SÁBADO, 21/06/2025

L

Saúde

Dia Nacional do Socorrista é comemorado neste sábado

Estes heróis são encarregados por realizar os primeiros socorros e levar pacientes até uma unidade de saúde no menor tempo possível

Publicado em 

Dia Nacional do Socorrista é comemorado neste sábado - News Rondônia

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), homenageia os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo dia Nacional do Socorrista, comemorado neste sábado (11). A data foi instituída para lembrar dos profissionais que têm todos os dias uma dedicação redobrada no atendimento aos pacientes nas mais diversas ocorrências.

Dia Nacional do Socorrista é comemorado neste sábado - News Rondônia

Uma data especial para uma categoria treinada em prestar o primeiro socorro e auxiliar os profissionais no atendimento pré-hospitalar no local da emergência. O serviço executado pelos socorristas do Samu, através do 192, atende inúmeros casos de urgência e emergência com um compromisso de reduzir o intervalo de atendimento para evitar mortes, diminuir sequelas e amenizar o sofrimento dos pacientes que precisam de atendimento médico, imediato seja nas residências, locais de trabalhos ou em vias públicas.

NÚMEROS

Com os atendimentos funcionando 24h ao longo da semana, o resgate de urgência e emergência é feito após o primeiro contato, no 192. Depois de confirmado, uma equipe é direcionada para o local a fim de prestar os primeiros socorros às vítimas. De janeiro a maio deste ano foram registrados pela Semusa 2.819 mil atendimentos pela equipe de socorristas do SAMU, uma média de 564 ocorrências por mês.

Dentre os serviços fornecidos está o atendimento pré-hospitalar (feito no local de emergência), transporte inter-hospitalar (entre hospitais) e administração de medicamentos na atenção especializada.

Dia Nacional do Socorrista é comemorado neste sábado - News Rondônia

QUEM SÃO

Estes heróis fardados são encarregados por realizar os primeiros socorros e levar pacientes até uma unidade de saúde no menor tempo possível. Estes profissionais têm formação em medicina, enfermagem, técnico de enfermagem e direção no trânsito.

Para Vinícius Ubirajara, médico socorrista há 7 anos, trabalhar na linha de frente é ótimo porque tem oportunidade de ajudar quem realmente precisa durante situações críticas. "É uma sensação excelente trabalhar aqui porque a gente é bem resolutivo, conseguimos entrar em uma situação crítica e fazer a diferença na recuperação da pessoa".

PANDEMIA

O socorrista está entre os profissionais que vivem de forma intensa a pandemia do novo coronavírus. Por causa disso, a rotina de trabalho das equipes de socorro nas ambulâncias do Samu foi alterada. Os cuidados foram redobrados para evitar a propagação do vírus e são tomados antes, durante e depois do expediente.

A começar pelos cuidados pessoais, que hoje requer uma paramentação reforçada devido ao contato direto com pessoas contaminadas. A higiene com as unidades móveis também precisa ser impecável. Ao final de cada remoção, as viaturas passam por um trabalho minucioso de desinfecção.

Apesar dos intensos cuidados, muitos profissionais de saúde, inclusive no Samu, foram contaminados pela Covid-19. A grande maioria tem se recuperado e já está de volta na linha de frente, na intensa busca para salvar vidas, que esses valorosos profissionais levam como missão.

Infelizmente, o Samu registrou uma perda inestimável. Falecido no dia 13 de maio, vítima de coronavírus, o servidor Odair José Simplício, 46 anos, desempenhou seu trabalho como motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência durante 11 anos, sendo sempre um profissional muito dedicado e solícito no ambiente de trabalho com colegas e pacientes.

A prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, agradece a família de Odair José e todos os profissionais socorristas pelo amor e carinho ao dedicarem suas vidas servindo a população de Porto Velho.

"Essa situação adversa que o mundo vive hoje reforçou ainda mais o valor dos profissionais de saúde. Esse esquadrão de heróis está diariamente abrindo mão de suas vidas para se dedicar integralmente a salvar outras vidas, cuidar daqueles que necessitam de ajuda. Os socorristas estão nesta categoria, fazendo o primeiro contato com o paciente, socorrendo e salvando vidas. Por essa dedicação constante, agradecemos", homenageou o prefeito Hildon Chaves.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é entregue à população após reforma geral

Obra de mais de R$ 345 mil foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Porto Velho e traz melhorias na estrutura e nos serviços ofertados
L
Vacinação no Brasil enfrenta desafios de cobertura e desigualdades regionais, aponta anuário VacinaBR

Vacinação no Brasil enfrenta desafios de cobertura e desigualdades regionais, aponta anuário VacinaBR

Curvas de imunização indicam queda das taxas de cobertura desde 2015
L
Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
L

Semed orienta pais sobre riscos de infecções virais nas crianças e impactos no ambiente escolar

O período de maior transmissão geralmente ocorre entre o 3º e o 5º dia da infecção
L
Censo aponta que 94,6% das UBS têm acesso à Internet e 97,6% usam prontuário eletrônico

Censo aponta que 94,6% das UBS têm acesso à Internet e 97,6% usam prontuário eletrônico

Levantamento foi realizado em mais de 44 mil unidades básicas de saúde
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inverno chega à Amazônia, trazendo seca, calor e friagem

Na estação seca, queimadas e incêndios proporcionam cenários de devastação.
L

Txai Suruí e Neide Cardozo, ativistas de Rondônia, participam da demarcação da TI Jaraguá em São Paulo

“Estamos muito emocionados com a demarcação da Terra Indígena Jaraguá”.
L

Povoado Nerd | Entrevista Vinícius Santana, designer gráfico e Youtuber gamer

Designer gráfico e Youtuber gamer, Vinícius Santana participa do programa Povoado Nerd nesta sexta-feira, dia 20, às 17h. Ele fala sobre sua trajetória no design e no universo dos games, além dos desafios e inspirações da criação de conteúdo.
L

Extermínio: A Evolução chega ao Cine Araújo com ação e terror de tirar o fôlego

Novo capítulo da saga mostra como a humanidade tenta sobreviver em um mundo dominado pelo vírus da raiva
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmera registra vulgo “Leva Eu” sendo atacado a tiros na zona leste

O Samu socorreu a vítima e a encaminhou ao Hospital João Paulo II.
14

Homicídios prende suspeito de matar costureira degolada na zona leste

Segundo a Polícia Civil, o suspeito saiu por volta das 2h da residência da vítima, que foi encontrada morta pela manhã.
12
Grave batida entre duas motos é registrada na zona leste

Grave batida entre duas motos é registrada na zona leste

De acordo com testemunhas, uma das motos era ocupada por duas pessoas, e o acidente ocorreu quando o veículo que transitava na Rua Fábia avançou a preferencial, causando colisão.
16
PM recebe denúncia e prende suspeito com drogas em apartamento de condomínio

PM recebe denúncia e prende suspeito com drogas em apartamento de condomínio

Segundo a PM, no apartamento do suspeito foram encontradas porções de maconha e cocaína, além de mais de R$1,000 reais em espécie, configurando crime de tráfico.
14
Júri popular condena réus por homicídio filmado a penas de 22 e 27 anos de prisão

Júri popular condena réus por homicídio filmado a penas de 22 e 27 anos de prisão

A defesa de M.A. Jansons argumentou por uma participação de menor importância, mas a tese não foi aceita pelos jurados. Da mesma forma, os advogados de F.R.O. Almeida defenderam a negativa de autoria, que também foi rejeitada pelo júri.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho participa da ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez” neste sábado (21)

Evento oferecerá serviços gratuitos de saúde, emissão de documentos, atendimento jurídico e muito mais para a população
L
Em pleno ponto facultativo, TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Em pleno ponto facultativo, TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

A ação ocorreu nas UPAs Leste e Sul e nas Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, todas sob gestão da Prefeitura da capital.
L
Professora grava respostas engraçadas de alunos sobre profissões e viraliza

Professora grava respostas engraçadas de alunos sobre profissões e viraliza. ‘Alfaiate faz salsicha’

A professora Khawanny, de Goiás, viralizou com as respostas engraçadas dos alunos para perguntas aparentemente simples.
L
Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Programa aproxima servidores municipais de metodologias inovadoras para resolver problemas públicos reais.
L
Conab atualiza tarifas de armazenagem para reforçar gestão dos estoques públicos

Conab começa a doar alimentos para atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas 4 mil cestas de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
L
Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Relatório alerta para níveis alarmantes de violações em 2024
L
Flamengo vence Chelsea de virada no Super Mundial de Clubes e assume a liderança do grupo

Flamengo vence Chelsea de virada no Super Mundial de Clubes e assume a liderança do grupo

O resultado garantiu ao clube carioca a liderança isolada do grupo, somando agora seis pontos.
L

Como a tecnologia de streaming transformou os hábitos de entretenimento

Os usuários escolhem o que assistir sem precisar de horários fixos. Isso mudou completamente o jeito de consumir conteúdo. Além disso, dispositivos como smart TVs, Chromecast e Roku tornaram tudo ainda mais acessível.
L

A evolução do consumo de conteúdo audiovisual na era digital

Entender essas mudanças é crucial. Elas criaram um novo mundo para o consumo de conteúdo audiovisual.
L
Corpos com sinais de tortura são encontrados amarrados e amordaçados em residência

Corpos com sinais de tortura são encontrados amarrados e amordaçados em residência

Familiares relataram que, na noite anterior, a porta da residência estava fechada e escura, o que os levou a crer que a dupla não estava em casa, e a refeição não foi entregue.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.