, entre os dias 16 e 21 de setembro, uma ação de educação continuada para médicos e enfermeiros que atuam com planejamento reprodutivo nas unidades de saúde do município. A capacitação foi realizada pela coordenação de Saúde da Mulher do Departamento de Atenção Básica em parceria com o Departamento de Média e Alta Complexidade da Semusa.

Por causa da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19) a capacitação foi executada de modo virtual, através de videoconferências realizadas nos turnos da manhã e tarde e envolveu as unidades de saúde da zona urbana e rural. O objetivo é fortalecer e aprimorar as práticas de manejo aos métodos contraceptivos, disponibilizados gratuitamente para todas as mulheres em idade fértil.

SEMUSA - Médicos e enfermeiros participam de capacitação sobre planejamento reprodutivo - News Rondônia

De acordo com a coordenadora do programa de Saúde da Mulher da Semusa, Cristilane de Souza Delgado, a pandemia levou a suspensão de alguns serviços, entre eles a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), um pequeno objeto inserido no útero para atuar como contraceptivo, método para evitar gravidez. No entanto, o planejamento reprodutivo e familiar com a distribuição dos métodos de contracepção oral e injetável continuou sendo realizado normalmente.

As unidades básicas de saúde atendem as mulheres e adolescentes no planejamento reprodutivo e, uma vez que essa usuária demonstra interesse em inserir o DIU, é encaminhada via regulação para o Centro de Referência em Saúde da Mulher, que retomou os atendimentos em agosto.

Por esta razão houve a necessidade de uma reorganização do fluxo de atendimento para garantir a segurança das pacientes, além de capacitação de médicos e enfermeiros, profissionais que lidam diretamente com este serviço.

O planejamento reprodutivo é um importante recurso para a saúde de mulheres, homens e crianças. Contribui para uma prática sexual mais saudável, possibilita o espaçamento dos nascimentos e a recuperação do organismo da mulher após o parto, melhorando as condições que ela tem para cuidar dos filhos e para realizar outras atividades.

Nas unidades de saúde, as mulheres são acompanhadas em todas as fases da vida, entre os cuidados estão a assistência à saúde sexual, à saúde reprodutiva, ao planejamento familiar, ao pré-natal, ao pós-parto, à saúde da criança e à saúde da mulher e do homem.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vacinação no Brasil enfrenta desafios de cobertura e desigualdades regionais, aponta anuário VacinaBR

Vacinação no Brasil enfrenta desafios de cobertura e desigualdades regionais, aponta anuário VacinaBR

Curvas de imunização indicam queda das taxas de cobertura desde 2015
L
Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
L

Semed orienta pais sobre riscos de infecções virais nas crianças e impactos no ambiente escolar

O período de maior transmissão geralmente ocorre entre o 3º e o 5º dia da infecção
L
Censo aponta que 94,6% das UBS têm acesso à Internet e 97,6% usam prontuário eletrônico

Censo aponta que 94,6% das UBS têm acesso à Internet e 97,6% usam prontuário eletrônico

Levantamento foi realizado em mais de 44 mil unidades básicas de saúde
L
Pesquisa revela que um em cada nove adolescentes brasileiros usa Cigarro Eletrônico

Pesquisa revela que um em cada nove adolescentes brasileiros usa Cigarro Eletrônico

Pesquisa da Unifesp aponta tendência de aumento entre jovens
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nova diretoria da Academia de História Militar da Beira toma posse em Porto Velho

Cerimônia solene aconteceu ontem, dia 18, às 15h, na 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L

Calendário oficial da Prefeitura de Porto Velho confirma feriado facultativo nesta sexta (20)

Decreto que circula nas redes sociais e grupos é falso e não corresponde a nenhuma publicação oficial
L

Rondônia e Acre podem ser afetados pela frente fria que afetará fortemente o Sul do país

Inmet explica que a frente fria causará queda de temperaturas no sul de Rondônia e Acre.
L

Coluna social Marisa Linhares: Profº DAVYS SLEMAN DE NEGREIROS

Servidor com quase 15 anos de atuação no IFRO, Professor Davys Sleman encerra ciclo na Direção Geral do Campus Cacoal e assume novo desafio após convite recebido
L

Corpus Christi: a celebração que transforma ruas em altares de fé

Entenda a origem, os significados e as curiosidades dessa importante data do calendário católico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L

Deputada Cláudia de Jesus reforça apoio à valorização dos servidores da saúde durante reunião da Comissão

Parlamentar defendeu maior articulação com os demais deputados.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança em bicicleta avança preferencial e se envolve em acidente com moto

De acordo com informações apuradas, uma criança que conduzia a bicicleta seguia pela avenida Tiradentes e acabou avançando a preferencial, colidindo com um motociclista que trafegava pela avenida Florianópolis
16

Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica

O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados
14

NA MADRUGADA: Morador de rua é morto a facadas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, moradores teriam escutado gritos pela madrugada, mas não saíram para olhar o que estava acontecendo
18

Motociclista sofre queda ao tentar manobra “Quebrão” em via pública

Apesar da queda, o motociclista procurou atendimento por meios próprios na UPA, apresentando escoriações pelo corpo
16

Jovem é baleado nas duas mãos por bando em carro na zona sul

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou o jovem ferido ao Hospital João Paulo II.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: LUIZ CARLOS DE SOUZA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

JUNHO VIOLETA: Prefeitura de Porto Velho celebra mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa no Parque da Cidade

Ação reuniu idosos e outras pessoas da sociedade para falar de direitos, denunciar abusos e promover dignidade
L

Fronteira recebe novas ações integradas na saúde e na educação

O encontro reuniu representantes de secretarias estaduais, instituições federais e da sociedade civil
L

Mais de 247 mil abordagens foram realizadas em 13 anos da Operação Lei Seca em Rondônia

Em Rondônia, a OLS teve início em março de 2012, tendo completado 13 anos em 2025
L

Estudantes rondonienses são selecionadas para etapa estadual do Programa Jovem Senador 2025-2026

Amanda Eduarda Schaffeln Jacob, Laury Angelina Xavier Oliveira, e Luana Rita Batista Sampaio, foram as selecionadas para próxima fase da competição
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.