TERÇA-FEIRA, 20/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Mais estruturado e com atendimento humanizado, Pronto Socorro João Paulo ll segue sem pacientes no chão

O hospital que virou referência bate recorde de pacientes e agora está bem melhor

Publicado em 

Mais estruturado e sem a conhecida superlotação, o Hospital João Paulo II segue sendo o mais completo e o mais visitado de Porto Velho. Mesmo na pandemia da Covid-19, a busca de melhor humanização encontrou guarida no grupo SOS João Paulo, criado em 2019 para melhorá-lo em todos os aspectos.

Esforços contínuos do governo de Rondônia resultaram em expressiva força-tarefa que promoveu melhorias no atendimento. Paralelamente, Governo consolida o estudo para a construção do novo Pronto Socorro de Urgência e Emergência da Capital.

A situação era crítica: pacientes “internados” na garagem, ao relento, enfrentavam maus momentos, motivando queixas e até denúncias de parentes.

A grande demanda vem do interior, como constata o grupo SOS João Paulo. Em 2015, o hospital internou 15.832 pessoas, das quais, 10.693 vindas do interior do estado de Rondônia. Em 2019, foram 16.231. Este ano, até abril, mais 4.328 passaram por suas enfermarias, laboratórios, triagem e corredores.

Na gestão Marcos Rocha, tem recebido uma série de melhorias, desde os métodos internos de trabalho, reparos na estrutura física, às condutas clínicas de enfermagem e regulação. De sua parte, desde o ano passado, o Tribunal de Contas de Rondônia comprometeu-se a doar R$ 50 milhões para a construção do novo hospital pronto socorro.

Para o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, o apoio do governador Marcos Rocha “foi fundamental”. Ele também elogiou as equipes da Sesau e dos hospitais: “Todos vestiram a camisa, e nada receberam a mais por isso, porque estavam empenhados em cumprir a missão estratégica que acatou sugestões de todos para a construção de ideias”, assinalou.

DORES INESQUECÍVEIS

Antes das atividades do SOS João Paulo, a alta demanda de pacientes acarretava uma situação de difícil controle no hospital. A empresária Júlia Oliveira, 49, conta que em 2018 uma amiga teve um AVC e necessitou de acompanhante. “Ela teve paralisia no lado esquerdo do corpo, não conseguia andar, não subia na maca, tinha que ir ao banheiro com o meu apoio”, relata.

“Ficamos na sala de observação, havia só duas macas pequenas na enfermagem, uma cadeira de rodas, e um suporte de soro; não havia lugar para sentar, fiquei em pé o tempo todo”, lembra-se. À noite, ela dormia sentada numa cadeira de rodas.

Vítimas de acidentes com motos resultaram em 4.088 atendimentos em 2018, e fraturas de membros superiores, 1.204. Iva Alves, 47, dois filhos, foi uma das vítimas a conhecer o Hospital. “Desloquei meu braço quando caí, no bairro Flodoaldo [Pontes Pinto], fiquei duas horas para ser atendida”, ela conta.

Para este hospital pronto socorro convergem pacientes de Rondônia e de outros estados

MELHORIAS

Pela primeira vez na condição de acompanhante, Denise Sabrina Oliveira Santos, 34 anos, ficou com o pai internado há três semanas no JPII. “Ouvi algumas pessoas que lá se encontravam, também, com parentes ou amigos, comentando que hoje a realidade é outra, apesar da antiga estrutura do pronto socorro”, contou. Ela se referia à presença de pessoas acomodadas no chão, nos corredores ou na garagem, uma situação que era preocupante e dolorosa. “Aquilo realmente não existe mais; os pacientes ocupam os leitos, ninguém mais é deixado nos corredores, o atendimento médico é de alta qualidade, feito por profissionais atenciosos”, declarou Denise Santos.

O hospital dispunha de 70 leitos alugados no Hospital Santa Marcelina, 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Samar e 30 leitos de UTI do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Depois, outros dois hospitais privados reforçam o atendimento com médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e medicamentos incluídos.

Para o secretário Fernando Máximo, a contratação de novos leitos possibilitou de vez o desafogamento no pronto-socorro. Outro elogio, desta vez, à consultoria do Hospital Sírio Libanês de São Paulo: “Tudo para conter a superlotação”.

Em 2019, mutirões resultaram em 2.234 cirurgias de ortopedia e exames de ressonância magnética em 2,2 mil pessoas, o que permitiu o desafogamento da lotação no JPII, quando muitos pacientes ficavam aguardando em internações no hospital até o momento da realização dos procedimentos.

Pacientes psiquiátricos também se beneficiaram dessa celeridade. A Sesau alterou o fluxo para eles. Dessa maneira, no JPII, após avaliado e medicado, o paciente já pode voltar para casa e, em extrema necessidade, ser encaminhado para internação na Ala de psiquiatria do Hospital de Base. Atualmente, conforme o secretário, evita-se internações desnecessárias. Ele próprio, em visita ao hospital, conversou com pacientes e conheceu a realidade de cada um. “A gente se emociona com os depoimentos deles, pois grande parte conheceu aquela realidade do chão, da garagem, expostos ao sol e a chuvas, e se sujeitavam a infecções”, comentou Fernando Máximo.

O QUE CONSEGUIU O SOS JOÃO PAULO

► O grupo melhorou as condições de atendimento ao paciente, diminuindo a superlotação. O tempo de internação e liberação do paciente diminuiu e os servidores tiveram melhores condições de trabalho.

► Fazem parte do grupo 30 profissionais Sesau, HP JP II, Hospital de Base, Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), entre eles enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

► O ambulatório de traumato-ortopedia no Hospital de Base passou a atender pacientes do JPII com pequenos traumas. Anteriormente, o fluxo padrão pedia que o paciente entrasse no pronto socorro, e na detecção de necessidade de cirurgia, aguardasse, ficando exposto à infecção e ocupando leito.

► O funcionamento do ambulatório possibilitou ao paciente com trauma de leve proporção iniciar o atendimento no JPII e, após a radiografia e a confirmação de cirurgia ou outros procedimentos, ser encaminhado ao HB. Dessa maneira, se houver necessidade de cirurgia, o paciente é conduzido ao centro cirúrgico e, em seguida, liberado para casa.

► Além das pequenas fraturas e outras lesões que não precisam de cirurgia, o ambulatório atende pacientes em acompanhamento pós-operatório. Esse atendimento demorava até 30 dias.

► No fluxo de exames, a reorganização também foi essencial: pacientes de diversos municípios vinham para Porto Velho, em busca de atendimento no Hospital de Base, porém, davam entrada no JPII em finais de semana e feriados. Ou seja, ali permaneciam internados sem necessidade. O grupo SOS ajustou para que o paciente deixe sua cidade já regulado para atendimento direto no HB, onde, após o atendimento, retorna para casa.

► Tuberculose e meningite – O fluxo no atendimento inicial com pacientes em suspeita de tuberculose e meningite foi alterado. Anteriormente, eles passavam pelo JPII e, quando confirmada a suspeita dessas doenças, seguiam para o Cemetron. Agora, eles seguem diretamente para o especialista, fazendo todos os exames. Ao JPII são encaminhados apenas aqueles que não confirmarem as suspeitas e estiverem com outros sintomas.

Importa destacar que o Hospital João Paulo II e o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro estão atendendo apenas casos de urgência e emergência, nesse período de pandemia, sem a realização de sem cirurgias eletivas.

 

Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério da Saúde habilita novo centro para saúde do trabalhador em Rondônia

Ministério da Saúde habilita novo centro para saúde do trabalhador em Rondônia

A cidade de Ji-Paraná recebeu a habilitação de uma nova unidade do Cerest, elevando para cinco o número de centros especializados no estado e expandindo a assistência para mais de 40% dos municípios rondonienses.
L
Produção de vacina contra covid fortalece estrutura do SUS

Produção de vacina contra covid fortalece estrutura do SUS

Mobilização da Fiocruz resultou em tecnologia nacionalizada e novas pesquisas para o tratamento de doenças raras e futuras estratégias de imunização no Brasil.
L
CAPS AD promove caminhada no Skate Park em alusão ao Janeiro Branco

CAPS AD promove caminhada no Skate Park em alusão ao Janeiro Branco

Iniciativa busca aproximar serviços de saúde mental da comunidade e oferecer atendimentos gratuitos como testes rápidos e aferição de pressão no dia 30 de janeiro.
L
Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe a venda de itens de decoração com plásticos e substâncias não autorizadas que eram comercializados na internet.
L
Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Porto Velho registra queda expressiva nos casos de dengue em 2025 e reforça ações de vigilância em saúde.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

MEC anuncia sanções para cursos de medicina com baixo desempenho

MEC anuncia sanções para cursos de medicina com baixo desempenho

A primeira edição do Enamed revelou que 30% das faculdades avaliadas tiveram resultados insatisfatórios, o que gerará medidas como redução de vagas e suspensão do Fies.
L

GIRO NEWS: Paulo Alberto Ferreira Neto revela a alma do Rio Madeira em livro simbólico

o programa GIRO NEWS recebe Paulo Alberto Ferreira Neto, escritor que transforma o Rio Madeira em personagem central de uma obra que vai além da geografia e mergulha na alma da Amazônia.
L
Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

O Ministério da Educação oferece 594 mil bolsas de estudo na maior edição da história do programa, com oportunidades distribuídas entre mensalidades integrais e parciais.
L
Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, permitiu que o militar condenado por envolvimento em trama golpista utilize a leitura e o estudo para diminuir seu tempo de permanência na prisão.
L
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

A rede de telefonia pública que já contou com 1,5 milhão de terminais será desativada gradualmente após o fim das concessões e o avanço da tecnologia móvel.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo visita SEMUSA e acompanha aplicação de quase R$ 50 milhões na saúde de Porto Velho

Deputado Coronel Chrisóstomo visita SEMUSA e acompanha aplicação de quase R$ 50 milhões na saúde de Porto Velho

Recursos indicados pelo parlamentar estão sendo aplicados em UPAs, UBSs, USFs, compra de ambulâncias e custeio de média e alta complexidade.
L
Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Iniciativa fundamenta-se nos relatos da comunidade local, que enfrenta sérias dificuldades devido à inexistência de uma rede de encanação adequada para atender as famílias da região.
L
Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Indicação visa garantir atendimento pericial mais rápido e humanizado às famílias.
L
Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Ação reforça o compromisso com os Povos Originários e resultou em uma vitória para as comunidades tradicionais de RO.
L
Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão

O ministro do Supremo Tribunal Federal concedeu autorização para que o governador de São Paulo se encontre com o ex-presidente na ala militar do Complexo da Papuda nesta quinta-feira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista morre após perder o controle e bater em meio-fio

Motociclista morre após perder o controle e bater em meio-fio

Um acidente fatal foi registrado na tarde desta terça-feira na avenida Guaporé, onde um homem perdeu o controle de sua motocicleta ao tentar ajustar uma peça que carregava sob a roupa.
18
Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira na avenida Jatuarana após uma manobra de conversão, resultando em um motociclista socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
12
Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Uma menina foi atingida durante troca de tiros entre criminosos na noite de domingo, quando passava de carro com a mãe em uma rua próxima a uma garagem de veículos.
16
Morte em presídio de Vilhena foi homicídio, diz polícia

Capotamento na RO-010 deixa vítima presa às ferragens em Rolim de Moura

Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate do Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira, entre as linhas 180 e 176, após veículo capotar na rodovia.
14
Homicídio de jovem em Vilhena pode ter relação com facção

Homicídio de jovem em Vilhena pode ter relação com facção

O corpo de Anthony Lucas Alves Silva, de 29 anos, foi encontrado com diversas perfurações de pistola em uma residência no bairro Alto Alegre, na manhã desta segunda-feira.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: Claudenir de Souza Jordão

LICENÇAS DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO –
L

Recebimento da Licença Ambiental: FISIO & CO – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS, Nº 016.00306.002/2024-SUL
L
Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Em dois anos, cinco mortes foram registradas em Rondônia por autorreligação; Energisa reforça orientações de segurança e canais oficiais para religação segura.
L
Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Com média de 15 mil toneladas de resíduos recebidas por mês, unidade atende Porto Velho, Candeias do Jamari e Nova Mamoré.
L
Bike Tour abre programação do Dia da Instalação de Porto Velho com percurso histórico

Bike Tour abre programação do Dia da Instalação de Porto Velho com percurso histórico

Atividade esportiva e cultural percorre o Centro Histórico e dá início às celebrações dos 111 anos da instalação do município
L
Netflix melhora oferta pela Warner Bros. Discovery com proposta integral em dinheiro

Netflix melhora oferta pela Warner Bros. Discovery com proposta integral em dinheiro

Valor total de US$ 82,7 bilhões permanece o mesmo, mas mudança visa acelerar aprovação e dar segurança aos acionistas contra oscilações de mercado.
L
Venda do TikTok para a Oracle deve ser finalizada nesta quinta

Venda do TikTok para a Oracle deve ser finalizada nesta quinta

A operação de 14 bilhões de dólares transfere o controle de dados da rede social para um consórcio liderado pela Oracle e pelo fundo MGX, encerrando anos de pressão do governo americano.
L

Requerimento da Licença Ambiental: AMANDA SOUZA DE ARAUJO

PEDIDO DE LICENÇA PRÉVIA (LP) – PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) – PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Anistia Internacional alerta para impactos da gestão de Trump

Anistia Internacional alerta para impactos da gestão de Trump

O relatório documental aponta a deterioração do Estado de Direito e a escalada de práticas autoritárias em doze áreas fundamentais nos Estados Unidos durante o último ano.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.