QUARTA-FEIRA, 23/07/2025

L

Saúde

AUMENTO DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS EM CRIANÇAS NAS ÁREAS DE QUEIMADAS DA AMAZÔNIA ACARRETA FORTE IMPACTO PARA O SUS

Coordenado pela Fiocruz, estudo mapeou o impacto das queimadas para a saúde infantil e concluiu que, nas áreas mais afetadas pelo fogo, o número de crianças internadas com problemas respiratórios dobrou

Publicado em 

AUMENTO DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS EM CRIANÇAS NAS ÁREAS DE QUEIMADAS DA AMAZÔNIA ACARRETA FORTE IMPACTO PARA O SUS - News Rondônia

A Fiocruz, em estudo coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), mapeou o impacto das queimadas para a saúde infantil na região amazônica.  A pesquisa concluiu que, nas áreas mais afetadas pelo fogo, o número de crianças internadas com problemas respiratórios dobrou. Foram cerca de 2,5 mil internações a mais, por mês, em maio e junho de 2019, em aproximadamente 100 municípios da Amazônia Legal, em especial nos estados do Pará, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso — o que acarretou custo excedente de R$ 1,5 milhão ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com pesquisas, viver em uma cidade próxima aos focos de incêndio aumenta em 36% o risco de se internar por problemas respiratórios.

AUMENTO DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS EM CRIANÇAS NAS ÁREAS DE QUEIMADAS DA AMAZÔNIA ACARRETA FORTE IMPACTO PARA O SUS - News Rondônia

O levantamento aponta ainda que em cinco dos nove estados da região houve aumento na morte de crianças hospitalizadas por problemas respiratórios. É o caso de Rondônia. Entre janeiro e julho de 2018, foram cerca de 287 mortes a cada 100 mil crianças com menos de 10 anos. No mesmo período, em 2019, esse número subiu para 393. Em Roraima, 1.427 crianças a cada 100 mil morreram internadas por problemas respiratórios, no primeiro semestre de 2018. No mesmo período de 2019, foram 2.398.

As informações integram um informe técnico do Observatório de Clima e Saúde, projeto coordenado pelo Icict/Fiocruz. Esse estudo contou também com cientistas da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O objetivo do trabalho é alertar gestores e profissionais do SUS, de modo a se programarem para o atendimento à saúde das populações mais vulneráveis. Além disso, o levantamento apontou para a importância de reforçar a atenção básica e a busca ativa de casos em locais de maior concentração de queimadas e maiores níveis de poluição atmosférica, já que alguns grupos populacionais podem não ter acesso a hospitais.

Internações quintuplicaram em algumas cidades

Os dados chamam atenção para as cidades de Santo Antônio do Tauá, Ourilândia do Norte e Bannach, no Pará; Santa Luzia d'Oeste, em Rondônia; e Comodoro, no Mato Grosso, onde o número de internações foi mais de cinco vezes maior do que o esperado. Mas o chamado “material particulado” — resíduo tóxico gerado por queima — pode também alcançar grandes cidades situadas a centenas de quilômetros dos focos de queimadas, devido ao transporte de poluentes pelos ventos.

Desde sua fundação, em 2010, o Observatório de Clima e Saúde vem acompanhando a evolução das queimadas e seus efeitos sobre a saúde das populações na Amazônia e no Cerrado. É a primeira vez que um estudo reúne, quase que em tempo real, informações tão abrangentes sobre a correlação entre as queimadas e seus efeitos para a saúde na região da Amazônia Legal.

Os pesquisadores reuniram dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do DataSUS, entre os meses de maio e junho — último período disponível —, e aplicaram sobre eles uma técnica de “varredura espacial” chamada Satscan, de modo a detectar conjuntos de municípios que possuem taxas de internação por doenças respiratórias acima do valor esperado. Foram usados também dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e dos sistemas BDQueimadas e Prodes Desmatamento, ambos produzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados obtidos, porém, são preliminares, uma vez que nem todas as internações do período estudado já estão cadastradas no sistema. Por isso, é possível que os índices sejam ainda mais graves.

As imagens obtidas por satélite e usadas no estudo mostram ainda como focos de fogo se encontram nas bordas de terras indígenas, que ainda parecem desempenhar um papel de proteção contra as queimadas e o desmatamento. Os pesquisadores chamam atenção para o fato de que as populações indígenas também devem estar sendo afetadas pela poluição do ar — no entanto, ainda não é possível avaliar a incidência de doenças nessas áreas.

Crianças mais suscetíveis

O Observatório levou em consideração que as queimadas acontecem no que é chamado de Arco do Desmatamento, que compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, parte do Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins, em geral de maio a outubro. Durante o período de seca na região — que coincide com a diminuição das chuvas regionais, a queda dos índices de umidade e o período de queimadas — já é registrado, normalmente, um aumento no número de casos de afecções respiratórias, por conta do aumento da emissão de poluentes e a concentração de gases tóxicos na atmosfera, comprometendo a saúde da população. A situação, porém, se agravou muito com as queimadas recentes.

Nas cidades analisadas houve um total de 5.091 internações por mês, quando o valor esperado seria de 2.589. Estes resultados sugerem um excesso de 2,5 mil internações de crianças nos municípios mais impactados pelas queimadas.

Considerando o perfil médio das internações de crianças por problemas respiratórios no SUS, estas internações teriam gerado um custo excedente de R$ 1,5 milhão e 9.750 leitos-dia de ocupação nos hospitais públicos e conveniados com o SUS.

A queima de madeira pode gerar uma grande diversidade de gases e aerossóis, vários destes prejudiciais à saúde, principalmente pelo seu pequeno diâmetro e capacidade de penetrar no aparelho respiratório inferior. “Crianças são mais sensíveis a fatores externos, como a poluição”, explica o pesquisador Christovam Barcellos, do Icict/Fiocruz. “Seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e o aparelho respiratório, em formação. São mais suscetíveis a alergias”. Além disso, crianças passam mais tempo ao ar livre do que os adultos e, assim, inalam mais poluentes. Durante exercício físico, a deposição de partículas no pulmão aumenta cinco vezes, afirma Sandra Hacon, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública, também da Fiocruz.

Apenas uma parte do problema

Barcellos alerta que o estudo usou as internações em crianças como indicadores de risco. Porém, adultos — e principalmente aqueles com doenças crônicas e idosos — podem ser afetados pela poluição das queimadas. “Por usarmos somente as internações pagas pelo SUS, isto é, sem considerar os dados do sistema privado de saúde, avaliamos apenas uma parte do problema. Além disso, muitas crianças podem não ter conseguido chegar aos hospitais. Na região amazônica as distâncias são enormes. Muitas pessoas podem ter tido episódios de bronquite e asma, entre outros, sem atenção médica”, completa o pesquisador.

“As queimadas na Amazônia representam um grande risco à saúde da população”, assegura o texto do informe técnico. “Os poluentes emitidos por estas queimadas podem ser transportados a grande distância, alcançando cidades distantes dos focos de queimadas. Dentre os poluentes, encontram-se o material particulado fino (PM2.5), CO (monóxido de carbono), NO2 (dióxido de nitrogênio) e compostos orgânicos voláteis (VOCs) que podem causar o agravamento de quadros de cardiopatia, inflamação das vias aéreas, inflamação sistêmica e neuroinflamação, disfunção endotelial, coagulação, aterosclerose, alteração do sistema nervoso autônomo, e danos ao DNA, com potencial carcinogênico.”

As mortes e internações hospitalares são os aspectos mais graves e evidentes dos problemas de saúde causados pelas queimadas, mas não os únicos: “Outros eventos adversos de saúde, como atendimentos de emergência e limitações funcionais do sistema respiratório são fenômenos mais frequentes, mas de difícil detecção pelos sistemas de informação de saúde”, alerta o estudo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com estoques de sangue em baixa em Porto Velho, Fhemeron faz apelo por doações

Tipos O+ e O- estão com reservas críticas; campanha reforça a importância da solidariedade para salvar vidas
L

Centro de Diálise Madeira Mamoré oferece atendimento 24h para pacientes renais crônicos e agudos

Unidade anexa ao Hospital de Base garante assistência diária e especializada; serviço também inclui diálise peritoneal domiciliar e implante de cateter.
L
Anvisa proíbe cosméticos com referência à Cannabis no rótulo

Anvisa proíbe cosméticos com referência à Cannabis no rótulo

Produtos com a expressão “hemp” em suas embalagens estão vetados pela Anvisa por sugerir componentes derivados da Cannabis sativa.
L
Anvisa proíbe venda de medicamentos e complementos alimentares

Anvisa proíbe venda de medicamentos e complementos alimentares

Falta de registro, autorização e falsificação motivam apreensão de produtos como Xarope da Vovó e Dysport.
L
Maternidade na Adolescência: 1 em cada 23 jovens torna-se mãe por ano

Maternidade na Adolescência: 1 em cada 23 jovens torna-se mãe por ano

Estudo revela que taxas em um a cada cinco municípios brasileiros são comparáveis às de países mais pobres, evidenciando falha sistêmica.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: Comércio Exterior sob pressão! Sanção dos EUA fere de morte as pequenas empresas

A hesitação em importar e exportar, somada a uma gestão cautelosa dos estoques, pode gerar choques pontuais de oferta, pressionar preços e alimentar a inflação em determinadas frentes.
L

Governo de RO divulga lista de classificados para programa habitacional Meu Sonho, com subsídio para cinco mil famílias

Programa Meu Sonho, do governo de Rondônia, oferece subsídio de até R$ 30 mil para famílias financiarem imóveis em 52 municípios; mais de 100 mil classificados avançam
L

Agenda News | Entrevista Dra. Amanda Assis

Nesta terça-feira, 22 de julho, o Agenda News recebe a Dra. Amanda Assis, médica e pós-graduada em Dermatologia, para uma conversa reveladora sobre um dos tratamentos mais procurados da atualidade: o bioestimulador de colágeno.
L
Rondônia: ausência de precipitações e baixa umidade favorecem o tempo quente nos próximos dez dias

Rondônia: Ausência de precipitações e baixa umidade favorecem o tempo quente nos próximos dez dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para baixa umidade no Sul do estado. De acordo com o órgão, nesses locais a umidade varia entre 20% e 30%.
L

Giro News | Entrevista Wagner Martins – NOVA364

Nesta terça-feira, dia 22, às 16h, o programa Giro News recebe Wagner Martins, CEO da NOVA364, para uma entrevista exclusiva com o jornalista André Henrico.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

Feirão do Emprego em Porto Velho vai conectar jovens ao mercado de trabalho, diz Paulo Moraes

Feirão do Emprego em Porto Velho, no dia 11 de agosto, oferece vagas, palestras e serviços gratuitos para facilitar o acesso de novos candidatos ao mercado.
L
CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

Prazo para a Prova Nacional Docente se encerra em 25 de julho; taxa de R$ 85 deve ser paga até dia 31.
L
CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa prestigia fanfarra em Nova Mamoré a convite do prefeito Marcélio Brasileiro

Dra. Taíssa reforça compromisso com a cultura, juventude e educação durante evento de bandas marciais em Nova Mamoré
L
Bolsonaro nega descumprimento de restrição de Redes Sociais ao STF

Bolsonaro nega descumprimento de restrição de Redes Sociais ao STF

A defesa do ex-presidente afirma que ele não controla postagens de terceiros e pede esclarecimento sobre a proibição de entrevistas.
L
Vereador Pedro Geovar repudia denúncia de abuso contra adolescente com TEA em escola de Porto Velho

Vereador Pedro Geovar repudia denúncia de abuso contra adolescente com TEA em escola de Porto Velho

Parlamentar manifesta solidariedade à vítima, cobra apuração rigorosa e destaca projetos de lei voltados à proteção infantojuvenil e inclusão de pessoas com autismo
L
Defesa de Bolsonaro tem até as 21h13 para enviar explicações a Moraes

Defesa de Bolsonaro tem até as 21h13 para enviar explicações a Moraes

Advogados precisam esclarecer o descumprimento de medidas sobre redes sociais até 21h13 desta terça-feira.
L
oficina-do-dream-da-amazonia-entrega-orteses-com-apoio-da-deputada-silvia-cristina

Oficina do Dream da Amazônia entrega órteses com apoio da deputada Sílvia Cristina

Em parceria com a fundação Pio XII, ação deve beneficiar 120 pacientes com órteses produzidas em Porto Velho, agilizando o atendimento
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR evita tragédia e resgata mulher na ponte sobre o Rio Madeira

Ação rápida dos policiais do BPTAR impediu possível tragédia na noite desta terça-feira em Porto Velho
12

VÍDEO: Colisão entre veículos termina com caminhonete atingindo muro de residência em Porto Velho

Acidente foi registrado por câmeras de segurança no cruzamento das ruas José de Alencar e Álvaro Maia, no bairro Olaria
10
Casal sofre acidente de trânsito no bairro Nova Porto Velho

Casal sofre acidente de trânsito no bairro Nova Porto Velho

Acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com Rua México; vítimas foram socorridas pelo SAMU
10
Ciclista passa mal e morre na Estrada dos Periquitos

Ciclista passa mal e morre na Estrada dos Periquitos

O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou reanimar a vítima.
18
Operação policial em Cerejeiras prende quatro e apreende drogas e arma

Operação policial em Cerejeiras prende quatro e apreende drogas e arma

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia cumpre mandados de busca e apreensão relacionados a homicídio em Cerejeiras.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LO) e Outorga: JONAS GON

Licença Ambiental de Operação – LO, Nº 143285 – Termo de Outorga, Nº 321/2019
L

Segurança em Primeiro Lugar: Tudo sobre Cassino com Pix

Os cassinos com Pix oferecem ao usuário mais agilidade para as recargas, além de mais segurança nas transações. Saiba todas as vantagens desse meio
L
Prefeitura de Jaru abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

Prefeitura de Jaru abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

Produtos serão destinados à merenda escolar da rede municipal de ensino, conforme Edital 002/2025 publicado no Diário Oficial.
L
Prefeitura de Jaru conclui asfaltamento da rua Hermano Santos com apoio do deputado Dr. Luís do Hospital

Prefeitura de Jaru conclui asfaltamento da rua Hermano Santos com apoio do deputado Dr. Luís do Hospital

Parceria entre Prefeitura de Jaru e deputado estadual viabiliza nova pavimentação no Setor 07, com recursos de emenda e mão de obra municipal.
L
Jaru abre processo para eleição suplementar do Conselho Tutelar com cinco vagas de suplentes

Jaru abre processo para eleição suplementar do Conselho Tutelar com cinco vagas de suplentes

Secretaria de Desenvolvimento Social e CMDCA de Jaru lançam edital com inscrições de 23 a 29 de julho e salário de R$ 4 mil para suplentes do Conselho Tutelar.
L
FACER reforça debate sobre o Refaz em reunião na Fecomércio, participa da 92ª reunião do CONDER e prestigia evento na CDL

FACER reforça debate sobre o Refaz em reunião na Fecomércio, participa da 92ª reunião do CONDER e prestigia evento na CDL

Presidente Kelly Naahmara destaca participação ativa da FACER em temas estratégicos para o setor empresarial, como o Refaz e o desenvolvimento econômico de Rondônia.
L

Projeto-piloto da Bacia do Rio Palmeiras visa desburocratizar e fortalecer setor produtivo em Espigão do Oeste

Governo de Rondônia e órgãos parceiros lançam projeto-piloto para desenvolvimento sustentável e apoio a 355 produtores rurais da Bacia do Rio Palmeiras
L
Governo Federal libera R$ 20,6 bilhões do orçamento de 2025

Governo Federal libera R$ 20,6 bilhões do orçamento de 2025

Manutenção parcial do decreto do IOF e aumento de receitas permitem descontingenciamento de verbas; detalhes por órgãos saem dia 30.
L

Campanha educativa “Calma, vai de boa” alcança mais de 3 mil pessoas em feiras agropecuárias de Rondônia

Campanha do Detran-RO promove jogos e atividades lúdicas sobre educação no trânsito em feiras agropecuárias, atingindo mais de 3.200 pessoas no estado
L
Brasil avalia viabilidade de criar seu próprio sistema de GPS

Brasil avalia viabilidade de criar seu próprio sistema de GPS

Grupo de especialistas estuda se o país deve desenvolver um sistema de geolocalização por satélite, dada a complexidade e o alto custo do empreendimento.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.