Pela primeira vez desde o início do surto, a China anunciou nesta quinta-feira (19) que não registrou qualquer novo caso de transmissão local do novo coronavírus (Sars-Cov-2) , mas teve 34 novos casos de infectados que vieram do exterior.
Em situação grave, a Espanha registrou 169 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Ao todo, são 767 mortos no país pela doença. Foram registrados 3.431 novos casos em um dia, chegando a um total de 17.147 pessoas contaminadas, de acordo com o Ministério da Saúde espanhol.
Também nesta quinta, os governos da Austrália e da Nova Zelândia anunciaram a suspensão da entrada de pessoas não residentes no país, para reforçar as medidas destinadas a conter a propagação da pandemia de Covid-19.
Até o momento, os países não determinaram o fechamento das escolas nem adotaram medidas de confinamento. A Austrália registra 642 casos confirmados do novo coronavírus e a Nova Zelândia, 28.
Chegou a mais de 9 mil o número de mortos por Covid-19 no mundo, segundo um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins disponibilizado nesta quinta-feira (19).
O México e a Rússia registraram as primeiras mortes relacionadas ao coronavírus. A vítima mexicana sofria de diabetes e apresentou os primeiros sintomas da doença em 9 de março, de acordo com o Ministério da Saúde do país, que registra mais de 90 casos de Covid-19.
Já a vítima russa era uma 79 anos que estava hospitalizada desde 13 de março. Ela também sofria de doenças com hipertensão, diabete e arteriosclerose. A Rússia, que implantou restrições na entrada de estrangeiros, tem 147 casos da doença.
Estado de emergência
Portugal declarou estado de emergência. A situação se agravou no país nos últimos dias e medidas restritivas para tentar conter o avanço do coronavírus no país devem ser aprovadas nas próximas horas. Até o momento, foram confirmados 642 casos de infecção e duas mortes.
O francês Michel Barnier, negociador-chefe da União Europeia para o Brexit e relações com o Reino Unido, anunciou, via Twitter, que está infectado com o novo coronavírus. Em vídeo, disse estar bem e confinado em casa após ser diagnosticado com Covid-19.
França e Itália devem estender o período de quarentena. Nesta quinta, autoridades francesas anunciaram que será preciso prolongar o confinamento no país além dos 15 dias inicialmente previstos. Na Itália, o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, afirmou que o período será maior do que 3 de abril, também data inicial.
A Grã-Bretanha colocou nesta quinta-feira reservistas militares em espera, na tentativa de combater o surto de coronavírus. De acordo com o ministro das Forças Armadas, James Heappey, em carta escrita ao parlamento, eles "estarão de prontidão para fornecer soluções defensivas" de combate ao vírus. Os reservistas também podem ser chamados para dar apoio às Forças Armadas Britânicas.
NO BRASIL
Prefeitura de Ilhabela vai bloquear a entrada de turistas no arquipélago a partir desta sexta-feira (20). A medida foi tomada por meio de decreto, que restringe a entrada de veículos pela balsa. A entrada de pedestres também será restrita a moradores e trabalhadores do local.