SÁBADO, 20/09/2025

L

Saúde

CIENTISTA APOIADO PELA FAPERO PROPÕE INDÚSTRIA LOCAL PARA PRODUZIR NOVOS FÁRMACOS CONTRA CHAGAS, LEISHMANIOSE E MALÁRIA

“O ideal é vermos uma indústria farmacêutica estabelecida aqui, trabalhando em parceria com a Fiocruz-RO e dando continuidade à pesquisa”, prevê o pesquisador

Publicado em 

A prospecção de candidatos a novos fármacos contra doenças tropicais negligenciadas – Chagas, Leishmaniose, Malária, entre outras – é o trabalho do físico e doutor em biologia Fernando Zanchi, na Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz), desde 2014.

Ele acredita na possibilidade de desenvolvê-los em Porto Velho. “A diferença é que, ao contrário do que acontece com os laboratórios mundiais, a fonte está à nossa porta”, diz Zanchi.

Apoiado desde 2014 pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), inicialmente Zanchi construiu a proposta de um modelo experimental molecular que contempla diversas plantas – andiroba, copaíba sangue de dragão e sucupira, entre elas – e toxinas de serpentes, entre elas, a jararaca.

“O ideal é vermos uma indústria farmacêutica estabelecida aqui, trabalhando em parceria com a Fiocruz-RO e dando continuidade à pesquisa”, prevê o pesquisador.

Desta maneira, segundo ele, a aplicação e objetivo final do projeto é instalar uma plataforma profissional de prospecção racional de fármacos, através da purificação de moléculas da biodiversidade seguida do teste contra outras moléculas, também isoladas, do causador da doença.

Sangue de dragão extraído de árvore amazônica

O primeiro impacto da pesquisa é a formação de mentes alinhadas com tecnologias contemporâneas. Estes serão multiplicadores que atuarão cada vez mais na diminuição das distâncias técnico-científicas na comunidade local.

“A pesquisa do doutor Fernando usa tecnologia de ponta: bioinformática aplicada, clonagem e expressão moleculares, espectrofotometria, cromatografias comum e de alta performance, química medicinal, teste de interações moleculares in silico e in vitro usando ressonância plasmônica de superfície (SPR em inglês)”, assinala o presidente da Fapero, Leandro Soares Moreira Dill.

Desde 2014, dos 12 alvos moleculares de patógenos pré-selecionados, quatro modelos foram bem solidificados. Conforme Dill, em 2016 foi possível duplicá-los, e dependendo dos recursos, aumentá-los ainda mais.

Ele lembra que no parasito e no ser humano, estes alvos moleculares são distintos, portanto é racional pensar que os efeitos tóxicos sejam mitigados, daí a vanguarda na busca de novos fármacos. “Quando uma patente dá certo, o projeto será sustentável”, ele acredita.

PESQUISA NÃO PODE PARAR

O que seria anormal para outros profissionais, no Laboratório de Bioinformática e Química Medicinal do Centro de Estudos em Biomoléculas (CEBio) da Unir faz parte do cotidiano. “Para não perdermos amostras e tudo sair a contento, a pesquisa é ininterrupta”, diz o professor doutor Fernando Zanchi referindo-se ao ritmo de trabalho da equipe.

Zanchi (E) mostra molécula da jararaca na sala de bioinformática

“E também para garantir a cultura de células de quatro em quatro e de seis em seis horas”, acrescentou. A equipe do laboratório tem brasileiros de Rondônia, de outras regiões e até do Paraguai, todos eles vivenciando o velho lema, segundo o qual, a ciência não tem fronteira.

Avalie-se a modernidade do laboratório: um dos equipamentos funciona à temperatura de 86 graus Celsius negativos. São aparelhos caros e de cara manutenção.

Por exemplo: a manutenção dos chamados “olhos da máquina”, parte mais sensível do aparelho de ressonância plasmônica de superfície custa R$ 22 mil a cada seis meses. Segundo explica a bióloga e pesquisadora doutora Geisa Evaristo, ele faz ao teste de interação entre moléculas candidatas a fármacos e moléculas de patógenos.

O entusiasmo no trabalho não esconde a angústia com o congestionamento de recursos à ciência. “Precisamos nos igualar às notas cinco obtidas do Capes* por instituições da região sul e sudeste, queremos debater agora a obtenção de recursos para o futuro que está bem próximo”, diz a gerente administrativa do CEBio, Érika Soares.

Ela justifica: “Nossa comunidade intelectual científica encontra-se em formação e dela será exigido que faça parte do desenvolvimento regional e amazônico. Como será esse futuro?”.

Laboratório usado por pesquisadores da Fiocruz-RO funciona ininterruptamente

A equipe trabalha nas três frentes de ação do projeto, com especialização em cada uma:

Frente 1 – Desenvolvimento e manutenção de uma coleção de alvos moleculares vitais (enzimas) dos patógenos causadores de doenças como Malária, Leishmaniose e Chagas.

Frente 2 – Prospecção e purificação de moléculas provenientes, derivadas ou inspiradas na biodiversidade local (plantas, fungos, serpentes e anuros).

Frente 3 – Avaliação do nível de bloqueio e da interação entre as moléculas candidatas a fármacos e os alvos moleculares dos causadores de doenças.

ENDEMIAS MATAM ATÉ UM MILHÃO DE PESSOAS POR ANO

Doenças negligenciadas são aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente entre as populações pobres da África, Ásia e América Latina. O baixo acesso à água e a falta de saneamento básico contribuem para a disseminação dessas doenças.

Anualmente, causam juntas entre 500 mil e um milhão de óbitos. Elas são as principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo.

Também contribuem para a manutenção das desigualdades entre os países, pois são um entrave para o seu desenvolvimento. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 1/6 da população mundial (por volta de 1 bilhão de pessoas) estão contaminadas com uma ou mais doenças, podendo causar incapacidade ou morte.

São exemplos de doenças negligenciadas: dengue, doença de Chagas, esquistossomose, hanseníase, malária, tuberculose, doença do sono (tripanossomíase humana africana), leishmaniose visceral (LV), filariose linfática.

MALÁRIA

Em Rondônia, casos de infecção de malária aumentaram 13% em 2018, se comparado ao ano anterior. O estado teve mais de sete mil casos distribuídos em 34 dos 52 municípios. Porto Velho teve o maior índice: 3294 casos. Historicamente, os períodos chuvosos de setembro a outubro são os meses de maior ocorrência.

CHAGAS

O bicho barbeiro, causador da doença de Chagas, ainda é encontrado em áreas urbanas. Em Rondônia ocorreram dois novos casos da doença no início de 2019. Repetidas vezes, o doutor em Biologia Experimental e diretor geral do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), Mauro Tada, queixa-se: investimentos nessa área são escassos e isso acarreta, inclusive, o comprometimento do diagnóstico e o tratamento de pacientes. “No Brasil, estamos há décadas e décadas com essa doença, e o medicamento utilizado é o mesmo, desde que ela foi descoberta pelo médico Carlos Chagas”, salientou. O primeiro caso de doença de Chagas por transmissão vetorial (infecção causada pela picada do barbeiro) ocorreu na zona rural  do município de Cujubim (Vale do Jamari), em dezembro de 2018.

LEISHMANIOSE

Leishmaniose, doença com alto índice de manifestação em Rondônia, teve 2.175 casos entre 2017 e 2018, informa a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). Só em 2019 ocorreram 226 registros. Até o ano passado eram conhecidas 131 espécies de mosquitos causadores da doença, entretanto, estudo publicado na revista periódica Brazilian Journal Of Biology destaca quatro novas ocorrências de espécies de flebotomíneos, elevando o número para 135.

PESQUISADORES

No dia da entrevista para a composição desta matéria ali estavam com o doutor Fernando Zanchi: Geisa Evaristo, Bióloga, Pesquisadora da Fiocruz, lidera a Frente 2 e também integra a Frente 3 de ação; Ana Gomes, Paraguaia, bióloga pós-doutoranda em Biologia Experimental, bolsista da Fapero, lidera a Frente 1 de ação; Jorge Alfonso, paraguaio, pós-doutorando pelo Instituto Nacional de Epidemiologia na Amazônia Ocidental – EPIAmo – Fiocruz-RO; Bruno Morales, doutorando do Programa de pós-graduação em Biologia Experimental pela Fiocruz/Unir; Jorge Azevedo de Oliveira, doutorando em Biologia Computacional e de Sistemas na Fiocruz-RJ e RO; Iolanda Oliveira, doutoranda em Biologia Parasitária da Fiocruz-RJ e RO; Ygor Antunes, doutorando em Biologia Parasitária da Fiocruz-RJ e RO; Érika Soares, gerente administrativa do CEBio; Sharon Aragão Macedo, bióloga, pesquisadora voluntária, bolsista da Fiotec (Fundação de Apoio à Fiocruz); Yasmin Vergani, biomédica, mestranda em conservação e uso de recursos naturais; Eduardo Botelho, Cientista da Computação bolsista Fiotec (Fundação de Apoio à Fiocruz); Thales Gomes Bolsista Fiocruz de iniciação tecnológica (PIBIT) em ciências da computação.

* Capes é a sigla da Coordenação de Aperfeiçoamento de   Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Uma nova diretriz brasileira para hipertensão arterial agora considera a medida de 12 por 8 como pré-hipertensão, com o objetivo de identificar riscos e atuar com medidas preventivas de forma mais proativa.
L
Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

A dor na região lombar é a segunda maior razão para buscas por atendimento médico no mundo, superada apenas por resfriados. O fisioterapeuta Fábio Luciano Arcanjo de Jesus explica as causas e a importância do movimento para evitar o problema.
L
SUS 35 anos: a maior conquista social do Brasil, diz ministro

SUS 35 anos: a maior conquista social do Brasil, diz ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, celebrou os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando-o como o maior sistema público do mundo. Ele ressaltou as conquistas do sistema, como a universalização da saúde, mas também reconheceu o histórico desafio do tempo de espera por atendimentos especializados.
L
SUS completa 35 anos e atende 76% da população brasileira

SUS completa 35 anos e atende 76% da população brasileira

O Sistema Único de Saúde (SUS) celebra seu 35º aniversário nesta sexta-feira. O sistema, considerado o maior do mundo, é o responsável por 2,8 bilhões de atendimentos anuais e tem um corpo de 3,5 milhões de profissionais de saúde.
L
Decisão do STF sobre planos de saúde gera críticas

Decisão do STF sobre planos de saúde gera críticas

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) afirmou que a decisão do STF que validou a cobertura de tratamentos fora do rol da ANS, mas estabeleceu novos critérios, vai prejudicar os usuários.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Estupro virtual | Condenação em Rondônia expõe urgência de proteger a infância no ambiente digital

Tribunal de Justiça de Rondônia confirma pena de 17 anos e 4 meses a homem de Pernambuco por estupro virtual consumado e tentativa de abuso contra criança de 8 anos.
L
Não se assuste: celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Não se assuste: Celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Rondônia testa novo sistema de alerta de emergência em celulares nesta tarde.
L

Momento Agro: Entrevista com Julio Cesar Rocha Peres

A entrevista também abordará as estratégias para fortalecer a segurança alimentar e garantir a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal
L

Sintonia 360: Entrevista com Thiago Felipe Cantanhede Pacheco

No sábado, dia 20, às 9h, o Secretário Municipal de Infraestrutura participa do programa para falar sobre projetos e desafios da pasta.
L

Capital rondoniense está no mapa dos maiores rebanhos do Brasil

Porto Velho se destaca entre os maiores polos de pecuária do Brasil, integrando a elite do agronegócio e reforçando a presença nacional no mercado de carne.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

O corregedor da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão de três deputados e censura escrita para outros 14 parlamentares da oposição. A medida é uma resposta ao motim que ocorreu no plenário da Casa no início de agosto.
L
Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou preocupação com a PEC da Blindagem, que, segundo eles, enfraquece a democracia e o combate à impunidade, ao dificultar a abertura de ações criminais contra parlamentares.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

Homem procurado pela Justiça é preso durante patrulhamento; tornozeleira eletrônica foi encontrada cortada
10
Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Rapaz derrapou no asfalto e sofreu fratura na perna direita.
14
Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua do Sol com Rua das Flores, no bairro Areal da Floresta; vítima foi socorrida ao hospital
14
Homem é esfaqueado após ter casa invadida na zona Leste de Porto Velho

Homem é esfaqueado após ter casa invadida na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 37 anos foi atacado dentro da residência e socorrido em estado grave para a UPA Leste
16
Criminoso que matou sgt da PM e comparsa fogem do 470 em Porto Velho

Criminoso que matou sgt da PM e comparsa fogem do 470 em Porto Velho

Buscas seguem na capital.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cinema em destaque: promoção leva fãs à telona com ingressos gratuitos

Mais uma vez, o News Rondônia e o Cine Araújo celebram o amor pelo cinema premiando um participante com um par de ingressos para uma sessão especial. A iniciativa, que já conquistou os leitores, segue encantando cinéfilos com momentos únicos diante da telona.
L
VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo em furto em residência na capital

VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo furto em residência na capital

Imagens mostram dupla invadindo imóvel no bairro Flodoaldo Pontes Pinto e levando objetos; suspeitos ainda não foram identificados
10
Estudantes de Ji-Paraná conquistam medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025

Estudantes de Ji-Paraná conquistam medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025

Dupla formada por Matheus José e Nicolas Guimarães garante resultado histórico para Rondônia na competição nacional realizada em Brasília
L
Governo de RO entrega títulos no bairro Costa e Silva e soluciona problema histórico

Governo de RO entrega títulos no bairro Costa e Silva e soluciona problema histórico

Entrega de títulos no bairro Costa e Silva beneficia 116 famílias em Porto Velho e integra ações do Programa Regulariza Rondônia
L
Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km da marcha atlética em Tóquio

Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km da marcha atlética em Tóquio

Brasileiro vence prova no Mundial de Atletismo, soma quatro medalhas na carreira e se torna o maior medalhista do país em competições mundiais.
L
Summit Farmacêutico reúne mais de 600 profissionais em Porto Velho

Summit Farmacêutico reúne mais de 600 profissionais em Porto Velho

Evento do CRF-RO trouxe especialistas nacionais e reforçou o papel do farmacêutico na saúde em Rondônia.
L

Idoso que teria sofrido maus-tratos em UPA morre aos 80 anos

A família acusa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho de ter praticado maus-tratos contra o idoso
18
Justiça nega prorrogação de patente da liraglutida e libera produção de canetas emagrecedoras

Justiça nega prorrogação de patente da liraglutida e libera produção de canetas emagrecedoras

TRF1 rejeita pedido da Novo Nordisk e autoriza concorrentes a fabricarem medicamentos contra obesidade e diabetes.
L
onu-aprova-discurso-por-video-de-mahmoud-abbas-apos-veto-dos-eua-a-visto

ONU aprova discurso por vídeo de Mahmoud Abbas após veto dos EUA a visto

Assembleia Geral autorizou presidente palestino a participar virtualmente da reunião e de outros eventos da ONU em 2025.
L

Criança tem caranguejo vivo retirado do ouvido após banho de mar

O momento da retirada, registrado pela mãe, viralizou nas redes sociais
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.