TERÇA-FEIRA, 20/01/2026

Em destaque

L

Saúde

OMS DECIDE E TESTES COM A HIDROXICLOROQUINA SÃO INTERROMPIDOS

Falta de comprovação de que a droga reduz a mortalidade em pacientes com covid-19 leva agência a suspender experimentos. Nos últimos dias, outros grupos de pesquisa adotaram a mesma medida alegando, por exemplo, a ocorrência de complicações cardíacas

Publicado em 

Um dia depois de o corticoide dexametasona ter sido apresentado como o primeiro medicamento capaz de evitar mortes em pacientes com sintomas graves da covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a interrupção de testes clínicos com a hidroxicloroquina, droga que já foi considerada uma das principais apostas para o combate ao coronavírus. Segundo a agência das Nações Unidas, experimentos com a substância criada para tratar a atrite reumatoide não resultaram em dados positivos ligados à redução da mortalidade pelo Sars-CoV-2. Outros projetos de pesquisas adotaram a mesma medida recentemente, o que deixa o medicamento e a sua fórmula de origem, o antimalárico cloroquina, cada vez mais distantes de serem uma opção terapêutica para o Sars-CoV-2.

A OMS lidera uma frente de pesquisa internacional, chamada Solidarity, que conta com a participação de 400 hospitais em 35 países e tem avaliado uma série de medicamentos no combate à covid-19. Testes com a hidroxicloroquina são um dos braços do projeto e, desde maio, têm sido alvo de decisões polêmicas (Leia Para saber mais). A medida anunciada ontem foi tomada após duas rodadas de consultas com especialistas e integrantes do projeto.

“As evidências dos ensaios mostraram que a hidroxicloroquina, quando comparada com o tratamento padrão de pacientes hospitalizados, não reduz a mortalidade. Com base nessa análise e nas revisões publicadas, decidimos interromper os estudos randomizados com hidroxicloroquina no Solidarity”, enfatizou, em coletiva virtual, Ana Maria Henao Restrepo, médica da Unidade de Emergências Sanitárias da OMS

Restrepo explicou que a decisão também levou em consideração os resultados do estudo Recovery, do Reino Unido, que testou a mesma substância e também não identificou benefícios em pacientes com covid-19. O grupo liderado pela Universidade de Oxford, responsável pelo anúncio dos testes com a dexametasona, cessou os experimentos com a hidroxicloroquina no início deste mês.

Na última segunda-feira, a Food and Drug Administration (FDA), órgão que controla o uso de medicamentos nos Estados Unidos, revogou a autorização para uso de emergência para hidroxicloroquina e cloroquina em pacientes com covid-19 também alegando que as drogas “provavelmente não serão eficazes” no tratamento da doença. De acordo com autoridades americanas, a decisão também considerou relatos de “eventos adversos cardíacos graves e de outros efeitos colaterais graves” associados ao uso das duas drogas no tratamento de pacientes infectados pelo patógeno Sars-CoV-2.

No Brasil, os estudos com as drogas continuam. Um deles é o do grupo Coalizão Covid Brasil, coordenado pelo hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A equipe analisa os efeitos da hidroxicloroquina em 1.100 pacientes, divididos em duas pesquisas, que envolvem 60 hospitais brasileiros. Luciano Azevedo, superintendente de ensino e pesquisador do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, é um dos cientistas participantes da investigação. “Ainda não temos previsão da divulgação dos resultados, é uma pesquisa trabalhosa, mas acreditamos que, em pouco tempo, vamos poder publicá-los e entender os detalhes relativos ao uso dessa droga em pacientes brasileiros”, disse.

O médico acredita que a suspensão anunciada pela OMS se justifica devido ao número diverso de estudos que mostram como a hidroxicloroquina não responde a expectativas de especialistas da área. “Muitos estudos têm mostrado uma inabilidade desse medicamento ao tratar até outros tipos de vírus, como a dengue e o zika. E as poucas pesquisas que mostraram dados positivos foram feitas com poucos pacientes”, afirmou.

Corticoide

Na coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também celebrou a notícia dos “resultados iniciais positivos” da dexametasona em pacientes com sintomas graves da doença. De acordo com conclusões preliminares divulgadas pela equipe do Recovery, a droga reduz a mortalidade em um quinto em infectados submetidos a assistência com oxigênio (não entubados) e em um terço entre os que precisam de respirador.  Ghebreyesus enfatizou que a droga só deve ser usada sob “supervisão clínica próxima” e que são necessárias mais terapias que possam ser usadas principalmente para indivíduos com sintomas leves.

Segundo o diretor executivo da agência, Michael Ryan, eles aguardam dados mais detalhados sobre o estudo britânico e também sua revisão por outros cientistas — a divulgação dos resultados em uma revista científica deve ocorrer nos próximos dias, de acordo com os autores. A OMS, porém, já começou a coordenar uma análise e a avaliar dados de vários ensaios clínicos com pacientes graves a fim de entender melhor o quadro, afirmou  Ryan. Tedros Ghebreyesus informou que, em breve, a organização atualizará sua diretriz clínica “para refletir como e quando a dexametasona deve ser usada para tratar a covid-19”.

Para Luciano Azevedo, os dados vistos no estudo inglês são animadores, mas necessitam ser melhor avaliados. “Encaramos como uma boa notícia, porém temos cuidado, já que não foi divulgado na íntegra. Muitos estudos têm sido publicados recentemente e grande parte deles não é revisada, o que pode gerar falhas. Precisamos saber do perfil desses pacientes, como esse medicamento foi administrado e por quanto tempo, entre outros detalhes importantes”, justificou. O médico conta que o Coalizão Covid Brasil também realiza testes com o medicamento dexametasona em pacientes com covid-19. Os primeiros resultados estão previstos para agosto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Produção de vacina contra covid fortalece estrutura do SUS

Produção de vacina contra covid fortalece estrutura do SUS

Mobilização da Fiocruz resultou em tecnologia nacionalizada e novas pesquisas para o tratamento de doenças raras e futuras estratégias de imunização no Brasil.
L
CAPS AD promove caminhada no Skate Park em alusão ao Janeiro Branco

CAPS AD promove caminhada no Skate Park em alusão ao Janeiro Branco

Iniciativa busca aproximar serviços de saúde mental da comunidade e oferecer atendimentos gratuitos como testes rápidos e aferição de pressão no dia 30 de janeiro.
L
Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe a venda de itens de decoração com plásticos e substâncias não autorizadas que eram comercializados na internet.
L
Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Porto Velho registra queda expressiva nos casos de dengue em 2025 e reforça ações de vigilância em saúde.
L
Justiça dá 90 dias para Prefeitura regularizar farmácia de UBS

Justiça dá 90 dias para Prefeitura regularizar farmácia de UBS

Liminar obtida pelo MPRO determina que o Município de Primavera de Rondônia corrija falhas na farmácia da UBS Manoel de Lara, envolvendo aquisição, armazenamento e controle de medicamentos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

O Ministério da Educação oferece 594 mil bolsas de estudo na maior edição da história do programa, com oportunidades distribuídas entre mensalidades integrais e parciais.
L
Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, permitiu que o militar condenado por envolvimento em trama golpista utilize a leitura e o estudo para diminuir seu tempo de permanência na prisão.
L
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

A rede de telefonia pública que já contou com 1,5 milhão de terminais será desativada gradualmente após o fim das concessões e o avanço da tecnologia móvel.
L
Medicina da UNIR alcança nota 4 no Enamed e se consolida como o melhor curso de Rondônia

Medicina da UNIR alcança nota 4 no Enamed e se consolida como o melhor curso de Rondônia

Resultado divulgado pelo MEC coloca a instituição entre as mais bem avaliadas da Região Norte; desempenho reflete investimentos em infraestrutura e qualificação docente.
L
Rondônia lidera apoio a negócios inovadores, tem 2ª menor taxa de desemprego e 3ª melhor projeção do PIB

Rondônia lidera apoio a negócios inovadores, tem 2ª menor taxa de desemprego e 3ª melhor projeção do PIB

O crescimento econômico também ocorre de forma regionalizada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Iniciativa fundamenta-se nos relatos da comunidade local, que enfrenta sérias dificuldades devido à inexistência de uma rede de encanação adequada para atender as famílias da região.
L
Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Indicação visa garantir atendimento pericial mais rápido e humanizado às famílias.
L
Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Ação reforça o compromisso com os Povos Originários e resultou em uma vitória para as comunidades tradicionais de RO.
L
Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão

O ministro do Supremo Tribunal Federal concedeu autorização para que o governador de São Paulo se encontre com o ex-presidente na ala militar do Complexo da Papuda nesta quinta-feira.
L
Justiça da Itália adia extradição de Carla Zambelli

Justiça da Itália adia extradição de Carla Zambelli

A Corte de Apelação de Roma adiou o julgamento da extradição de Carla Zambelli para fevereiro, alegando necessidade de analisar as condições da Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira na avenida Jatuarana após uma manobra de conversão, resultando em um motociclista socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
12
Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Uma menina foi atingida durante troca de tiros entre criminosos na noite de domingo, quando passava de carro com a mãe em uma rua próxima a uma garagem de veículos.
16
Morte em presídio de Vilhena foi homicídio, diz polícia

Capotamento na RO-010 deixa vítima presa às ferragens em Rolim de Moura

Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate do Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira, entre as linhas 180 e 176, após veículo capotar na rodovia.
14
Homicídio de jovem em Vilhena pode ter relação com facção

Homicídio de jovem em Vilhena pode ter relação com facção

O corpo de Anthony Lucas Alves Silva, de 29 anos, foi encontrado com diversas perfurações de pistola em uma residência no bairro Alto Alegre, na manhã desta segunda-feira.
16
Ataque de pit bull mobiliza Polícia Militar em avenida de Vilhena

Ataque de pit bull mobiliza Polícia Militar em avenida de Vilhena

Animal que estava solto na via matou outro cachorro de pequeno porte; donos do cão haviam sido presos e o animal estava sem vigilância.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: FISIO & CO – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS, Nº 016.00306.002/2024-SUL
L
Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Em dois anos, cinco mortes foram registradas em Rondônia por autorreligação; Energisa reforça orientações de segurança e canais oficiais para religação segura.
L
Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Com média de 15 mil toneladas de resíduos recebidas por mês, unidade atende Porto Velho, Candeias do Jamari e Nova Mamoré.
L
Bike Tour abre programação do Dia da Instalação de Porto Velho com percurso histórico

Bike Tour abre programação do Dia da Instalação de Porto Velho com percurso histórico

Atividade esportiva e cultural percorre o Centro Histórico e dá início às celebrações dos 111 anos da instalação do município
L
Netflix melhora oferta pela Warner Bros. Discovery com proposta integral em dinheiro

Netflix melhora oferta pela Warner Bros. Discovery com proposta integral em dinheiro

Valor total de US$ 82,7 bilhões permanece o mesmo, mas mudança visa acelerar aprovação e dar segurança aos acionistas contra oscilações de mercado.
L
Venda do TikTok para a Oracle deve ser finalizada nesta quinta

Venda do TikTok para a Oracle deve ser finalizada nesta quinta

A operação de 14 bilhões de dólares transfere o controle de dados da rede social para um consórcio liderado pela Oracle e pelo fundo MGX, encerrando anos de pressão do governo americano.
L

Requerimento da Licença Ambiental: AMANDA SOUZA DE ARAUJO

PEDIDO DE LICENÇA PRÉVIA (LP) – PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) – PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Anistia Internacional alerta para impactos da gestão de Trump

Anistia Internacional alerta para impactos da gestão de Trump

O relatório documental aponta a deterioração do Estado de Direito e a escalada de práticas autoritárias em doze áreas fundamentais nos Estados Unidos durante o último ano.
L
Sebrae em Rondônia conquista 2º lugar nacional em satisfação dos clientes

Sebrae em Rondônia conquista 2º lugar nacional em satisfação dos clientes

Com nota 93,5 no NPS 2025, estado se destaca pela excelência no atendimento aos empreendedores, ficando atrás apenas de Alagoas.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.