SEGUNDA-FEIRA, 21/07/2025

L

Saúde

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO

Em sete anos, o Samd visitou 900 pacientes em Porto Velho.

Publicado em 

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

Sorte dos 203 atuais pacientes do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (Samd) da Secretaria Estadual de Saúde: durante e ao final de cada tratamento, eles “ganham” novos parentes.

Em sete anos, o Samd visitou 900 pacientes em Porto Velho. Para chegar até sua clientela, quatro equipes percorrem semanalmente 700 quilômetros de ruas, avenidas e pequenas estradas.

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

A relação saúde pública e paciente é bem diferenciada no Samd, que aniversaria no próximo mês de dezembro.

Gratidão é a palavra maior da enfermeira Mariana Aguiar, 33 anos, coordenadora do Samd. “A todos os que passaram por aqui e saíram, aos que ainda permanecem; com amor e dedicação, nós todos evoluímos”.

A maioria dos 85 profissionais do Samd se torna bem conhecida de pacientes, familiares e cuidadores que com eles estabelecem sólidas relações de amizade. A frota é formada por oito veículos.

“O Samd economiza até 80% no custo de um paciente, comparando-o ao custo que ele daria se fosse internado num hospital”, diz o secretário estadual de saúde Fernando Máximo.

O secretário lembra que a inspiração do Samd é federal:

“Ele vem desde 2011 sempre em busca de corresponder às expectativas do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde”.

A enfermeira Márcya Andrade, 34,  conduz os repórteres da Secom à casa de dona Maria das Dores Araújo dos Santos, 60, no bairro Eletronorte (zona sul). Ela é viúva de Jasieber Pereira Silva, maranhense de Bacabal, falecido aos 70 anos em 14 de fevereiro deste ano, depois de lutar contra um câncer pulmonar.

Dona Maria das Dores emocionou-se. Jasieber tinha cinco filhos do casamento anterior, entre os quais, a pastora Judileia, da Igreja Batista das Nações, entretanto, foi Poliana, 35, filha dela, quem cuidou dele até o fim. “Ele morreu nos braços dela”, conta a viúva. Jasieber fora atendido pela equipe Açaí, liderada pela médica Micheli e pela enfermeira Tamires.

“Da direção ao atendimento, o Samd foi meu braço direito, porque chegou aqui quando eu não podia mais sair de casa”, ela diz.

Em lágrimas, antes de se despedir, chama a enfermeira Márcya e o psicólogo Eduardo Rezende, 34, entregando-lhes um cilindro de oxigênio doado ao serviço médico. Diz que doará mais.

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

Há quase dois anos, Maria do Carmo cuida da mãe, Francisca das Chagas

MÃE COM AVC

Maria do Carmo, 37, nascida em Cruzeiro do Sul (AC), tem três irmãos em Porto Velho e um no Acre, mas só ela cuida da mãe, Francisca das Chagas, 67 acometida por um AVC quase cinco anos atrás.

Maria vai inteirar um ano e oito meses fazendo o que pode com a equipe do Samd, para ter a mãe viva. Não é fácil, o emocional já sofreu algum abalo, conforme ela conta ao psicólogo Eduardo.

A filha Jenice, 16, parou de estudar na 8ª série. Cursava o Centro de Ensino de Jovens e Adultos Padre Moretti, mas desde quando se mudaram para o pequeno apartamento, a escola ficou muito distante.

Além dela, a irmã Ana Clara, de um ano e seis meses, exige tanta atenção quanto à avó acamada.  Sentada no sofá, observa as visitas e repete seguidas vezes com um lindo sorriso: “mamãe, mamãe”, olhando nos olhos de Maria.

Ao final da visita, Maria franze a testa, desabafando: “Olha, o Samd tem me ajudado muito, tenho muita gratidão para todos vocês, só falta mesmo a presença dos meus irmãos”.

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

Valéria teve alta, acidentou-se, mas está disposta a trabalhar logo

VALÉRIA ANSIOSA

Valéria Lima, 41, caminha até o portão de casa de reboco, no bairro Rosalina Carvalho (zona leste). Recuperada de uma vasculite infecciosa que a acometera em fevereiro de 2015, teve alta em outubro de 2016.

À base de curativos e antibióticos ministrados de 12h em 12h pela equipe Buritis, ela recebeu atenção três meses seguidos depois de internada nove dias no Hospital João Paulo II.

“Do problema que me derrubou eu me livrei, mas infelizmente quebrei o pé num acidente de moto”, ela conta mostrando o local da cirurgia. Ficou sob os cuidados da médica Elza Gabriela e da enfermeira Flora Lemos. “Meus exames em casa foram bons, e eu dou graças a Deus, porque quando precisei me olharam muito bem”, relata.

Valéria pretende melhorar brevemente. “Tô aqui encostada até fevereiro, mas quero melhorar amanhã mesmo”, ela diz. Afinal, até poucos dias atrás estava na cadeira de rodas.

Ela obteve vaga e assinou contrato de trabalho com uma empresa de limpeza, faxina e outros serviços, daí sua apreensão. Cuida de um único filho, João Vitor, 11, aluno da 5ª série do Ensino Fundamental.

“A EQUIPE DO AMOR”

Mancando de um lado a outro do restaurante de comida a quilo, onde trabalha, na Avenida Calama, Adriana Rodrigues, 31, encontrou vaga no mercado de trabalho, mesmo guardando sequelas neurológicas do acidente sofrido em 2014 na confluência das avenidas Amazonas e Mamoré.

Seu périplo foi grande: da UPA Leste para o Hospital João Paulo II, dali para Assistência Médica Intensiva (AMI), depois para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, depois para o Samd. As equipes Açaí e Buritis lhe aplicaram doses sucessivas de remédios controlados e DuoDerm [fibra cirúrgica] para curar escaras nas costas.

“Eu nem agachava”, lembra Adriana, nascida em Vargem Grande Paulista, ainda se refazendo das fortes pancadas. Passou alguns meses na cadeira de rodas, para poder iniciar a fisioterapia que a devolveu à vida normal.

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

Maria do Carmo, mãe de Adriana (c), fisioterapeuta Kysi, enfermeira Marta Maria e enfermeira Márcya Andrade

De 31 de outubro de 2014 a 21 de julho de 2015, o Samd foi o “anjo da guarda” de Adriana. A mãe dela, dona Ana Maria, reconhece essa condição. “Olha, os nossos vizinhos nem acreditavam no que viam, quando esses anjos desciam da ambulância; eu mesmo desconfiava e me perguntava de quanto seria e quando ia receber a conta”, ela comenta.

A cada febre, uma das equipes voltava à casa de dona Maria. Esgotavam alimentos ou suplementos, ela telefonava e era prontamente atendida.

Viúva, Maria casou-se novamente com seu Osnero, um pedreiro. Seus três filhos ficaram em São Paulo e dois estão no bairro Lagoinha (zona leste), onde cria o neto Vander, 5, aluno do pré-escolar.

“Neste dia (22) em que reencontramos Adriana e sua mãe, faz 22 anos que elas saíram de São Paulo”, conta a enfermeira Márcya. A técnica de enfermeira Marta Maria de Souza, a enfermeira Márcya e a fisioterapeuta Kysi da Hora chegam ao restaurante, a ex-paciente delas mistura choro e sorrisos. Abraçam-se e tiram fotos.

Dona Maria fala pela filha: “Enquanto eu viver, sempre, sempre, serei grata a essa equipe do amor. Minha filha saiu do Hospital de Base sem esperança, estava  igual um ping-pong, porque o carro jogou ela pra cima duas vezes, em cima da calçada”.

COMO FUNCIONA O SAMD

► Agentes administrativos, assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e motoristas se revezam diariamente para fazer o melhor, dentro de critérios enquadrados na humanização da saúde pública. Aos sábados e domingos funciona um plantão.

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

O QUE FAZ

► Quatro equipes saem todas as manhãs da sede do Samd, na Rua Geraldo Siqueira (bairro Cidade Nova, zona Sul), transportando kits de antibióticos, anti-inflamatórios, soros (hidratação parenteral), gaze, luvas, compressas, ataduras e tocas para curativos. Os kits têm o nome do paciente, endereço, telefone e dosagem a ser aplicada ou ingerida.

► Pacientes oncológicos têm sido atendidos em cuidados paliativos, pois já cessaram todas as medidas de contenção do câncer, exigindo das equipes humanização e medidas de conforto no lar.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia amplia acesso a cirurgias de quadril com incentivo financeiro complementar ao SUS

Nova política do governo estadual prevê investimento superior a R$ 22,8 milhões para reduzir fila de espera e melhorar a qualidade de vida dos rondonienses.
L
Pesquisa revela impactos do Vírus Sincicial Respiratório em idosos no Brasil

Pesquisa revela impactos do Vírus Sincicial Respiratório em idosos no Brasil

Estudo nacional avalia a gravidade do VSR em pessoas acima de 60 anos, comorbidades associadas e a importância da vacinação.
L
Vilhena: Terceira Regional de Saúde passa por reforma completa com recursos do governo de Rondônia

Vilhena: Terceira Regional de Saúde passa por reforma completa com recursos do governo de Rondônia

A reforma da Terceira Regional de Saúde em Vilhena reforça o compromisso do governo de Rondônia com a infraestrutura da saúde pública.
L
Reforma no Heuro entra na fase final e amplia leitos com atendimento humanizado em Cacoal

Reforma no Heuro entra na fase final e amplia leitos com atendimento humanizado em Cacoal

Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal moderniza instalações e reforça atendimento humanizado, com obra avançando sem interromper serviços.
L
Peru, Jordânia e Hong Kong voltam a comprar carne de Frango do Brasil

Peru, Jordânia e Hong Kong voltam a comprar carne de Frango do Brasil

Com a reabertura desses mercados, 30 países já suspenderam as restrições à importação de carne de frango brasileira após o surto de gripe aviária.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Preta Gil morre aos 50 anos nos EUA durante tratamento contra câncer colorretal

Cantora apresentou piora após sessão de quimioterapia; diagnóstico inicial foi em 2023 e doença retornou em 2024, atingindo outros órgãos
L

Operação Sentinelas da Amazônia 2025 flagra transporte ilegal de madeira em área protegida em Rondônia

Durante fiscalização próxima às Florestas Nacionais Jamari e Jacundá, Polícia Federal prende homem por crimes ambientais e reforça combate ao desmatamento ilegal na Amazônia
10
Ginástica rítmica: ouro histórico para o Brasil na Copa do Mundo de Milão

Ginástica rítmica: ouro histórico para o Brasil na Copa do Mundo de Milão

Conjunto brasileiro conquista título inédito e reforça esperança para o Mundial no Rio de Janeiro.
L

Chevrolet lança Onix Plus 2026 com atualizações visuais e tecnológicas

Modelo chega às concessionárias com cockpit virtual, faróis Full LED e versões entre R$ 106.790 e R$ 136.490
L

Horóscopo do dia: confira as previsões para todos os signos neste domingo, 20 de julho

Veja o que os astros reservam para o seu signo no amor, trabalho e saúde neste domingo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

NOVA364 contrata Operador de Guincho Pesado em Rondônia

Salário de R$ 3.040 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 contrata Operador de Caminhão Pipa em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

Oportunidade de Emprego: NOVA364 contrata Inspetor de Tráfego em Rondônia

Vagas disponíveis em 14 cidades; salário de R$ 2.580,00 + benefícios
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L

POLÍTICA

Nosso futuro já está definido e caminhamos, céleres, para ele. O abismo está logo ali, à frente!

Nosso futuro já está definido e caminhamos, céleres, para ele. O abismo está logo ali, à frente!

Diante do avanço da aliança entre o STF e o governo Lula, e do enfraquecimento da oposição, país se aproxima de um modelo político com viés autoritário e ideológico.
L
Sílvia Cristina reforça apoio à PEC 14, que valoriza agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

Sílvia Cristina reforça apoio à PEC 14, que valoriza agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

Comissão Especial discute a matéria, que assegura aposentadoria especial para as categorias
L
Flávio Bolsonaro viaja para Europa em meio a Operação contra o Pai

Flávio Bolsonaro viaja para Europa em meio a Operação contra o Pai

O senador Flávio Bolsonaro desembarcou em Portugal nesta sexta-feira (18), um dia após a Polícia Federal realizar busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que agora usa tornozeleira eletrônica. O senador manifestou apoio ao pai nas redes sociais.
L
Ieda Chaves propõe regras mais rígidas para punir crimes sexuais no serviço público de Rondônia

Ieda Chaves propõe regras mais rígidas para punir crimes sexuais no serviço público de Rondônia

Deputada defende exclusão de condenados e sanções administrativas para proteger crianças e adolescentes
L
Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Parlamentar destinou R$ 1,5 milhão exclusivamente à etapa feminina da competição, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão boiadeiro pega fogo e mata vários animais na BR-319

Caminhão boiadeiro pega fogo e mata vários animais na BR-319

De acordo com as primeiras informações, o fogo deu início após colisão do caminhão com outro veículo.
12
Acidente com três veículos deixa cabo da PM ferido na zona sul de Porto Velho

Acidente com três veículos deixa cabo da PM ferido na zona sul de Porto Velho

Caso evidencia descaso com sinalização e segurança no trânsito urbano da capital.
10
VÍDEO: Motociclista fica em estado grave após queda na zona leste de Porto Velho

VÍDEO: Motociclista fica em estado grave após queda na zona leste de Porto Velho

Acidente ocorreu na manhã deste domingo (20), na Avenida José Amador dos Reis; vítima colidiu contra placa e poste após perder o controle da moto.
10
Sargento do Corpo de Bombeiros é preso após disparo de arma de fogo durante briga com esposa em Porto Velho

Sargento do Corpo de Bombeiros é preso após disparo de arma de fogo durante briga com esposa em Porto Velho

Ocorrência foi registrada no bairro Aponiã; militar alegou que tiro foi acidental, mas esposa se sentiu ameaçada e acionou a Polícia Militar
10
Homem é agredido com cadeirada pelo irmão embriagado em Porto Velho

Homem é agredido com cadeirada pelo irmão embriagado em Porto Velho

Vítima de 43 anos foi atacada após discutir com o irmão, que trabalhava alcoolizado em comércio na Avenida Pinheiro Machado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AGU pede apuração de lucro ilícito com tarifaço de Trump

AGU pede apuração de lucro ilícito com tarifaço de Trump

Órgão quer investigar se houve uso de informações privilegiadas para ganhar com alta do dólar antes do anúncio oficial.
L
Putin discutirá paz na Ucrânia, mas mantém foco nos objetivos da Rússia

Putin discutirá paz na Ucrânia, mas mantém foco nos objetivos da Rússia

Kremlin reitera que está aberto a negociações, mas só aceitará acordo que respeite metas militares e estratégicas de Moscou.
L
Desigualdade social acelera envelhecimento, aponta estudo internacional

Desigualdade social acelera envelhecimento, aponta estudo internacional

Pesquisa revela que risco de declínio cognitivo e problemas de saúde são maiores em países com maior desigualdade social.
L
TCE volta às UPAs, Policlínica e SAMU de Porto Velho e constata melhorias no atendimento e na estrutura

TCE volta às UPAs, Policlínica e SAMU de Porto Velho e constata melhorias no atendimento e na estrutura

Nova rodada de fiscalizações do Tribunal de Contas aponta avanços em unidades de saúde da capital, com reposição de insumos, reativação de equipamentos e organização de escalas.
L
TCE realiza vistoria inédita na Maternidade Municipal de Porto Velho e destaca atendimento e desafios

TCE realiza vistoria inédita na Maternidade Municipal de Porto Velho e destaca atendimento e desafios

Ação do Tribunal de Contas de Rondônia avalia estrutura, qualidade dos serviços e reforça a importância da conclusão das obras do prédio principal
L
José Maria Marin, ex-presidente da CBF e ex-governador de São Paulo, morre aos 93 anos

José Maria Marin, ex-presidente da CBF e ex-governador de São Paulo, morre aos 93 anos

Marin teve trajetória marcada pelo futebol e pela política durante o regime militar; foi condenado por corrupção e cumpriu pena nos EUA
L
Criminoso do CV é preso com revólver em boate no centro de Porto Velho

Criminoso do CV é preso com revólver em boate no centro de Porto Velho

Jovem de 18 anos afirmou ser membro do Comando Vermelho e foi flagrado armado com um revólver calibre 38 na madrugada deste domingo (20).
10

URGENTE: Motorista que atropelou criança foge depois de capotar carro na zona sul

De acordo com testemunhas, o motorista fugia após atropelar uma criança na Rua Tancredo Neves, depois o condutor abandonou o veículo com duas mulheres.
12
Governo de RO é reconhecido por incentivo à leitura no sistema prisional e recebe doação de livros e TVs

Governo de RO é reconhecido por incentivo à leitura no sistema prisional e recebe doação de livros e TVs

Estado foi um dos cinco do país a se destacar na remição de pena pela leitura; ação fortalece ressocialização por meio da educação.
L
Casal fica em estado grave após colisão entre moto e ônibus no centro de Porto Velho

Casal fica em estado grave em colisão com ônibus no centro da capital

Acidente aconteceu no cruzamento das ruas João Alfredo da Rocha e Euclides da Cunha; vítimas foram socorridas pelo SAMU.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.