SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

L

Saúde

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO

Em sete anos, o Samd visitou 900 pacientes em Porto Velho.

Publicado em 

Sorte dos 203 atuais pacientes do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (Samd) da Secretaria Estadual de Saúde: durante e ao final de cada tratamento, eles “ganham” novos parentes.

Em sete anos, o Samd visitou 900 pacientes em Porto Velho. Para chegar até sua clientela, quatro equipes percorrem semanalmente 700 quilômetros de ruas, avenidas e pequenas estradas.

A relação saúde pública e paciente é bem diferenciada no Samd, que aniversaria no próximo mês de dezembro.

Gratidão é a palavra maior da enfermeira Mariana Aguiar, 33 anos, coordenadora do Samd. “A todos os que passaram por aqui e saíram, aos que ainda permanecem; com amor e dedicação, nós todos evoluímos”.

A maioria dos 85 profissionais do Samd se torna bem conhecida de pacientes, familiares e cuidadores que com eles estabelecem sólidas relações de amizade. A frota é formada por oito veículos.

“O Samd economiza até 80% no custo de um paciente, comparando-o ao custo que ele daria se fosse internado num hospital”, diz o secretário estadual de saúde Fernando Máximo.

O secretário lembra que a inspiração do Samd é federal:

“Ele vem desde 2011 sempre em busca de corresponder às expectativas do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde”.

A enfermeira Márcya Andrade, 34,  conduz os repórteres da Secom à casa de dona Maria das Dores Araújo dos Santos, 60, no bairro Eletronorte (zona sul). Ela é viúva de Jasieber Pereira Silva, maranhense de Bacabal, falecido aos 70 anos em 14 de fevereiro deste ano, depois de lutar contra um câncer pulmonar.

Dona Maria das Dores emocionou-se. Jasieber tinha cinco filhos do casamento anterior, entre os quais, a pastora Judileia, da Igreja Batista das Nações, entretanto, foi Poliana, 35, filha dela, quem cuidou dele até o fim. “Ele morreu nos braços dela”, conta a viúva. Jasieber fora atendido pela equipe Açaí, liderada pela médica Micheli e pela enfermeira Tamires.

“Da direção ao atendimento, o Samd foi meu braço direito, porque chegou aqui quando eu não podia mais sair de casa”, ela diz.

Em lágrimas, antes de se despedir, chama a enfermeira Márcya e o psicólogo Eduardo Rezende, 34, entregando-lhes um cilindro de oxigênio doado ao serviço médico. Diz que doará mais.

Há quase dois anos, Maria do Carmo cuida da mãe, Francisca das Chagas

MÃE COM AVC

Maria do Carmo, 37, nascida em Cruzeiro do Sul (AC), tem três irmãos em Porto Velho e um no Acre, mas só ela cuida da mãe, Francisca das Chagas, 67 acometida por um AVC quase cinco anos atrás.

Maria vai inteirar um ano e oito meses fazendo o que pode com a equipe do Samd, para ter a mãe viva. Não é fácil, o emocional já sofreu algum abalo, conforme ela conta ao psicólogo Eduardo.

A filha Jenice, 16, parou de estudar na 8ª série. Cursava o Centro de Ensino de Jovens e Adultos Padre Moretti, mas desde quando se mudaram para o pequeno apartamento, a escola ficou muito distante.

Além dela, a irmã Ana Clara, de um ano e seis meses, exige tanta atenção quanto à avó acamada.  Sentada no sofá, observa as visitas e repete seguidas vezes com um lindo sorriso: “mamãe, mamãe”, olhando nos olhos de Maria.

Ao final da visita, Maria franze a testa, desabafando: “Olha, o Samd tem me ajudado muito, tenho muita gratidão para todos vocês, só falta mesmo a presença dos meus irmãos”.

Valéria teve alta, acidentou-se, mas está disposta a trabalhar logo

VALÉRIA ANSIOSA

Valéria Lima, 41, caminha até o portão de casa de reboco, no bairro Rosalina Carvalho (zona leste). Recuperada de uma vasculite infecciosa que a acometera em fevereiro de 2015, teve alta em outubro de 2016.

À base de curativos e antibióticos ministrados de 12h em 12h pela equipe Buritis, ela recebeu atenção três meses seguidos depois de internada nove dias no Hospital João Paulo II.

“Do problema que me derrubou eu me livrei, mas infelizmente quebrei o pé num acidente de moto”, ela conta mostrando o local da cirurgia. Ficou sob os cuidados da médica Elza Gabriela e da enfermeira Flora Lemos. “Meus exames em casa foram bons, e eu dou graças a Deus, porque quando precisei me olharam muito bem”, relata.

Valéria pretende melhorar brevemente. “Tô aqui encostada até fevereiro, mas quero melhorar amanhã mesmo”, ela diz. Afinal, até poucos dias atrás estava na cadeira de rodas.

Ela obteve vaga e assinou contrato de trabalho com uma empresa de limpeza, faxina e outros serviços, daí sua apreensão. Cuida de um único filho, João Vitor, 11, aluno da 5ª série do Ensino Fundamental.

“A EQUIPE DO AMOR”

Mancando de um lado a outro do restaurante de comida a quilo, onde trabalha, na Avenida Calama, Adriana Rodrigues, 31, encontrou vaga no mercado de trabalho, mesmo guardando sequelas neurológicas do acidente sofrido em 2014 na confluência das avenidas Amazonas e Mamoré.

Seu périplo foi grande: da UPA Leste para o Hospital João Paulo II, dali para Assistência Médica Intensiva (AMI), depois para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, depois para o Samd. As equipes Açaí e Buritis lhe aplicaram doses sucessivas de remédios controlados e DuoDerm [fibra cirúrgica] para curar escaras nas costas.

“Eu nem agachava”, lembra Adriana, nascida em Vargem Grande Paulista, ainda se refazendo das fortes pancadas. Passou alguns meses na cadeira de rodas, para poder iniciar a fisioterapia que a devolveu à vida normal.

Maria do Carmo, mãe de Adriana (c), fisioterapeuta Kysi, enfermeira Marta Maria e enfermeira Márcya Andrade

De 31 de outubro de 2014 a 21 de julho de 2015, o Samd foi o “anjo da guarda” de Adriana. A mãe dela, dona Ana Maria, reconhece essa condição. “Olha, os nossos vizinhos nem acreditavam no que viam, quando esses anjos desciam da ambulância; eu mesmo desconfiava e me perguntava de quanto seria e quando ia receber a conta”, ela comenta.

A cada febre, uma das equipes voltava à casa de dona Maria. Esgotavam alimentos ou suplementos, ela telefonava e era prontamente atendida.

Viúva, Maria casou-se novamente com seu Osnero, um pedreiro. Seus três filhos ficaram em São Paulo e dois estão no bairro Lagoinha (zona leste), onde cria o neto Vander, 5, aluno do pré-escolar.

“Neste dia (22) em que reencontramos Adriana e sua mãe, faz 22 anos que elas saíram de São Paulo”, conta a enfermeira Márcya. A técnica de enfermeira Marta Maria de Souza, a enfermeira Márcya e a fisioterapeuta Kysi da Hora chegam ao restaurante, a ex-paciente delas mistura choro e sorrisos. Abraçam-se e tiram fotos.

Dona Maria fala pela filha: “Enquanto eu viver, sempre, sempre, serei grata a essa equipe do amor. Minha filha saiu do Hospital de Base sem esperança, estava  igual um ping-pong, porque o carro jogou ela pra cima duas vezes, em cima da calçada”.

COMO FUNCIONA O SAMD

► Agentes administrativos, assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e motoristas se revezam diariamente para fazer o melhor, dentro de critérios enquadrados na humanização da saúde pública. Aos sábados e domingos funciona um plantão.

O QUE FAZ

► Quatro equipes saem todas as manhãs da sede do Samd, na Rua Geraldo Siqueira (bairro Cidade Nova, zona Sul), transportando kits de antibióticos, anti-inflamatórios, soros (hidratação parenteral), gaze, luvas, compressas, ataduras e tocas para curativos. Os kits têm o nome do paciente, endereço, telefone e dosagem a ser aplicada ou ingerida.

► Pacientes oncológicos têm sido atendidos em cuidados paliativos, pois já cessaram todas as medidas de contenção do câncer, exigindo das equipes humanização e medidas de conforto no lar.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO amplia proteção a pacientes com comorbidades por meio do CRIE

Governo de RO amplia proteção a pacientes com comorbidades por meio do CRIE

Unidade oferece vacinas e imunoglobulinas especiais para pessoas com doenças crônicas e grupos de risco no SUS
L
Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A fundação inicia testes com o medicamento lenacapavir, aplicado semestralmente, para avaliar a viabilidade de sua incorporação futura ao Sistema Único de Saúde.
L
Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

O marco histórico completa meia década neste sábado (17), relembrando o momento em que a primeira dose foi aplicada em São Paulo e deu início à queda drástica de mortes.
L
Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Ação do MPRO pede criação da Política Municipal de Assistência Farmacêutica e medidas como transparência do estoque online e ampliação de farmacêuticos na rede do SUS.
L
Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança será inaugurado no Complexo Sandoval Dantas, com atendimento de 0 a 12 anos e estrutura com 17 leitos, emergência e brinquedoteca para cuidado infantil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho e Rondoniense empatam em clássico com quatro gols no Aluizão

Porto Velho e Rondoniense empatam e protagonizam clássico histórico no Aluizão

O duelo entre Porto Velho e Rondoniense agitou a capital no último sábado (17) com direito a quatro gols e entrevista com o craque do jogo Luan Silva.
L
Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Com resultado do Enem divulgado, governo orienta estudantes de Rondônia sobre prazos de inscrição nos programas de acesso ao ensino superior
L

No decorrer do dia, nuvens provenientes do sul do Amazonas chegam a Rondônia, resultando na intensificação das chuvas nas regiões norte, noroeste e nordeste

Nuvens vindas do sul do Amazonas aumentam as chuvas nas regiões norte, noroeste e nordeste de Rondônia ao longo do dia
L
Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

O programa federal oferece 12 mil bolsas de estudo para estudantes de graduação que formam professores da educação básica, com auxílio financeiro mensal de 1.050 reais.
L

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança morre em batida sem usar cadeirinha

Criança morre em batida sem usar cadeirinha

Batida entre carro e caminhão na SC-154, em Passos Maia, deixou uma vítima fatal e cinco feridos. Nenhuma das quatro crianças usava item de segurança no carro.
18
Homen morre em acidente envolvendo motos.

Acidente Fatal: Homem morre em batida de motos na Zona Leste

Willian F. morreu após colisão no bairro Socialista, em Porto Velho. Condutor venezuelano foi preso em flagrante por embriaguez ao volante no sábado.
18
Ollá Telecom sofre ataque incendiário, em Porto Velho,

URGENTE: Ollá Telecom é alvo de ataque incendiário na capital

Criminosos realizaram um ataque incendiário contra a Ollá Telecom em Porto Velho. A polícia investiga a ação que danificou a sede e afetou serviços na capital.
14
Briga entre apenados é registrada no presídio Urso Branco

Briga entre apenados é registrada no presídio Urso Branco

Caso foi controlado por policiais penais
10
Filho agride pai idoso durante confusão familiar na zona Sul

Filho agride pai idoso durante confusão familiar na zona Sul

Homem de 44 anos chegou em casa sob efeito de álcool e bastante alterado
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar

Nota de pesar: João Muller

Homem trabalhador, prestativo e honesto, era conhecido pelo cuidado e atenção dedicados à esposa, Sra. Anezia Cordeiro Muller, com quem compartilhou 57 anos de casamento, e pelo amor aos cinco filhos.
L
Nota de pesar

Nota de pesar: José Diniz da Silva

Conhecido pela família e amigos como um homem brincalhão, alegre e carismático, José Diniz tinha o dom de contar piadas e histórias, sempre arrancando sorrisos e tornando os momentos mais leves.
L
nota de pesar

Nota de pesar: Maria Dolores dos Santos Leal

Mulher de qualidades marcantes, era cuidadosa, companheira, honesta, gentil e amorosa.
L

Mega-Sena acumula: Prêmio de R$ 50 milhões sai na terça

Ninguém acertou as seis dezenas no último sorteio e o valor da Mega-Sena subiu. O próximo concurso acontece nesta terça-feira (20) com prêmio milionário.
L
VÍDEO: Motociclista sai da garagem sem olhar e provoca acidente com pai e filho

VÍDEO: Motociclista sai da garagem sem olhar e provoca acidente com pai e filho

Colisão entre duas motos deixou homem e criança feridos no bairro Caladinho, zona Sul da capital
14
Motorista é preso com maconha próximo de presídio na capital

Motorista é preso com maconha próximo de presídio na capital

Equipe do 5º Batalhão recebeu denúncia e flagrou suspeito com droga e dinheiro na Estrada da Penal
10
Homem de 35 anos é espancado em casa abandonada no bairro Nacional

Homem de 35 anos é espancado em casa abandonada no bairro Nacional

Vítima foi atacada por dois homens encapuzados
10
Onça-parda é flagrada próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho

Onça-parda é flagrada próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho

Prefeitura monitora área e orienta moradores sobre cuidados e segurança
L
Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã deste sábado na Avenida Rio Madeira e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas antes que se espalhassem.
14
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma briga motivada pela escolha da programação de televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado dentro de uma unidade de tratamento no bairro Mariana.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.