Por Wanglézio Braga
Da redação do News Rondônia
Fazendo fronteira com Chile, Bolívia e Brasil, através do território acreano, o Peru anunciou o fechamento de suas fronteiras por 15 dias. A medida é para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O decreto de quarentena geral no país foi realizado mediante coletiva à imprensa, neste domingo (15).
Inicialmente, o governo decidiu inicialmente suspender a chegada de voos da Europa e Ásia a partir de 16 de março, mas o anúncio do fechamento de fronteiras neste domingo restringe a chegada de passageiros de qualquer país.
“Essas medidas implicam a restrição do direito de livre trânsito no país, bem como o fechamento de lojas e empresas, com exceção de bancos, farmácias e lojas que vendem itens básicos. Estamos em risco de que esse vírus possa se espalhar por todo o território, o que tornaria mais difícil o controle . É por isso que aprovamos por unanimidade um decreto de estado nacional de emergência por 15 dias", afirmou o presidente do Peru, Martín Vizcarra.
Até o momento, o Peru possui 71 casos de pessoas infectadas com a covid-19. O presidente daquele país anunciou que lançaria um programa para os profissionais de saúde colherem amostras de pessoas com sintomas da doença em casa.
Segundo o governo peruano, desde quarta-feira, todos os turistas e peruanos que chegaram de países como China, França, Itália, passam a viver isolados em seus domicílios por um período de 14 dias. Vale lembrar que o ano letivo no país foi suspenso para 30 de março.