SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

L

Saúde

OMS DECIDE E TESTES COM A HIDROXICLOROQUINA SÃO INTERROMPIDOS

Falta de comprovação de que a droga reduz a mortalidade em pacientes com covid-19 leva agência a suspender experimentos. Nos últimos dias, outros grupos de pesquisa adotaram a mesma medida alegando, por exemplo, a ocorrência de complicações cardíacas

Publicado em 

OMS DECIDE E TESTES COM A HIDROXICLOROQUINA SÃO INTERROMPIDOS - News Rondônia

Um dia depois de o corticoide dexametasona ter sido apresentado como o primeiro medicamento capaz de evitar mortes em pacientes com sintomas graves da covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a interrupção de testes clínicos com a hidroxicloroquina, droga que já foi considerada uma das principais apostas para o combate ao coronavírus. Segundo a agência das Nações Unidas, experimentos com a substância criada para tratar a atrite reumatoide não resultaram em dados positivos ligados à redução da mortalidade pelo Sars-CoV-2. Outros projetos de pesquisas adotaram a mesma medida recentemente, o que deixa o medicamento e a sua fórmula de origem, o antimalárico cloroquina, cada vez mais distantes de serem uma opção terapêutica para o Sars-CoV-2.

OMS DECIDE E TESTES COM A HIDROXICLOROQUINA SÃO INTERROMPIDOS - News Rondônia

A OMS lidera uma frente de pesquisa internacional, chamada Solidarity, que conta com a participação de 400 hospitais em 35 países e tem avaliado uma série de medicamentos no combate à covid-19. Testes com a hidroxicloroquina são um dos braços do projeto e, desde maio, têm sido alvo de decisões polêmicas (Leia Para saber mais). A medida anunciada ontem foi tomada após duas rodadas de consultas com especialistas e integrantes do projeto.

“As evidências dos ensaios mostraram que a hidroxicloroquina, quando comparada com o tratamento padrão de pacientes hospitalizados, não reduz a mortalidade. Com base nessa análise e nas revisões publicadas, decidimos interromper os estudos randomizados com hidroxicloroquina no Solidarity”, enfatizou, em coletiva virtual, Ana Maria Henao Restrepo, médica da Unidade de Emergências Sanitárias da OMS

Restrepo explicou que a decisão também levou em consideração os resultados do estudo Recovery, do Reino Unido, que testou a mesma substância e também não identificou benefícios em pacientes com covid-19. O grupo liderado pela Universidade de Oxford, responsável pelo anúncio dos testes com a dexametasona, cessou os experimentos com a hidroxicloroquina no início deste mês.

Na última segunda-feira, a Food and Drug Administration (FDA), órgão que controla o uso de medicamentos nos Estados Unidos, revogou a autorização para uso de emergência para hidroxicloroquina e cloroquina em pacientes com covid-19 também alegando que as drogas “provavelmente não serão eficazes” no tratamento da doença. De acordo com autoridades americanas, a decisão também considerou relatos de “eventos adversos cardíacos graves e de outros efeitos colaterais graves” associados ao uso das duas drogas no tratamento de pacientes infectados pelo patógeno Sars-CoV-2.

No Brasil, os estudos com as drogas continuam. Um deles é o do grupo Coalizão Covid Brasil, coordenado pelo hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A equipe analisa os efeitos da hidroxicloroquina em 1.100 pacientes, divididos em duas pesquisas, que envolvem 60 hospitais brasileiros. Luciano Azevedo, superintendente de ensino e pesquisador do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, é um dos cientistas participantes da investigação. “Ainda não temos previsão da divulgação dos resultados, é uma pesquisa trabalhosa, mas acreditamos que, em pouco tempo, vamos poder publicá-los e entender os detalhes relativos ao uso dessa droga em pacientes brasileiros”, disse.

O médico acredita que a suspensão anunciada pela OMS se justifica devido ao número diverso de estudos que mostram como a hidroxicloroquina não responde a expectativas de especialistas da área. “Muitos estudos têm mostrado uma inabilidade desse medicamento ao tratar até outros tipos de vírus, como a dengue e o zika. E as poucas pesquisas que mostraram dados positivos foram feitas com poucos pacientes”, afirmou.

Corticoide

Na coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também celebrou a notícia dos “resultados iniciais positivos” da dexametasona em pacientes com sintomas graves da doença. De acordo com conclusões preliminares divulgadas pela equipe do Recovery, a droga reduz a mortalidade em um quinto em infectados submetidos a assistência com oxigênio (não entubados) e em um terço entre os que precisam de respirador.  Ghebreyesus enfatizou que a droga só deve ser usada sob “supervisão clínica próxima” e que são necessárias mais terapias que possam ser usadas principalmente para indivíduos com sintomas leves.

Segundo o diretor executivo da agência, Michael Ryan, eles aguardam dados mais detalhados sobre o estudo britânico e também sua revisão por outros cientistas — a divulgação dos resultados em uma revista científica deve ocorrer nos próximos dias, de acordo com os autores. A OMS, porém, já começou a coordenar uma análise e a avaliar dados de vários ensaios clínicos com pacientes graves a fim de entender melhor o quadro, afirmou  Ryan. Tedros Ghebreyesus informou que, em breve, a organização atualizará sua diretriz clínica “para refletir como e quando a dexametasona deve ser usada para tratar a covid-19”.

Para Luciano Azevedo, os dados vistos no estudo inglês são animadores, mas necessitam ser melhor avaliados. “Encaramos como uma boa notícia, porém temos cuidado, já que não foi divulgado na íntegra. Muitos estudos têm sido publicados recentemente e grande parte deles não é revisada, o que pode gerar falhas. Precisamos saber do perfil desses pacientes, como esse medicamento foi administrado e por quanto tempo, entre outros detalhes importantes”, justificou. O médico conta que o Coalizão Covid Brasil também realiza testes com o medicamento dexametasona em pacientes com covid-19. Os primeiros resultados estão previstos para agosto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pesquisa revela impactos do Vírus Sincicial Respiratório em idosos no Brasil

Pesquisa revela impactos do Vírus Sincicial Respiratório em idosos no Brasil

Estudo nacional avalia a gravidade do VSR em pessoas acima de 60 anos, comorbidades associadas e a importância da vacinação.
L
Vilhena: Terceira Regional de Saúde passa por reforma completa com recursos do governo de Rondônia

Vilhena: Terceira Regional de Saúde passa por reforma completa com recursos do governo de Rondônia

A reforma da Terceira Regional de Saúde em Vilhena reforça o compromisso do governo de Rondônia com a infraestrutura da saúde pública.
L
Reforma no Heuro entra na fase final e amplia leitos com atendimento humanizado em Cacoal

Reforma no Heuro entra na fase final e amplia leitos com atendimento humanizado em Cacoal

Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal moderniza instalações e reforça atendimento humanizado, com obra avançando sem interromper serviços.
L
Peru, Jordânia e Hong Kong voltam a comprar carne de Frango do Brasil

Peru, Jordânia e Hong Kong voltam a comprar carne de Frango do Brasil

Com a reabertura desses mercados, 30 países já suspenderam as restrições à importação de carne de frango brasileira após o surto de gripe aviária.
L
Cirurgias eletivas Porto Velho: José Ribamar realiza operação após dois anos na fila

Cirurgias eletivas Porto Velho: José Ribamar realiza operação após dois anos na fila

Após mapeamento feito pela Prefeitura, mutirão de cirurgias eletivas em Porto Velho beneficia mais de 200 pacientes; José Ribamar é um dos atendidos.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Semana no Grego Original tem happy hour, feijoada e tributos a clássicos nacionais e internacionais

Happy Friday, Feijuka com Rock e Rock in City agitam Porto Velho com shows de bandas como Vibe, Boulevard, O’Greggory e Apocalypse Now.
L

Falaê PodCast | Entrevista Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião

Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, às 18h, o Falaê Podcast recebe Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião.
L

Quando empreender tem cheiro de bolo quente: Michela Barros é a entrevistada do Agenda News

Nesta quinta-feira, 17 de julho, às 17h, o Agenda News recebe Michela Barros, franqueada da Fábrica de Bolo Vó Alzira, para um bate-papo especial sobre empreendedorismo, sabor e afeto. Michela comanda duas unidades da franquia em Porto Velho — uma no bairro Olaria e outra na Zona Sul — levando aos clientes mais de 50 sabores que conquistam pelo aroma e pela qualidade.
L

Giro News | Entrevista José Rafael Lopes

Nesta quinta-feira (17), às 16h, o Giro News recebe José Rafael Lopes, gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, para falar sobre a 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, que será realizado no dia 30 de julho, no Salão de Convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.
L
Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Presidente defende soberania brasileira e sinaliza Lei de Reciprocidade Econômica diante da imposição de taxas de 50% sobre produtos do Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa ouve demandas na 3ª Linha do Ribeirão e anuncia recursos para agricultura em Nova Mamoré

Dra. Taíssa ouve demandas na 3ª Linha do Ribeirão e anuncia recursos para agricultura em Nova Mamoré

Deputada reforça compromisso com o setor produtivo, garantindo realocação de recursos para impulsionar a agricultura e a pecuária na região rural de Nova Mamoré.
L
Ieda Chaves leva curso de Libras ao bairro Teixeirão e fortalece inclusão em Porto Velho

Ieda Chaves leva curso de Libras ao bairro Teixeirão e fortalece inclusão em Porto Velho

Quinze moradores foram capacitados em Libras por meio do projeto “Assembleia Legislativa Vai à Escola”, promovendo acessibilidade e comunicação inclusiva.
L
Dra. Taíssa anuncia emenda para micro-ônibus escolar no CTPM X em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa anuncia emenda para micro-ônibus escolar no CTPM X em Guajará-Mirim

Veículo garantirá mais segurança e estrutura para alunos em atividades pedagógicas, esportivas e culturais dentro e fora do município.
L
Ieda Chaves garante R$ 300 mil para ONG Peludinhos investir em proteção de cães e gatos em Porto Velho

Ieda Chaves garante R$ 300 mil para ONG Peludinhos investir em proteção de cães e gatos em Porto Velho

Verba assegura compra de ração, consultas, vacinas e castrações; novas leis sancionadas ampliam proteção aos animais no estado.
L
Dr. Fernando Máximo volta a cobrar criação da Comissão da PEC 47/2023

Dr. Fernando Máximo volta a cobrar criação da Comissão da PEC 47/2023

Deputado de Rondônia pressiona a Câmara dos Deputados pela instalação da comissão especial que vai analisar a PEC sobre servidores dos ex-territórios.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 18 anos é presa furtando sandália na Studio Z do Porto Velho Shopping

Jovem de 18 anos é presa furtando sandália na Studio Z do Porto Velho Shopping

Suspeita foi flagrada saindo da loja com o produto no pé; seguranças acionaram a PM, que efetuou a prisão em flagrante.
10
Câmera flagra quadrilha invadindo loja Gazin e furtando TV's em Porto Velho

Câmera flagra quadrilha invadindo loja Gazin e furtando TV’s em Porto Velho

Na gravação é possível ver pelo menos seis criminosos arrombando a grade de proteção na frente do estabelecimento comercial e invadindo a loja, depois o bando foge com duas TVs após o alarme disparar.
12
Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixa vítimas na Avenida Mamoré, bairro Esperança da Comunidade.
16
Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Ação do DENARC em Porto Velho contou com a presença do Ministério Público, reforçando o combate ao tráfico de drogas no estado.
10
Concurso da Polícia Civil de Rondônia é prorrogado por dois anos e garante reforço à segurança pública

Concurso da Polícia Civil de Rondônia é prorrogado por dois anos e garante reforço à segurança pública

A prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia reforça a segurança pública e assegura futuras convocações até 2028.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia lança edital para distribuir 2 mil kits de EPIs a catadores de recicláveis

Governo de Rondônia lança edital para distribuir 2 mil kits de EPIs a catadores de recicláveis

Ação faz parte do projeto Rondônia Recicla e garante mais segurança, dignidade e valorização aos catadores de materiais recicláveis no estado.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza obra de drenagem de 500 metros na avenida Raimundo Cantuária

Prefeitura de Porto Velho realiza obra de drenagem de 500 metros na avenida Raimundo Cantuária

Trecho de 500 metros recebe nova tubulação para evitar alagamentos; obra na Raimundo Cantuária integra ações do programa Tchau Poeira.
L
Prazo para transferir saldo do ComCard para Bipay em Porto Velho termina dia 25 de julho

Prazo para transferir saldo do ComCard para Bipay em Porto Velho termina dia 25 de julho

Usuários do transporte coletivo têm até 25 de julho para transferir crédito do ComCard para o Bipay; após essa data, repasse será mais complexo.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): CHECKUP MEDICA LTDA

Licença Ambiental SIMPLIFICADA.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): Larissa M. dos S. de Souza

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO E CONVENIÊNCIA OLARIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO.
L
Pesquisadores e Povos da Floresta pedem veto ao "PL da Devastação"

Pesquisadores e Povos da Floresta pedem veto ao “PL da Devastação”

Após aprovação na Câmara, organizações e cientistas alertam para “maior retrocesso ambiental em décadas” e risco de colapso de biomas brasileiros.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LI): TRR ESTRELA LTDA

Licença Ambiental de Instalação – LAI.
L
Entenda as novas alíquotas do IOF após decisão de Ministro do STF

Entenda as novas alíquotas do IOF após decisão de Ministro do STF

Com a reversão de Alexandre de Moraes, câmbio, crédito empresarial e previdência privada VGBL para ricos voltam a ser mais tributados.
L
Marina Silva: “PL da Devastação” é um tiro no pé do Agronegócio

Marina Silva: “PL da Devastação” é um tiro no pé do Agronegócio

Ministra do Meio Ambiente critica projeto que simplifica licenciamento, alertando para prejuízos climáticos e comerciais ao Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.