QUARTA-FEIRA, 24/09/2025

L

Saúde

OMS DECIDE E TESTES COM A HIDROXICLOROQUINA SÃO INTERROMPIDOS

Falta de comprovação de que a droga reduz a mortalidade em pacientes com covid-19 leva agência a suspender experimentos. Nos últimos dias, outros grupos de pesquisa adotaram a mesma medida alegando, por exemplo, a ocorrência de complicações cardíacas

Publicado em 

Um dia depois de o corticoide dexametasona ter sido apresentado como o primeiro medicamento capaz de evitar mortes em pacientes com sintomas graves da covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a interrupção de testes clínicos com a hidroxicloroquina, droga que já foi considerada uma das principais apostas para o combate ao coronavírus. Segundo a agência das Nações Unidas, experimentos com a substância criada para tratar a atrite reumatoide não resultaram em dados positivos ligados à redução da mortalidade pelo Sars-CoV-2. Outros projetos de pesquisas adotaram a mesma medida recentemente, o que deixa o medicamento e a sua fórmula de origem, o antimalárico cloroquina, cada vez mais distantes de serem uma opção terapêutica para o Sars-CoV-2.

A OMS lidera uma frente de pesquisa internacional, chamada Solidarity, que conta com a participação de 400 hospitais em 35 países e tem avaliado uma série de medicamentos no combate à covid-19. Testes com a hidroxicloroquina são um dos braços do projeto e, desde maio, têm sido alvo de decisões polêmicas (Leia Para saber mais). A medida anunciada ontem foi tomada após duas rodadas de consultas com especialistas e integrantes do projeto.

“As evidências dos ensaios mostraram que a hidroxicloroquina, quando comparada com o tratamento padrão de pacientes hospitalizados, não reduz a mortalidade. Com base nessa análise e nas revisões publicadas, decidimos interromper os estudos randomizados com hidroxicloroquina no Solidarity”, enfatizou, em coletiva virtual, Ana Maria Henao Restrepo, médica da Unidade de Emergências Sanitárias da OMS

Restrepo explicou que a decisão também levou em consideração os resultados do estudo Recovery, do Reino Unido, que testou a mesma substância e também não identificou benefícios em pacientes com covid-19. O grupo liderado pela Universidade de Oxford, responsável pelo anúncio dos testes com a dexametasona, cessou os experimentos com a hidroxicloroquina no início deste mês.

Na última segunda-feira, a Food and Drug Administration (FDA), órgão que controla o uso de medicamentos nos Estados Unidos, revogou a autorização para uso de emergência para hidroxicloroquina e cloroquina em pacientes com covid-19 também alegando que as drogas “provavelmente não serão eficazes” no tratamento da doença. De acordo com autoridades americanas, a decisão também considerou relatos de “eventos adversos cardíacos graves e de outros efeitos colaterais graves” associados ao uso das duas drogas no tratamento de pacientes infectados pelo patógeno Sars-CoV-2.

No Brasil, os estudos com as drogas continuam. Um deles é o do grupo Coalizão Covid Brasil, coordenado pelo hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A equipe analisa os efeitos da hidroxicloroquina em 1.100 pacientes, divididos em duas pesquisas, que envolvem 60 hospitais brasileiros. Luciano Azevedo, superintendente de ensino e pesquisador do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, é um dos cientistas participantes da investigação. “Ainda não temos previsão da divulgação dos resultados, é uma pesquisa trabalhosa, mas acreditamos que, em pouco tempo, vamos poder publicá-los e entender os detalhes relativos ao uso dessa droga em pacientes brasileiros”, disse.

O médico acredita que a suspensão anunciada pela OMS se justifica devido ao número diverso de estudos que mostram como a hidroxicloroquina não responde a expectativas de especialistas da área. “Muitos estudos têm mostrado uma inabilidade desse medicamento ao tratar até outros tipos de vírus, como a dengue e o zika. E as poucas pesquisas que mostraram dados positivos foram feitas com poucos pacientes”, afirmou.

Corticoide

Na coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também celebrou a notícia dos “resultados iniciais positivos” da dexametasona em pacientes com sintomas graves da doença. De acordo com conclusões preliminares divulgadas pela equipe do Recovery, a droga reduz a mortalidade em um quinto em infectados submetidos a assistência com oxigênio (não entubados) e em um terço entre os que precisam de respirador.  Ghebreyesus enfatizou que a droga só deve ser usada sob “supervisão clínica próxima” e que são necessárias mais terapias que possam ser usadas principalmente para indivíduos com sintomas leves.

Segundo o diretor executivo da agência, Michael Ryan, eles aguardam dados mais detalhados sobre o estudo britânico e também sua revisão por outros cientistas — a divulgação dos resultados em uma revista científica deve ocorrer nos próximos dias, de acordo com os autores. A OMS, porém, já começou a coordenar uma análise e a avaliar dados de vários ensaios clínicos com pacientes graves a fim de entender melhor o quadro, afirmou  Ryan. Tedros Ghebreyesus informou que, em breve, a organização atualizará sua diretriz clínica “para refletir como e quando a dexametasona deve ser usada para tratar a covid-19”.

Para Luciano Azevedo, os dados vistos no estudo inglês são animadores, mas necessitam ser melhor avaliados. “Encaramos como uma boa notícia, porém temos cuidado, já que não foi divulgado na íntegra. Muitos estudos têm sido publicados recentemente e grande parte deles não é revisada, o que pode gerar falhas. Precisamos saber do perfil desses pacientes, como esse medicamento foi administrado e por quanto tempo, entre outros detalhes importantes”, justificou. O médico conta que o Coalizão Covid Brasil também realiza testes com o medicamento dexametasona em pacientes com covid-19. Os primeiros resultados estão previstos para agosto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Aprovada pelo CNS, a política busca melhorar a atenção a doenças reumáticas no Brasil com foco em acesso, telemedicina e redução de custos.
L
Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Nota oficial do Ministério da Saúde desmente afirmação feita por Donald Trump, reforçando a segurança do paracetamol e combatendo a desinformação.
L
Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

A pasta ampliou as diretrizes do SUS para o rastreamento do câncer de mama, que afeta 23% das mulheres na faixa dos 40 a 49 anos.
L
Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Referência no tratamento da fissura labiopalatina, o Nufis garante atendimento multiprofissional em Porto Velho e amplia qualidade de vida dos pacientes.
L

Nova brinquedoteca do Hospital Infantil Cosme e Damião promove alegria e acolhimento durante a internação

Espaço lúdico reforça o cuidado integral à saúde das crianças internadas em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Atenção, Rondônia: quarta-feira será marcada por fortes chuvas

O Inmet expandiu o alcance do alerta de perigo potencial de nível 2 para chuvas, que agora cobre uma vasta área em Rondônia, englobando quase todo o estado.
L

Agenda News: Peeling Gluco Depile-se combate acne e oleosidade

Indicado para todos os tipos de pele, o tratamento oferece resultados visíveis e seguros desde a primeira sessão.
L

Momento Empresarial: Fernando Schimilowski, empresário e consultor de negócios

No Momento Empresarial desta quarta-feira, vamos entrevistar Fernando Schimilowski, empresário, consultor empresarial e gestor de negócios, que acumula 31 anos de experiência profissional e um amplo conhecimento em administração de equipes e operações.
L
Empreendedorismo

Coluna do Simpi: Com uma década de atraso, atualização dos limites do Simples e do MEI volta à pauta no Congresso

Congelados há quase dez anos, os limites de faturamento do Simples Nacional e do MEI voltam a ser debatidos na Câmara para garantir justiça fiscal e preservar micro e pequenas empresas.
L

Agenda News: Emoções, identidade e a travessia da perimenopausa

No próximo Agenda News, a conversa é especialmente para você, mulher 40+.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa participa do Seminário Nacional União pela Autonomia, em Brasília

Evento reúne lideranças para debater a emancipação distrital e a criação de novos municípios.
L

Deputado Cássio Gois apoia 1ª Agro feira Flor do Café e Rodeio Fest em Ministro Andreazza

Evento reuniu mais de 10 mil pessoas com shows, rodeio e feira agropecuária, movimentando a economia e fortalecendo a cultura local.
L
Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Relatório mostra que apenas 14,3% dos magistrados são negros no Brasil; presidente do STF e CNJ destaca a importância de políticas afirmativas.
L
Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Ministro do STF atende a pedido da Procuradoria-Geral da República para comunicar a Câmara sobre a denúncia por coação contra o deputado.
L
Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

O presidente da Câmara, Hugo Motta, elogiou a abertura de conversa entre os líderes, que pode ajudar a resolver o impasse diplomático e comercial.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende mais de 3.700 caixas de bebidas com apoio da SEFIN em Ji-Paraná

PRF em Rondônia apreende mais de 3.700 caixas de bebidas com apoio da SEFIN em Ji-Paraná

A carga estava desacompanhada de documentos que respaldavam o seu transporte
10
Homem agride mulher acusada de assediar sua esposa em Vilhena

Homem agride mulher acusada de assediar sua esposa em Vilhena

Vítima foi encontrada com ferimentos na cabeça após ser agredida com barra de concreto em um apartamento no bairro Novo Tempo.
16
Polícia interrompe festa com menores em Vilhena e prende quatro adultos

Polícia interrompe festa com menores em Vilhena e prende quatro adultos

Quatro pessoas são detidas por corrupção de menores e perturbação do sossego em uma residência no bairro Jardim Primavera, na madrugada de sábado.
14
Homem abastece carro furtado, é amarrado por populares e preso em Vilhena

Homem abastece carro furtado, é amarrado por populares e preso em Vilhena

Suspeito, de 28 anos, se recusa a pagar por combustível e é contido por populares em posto na BR-364; veículo havia sido furtado em Rolim de Moura.
12
Fazendeiro de Corumbiara é investigado por abuso sexual de menina de 6 anos

Fazendeiro de Corumbiara é investigado por abuso sexual de menina de 6 anos

Caso de abuso sexual de vulnerável domina as conversas em Corumbiara; suspeito teria se mudado para Vilhena e a investigação corre em segredo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia impulsiona economia através do turismo no Duelo na Fronteira

O Duelo na Fronteira 2025 acontece de 22 a 27 de outubro, no bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim.
L

Programa Rondônia Cidadã retorna a Cacoal neste fim de semana com serviços gratuitos

No mês de agosto, mais de 3 mil atendimentos foram realizados no município de Cacoal.
L
Cerca de 45% dos médicos apresentam algum quadro de doença mental

Cerca de 45% dos médicos apresentam algum quadro de doença mental

Pesquisa aponta alta incidência de ansiedade e burnout entre profissionais da saúde no Brasil, com destaque para médicos do Norte
L
Carretas do Grupo Amaggi se envolvem em acidente na BR-364

Carretas do Grupo Amaggi se envolvem em acidente na BR-364

Colisão entre dois rodotrens da mesma empresa ocorre na entrada de Comodoro (MT), sem deixar feridos, apenas danos materiais.
10

Mucura conquista Melhor Filme do Júri Jovem no maior festival de cinema da Amazônia

Curta rondoniense Mucura vence Júri Jovem e Direção de Arte no Olhar do Norte, no Teatro Amazonas, e reafirma a força criativa do cinema amazônico contemporâneo.
L

Prazo final para licenciamento de veículos com placa final 9 encerra na próxima terça-feira, 30

Proprietários podem acessar a Central de Serviços do Detran-RO para emissão da guia de pagamento.
L
Corpo de comerciante é exumado em Chupinguaia para exame de envenenamento

Corpo de comerciante é exumado em Chupinguaia para exame de envenenamento

Suspeita de envenenamento leva a Polícia Civil a exumar o corpo do empresário Miguel Beth Castilho Mamani, conhecido como “Bolívia”, de 51 anos.
18
Foragido é agredido por facção após não pagar taxa semanal em Candeias do Jamari

Foragido é agredido por facção após não pagar taxa semanal em Candeias do Jamari

Homem com mandado de prisão em aberto é encontrado ferido na rua e diz à polícia que sofreu “disciplina” do Comando Vermelho.
16

Capoeira ganha destaque nos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025, em Ji-Paraná

A capoeira integra o JIR desde 2014, valorizando modalidades olímpicas e genuinamente brasileiras.
L
Caminhão atinge poste e deixa bairro sem energia em Vilhena

Caminhão atinge poste e deixa bairro sem energia em Vilhena

Motorista esquece de acionar o freio de mão e carreta desgovernada causa interrupção de energia por cinco horas na Vila Operária.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.