SEXTA-FEIRA, 16/05/2025

L

Saúde

GOVERNO DE RONDÔNIA INSTITUI O DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A PRÁTICA DO ABORTO, EM OITO DE AGOSTO

Será no dia 8 de agosto, quando repartições públicas estaduais e municipais, escolas e demais segmentos da sociedade poderão promover, na Capital e no Interior, palestras, seminários, campanhas, mobilizações e outras atividades.

Publicado em 

GOVERNO DE RONDÔNIA INSTITUI O DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A PRÁTICA DO ABORTO, EM OITO DE AGOSTO - News Rondônia

Procedimentos inseguros de interrupção voluntária da gravidez levam à hospitalização mais de 250 mil mulheres por ano, resultando em aproximadamente 15 mil complicações e cinco mil internações de muita gravidade.

Em dez anos, duas mil mulheres morreram no Brasil em consequência de aborto inseguro. Os dados são do Conselho Federal de Enfermagem (Corem).

A Lei nº 4.672, de 6 de dezembro de 2019, assinada pelo governador Marcos Rocha e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Rondônia, instituiu o Dia da Conscientização Contra a Prática do Aborto.

Será no dia 8 de agosto, quando repartições públicas estaduais e municipais, escolas e demais segmentos da sociedade poderão promover, na Capital e no Interior, palestras, seminários, campanhas, mobilizações e outras atividades.

GOVERNO DE RONDÔNIA INSTITUI O DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A PRÁTICA DO ABORTO, EM OITO DE AGOSTO - News Rondônia

Uma das problemáticas referentes ao aborto, atualmente uma questão de saúde pública, é que ele ocorre na maioria das vezes, de maneira clandestina e insegura, levando a mulher a sofrer várias implicações biopsicossociais.

As maternidades do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e Mãe Esperança, em Porto Velho, ainda não apresentaram estatísticas exatas de abortos autorizados ou espontâneos. Quarenta por cento dos atendimentos gerais no município (34 mil Km²) são feitos pelo programa de Saúde na Família.

No entanto, outras causas apontam mortes maternas, um dos aspectos mais polêmicos em debate no país. Em novembro de 2019, durante reunião da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) com órgãos de saúde pública no Auditório da Universidade São Lucas, a Sesau divulgou que, em 90% dos casos investigados no município de Porto Velho, 26 gestantes morreram no parto [cesariano ou natural] em 2017 e 12 em 2018, vítimas de diabetes, hipertensão e infecção urinária. As que morrerem este ano irão constar na estatística que será fechada em abril de 2020.

“Contribuir com a redução dos indicadores relativos à realização de abortos clandestinos” – item III da Lei do Governo do Estado de Rondônia.

O item IV prevê a divulgação dos preceitos de defesa da vida contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.

A criminalização não impede que um milhão de abortos induzidos ocorram todos os anos no Brasil. O dado foi compartilhado pelo Ministério da Saúde, que considera uma carga extremamente alta que independe da classe social.

“O que depende da classe social é a gravidade e a morte. Quem mais morre por aborto no Brasil são mulheres negras, jovens, solteiras e com até o Ensino Fundamental”, informa o Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, do ministério.

Afora a discussão acerca da descriminalização do aborto, Ministério da Saúde, médicos e ONGs concordam que a informação, educação e propagação de métodos contraceptivos são as principais formas de prevenção à gravidez indesejada e ao aborto clandestino e suas complicações.

“O aborto no Brasil acontece em cerca de 10% das gestações” – Levantamento do Ministério da Saúde em 2010, duas décadas atrás. 

► Entre os casos, a maior parte é provocada das mais diferentes maneiras. O abortamento no país resulta de necessidades não satisfeitas de planejamento reprodutivo, envolvendo déficit de informações sobre a anticoncepção, dificuldades de acesso aos métodos, falhas no seu uso, uso irregular ou inadequado e/ou ausência de acompanhamento pelos serviços de saúde.

► O estudo de Débora Diniz e Marcelo Medeiros (para Anis Instituto de Bioética, em 2010) chamado Aborto no Brasil: uma pesquisa domiciliar com técnica de urna apresenta os primeiros resultados da Pesquisa Nacional sobre Aborto (PNA), levantamento realizado em domicílios de todo o Brasil urbano. As evidências indicaram que o aborto não era realizado somente para postergar o princípio da vida reprodutiva ou evitar filhos em idades avançadas, pois se notou que cerca de 60% das mulheres fizeram seu último, ou único aborto, no centro do período reprodutivo (18 e 29 anos). Entre as mulheres que abortaram, 23% tinham até o 4º ano do ensino fundamental e 12%, o ensino médio completo.

► No Brasil há déficit de estudos epidemiológicos sobre abortamento inseguro, clandestino, especialmente quanto se trata de populações vulneráveis, de renda muito baixa, nas quais existe um peso maior do aborto sobre as taxas de morbidade e mortalidade materna.

► Enfrentar o fenômeno do aborto como uma questão de saúde pública significa entendê-lo como uma questão de cuidados em saúde e não como um ato de infração moral de mulheres consideradas levianas. E, para essa redefinição política, existem algumas tendências que se mantêm nos estudos à beira do leito com mulheres que abortaram. O conveniente é que essa descrição não representa apenas as mulheres que abortam, mas as mulheres brasileiras.

[Estas considerações indicadas por setas são feitas no estudo Aborto e saúde pública no Brasil: reflexões sob a perspectiva dos direitos humanos, publicado em 2013 por Karla Ferraz dos Anjos, Mestre em Enfermagem e Saúde do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista; Vanessa Cruz Santos, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde na mesma Universidade; e Raquel Souzas, Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP); e por Benedito Gonçalves Eugênio, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia].

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SUS inicia aplicação do Zolgensma, um dos remédios mais caros do mundo, para tratar AME tipo 1

SUS inicia aplicação do Zolgensma, um dos remédios mais caros do mundo, para tratar AME tipo 1

Dos 2,8 milhões de brasileiros nascidos em 2023, 287 tinham a doença
L

Prefeitura de Porto Velho entrega 349 tablets para reforçar atuação dos agentes comunitários de saúde

A iniciativa visa melhorar a eficiência na prestação dos serviços de saúde pública com o uso da tecnologia
L
Candidatos do Revalida 2025 têm até hoje para recorrer das notas da prova discursiva

Candidatos do Revalida 2025 têm até hoje para recorrer das notas da prova discursiva

Exame avalia formados em medicina no exterior
L

Vacinação contra HPV é reforçada pela Prefeitura de Porto Velho para adolescentes de 15 a 19 anos

Campanha segue até 30 de julho com dose única nas escolas da capital e distrito
L
Prazo para recursos contra notas da prova discursiva do Revalida 2025/1 termina nesta quinta (15)

Prazo para recursos contra notas da prova discursiva do Revalida 2025/1 termina nesta quinta (15)

Revalida: prazo para recurso sobre prova discursiva termina na quinta
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saiba onde é produzido o vinho que o Papa Leão XIV vai tomar no Vaticano

Veja quanto custa cada garrafa do vinho que o papa deve beber na Santa Sé
L

Falaê PodCast | Entrevista Lucilia Muniz, advogada

Nesta quinta-feira, 15 de maio, às 18h, o Falaê Podcast entrevista a advogada Lucilia Muniz, representante de uma família com forte trajetória política em Rondônia.
L

TJ-RJ afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia Fernando Sarney como interventor

Decisão judicial anula acordo suspeito e abre caminho para novas eleições na entidade máxima do futebol brasileiro
L

Governador convoca conferência para discutir saúde do trabalhador como direito humano

As etapas municipal, regional e macrorregional já foram concluídas no último dia 15 de abril.
L
Divulgado o resultado da lista de espera do Fies 2025; convocação vai até 22 de maio

Divulgado o resultado da lista de espera do Fies 2025; convocação vai até 22 de maio

Candidatos podem ser convocados até o dia 22 de maio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L

Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza mais de 100 oportunidades de trabalho

Candidatos interessados devem comparecer a uma das unidades do Sine
L

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa denuncia precariedade no Hospital Regional de Extrema e exige providências do Governo

Unidade já foi referência na região da Ponta do Abunã e hoje sofre com atendimento precarizado
L

Deputada Dra. Taíssa solicita ação do IPHAN após erosão comprometer trilhos da EFMM

Parlamentar solicita informações sobre medidas de proteção e planos emergenciais para preservar patrimônio histórico afetado em Guajará-Mirim
L

Deputada Dra. Taíssa propõe Projeto de Lei que institui transporte aeromédico para pacientes graves em Rondônia

Projeto representa compromisso com a vida e dignidade dos pacientes
L

Deputada Cláudia de Jesus destina recursos para centro de ensino em Ji-Paraná

Com mais de R$ 240 mil, a prefeitura irá fazer climatização, reforma e ampliação do Centro Municipal de Ensino Infantil Felipe Anselmo Abreu de Souza.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é atacada por cobra na beira da rua na zona Leste

A jovem contou que estava caminhando pela margem da via quando a serpente saiu do mato e atacou.
10
Motociclista quebra o braço em grave acidente na frente da Polícia Federal

Motociclista quebra o braço em grave acidente na frente da Polícia Federal

Testemunhas contaram que o condutor do carro teria avançado a prefere pela Rua do Cabo, quando o motociclista que ia sentido aeroporto bateu forte na lateral do veículo e quebrou o braço.
16
Governo suspende descontos automáticos de associações na folha do INSS e garante devolução de valores

Polícia investiga expansão suspeita de descontos da Conafer em benefícios do INSS durante pandemia

Nesse intervalo de quatro meses, foram registrados descontos em 73.108 benefícios previdenciários, o que equivale a cerca de 610 novos filiados por dia.
L
PF encontra novas provas de plano golpista no fim do governo Bolsonaro a partir de celular de agente infiltrado

PF encontra novas provas de plano golpista no fim do governo Bolsonaro a partir de celular de agente infiltrado

Conclusões foram obtidas após análise de celular de policial federal
L
OLHOS FECHADOS: PF reprime garimpo ilegal em terra indígena de Rondônia

OLHOS FECHADOS: PF reprime garimpo ilegal em terra indígena de Rondônia

Laudo pericial apontou que a área atingida pelas ações de desmatamento e da prática de garimpo, apenas entre junho/2022 e outubro/2024, somou 27,29 hectares, estimando o valor do dano ambiental superior a R$ 11 milhões
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OR!GEM e GUINXG lançam clipe “Cê Lembra? Cê Lombra!” exaltando o trap da região norte

Com estética urbana, identidade regional e produção independente, o videoclipe estreou nesta quinta-feira (15) no YouTube, reforçando a força do hip-hop feito em Rondônia
L

Librelato e Multicom apresentam soluções para o agronegócio na Agrotins 2025

Empresas reforçam presença no evento com implementos rodoviários e serviços financeiros
L

Assalto recorde contra os velhinhos: a roubalheira só aumenta e o governo tenta politizar a crise

Como a MP abordava várias outras questões, ela foi sancionada com as emendas, porque, sem elas, um eventual veto presidencial seria derrubado.
L

Vantagens e desvantagens dos casinos que aceitam Multibanco

No entanto, é bom conhecer as suas vantagens e desvantagens antes de tomar uma decisão final sobre a sua utilização.
L
Após prejuízo de R$ 2,6 bilhões, Correios anunciam plano de corte de custos e trabalhadores pedem comitê de crise

Após prejuízo de R$ 2,6 bilhões, Correios anunciam plano de corte de custos e trabalhadores pedem comitê de crise

Estatal divulgou um relatório mostrando prejuízo de R$ 2,6 bi em 2024
L
Prefeitura de Jaru realiza manutenção de ruas pavimentadas no bairro Jardim dos Estados

Prefeitura de Jaru realiza manutenção de ruas pavimentadas no bairro Jardim dos Estados

Nesta quinta-feira (16), as equipes trabalharam nas ruas Ayrton Senna e Olavo Pires, onde executaram reparos para a conservação do pavimento asfáltico.
L
Alexandre de Moraes será relator de ação da Câmara que contesta limite imposto pelo STF à suspensão do processo contra Ramagem

Alexandre de Moraes será relator de ação da Câmara que contesta limite imposto pelo STF à suspensão do processo contra Ramagem

Primeira Turma restringiu alcance da suspensão da ação contra deputado
L
Dados nacionais apontam para 13.500 acidentes fatais com motos

Dados nacionais apontam para 13.500 acidentes fatais com motos

Em Rondônia, números também assustam.
L
Pesquisa analisa DNA do brasileiro e descobre que país tem a maior diversidade genética do mundo

Pesquisa analisa DNA do brasileiro e descobre que país tem a maior diversidade genética do mundo

O trabalho identificou 8,7 milhões de variações genéticas inéditas, resultado de séculos de miscigenação entre indígenas, africanos e europeus.
L
Homem desmaia após perder mala com R$ 15 mil

Homem desmaia após perder mala com R$ 15 mil

A responsável por encontrar a mala foi Maria do Carmo Carissimi, de 53 anos. Ao notar o objeto cair na rua, ela decidiu recolhê-lo e procurar o dono.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.