DOMINGO, 21/09/2025

L

Saúde

RIO E RONDÔNIA ESTÃO SEM REMÉDIOS PARA ANEMIA FALCIFORME NA REDE PÚBLICA

Doença atinge entre 60 mil e 100 mil pessoas no país, em sua maioria negros; ao menos quatro estados tiveram falta do principal medicamento contra ela, neste ano

Publicado em 

RIO — O descaso com os pacientes de anemia falciforme — doença que atinge entre 60 mil e 100 mil pessoas no país, segundo dados do Ministério da Saúde, de 2018 — tem se refletido na falta de medicamentos.

Até o fim de agosto, ao menos quatro estados estavam sem a hidroxiureia, que diminui o número de crises de internação. Dois deles regularizaram a situação, mas Rio de Janeiro e Rondônia, ainda não.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que a hidroxiureia está em processo de compra desde o dia 21 de outubro.

Em Rondônia, o remédio mais importante para controlar a anemia falciforme está em falta há pelo menos três meses. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, o desabastecimento ocorreu porque, no processo de licitação, não houve propostas de empresas para o registro de preços do remédio em 2019. Com isso, o pregão do processo licitatório só ocorreu em 29 de outubro.

Pacientes que fazem o tratamento no Maranhão estavam sem a hidroxiureia desde o fim de de agosto, mas, de acordo com os falcêmicos ouvidos pelo GLOBO e a Secretaria estadual de Saúde, o abastecimento foi normalizado. No Amapá, o medicamento que faltava há aproximadamente um ano era o Exjade quelante de ferro, cuja distribuição também já foi normalizada.

Falta de medicação gera crises

A dona de casa Patrícia de Souza Telles de Oliveira Nascimento, de 39 anos, conta que na última quinta-feira, após a consulta do filho de 15 anos no Hemorio — instituto estadual de hematologia, no Centro do Rio— foi até a farmácia, mas não encontrou hidroxiureia, acido fólico e ibuprofeno.

A hidroxiureia custa de R$ 200 a R$ 300 nas farmácias. Patrícia tenta há mais de três meses conseguir medicamento, sem sucesso.

— Se a receita passar de três meses, tem que refazer os exames para pegar outra. Na farmácia, o funcionário diz que não tem previsão para a hidroxiureia chegar. Não tenho condições de comprar. Meu marido está desempregado e faz biscates, eu junto garrafa para vender. Minha mãe foi quem comprou o ácido fólico. Ele teve uma crise há dois meses e a rótula do joelho inchou — conta Patrícia, mãe de uma jovem de 20 anos que também tem anemia falciforme.

A secretaria estadual de saúde do Rio diz que não há registro de qualquer desabastecimento no Hemorio de ácido fólico e material para curativo.

Sem o medicamento há quatro meses, o aposentado Luiz Cláudio de Souza Mangano, de 56 anos, tem passado por sucessivas crises. Na última delas, foi parar na emergência.

Com uma úlcera na perna, Luiz conta que chegou a comprar materiais para fazer o curativo:

— Na crise, sinto muitas dores no corpo todo. A dipirona sozinha não estava fazendo efeito. Na emergência, só aliviou depois que me deram morfina. Semana passada, no Hemorio, não tinha pomada, gaze, nada.

No Maranhão, os pacientes reclamam da instabilidade na distribuição da hidroxiureia. Em maio, os falcêmicos estavam há dois meses sem o remédio. Quando receberam, a quantidade foi suficiente para suprir as necessidades apenas até o fim de agosto.

— Passamos três meses sem o medicamento, espero que não falte mais este mês — torce Laura Cutrim, presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Maranhão.

História de descaso

Desde que a doença foi descoberta no país, em 1945, pacientes lidam com uma série de negligências por parte das autoridades.

Só em 2005 foi criada a Política Nacional de Atenção Integrada às Pessoas com Doença Falciforme, criando protocolos, manuais e normas para que profissionais do SUS pudessem tratar dos pacientes. Atualmente, há uma dificuldade para obter dados sobre a doença no país.

Presidente da Associação de Falcêmicos e Talassêmicos do Rio de Janeiro, Zaira Gomes diz que falta no estado uma coordenadoria para os pacientes com anemia falciforme.

O Rio é o segundo estado com maior índice de doença falciforme, atrás da Bahia.

— A politica para essa população fica muito esvaziada. Tem aumentado o número de óbitos e o governo estadual não faz campanha. Tem criança que chega com a doença e os pais não sabiam que tinham traços. É preciso alertar sobre sintomas, tratamento. Já fizemos vários ofícios, pedindo a criação da coordenadoria estadual de doença falciforme. Quando os doentes entram em crise, vão para o Hemorio porque as UPAs não estão capacitadas para atendê-los.

Dia 27 de outubro foi o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data também celebra o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A coincidência se dá porque a anemia falciforme atinge predominantemente os negros.

Para a médica Joice Aragão, coordenadora emérita da Politica Nacional de Ação Integral às Pessoas com Doença Falciforme, de 2005 a 2015, a causa para o desinteresse das autoridades para esses pacientes está ligada ao racismo:

— Se a gente analisar o desprezo pela doença falciforme, ele vem com o racismo. A doença é de negro, mais de 50% da população são negros. O princípio do SUS fala em equidade e igualdade. Quem precisa mais é a população negra do Brasil. Se você não produz política com a finalidade de atender isso, é racismo.

Comitê sobre a doença foi extinto

Coordenador do Centro de Referência em Capacitação de Recursos Humanos em Doença Falciforme no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, na UFRJ, Paulo Ivo Cortez de Araújo destacou a extinção do comitê de assessoramento técnico em doença falciforme do Ministério da Saúde.

— Há 14 anos, começou a ter visibilidade maior dessa doença. Não só dela, mas da saúde da população negra. Conseguimos discutir e estabelecer prioridades e uma política de atenção integral à população negra e à pessoa com doença falciforme. Tivemos um avanço muito grande. Depois disso, começamos a enxergar o desmonte do nosso SUS.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que "o medicamento hidroxiureia 500mg é financiado pela pasta, mediante transferência de recursos financeiros para aquisição pelas Secretarias de Saúde dos Estados e Distrito Federal, que são responsáveis pela programação, armazenamento, distribuição e dispensação. Os repasses referentes ao 1º, 2º e 3º trimestre estão regulares e já ocorreram para todo o país. Os referentes ao 4º trimestre já foram aprovados e estão sendo encaminhados para pagamento".

 

Cíntia Cruz e Evelin Azevedo

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Uma nova diretriz brasileira para hipertensão arterial agora considera a medida de 12 por 8 como pré-hipertensão, com o objetivo de identificar riscos e atuar com medidas preventivas de forma mais proativa.
L
Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

A dor na região lombar é a segunda maior razão para buscas por atendimento médico no mundo, superada apenas por resfriados. O fisioterapeuta Fábio Luciano Arcanjo de Jesus explica as causas e a importância do movimento para evitar o problema.
L
SUS 35 anos: a maior conquista social do Brasil, diz ministro

SUS 35 anos: a maior conquista social do Brasil, diz ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, celebrou os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando-o como o maior sistema público do mundo. Ele ressaltou as conquistas do sistema, como a universalização da saúde, mas também reconheceu o histórico desafio do tempo de espera por atendimentos especializados.
L
SUS completa 35 anos e atende 76% da população brasileira

SUS completa 35 anos e atende 76% da população brasileira

O Sistema Único de Saúde (SUS) celebra seu 35º aniversário nesta sexta-feira. O sistema, considerado o maior do mundo, é o responsável por 2,8 bilhões de atendimentos anuais e tem um corpo de 3,5 milhões de profissionais de saúde.
L
Decisão do STF sobre planos de saúde gera críticas

Decisão do STF sobre planos de saúde gera críticas

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) afirmou que a decisão do STF que validou a cobertura de tratamentos fora do rol da ANS, mas estabeleceu novos critérios, vai prejudicar os usuários.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Setembro Amarelo é o mês que nos convida à reflexão sobre um tema delicado: o suicídio

Yellow September is the month that invites us to reflect on a delicate subject: suicide
L

Estupro virtual | Condenação em Rondônia expõe urgência de proteger a infância no ambiente digital

Tribunal de Justiça de Rondônia confirma pena de 17 anos e 4 meses a homem de Pernambuco por estupro virtual consumado e tentativa de abuso contra criança de 8 anos.
L
Não se assuste: celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Não se assuste: Celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Rondônia testa novo sistema de alerta de emergência em celulares nesta tarde.
L

Momento Agro: Entrevista com Julio Cesar Rocha Peres

A entrevista também abordará as estratégias para fortalecer a segurança alimentar e garantir a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal
L

Sintonia 360: Entrevista com Thiago Felipe Cantanhede Pacheco

No sábado, dia 20, às 9h, o Secretário Municipal de Infraestrutura participa do programa para falar sobre projetos e desafios da pasta.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Inclusão e igualdade pautam iniciativas recentes do Legislativo de Rondônia, que aprovou leis, destinou recursos e ampliou benefícios sociais
L

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

O corregedor da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão de três deputados e censura escrita para outros 14 parlamentares da oposição. A medida é uma resposta ao motim que ocorreu no plenário da Casa no início de agosto.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado com enxada e marreta na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 45 anos sofreu tentativa de homicídio no bairro Socialista; agressor fugiu após o crime
14
Casal fica ferido após queda de moto em frente a arena de futebol no centro de Porto Velho

Casal fica ferido após queda de moto em frente a arena de futebol no centro de Porto Velho

Piloto sofreu fratura na perna e passageira teve escoriações.
14
PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

Homem procurado pela Justiça é preso durante patrulhamento; tornozeleira eletrônica foi encontrada cortada
10
Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Rapaz derrapou no asfalto e sofreu fratura na perna direita.
14
Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua do Sol com Rua das Flores, no bairro Areal da Floresta; vítima foi socorrida ao hospital
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Notificação de demonstração foi enviada neste sábado (20) e marcou o início do uso da ferramenta que avisará a população em situações de risco
L
Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Evento reúne plantio de mudas, feira de produtos naturais e apresentações culturais neste sábado (20), com entrada aberta à comunidade
L
Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, fundação lembra que o cadastro amplia as chances de cura de mais de 50 doenças hematológicas
L

Elementos da natureza

Dimensões esotéricas, alquímicas e astrológicas dos Quatro Elementos
L

Cinema em destaque: promoção leva fãs à telona com ingressos gratuitos

Mais uma vez, o News Rondônia e o Cine Araújo celebram o amor pelo cinema premiando um participante com um par de ingressos para uma sessão especial. A iniciativa, que já conquistou os leitores, segue encantando cinéfilos com momentos únicos diante da telona.
L
Homem é esfaqueado após ter casa invadida na zona Leste de Porto Velho

Homem é esfaqueado após ter casa invadida na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 37 anos foi atacado dentro da residência e socorrido em estado grave para a UPA Leste
16
Criminoso que matou sgt da PM e comparsa fogem do 470 em Porto Velho

Criminoso que matou sgt da PM e comparsa fogem do 470 em Porto Velho

Buscas seguem na capital.
14
VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo em furto em residência na capital

VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo furto em residência na capital

Imagens mostram dupla invadindo imóvel no bairro Flodoaldo Pontes Pinto e levando objetos; suspeitos ainda não foram identificados
10
Estudantes de Ji-Paraná conquistam medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025

Estudantes de Ji-Paraná conquistam medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025

Dupla formada por Matheus José e Nicolas Guimarães garante resultado histórico para Rondônia na competição nacional realizada em Brasília
L
Governo de RO entrega títulos no bairro Costa e Silva e soluciona problema histórico

Governo de RO entrega títulos no bairro Costa e Silva e soluciona problema histórico

Entrega de títulos no bairro Costa e Silva beneficia 116 famílias em Porto Velho e integra ações do Programa Regulariza Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.