SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

L

Saúde

POPULAÇÃO É A MAIOR ALIADA NO COMBATE AO CARAMUJO AFRICANO EM RONDÔNIA

A Agevisa orienta as pessoas sobre os riscos do alimentos estarem contaminados pelo caramujo-africano.

Publicado em 

Molusco africano hospedeiro de nematoides (vermes) muito perigosos para a saúde, o caramujo-gigante-africano entrou no Brasil em 1983 como uma alternativa barata e irresponsável para produção do escargot, e acabou tornando-se um problema de saúde pública, pelo número de patologias (doenças) fatais que pode gerar.

De acordo com a médica veterinária Ana Nazaré Silva, coordenadora do Grupo de Vigilância em Saúde Ambiental da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), ante o problema que se criou com a proliferação desenfreada do caramujo (que se renova no período chuvoso), a Agência vem fazendo o trabalho de orientação das comunidades por meio das administrações municipais, com orientações dirigidas para escolas, associações, unidades de saúde, e com o importante trabalho dos agentes de saúde que levam informações e métodos de controle deste animal para as famílias.

A agente da Agevisa explicou que esse caracol (nome correto) pode transmitir ao ser humano o verme angiostrongylus costriacensis, que pode ocasionar graves problemas abdominais, causando perfurações intestinal, peritonite e hemorragia que, não sendo diagnosticada e tratada a tempo pode resultar na morte da pessoa infectada.

Essas são as doenças mais comuns transmitidas pelo caramujo africano, mas segundo a coordenadora da vigilância, um outro tipo de verme também transmitido por esse animal é o angiostrongylus cantonensis, que pode causar a meningite eosinofílica, que afeta o sistema nervoso central com graves reações inflamatórias, que nos casos mais graves podem levar a óbito.

A médica veterinária explicou que a situação da proliferação do caramujo-gigante-africano, por ser um problema de saúde pública, torna-se de responsabilidade de todos. Por isso, além do trabalho e orientação e controle promovido pelos órgãos públicos, cabe a população fazer a sua parte, e neste ponto ela repassa um conjunto de recomendações que podem ser adotadas no dia-a-dia por todas as pessoas.

RECOMENDAÇÕES DA AGEVISA

As recomendações da Agevisa foram alinhadas de modo didático para levar conhecimento, dar segurança e facilitar o trabalho das pessoas na luta contra esse animal, em sete pontos:

“1) O combate ao molusco deve se basear no correto conhecimento e catação manual das espécimes para posterior eliminação;

2) Ao coletar o molusco a pessoas deve se certificar que se trata de uma caramujo africano;

3) Os moluscos devem ser coletados sempre com proteção nas mãos, luvas descartáveis ou sacolas plásticas;

4) Não se deve usar veneno, sal ou outras substâncias que podem contaminar o ambiente e não afetam suas posturas (os ovos);

5) Por medida de segurança, lavar bem as frutas, hortaliças, verduras e legumes, e fazer a desinfecção com hipoclorito de sódio (colocar em imersão em uma colher de chá de água sanitária para um litro de água, por um período de 15 a 30 minutos), antes de consumir esses alimentos;

6) O excesso de plantas, matos e entulhos no quintal servem de criadouro para o caramujo;

7) Um caramujo-africano pode botar em média até 400 ovos, por isso a infestação pode ocorrer rapidamente, o que exige um controle periódico”.

O combate tem de ser completo, ao caramujo e seus ovos, para evitar a super proliferação

O QUE É PRECISO SABER SOBRE O CARAMUJO

Reconhecida e declarada oficialmente como espécie invasora em 2015, o caramujo-gigante-africano está presente em diversas partes do planeta, especialmente na África, tendo sido introduzido ilegalmente no Brasil inicialmente no estado do Paraná na década de 1980, como alternativa econômica ao escargot (Helix aspersa), em uma feira agropecuária.

Com o insucesso do projeto e rápida proliferação do caramujo no ambiente, eis que tem poucos predadores naturais, tornou-se uma praga, inclusive nas áreas agrícolas e litorâneas, e atualmente pode ser encontrado em praticamente todo o País. Por incrível que possa parecer, em ambiente urbano o único predador desse molusco é o rato doméstico, que é outro animal que precisa ser controlado pelo risco de transmissão de várias doenças, incluindo a leptospirose.

Já nas áreas rurais, em ambientes silvestres no Brasil, há suspeitas de que é naturalmente controlado por gambás (Didelphis spp.) e cobras come-lesmas (espécies da família Colubridae), o que explica por que não se torna um problema em áreas de florestas conservadas e reservas naturais onde existam esses predadores, para o bem do meio ambiente.

Em sua orientação final, a veterinária da Agevisa ensinou que na estratégia de combate a esse molusco, além do método de captura, com os devidos cuidados, para o recolhimento pelas prefeituras, como ocorre em Presidente Médici e outras – com destinação em valas sanitariamente preparadas -, as pessoas precisam entender que não basta colocar sal ou veneno que contaminam o ambiente. Segundo ela, esta medida realmente elimina o molusco, mas cria com sua concha, no período de chuvas, um ambiente propício para reprodução de mosquitos que transmitem outras doenças, como dengue, febre amarela, chikungunya, zika, leishmaniose e malária, entre outras.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO amplia proteção a pacientes com comorbidades por meio do CRIE

Governo de RO amplia proteção a pacientes com comorbidades por meio do CRIE

Unidade oferece vacinas e imunoglobulinas especiais para pessoas com doenças crônicas e grupos de risco no SUS
L
Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A fundação inicia testes com o medicamento lenacapavir, aplicado semestralmente, para avaliar a viabilidade de sua incorporação futura ao Sistema Único de Saúde.
L
Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

O marco histórico completa meia década neste sábado (17), relembrando o momento em que a primeira dose foi aplicada em São Paulo e deu início à queda drástica de mortes.
L
Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Ação do MPRO pede criação da Política Municipal de Assistência Farmacêutica e medidas como transparência do estoque online e ampliação de farmacêuticos na rede do SUS.
L
Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança será inaugurado no Complexo Sandoval Dantas, com atendimento de 0 a 12 anos e estrutura com 17 leitos, emergência e brinquedoteca para cuidado infantil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho e Rondoniense empatam em clássico com quatro gols no Aluizão

Porto Velho e Rondoniense empatam e protagonizam clássico histórico no Aluizão

O duelo entre Porto Velho e Rondoniense agitou a capital no último sábado (17) com direito a quatro gols e entrevista com o craque do jogo Luan Silva.
L
Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Com resultado do Enem divulgado, governo orienta estudantes de Rondônia sobre prazos de inscrição nos programas de acesso ao ensino superior
L

No decorrer do dia, nuvens provenientes do sul do Amazonas chegam a Rondônia, resultando na intensificação das chuvas nas regiões norte, noroeste e nordeste

Nuvens vindas do sul do Amazonas aumentam as chuvas nas regiões norte, noroeste e nordeste de Rondônia ao longo do dia
L
Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

O programa federal oferece 12 mil bolsas de estudo para estudantes de graduação que formam professores da educação básica, com auxílio financeiro mensal de 1.050 reais.
L

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança morre em batida sem usar cadeirinha

Criança morre em batida sem usar cadeirinha

Batida entre carro e caminhão na SC-154, em Passos Maia, deixou uma vítima fatal e cinco feridos. Nenhuma das quatro crianças usava item de segurança no carro.
18
Homen morre em acidente envolvendo motos.

Acidente Fatal: Homem morre em batida de motos na Zona Leste

Willian F. morreu após colisão no bairro Socialista, em Porto Velho. Condutor venezuelano foi preso em flagrante por embriaguez ao volante no sábado.
18
Ollá Telecom sofre ataque incendiário, em Porto Velho,

URGENTE: Ollá Telecom é alvo de ataque incendiário na capital

Criminosos realizaram um ataque incendiário contra a Ollá Telecom em Porto Velho. A polícia investiga a ação que danificou a sede e afetou serviços na capital.
14
Briga entre apenados é registrada no presídio Urso Branco

Briga entre apenados é registrada no presídio Urso Branco

Caso foi controlado por policiais penais
10
Filho agride pai idoso durante confusão familiar na zona Sul

Filho agride pai idoso durante confusão familiar na zona Sul

Homem de 44 anos chegou em casa sob efeito de álcool e bastante alterado
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar

Nota de pesar: João Muller

Homem trabalhador, prestativo e honesto, era conhecido pelo cuidado e atenção dedicados à esposa, Sra. Anezia Cordeiro Muller, com quem compartilhou 57 anos de casamento, e pelo amor aos cinco filhos.
L
Nota de pesar

Nota de pesar: José Diniz da Silva

Conhecido pela família e amigos como um homem brincalhão, alegre e carismático, José Diniz tinha o dom de contar piadas e histórias, sempre arrancando sorrisos e tornando os momentos mais leves.
L
nota de pesar

Nota de pesar: Maria Dolores dos Santos Leal

Mulher de qualidades marcantes, era cuidadosa, companheira, honesta, gentil e amorosa.
L

Mega-Sena acumula: Prêmio de R$ 50 milhões sai na terça

Ninguém acertou as seis dezenas no último sorteio e o valor da Mega-Sena subiu. O próximo concurso acontece nesta terça-feira (20) com prêmio milionário.
L
VÍDEO: Motociclista sai da garagem sem olhar e provoca acidente com pai e filho

VÍDEO: Motociclista sai da garagem sem olhar e provoca acidente com pai e filho

Colisão entre duas motos deixou homem e criança feridos no bairro Caladinho, zona Sul da capital
14
Motorista é preso com maconha próximo de presídio na capital

Motorista é preso com maconha próximo de presídio na capital

Equipe do 5º Batalhão recebeu denúncia e flagrou suspeito com droga e dinheiro na Estrada da Penal
10
Homem de 35 anos é espancado em casa abandonada no bairro Nacional

Homem de 35 anos é espancado em casa abandonada no bairro Nacional

Vítima foi atacada por dois homens encapuzados
10
Onça-parda é flagrada próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho

Onça-parda é flagrada próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho

Prefeitura monitora área e orienta moradores sobre cuidados e segurança
L
Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã deste sábado na Avenida Rio Madeira e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas antes que se espalhassem.
14
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma briga motivada pela escolha da programação de televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado dentro de uma unidade de tratamento no bairro Mariana.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.