Por Wanglézio Braga
Da redação do News Rondônia
O Estado vizinho, o Acre, recebeu hoje (10) os resultados de exames de três pessoas que passaram por investigação para Coronavírus. As suspeitas foram relatas ao Ministério da Saúde por meio da Vigilância Sanitária e o centro de Infectologia Charles Mérieux confirmou que não há contaminação por Covid-19 nas pessoas investigadas.
“Estabelecemos a análise, seguindo o protocolo de Berlim [como é chamado o exame para diagnosticar o covid-19] já em fevereiro de 2020, em nosso laboratório Rodolpho Mérieux, e realizamos a primeira análise no dia 13 de fevereiro”, diz a mensagem de Andreas Stocker, gerente do Centro de Infectologia Charles Mérieux, para a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Acre.
Segundo a Agência de Notícias do Governo do Acre, os casos notificados no Acre se referiam a duas jovens de 19 e 20 anos estudantes de medicina na fronteira do Estado do Acre com a Bolívia, e de uma profissional de Saúde em Cruzeiro do Sul, no vale do Juruá, que desembarcou dos Estados Unidos com sintomas parecidos a Covid-19.
Segundo o Governo do Acre, como os exames deram negativos, não há a necessidade de esperar por novos exames enviados pelo Instituto Evandro Chagas, procedimento que só aconteceria se os testes do laboratório Mérieux dessem positivos para a doença.
CASOS NO BRASIL
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (10) o mais recente balanço sobre os casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença batizada de Covid-19: 893 casos suspeitos, 34 casos confirmados, 780 casos descartados, 5 pacientes estão hospitalizados; 5 dos casos confirmados foram por transmissão local por contato próximo com pessoas que foram infectadas no exterior.
Ao todo, são 19 casos em São Paulo (SP), oito no Rio de Janeiro (RJ) e dois na Bahia (BA). Além disso, há um caso confirmado no Distrito Federal (DF) e nos seguintes estados: Rio Grande do Sul (RS), Espírito Santo (ES), Alagoas (AL) e Minas Gerais (MG).