TERÇA-FEIRA, 22/07/2025

L

Saúde

GRUPOS DE AUTOCUIDADO EM HANSENÍASE ABREM ENCONTRO COM SUBLIMES LEMBRANÇAS E COMEMORAM ÊXITO DE BIOJOIAS

Líderes dos grupos e fisioterapeutas da maioria dos 15 grupos se apresentaram, relatando situações.

Publicado em 

GRUPOS DE AUTOCUIDADO EM HANSENÍASE ABREM ENCONTRO COM SUBLIMES LEMBRANÇAS E COMEMORAM ÊXITO DE BIOJOIAS - News Rondônia

Grupos de Autocuidado em Hanseníase estão reunidos desde hoje (6) em Porto Velho no seu 4º Encontro Estadual, organizado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). Até amanhã, seus integrantes trocarão experiências, serão motivados em seus projetos e se confraternizarão em jantar cultural.

Líderes dos grupos e fisioterapeutas da maioria dos 15 grupos se apresentaram, relatando situações. Em Vilhena, a 705 quilômetros de Porto Velho, por exemplo, o grupo está se reorganizando.

GRUPOS DE AUTOCUIDADO EM HANSENÍASE ABREM ENCONTRO COM SUBLIMES LEMBRANÇAS E COMEMORAM ÊXITO DE BIOJOIAS - News Rondônia

O coordenador de terapia ocupacional no Hospital Santa Marcelina, Cleomar Nascimento, lembrou-se com alegria de quando aprendeu a fabricar farinha de mandioca “junto com pacientes dos quais cuidava”.

 Segundo o Guia de Apoio para Grupos de Autocuidado em Hanseníase, a doença prevalece com índices elevados no País, porém, com tendência a estabilização dos coeficientes de detecção. As regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste concentram 53,5% dos casos detectados em apenas 17,5% da população brasileira.

“Eles cresceram, o estigma se foi, eu me sinto feliz por ver as pessoas de outras regiões brasileiras adquirindo e comprando produtos da Art’s BioHans”, disse Nascimento.

Integrantes dos grupos de diversas regiões do estado também ouviram palavras de gratidão da coordenadora estadual do Programa de Hanseníase da Agevisa, Albanete Mendonça.  Para serem vistos e cumprimentados, ela os chamou à frente da mesa, numa sala do Hotel Rondon Palace. Nesta quinta-feira (7), às 14h, eles irão ao Cine Veneza assistir o filme O extraordinário*.

A diretora do hospital, irmã Luiza Ambiel, falou de Jesus: “Ele agia diretamente com as pessoas, teve a missão de curar”. E explicou: “Na área da prevenção, podemos eliminar preconceitos, evitar sequelas e adotar cuidados; é o que Jesus fazia, chegando às pessoas antes das sequelas”.

Para a religiosa, as atuais estatísticas assustam, notadamente a respeito de doenças que voltam e são diagnosticadas tardiamente.

GRUPOS DE AUTOCUIDADO EM HANSENÍASE ABREM ENCONTRO COM SUBLIMES LEMBRANÇAS E COMEMORAM ÊXITO DE BIOJOIAS - News Rondônia

Irmã Cláudia relata emocionada sua experiência de 34 anos no hospital

Desigualdades regionais e os determinantes sociais e culturais do processo saúde-doença têm contribuído ao longo dos anos com o desenho da hanseníase no País.

O avanço no combate é considerável, o tratamento, mais frequente e eficaz, a exemplo do Hospital Santa Marcelina.

Deve-se à Agevisa a constante abordagem, avaliação e monitoramento de serviços e indicadores em saúde. “Só a cura física não é suficiente, é preciso que estejam juntos o psico e o social, para o bem-estar das pessoas, quando elas se sentem e podem obter renda em grupos ou se reinserir no mercado de trabalho”, alertou a gerente técnica de vigilância epidemiológica, Maria Arlete Baldez.

Admirada com a evolução nesses aspectos, “fruto do carinho e da competência de todos”, a gerente incentivou-os: “Se orgulhem da arte que vocês têm dentro de si, porque a história do artesanato de Rondônia, hoje ultrapassa os quatro cantos do Brasil”.

“NUNCA DESISTI”

GRUPOS DE AUTOCUIDADO EM HANSENÍASE ABREM ENCONTRO COM SUBLIMES LEMBRANÇAS E COMEMORAM ÊXITO DE BIOJOIAS - News Rondônia

Maria Marluz, de Ouro Preto do Oeste

“Se colocarmos na mente que podemos, faremos; tudo o que realizarmos com amor no coração dá certo”, disse a diretora geral da Agevisa, Tânia Medeiros.

Maria Marluz de Carvalho, de Ouro Preto do Oeste, a 330 quilômetros de Porto Velho, trabalha desde 2015 no grupo de autocuidado de sua cidade, do qual é atualmente coordenadora. Tratou-se, mas ainda tem quedas súbitas, o que despertou a atenção dos demais servidores da escola onde trabalha.

A situação de Maria é exemplo de conscientização, já que a maioria da população desconhece a hanseníase, e até mesmo boa parte dos próprios pacientes em tratamento da doença.

“Não sabia que tinha a doença, caí diversas vezes, pediram para eu me aposentar, não quis, não desisti, não entreguei os pontos, continuo trabalhando”, contou Maria Marluz.

Depois de participar de uma oficina de gastronomia e iniciar a produção de biscoitos, Maria foi convidada para produzir biojoias. Está comprando as primeiras sementes.

Em Ariquemes, a 200 quilômetros da capital, ela encontrou representantes da organização não governamental NHR Brasil e aí se entusiasmou ainda mais. “Não pensava que pudesse conhecer Olinda e Recife, andar de avião; fui conhecer o mar!”.

Maria participou do 10º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, no Recife, de 15 a 18 de outubro deste ano, junto com outros contemplados pela iniciativa estadual visando à inclusão social do paciente de hanseníase.

Lá foi montada uma exposição de biojoias produzidas pelo projeto da Art’s Hans de geração de renda.

“ESCONDIDOS NO CANDEIAS”

A coordenadora regional do Programa de Hanseníase do Hospital Santa Marcelina, irmã Cláudia Grecce, disse que a retrospectiva de sua atuação lhe emociona: “Quando cheguei havia adultos e até crianças internados, compulsivos, eles tinham medo, mas apesar de sequelas e mutilações e sem funcionários para apoiá-los, eles se ajudavam e se sentiam amados, até esquecendo o abandono familiar”.

A religiosa veio para Porto Velho 34 anos atrás. “Agora, uma criança que tinha oito anos naquele período cresceu, se casou, e vem com a família nos visitar”, contou sorrindo.

Segundo a coordenadora, muitos hansenianos “viviam escondidos” na região do rio Candeias. “Foi gratificante assisti-los, quando ainda não havia médicos disponíveis; no meu caso, houve momentos em que chorei escondido, mesmo assim me doei e sinto que cada um deles me enriqueceu e o caminho realmente se abriu para todos os que cuidaram um do outro”.

GRUPOS DE AUTOCUIDADO EM HANSENÍASE ABREM ENCONTRO COM SUBLIMES LEMBRANÇAS E COMEMORAM ÊXITO DE BIOJOIAS - News Rondônia

Coordenadores vestidos de roxo são homenageados

Anteriormente ao hospital, os doentes eram atendidos na Colônia Jaime Abem Athar, fundada em 1954 no mesmo Km 17 da rodovia BR-364. Na realidade, o antigo Território Federal do Guaporé segregava portadores de hanseníase.

Em 1975, as Irmãs Marcelinas assumiram a administração e o desafio de um novo campo de trabalho.  “Os doentes passaram a ser tratados com dignidade e como filhos de Deus”, escreveram no site da instituição.

Assim, a ex-colônia ficou na história e o novo hospital foi construído no centro de uma pequena vila na floresta tropical amazônica. Suas instalações ocupam uma área de 300 hectares. Não demorou muito para se tornar referência estadual no tratamento da hanseníase, na confecção de orteses e próteses, saúde auditiva e visual. Tem atualmente 25 especialidades médicas e oferece atendimento a população do Estado de Rondônia, sul do Amazonas, e parte do Acre.

_________

* Dirigido por Stephen Chbosky, esse filme conta a história do menino Auggie Pullman, que nasceu com deformidade facial, submetendo-se a 27 cirurgias plásticas. Aos dez anos, ele frequenta pela primeira vez uma escola regular, e no quinto ano, se esforça para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no Brasil

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no Brasil

Doença frequentemente assintomática em estágios iniciais, ressaltando a importância do rastreamento precoce e da conscientização.
L
Hospital de Retaguarda realiza quase 2 mil cirurgias em 2025

Hospital de Retaguarda realiza quase 2 mil cirurgias em 2025

Unidade de saúde reforça o apoio à rede pública de Rondônia, reduz filas do João Paulo II e mantém foco em cirurgias ortopédicas.
L
Tecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de doenças

Tecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de doenças

Lacen utiliza tecnologia de ponta para monitorar pacientes com HIV e reforça combate à transmissão em Rondônia.
L
Brasil inaugura maior Biofábrica de mosquitos com Wolbachia para combater Dengue

Brasil inaugura maior Biofábrica de mosquitos com Wolbachia para combater Dengue

Unidade no Paraná, a Wolbito do Brasil, terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos por semana para controle de arboviroses.
L

Rondônia amplia acesso a cirurgias de quadril com incentivo financeiro complementar ao SUS

Nova política do governo estadual prevê investimento superior a R$ 22,8 milhões para reduzir fila de espera e melhorar a qualidade de vida dos rondonienses.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Com frase de apoio à reconstrução da BR-319, o time do Manaus Futebol Clube venceu o Humaitá

Sob o comando de Renatinho Potiguar, o time ‘Gavião do Norte’ entrou em campo com uma camisa que demonstrava apoio à reconstrução da rodovia que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM)
L

Cantor Roberto Carlos fará apresentação no Acre

O governador Gladson Cameli confirmou a presença do rei. O titular da pasta acriana, também informou que o show ocorrerá no dia 28 de março de 2026 em comemoração ao dia do servidor público.
L
Ressarcimento de aposentados começa nesta quinta (24), com adesão ao acordo aberta até novembro

Ressarcimento de aposentados começa nesta quinta (24), com adesão ao acordo aberta até novembro

Governo Federal já destinou R$ 3,3 bilhões para agilizar o ressarcimento de aposentados e pensionistas do INSS prejudicados por descontos indevidos.
L

Mostra de Danças de Matrizes Africanas celebra ancestralidade no Complexo Madeira-Mamoré

Evento liderado por Mestre Mailson e instrutora Karen promove valorização das raízes afro-brasileiras e reúne público em Porto Velho
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Ricardo Frota

Nesta segunda-feira, 21 de julho de 2025, às 16h, o programa Ponto & Contraponto traz uma entrevista especial com Ricardo Frota — advogado, jornalista, apresentador, analista político e vice‑presidente estadual do partido NOVO.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L

NOVA364 contrata Operador de Guincho Pesado em Rondônia

Salário de R$ 3.040 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 contrata Operador de Caminhão Pipa em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

Oportunidade de Emprego: NOVA364 contrata Inspetor de Tráfego em Rondônia

Vagas disponíveis em 14 cidades; salário de R$ 2.580,00 + benefícios
L

POLÍTICA

Bolsonaro exibe tornozeleira eletrônica e declara: “O que vale para mim é a lei de Deus”

Ex-presidente afirma que dispositivo é símbolo de “máxima humilhação” e reforça sua posição de inocência diante de medidas cautelares do STF
L
Coronel Chrisóstomo participa de mobilização do PL em apoio a Bolsonaro e suspende recesso em Brasília

Coronel Chrisóstomo participa de mobilização do PL em apoio a Bolsonaro e suspende recesso em Brasília

Deputado Coronel Chrisóstomo PL esteve com colegas no retorno às atividades na Câmara em defesa de Jair Bolsonaro e da liberdade de expressão.
L
Após solicitação da deputada Lebrinha, Linha 78 Sul é recuperada em São Miguel do Guaporé

Após solicitação da deputada Lebrinha, Linha 78 Sul é recuperada em São Miguel do Guaporé

Obra atendeu pedido da vereadora Celma, encaminhado por Lebrinha ao Governo do Estado, e melhora tráfego, transporte escolar e escoamento agrícola.
L
Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde e cobra reforço na segurança em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde e cobra reforço na segurança em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora entrega de leitos de UTI e nefrologia no hospital regional e defende mais policiamento para Guajará-Mirim.
L
Dra. Taíssa prestigia 40ª Cavalgada de Ariquemes ao lado da vereadora Rafaela do Batista

Dra. Taíssa prestigia 40ª Cavalgada de Ariquemes ao lado da vereadora Rafaela do Batista

Deputada Dra. Taíssa destaca força da cultura local durante a Cavalgada de Ariquemes, evento que abre oficialmente a Expoari 2025.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher derrapa na pista e sofre violenta queda de moto na Zona Leste; fraturou uma das pernas

Mulher derrapa na pista e sofre violenta queda de moto na Zona Leste; fraturou uma das pernas

Populares que passavam no local ampararam a vítima até a chegada do socorro.
14

Criminoso acusado de atirar em sgt aposentado é baleado em confronto com BPTAR

Troca de tiros aconteceu no bairro Nova Floresta; suspeito tinha mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio em Candeias do Jamari.
14
Motociclista corta pescoço em grave acidente com caminhonete na capital

Motociclista corta pescoço em grave acidente com caminhonete na capital

Colisão ocorreu na noite desta segunda-feira (21) na Avenida Raimundo Cantuária; vítima do acidente com motociclista Porto Velho foi levada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
12
Corpo de idoso é encontrado boiando nas águas do Rio Candeias

Corpo de idoso é encontrado boiando nas águas do Rio Candeias

De acordo com a perícia, a vítima não apresenta sinais de violência, e provavelmente morreu afogado neste último final de semana.
18
Colisão grave entre moto e carro é registrado no Bairro Industrial

Colisão grave entre moto e carro é registrado no Bairro Industrial

Acidente na Rua Benedito de Sousa Brito com Santa Rita deixa motociclista ferida após conversão indevida de carro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): ALINE DE F MANGUEIRA

Licença Ambiental Simplificada
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): R. Pedot & Cia LTDA

Licença Ambiental de Operação nº 097/2025/SEMMA/PMV
L
Prefeitura inicia canalização de trânsito em Porto Velho para reduzir acidentes e melhorar mobilidade

Prefeitura inicia canalização de trânsito em Porto Velho para reduzir acidentes e melhorar mobilidade

Sistema de canalização de trânsito Porto Velho começa pelo viaduto da Campos Sales, área com alto índice de colisões e congestionamentos.
L

Vacina universal contra câncer mostra resultados promissores em estudo nos EUA

Testes com camundongos revelam eficácia surpreendente da vacina de mRNA, segundo o oncologista Elias Sayour, da Universidade da Flórida.
L
Alckmin se reúne com Big Techs para discutir tarifaço de Trump

Alckmin se reúne com Big Techs para discutir tarifaço de Trump

Encontro no Palácio do Planalto abordou a iminente taxação de 50% sobre produtos brasileiros, com a presença de Meta, Google, Apple e Visa.
L
Novo BMW Série 2 chega ao Brasil em versões com desempenho e tecnologia

Novo BMW Série 2 chega ao Brasil em versões com desempenho e tecnologia

Modelos esportivos desembarcam com soluções digitais e preço a partir de R$ 329.950,00.
L
TCE deflagra megaoperação em 15 municípios para fiscalizar unidades de saúde em Rondônia

TCE deflagra megaoperação em 15 municípios para fiscalizar unidades de saúde em Rondônia

Fiscalizações permanentes do TCE-RO analisam atendimento, estrutura e fornecimento de medicamentos em cidades como Ariquemes, Buritis e Machadinho.
L

RondoMotor: jornalismo automotivo com DNA rondoniense

Nosso foco está na região Norte do Brasil, mas também produzimos matérias de relevância nacional e global, sempre com um olhar voltado para quem vive a paixão por motores.
L
Lubrificantes fora do padrão causam prejuízos bilionários no Brasil

Lubrificantes fora do padrão causam prejuízos bilionários no Brasil

Escolha incorreta de óleo compromete desempenho, segurança e garantia do veículo.
L
Abipesca pede crédito emergencial para reduzir impacto de tarifa dos EUA

Abipesca pede crédito emergencial para reduzir impacto de tarifa dos EUA

Setor de pescado, que destina 70% das exportações aos EUA, estima R$ 300 milhões em produtos parados e alerta para risco de 20 mil demissões.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.