SÁBADO, 07/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

AGEVISA AFIRMA INEXISTÊNCIA DE CASO CONFIRMADO COM CORONAVÍRUS EM RONDÔNIA E EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE SUSPEITOS E NOTIFICADOS

Os dados dão conta da existência de mais de 50 notificações no Estado, mas os resultados analisados, até o momento, indicam negativo para a incidência do vírus.

Publicado em 

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) confirmou na manhã de quarta-feira (18), que não há caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) em Rondônia. Os dados dão conta da existência de mais de 50 notificações no Estado, mas os resultados analisados, até o momento, indicam negativo para a incidência do vírus.

Sid Orleans, coordenador do Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde de Rondônia (Cievs), diz que os números sobre as notificações e casos suspeitos em Rondônia demonstram causar preocupação entre os moradores.

“Percebemos certo temor da população do Estado desde que a Agevisa começou a apresentar o número de casos suspeitos e notificados, por isso achamos conveniente explicar a diferença entre eles”, ressaltou.

CASOS SUSPEITOS

O coordenador do Cievs explicou que há duas situações que indicam que um caso seja interpretado como suspeito para o novo coronavírus, são eles:

Pessoa que apresente febre e pelo menos um sintoma respiratório (dificuldade para respirar, tosse, coriza, produção de muco [catarro], dentre outros incômodos gripais) e histórico de viagem internacional nos últimos 14 dias;

Pessoa que apresente febre ou sintoma respiratório, que manteve contato com pacientes declarados pelas autoridades de vigilância em saúde municipais, estaduais e Ministério da Saúde (MS), como suspeitos ou confirmados para coronavírus nos últimos 14 dias.

CASOS NOTIFICADOS

São todos os casos inseridos no sistema eletrônico de notificação do Ministério da Saúde para coronavírus e que atendem aos pré-requisitos de casos suspeitos. Se por ventura os casos suspeitos não forem registrados adequadamente, conforme define o Ministério da Saúde, o sistema automaticamente classifica o caso como excluído, mas tal registro não some do sistema.

Orleans explica que, a reclassificação de casos notificados está sob competência exclusiva dos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Cievs dos Estados. O Cievs é a maior rede de alerta e monitoramento do País e está presente em todos os estados brasileiros, capitais e cidades metropolitanas, e o Ministério da Saúde trabalha para alinhar estes sistemas e o acompanhamento de dados referentes ao Covid-19.

Em Rondônia o Cievs está vinculado à Agevisa e é detentor das informações mais atualizadas. “É a resposta do Brasil às determinações de Vigilância do Regulamento Sanitário Internacional, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde OMS”, reforça Orleans.

CASOS EXCLUÍDOS

Os casos excluídos são aqueles que foram notificados, mas não atendem a definição de caso suspeito para coronavírus. Caso descartado é aquele que, notificado adequadamente, deu positivo laboratorialmente para outro vírus respiratório, ou negativo para a testagem de coronavírus.

O governo de Rondônia emitiu, no dia 16 de março, o decreto 24871/20, que prevê uma série de recomendações visando principalmente que a população evite participar de reuniões ou aglomerados de pessoas, o decreto é uma medida de caráter preventivo do Executivo Estadual.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Dados apontam que idosos foram os mais afetados; vírus lidera mortes por síndromes respiratórias e cobertura vacinal segue abaixo do ideal.
L
SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

Governo atribui resultado a políticas públicas e parcerias com estados e hospitais; número supera marca histórica registrada no ano anterior.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
Mestrado rondoniense em vigilância em saúde recebe prêmio nacional do Ministério da Saúde

Mestrado rondoniense em vigilância em saúde recebe prêmio nacional do Ministério da Saúde

Programa desenvolvido pela Agevisa/RO conquista 3º lugar nacional em premiação voltada à formação em epidemiologia no SUS.
L
Fios e carregadores ampliam acidentes elétricos com pets em ambientes residenciais

Fios e carregadores ampliam acidentes elétricos com pets em ambientes residenciais

Organização dos cabos e supervisão reduzem risco de queimaduras internas e complicações cardíacas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L

Sintonia 360: Com Ezielmo Rodrigues

Confira!
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de sábado (07/02): descanso, reflexões e escolhas pessoais

Previsões para sábado, 7 de fevereiro de 2026, indicam desaceleração, cuidado emocional e decisões conscientes.
L

Amazônia, Gente e Justiça: Antônio Lemos Régis

Educação, tecnologia e sustentabilidade são os temas em destaque nesta conversa imperdível, hoje à tarde.
L

Povoado Nerd: Takashi Kadowaki da Costa é o jovem talento da vez

O resultado veio rápido, com bons desempenhos em torneios locais e conquistas frequentes em sua categoria.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Deputada cobra ampliação de vagas e regularização do atendimento para garantir acesso da população à documentação básica.
L
Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caso das médicas de Rondônia acusadas de tortura ganha repercussão nacional

Caso das médicas de Rondônia acusadas de tortura ganha repercussão nacional

Investigações indicam que agressões contra mulher boliviana podem ter sido motivadas por conflito pessoal envolvendo relacionamento após separação, segundo apuração policial
16
Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Ação integrada da Polícia Militar e da Polícia Civil identificou dois homens ligados ao Comando Vermelho e retirou armamento e entorpecentes de circulação no município.
10
Homem é preso com arma de fogo durante operação ambiental na zona rural de Porto Velho

Homem é preso com arma de fogo durante operação ambiental na zona rural de Porto Velho

Ação conjunta da Polícia Militar Ambiental e da Sedam apurava denúncia de extração ilegal de madeira no distrito de Rio Pardo, onde armas e munições foram encontradas.
14
Homem é ferido a tiro durante ataque na zona leste de Porto Velho

Homem é ferido a tiro durante ataque na zona leste de Porto Velho

Ocorrência registrada na madrugada aponta tentativa de homicídio após desentendimento ligado a dívida por drogas; suspeito fugiu e ainda não foi localizado.
12
Acadêmico afirma que matou professora ao saber que ela voltaria com ex-marido

Acadêmico afirma que matou professora ao saber que ela voltaria com ex-marido

Acadêmico de 25 anos foi preso após atacar professora e escrivã da Polícia Civil dentro da instituição; crime teria sido motivado por ciúmes e decisão da vítima de retomar antigo casamento.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banda do Vai Quem Quer desfila em uma semana

Banda do Vai Quem Quer desfila em uma semana

Maior bloco da Amazônia celebra 46 anos e espera centenas de milhares de foliões no centro de Porto Velho no próximo sábado de Carnaval.
L
Justiça solta turista argentina acusada de injúria racial

Justiça solta turista argentina acusada de injúria racial

Prisão preventiva foi revogada no Rio após decisão judicial; caso envolve acusações de ofensas racistas contra funcionários de bar em Ipanema.
L
STF: Congresso tem 2 anos para mineração indígena

STF: Congresso tem 2 anos para mineração indígena

Decisão de Flávio Dino reconhece omissão do Congresso e fixa regras para exploração mineral pelos Cinta Larga, com limite territorial e aval federal.
L
BRB apresenta plano ao BC após perdas com Master

BRB apresenta plano ao BC após perdas com Master

Banco de Brasília entrega estratégia de recomposição de capital com venda de ativos, empréstimos e possível apoio do GDF para preservar liquidez e operações.
L
Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Medida prevê R$ 4 bilhões em 2026 para hospitais e instituições que atuam com o SUS, com crédito mais barato e reforço à assistência pública de saúde.
L
Dólar cai a R$ 5,22 e Bolsa sobe com impulso externo

Dólar cai a R$ 5,22 e Bolsa sobe com impulso externo

Mercado financeiro reage a fatores internacionais, dólar recua frente ao real e Ibovespa avança, acompanhando recuperação das bolsas globais.
L
Pôr do Sol Musical movimenta o Complexo Madeira-Mamoré neste fim de semana

Pôr do Sol Musical movimenta o Complexo Madeira-Mamoré neste fim de semana

A iniciativa busca valorizar artistas locais e incentivar a ocupação cultural do Complexo, oferecendo ao público uma experiência que combina arte, paisagem e convivência às margens do rio Madeira.
L
Produção e venda de veículos caem em janeiro: Anfavea aponta cenário

Produção e venda de veículos caem em janeiro: Anfavea aponta cenário

Dados da Anfavea mostram retração na produção e nas vendas de veículos, enquanto carros eletrificados atingem participação recorde no mercado brasileiro.
L
Prefeitura de Porto Velho orienta foliões sobre trânsito no Carnaval

Prefeitura de Porto Velho orienta foliões sobre trânsito no Carnaval

Semtran reforça segurança e transporte alternativo, alerta sobre consumo de álcool e disponibiliza serviço Disque Vida para prevenção de acidentes.
L
Maratona Resident Evil: saiba o tempo de duração de cada jogo

Maratona Resident Evil: saiba o tempo de duração de cada jogo

Com mais de 30 anos de história, a franquia Resident Evil apresenta tempos médios de campanha, extras e conclusão total, ajudando fãs a planejar sua maratona.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.