Qualquer usuário [paciente] do Sistema Único de Saúde (SUS), desde que respeitado os parâmetros definidos pelo Sistema Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (SIGTAP), pode adquirir meios auxiliares de locomoção através do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero).
Somente neste primeiro semestre, o Cero entregou cerca de 700 cadeiras de rodas, andadores, bengalas e muletas, entre outros. Para obter esse benefício, o paciente deve ser avaliado por um profissional de saúde habilitado do SUS, em qualquer unidade de saúde, que realizará uma prescrição conforme a condição clínica do usuário.
Após o recebimento do pedido no Cero, e conferencia do mesmo, o procedimento normalmente estará disponível no prazo máximo de 60 dias úteis, para os classificados como de baixo custo, e 120 dias úteis para os de alto custo. Os prazos são devidos ao fluxo de processamento dos pedidos e ao fato da Coordenação de Meios Auxiliares de Locomoção (CMAL) se organizar com base no Sistema Just in Time.
Este sistema, em resumo, adquire exatamente a quantidade certa, no momento certo, e para a pessoa certa. “Por exemplo, se neste mês somente o João realizar o pedido de uma cadeira padrão, neste mês será solicitada a comprada apenas da cadeira solicitada por ele. Portanto, não solicitamos a compra de procedimentos a mais que a quantidade de pedidos protocolados”, explicou Rodrigo Campos, coordenador do Cero.
O coordenador disse ainda que, quando disponível, a CMAL realiza três tentativas de contato para comunicar a disponibilidade dos procedimentos para os pedidos protocolados na Capital e repassa a relação de liberação para as Gerências Regionais de Saúde, que repassa estas informações para a Secretaria Municipal de Saúde local.
“Os pedidos realizados pelos pacientes na Capital e seus distritos podem ser retirado na sede do Cero de segunda a sexta, entre 8h e 12h. Já para os pedidos protocolados no interior do Estado, estes normalmente são encaminhados a cada dois meses para as Gerências de Saúde, que se responsabiliza por repassa-los aos municípios de origem da solicitação. Lembrando que, por questão de segurança, somente o usuário ou seu responsável legal descrito no laudo pode fazer a retirada”, disse Rodrigo Campos.
Os Meios Auxiliares de Locomoção (procedimentos) fornecidos pelo Cero se classificam em: Baixo Custo e de Alto Custo, conforme tabela abaixo:
Para mais informações entre em contato através do telefone 3214-1852 ou do e-mail: meios-locomocao@hotmail.com