QUARTA-FEIRA, 21/01/2026

Em destaque

L

Saúde

No Dia do Combate ao Fumo, Governo de Rondônia conscientiza população sobre malefícios causados pelo tabagismo

O programa articula a Rede de tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Saber Saúde, campanhas, ações educativas e a promoção de ambientes livres.

Publicado em 

Neste sábado (29), é celebrado mais um Dia Nacional do Combate ao Fumo, data que visa conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo tabagismo. Com o tema “tabagismo e coronavírus”, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), alerta a população sobre os perigos para os fumantes em tempos de pandemia. Isso porque o tabagismo, também considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde, tem papel de destaque no agravamento da Covid-19.

De acordo com a médica pneumologista, Ana Carolina Terra Cruz, há sete mil substâncias contidas no cigarro que são tóxicas ao organismo, sendo algumas comprovadamente cancerígenas. Situação que pode agravar nos casos de infecção pelo coronavírus.

A médica ainda afirma que o perigo não é causado apenas ao fumante ativo, o fumante passivo pode também adquirir complicações na saúde, até mesmo capaz de desenvolver câncer de pulmão. “O risco para fumante passivo pode ser excessivamente danoso, pois o fumante ativo ainda inala as substâncias do cigarro por intermédio do filtro, o que não acontece com o fumante passivo que inala toda fumaça sem nenhuma contenção”.

Para a pneumologista, o consumo de tabaco aumenta a probabilidade de desenvolver, além do câncer de pulmão, câncer de estômago, bexiga, esôfago e intestino, também pode ocasionar doenças respiratórias – como doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema, bronquite crônica e asma–, doenças cardiovasculares – como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e doença arterial periférica – e outros tipos de neoplasias. Ela ainda cita que doença oculares, microvascular ocular e dificuldade na cicatrização ou recuperação do pós-operatório podem ser afetadas também pelo consumo.

Para a médica, o tabagismo é uma condição importante para riscos e complicações da Covid-19, a princípio, pelo manuseio constante do cigarro até a boca e a retirada indevida da máscara. Mas, principalmente, por fazer parte do grupo de risco e já possuírem sequelas pulmonares. “Mesmo para jovens fumantes infectados pelo vírus poderão dispor de uma piora no quadro clínico, fazendo com que eles não consigam produzir uma imunidade efetiva, especialmente quando apresenta indícios de pneumonia”, salienta.

O Governo do Estado, por meio da Sesau, conta com um Programa Nacional de Controle do Tabagismo que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. O programa articula a Rede de tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Saber Saúde, campanhas, ações educativas e a promoção de ambientes livres.

A Coordenação Estadual de Tabagismo em Rondônia, juntamente com Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, realiza capacitações continuadas, atualmente on-line, para os profissionais que estão vinculados às unidades de saúde, de modo que possa efetivamente contribuir no atendimento e tratamento dos tabagistas em unidades de saúde do SUS.

AUMENTO DO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA

Um dado recente chamou atenção dos órgãos de prevenção. No Brasil foi registrado um aumento significativo do consumo de cigarro durante a pandemia. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, 34% dos entrevistados fumantes afirmaram ter aumentado o consumo de cigarros em até 22%.

Foi o que ocorreu com Maria das Neves Silva, de 55 anos, fumante há 35 anos. Ela relata que, antes da pandemia, consumia um maço de cigarro por dia e agora consome duas vezes mais. Maria ainda afirma que tentou parar de fumar diversas vezes, mas nunca obteve sucesso. Agora com a pandemia, graças a ansiedade, a situação dificultou ainda mais.

Para o psicólogo Reginaldo Pedroso, a situação é completamente comum, pois a população está vivendo um momento que ninguém tem um modelo para sinalizar o que fazer e como fazer. Ao ser questionado sobre como evitar o tempo ocioso, ele afirma: “É uma resposta difícil e até perigoso criar uma regra geral, todavia, qualquer atividade que se possa fazer, nem que seja limpar o quintal é uma estratégia importante. Também pode buscar se envolver em atividades de criação, o importante é estar em movimento, e diminuir o tempo no sofá frente à TV”, relata.

Ao dar dica para quem tem interesse de abandonar o cigarro, ele exalta que primeiramente a pessoa precisa querer. “É importante salientar que a recaída é normal no processo de parar de fumar. Dessa forma, quando tiver uma recaída deve-se prestar atenção não na recaída em si, mas qual foi a última vez que teve e tente diminuir o seu tempo”. Para ele, a atividade física é uma das melhoras estratégias, pois produz sensações prazerosas, sem dizer o benefício que traz para vida.

PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DO TABAGISMO EM RONDÔNIA

O tratamento das pessoas tabagistas é realizado nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família.  Para o tratamento, faz-se necessária a avaliação clínica, abordagem intensiva – individual ou em grupo – e, caso necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva.

O paciente interessado em parar de fumar, pode estar procurando uma unidade de atenção básica no seu bairro ou nas proximidades em que reside.

Conforme os dados da Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo, os homens são os que mais buscam tratamento contabilizando um total de 69%, se comparado com as mulheres que são de 31%. A faixa etária entre maior de 18 anos e menos que 60 anos contabilizou 85% de procura, maior de 60 anos somou 14% e menor 18 anos apenas 1%.

AGOSTO BRANCO

Agosto Branco é uma campanha destinada à conscientização sobre o câncer de pulmão. O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão no mundo. Para a pneumologista, 85% dos casos de tumor decorrem do tabagismo. Outros 15% resultam da exposição ao fumo passivo, radônio, poluição e outros fatores.

Paciente com câncer de pulmão, geralmente, não apresenta sintomas. Por isso, a médica pneumologista, Ana Carolina Terra Cruz, indica que, para aqueles que possuem carga tabágica alta, submetam anualmente à tomografia seriada de baixa dosagem, até 15 anos depois que parou de fumar.

Os sintomas mais frequentes são tosse sem motivo, tosse com sangue, pneumonia de repetição e emagrecimento. Já o tratamento é dividido em três tipos: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Isso tudo vai depender do estágio do câncer e a condição clínica, após isso, o profissional médico, juntamente com uma equipe multidisciplinar, traçará plano de terapia para dar início ao tratamento.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério da Saúde habilita novo centro para saúde do trabalhador em Rondônia

Ministério da Saúde habilita novo centro para saúde do trabalhador em Rondônia

A cidade de Ji-Paraná recebeu a habilitação de uma nova unidade do Cerest, elevando para cinco o número de centros especializados no estado e expandindo a assistência para mais de 40% dos municípios rondonienses.
L
Produção de vacina contra covid fortalece estrutura do SUS

Produção de vacina contra covid fortalece estrutura do SUS

Mobilização da Fiocruz resultou em tecnologia nacionalizada e novas pesquisas para o tratamento de doenças raras e futuras estratégias de imunização no Brasil.
L
CAPS AD promove caminhada no Skate Park em alusão ao Janeiro Branco

CAPS AD promove caminhada no Skate Park em alusão ao Janeiro Branco

Iniciativa busca aproximar serviços de saúde mental da comunidade e oferecer atendimentos gratuitos como testes rápidos e aferição de pressão no dia 30 de janeiro.
L
Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe a venda de itens de decoração com plásticos e substâncias não autorizadas que eram comercializados na internet.
L
Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Porto Velho registra queda expressiva nos casos de dengue em 2025 e reforça ações de vigilância em saúde.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alerta: Em Rondônia, as chuvas devem se intensificar nas próximas 24 a 48 horas

Alerta: Em Rondônia, as chuvas devem se intensificar nas próximas 24 a 48 horas

A capital Porto Velho será a cidade mais atingida por chuvas de nível 3, com potencial para registrar alagamentos em diversos bairros. Entre os dias 20 e 26, a previsão aponta para volumes diários de chuva de 50 milímetros ou mais.
L
MEC anuncia sanções para cursos de medicina com baixo desempenho

MEC anuncia sanções para cursos de medicina com baixo desempenho

A primeira edição do Enamed revelou que 30% das faculdades avaliadas tiveram resultados insatisfatórios, o que gerará medidas como redução de vagas e suspensão do Fies.
L

GIRO NEWS: Paulo Alberto Ferreira Neto revela a alma do Rio Madeira em livro simbólico

o programa GIRO NEWS recebe Paulo Alberto Ferreira Neto, escritor que transforma o Rio Madeira em personagem central de uma obra que vai além da geografia e mergulha na alma da Amazônia.
L
Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

O Ministério da Educação oferece 594 mil bolsas de estudo na maior edição da história do programa, com oportunidades distribuídas entre mensalidades integrais e parciais.
L
Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, permitiu que o militar condenado por envolvimento em trama golpista utilize a leitura e o estudo para diminuir seu tempo de permanência na prisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo do Brasil abre mil novas vagas para municípios reforçarem combate à fome

Governo do Brasil abre mil novas vagas para municípios reforçarem combate à fome

Prefeituras têm até 31 de janeiro para aderir à Estratégia Alimenta Cidades +1000, que promove inovação na busca por soluções alimentares saudáveis para os centros urbanos.
L
Vereador Dr. Gilber discute prioridades de infraestrutura em Porto Velho

Vereador Dr. Gilber discute prioridades de infraestrutura em Porto Velho

O parlamentar reuniu-se com o secretário da Seinfra para planejar ações de drenagem, pavimentação e manutenção viária que devem ser executadas ao longo de 2026.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo visita SEMUSA e acompanha aplicação de quase R$ 50 milhões na saúde de Porto Velho

Deputado Coronel Chrisóstomo visita SEMUSA e acompanha aplicação de quase R$ 50 milhões na saúde de Porto Velho

Recursos indicados pelo parlamentar estão sendo aplicados em UPAs, UBSs, USFs, compra de ambulâncias e custeio de média e alta complexidade.
L
Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Iniciativa fundamenta-se nos relatos da comunidade local, que enfrenta sérias dificuldades devido à inexistência de uma rede de encanação adequada para atender as famílias da região.
L
Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Indicação visa garantir atendimento pericial mais rápido e humanizado às famílias.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quatro motos adulteradas em rodovias de Rondônia

PRF apreende quatro motos adulteradas em rodovias de Rondônia

As fiscalizações ocorreram nas BRs 364 e 319, resultando na prisão de quatro homens e na recuperação de um veículo com registro de roubo durante ações de combate à criminalidade.
10
Motociclista morre após perder o controle e bater em meio-fio

Motociclista morre após perder o controle e bater em meio-fio

Um acidente fatal foi registrado na tarde desta terça-feira na avenida Guaporé, onde um homem perdeu o controle de sua motocicleta ao tentar ajustar uma peça que carregava sob a roupa.
18
Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira na avenida Jatuarana após uma manobra de conversão, resultando em um motociclista socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
12
Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Uma menina foi atingida durante troca de tiros entre criminosos na noite de domingo, quando passava de carro com a mãe em uma rua próxima a uma garagem de veículos.
16
Morte em presídio de Vilhena foi homicídio, diz polícia

Capotamento na RO-010 deixa vítima presa às ferragens em Rolim de Moura

Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate do Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira, entre as linhas 180 e 176, após veículo capotar na rodovia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LOC – AMAZONIA SERVICOS DE LOCAÇÃO LTDA

Licença Ambiental Simplificada LAS nº 676 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: Claudenir de Souza Jordão

LICENÇAS DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO –
L
Feirinha da ACEP celebra aniversário de Porto Velho na EFMM

Feirinha da ACEP celebra aniversário de Porto Velho na EFMM

O evento gratuito Compre Mais Aqui acontece nos dias 24 e 25 de janeiro para fortalecer o comércio local e oferecer promoções exclusivas em comemoração aos 111 anos da capital.
L
Produção com kits importados ameaça 69 mil empregos

Produção com kits importados ameaça 69 mil empregos

Estudo da Anfavea alerta para os riscos da montagem de veículos desmontados no Brasil, prevendo perdas bilionárias na arrecadação e no setor de autopeças.
L
Com a nota 4 conquistada na avaliação do Enamed, o curso de Medicina da Unir se destaca como o melhor de Rondônia

Com a nota 4 conquistada na avaliação do Enamed, o curso de Medicina da Unir se destaca como o melhor de Rondônia

A UNIR, Campus José Ribeiro Filho, continua classificada entre as 163 melhores do país. O resultado, impulsionado pelo bom desempenho dos acadêmicos, destaca a instituição e a diferencia das demais na Região Norte tanto públicas quanto privadas – que registraram os piores resultados em nível nacional.
L

Recebimento da Licença Ambiental: FISIO & CO – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS, Nº 016.00306.002/2024-SUL
L
Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Ação reforça o compromisso com os Povos Originários e resultou em uma vitória para as comunidades tradicionais de RO.
L
Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Em dois anos, cinco mortes foram registradas em Rondônia por autorreligação; Energisa reforça orientações de segurança e canais oficiais para religação segura.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.