DOMINGO, 27/07/2025

L

Saúde

GRUPO SOS ATUA HÁ CINCO MESES COM MELHORIAS NO ATENDIMENTO E CONTENÇÃO DE LOTAÇÃO NO HOSPITAL JOÃO PAULO II

Com histórico de pacientes internados em garagens, sob o sol e a chuva, em cadeiras ou no chão dos corredores, o Grupo SOS João Paulo II foi criado em janeiro de 2019 com o objetivo principal de melhorar as condições de atendimento ao paciente

Publicado em 

GRUPO SOS ATUA HÁ CINCO MESES COM MELHORIAS NO ATENDIMENTO E CONTENÇÃO DE LOTAÇÃO NO HOSPITAL JOÃO PAULO II - News Rondônia

Uma força tarefa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é a responsável por mudar a história do Hospital João Paulo II. A porta de entrada de urgências e emergências de todo o Estado conta com o Grupo SOS, que recebe os pacientes com diversas ações voltadas para a melhoria das condições de atendimento e redução da lotação.

GRUPO SOS ATUA HÁ CINCO MESES COM MELHORIAS NO ATENDIMENTO E CONTENÇÃO DE LOTAÇÃO NO HOSPITAL JOÃO PAULO II - News Rondônia

Com histórico de pacientes internados em garagens, sob o sol e a chuva, em cadeiras ou no chão dos corredores, o Grupo SOS João Paulo II foi criado em janeiro de 2019 com o objetivo principal de melhorar as condições de atendimento ao paciente, diminuindo a superlotação, onde melhorou o fluxo de atendimento, que consiste em várias ações que otimizam o tempo de internação e liberação do paciente, além de melhores condições de trabalho aos servidores. Cerca de 30 profissionais do João Paulo II, Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e administrativo da Sesau, entre eles enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, fisioterapeutas e assistentes sociais, participam da força-tarefa.

Entre as estratégias criadas, o cidadão conta com a instalação do Ambulatório de Trauma Ortopedia (ATO) no Hospital de Base (HB), para atender pacientes do JPII com pequenos traumas. Anteriormente, como não há outra porta de urgência e emergência de ortopedia no Estado, o fluxo padrão pedia que o paciente entrasse no pronto socorro, e na detecção de necessidade de cirurgia, aguardasse para operar, porém, com a chegada de casos mais graves, o paciente com uma fratura mais simples precisava aguardar o atendimento, ficando exposto à infecção e ocupando um leito, o que contribuía para a superlotação do hospital.

Com a criação do ambulatório, o paciente com trauma de leve proporção inicia o atendimento no JP II e, após exames como a radiografia e confirmação de cirurgia ou outros procedimentos, é encaminhado ao ATO para ser atendido diretamente. No mesmo dia, se houver necessidade de cirurgia, o paciente é conduzido para o centro cirúrgico e liberado para casa. Com essa ação, cerca de 18 pacientes são retirados do JP II todos os dias, segundo estatísticas da Sesau.

Secretário de Saúde afirma que melhorias só são possíveis com sinergia para continuidade das ações.

Além das pequenas fraturas e outras lesões que não precisam de cirurgia, o ambulatório atende aos pacientes em acompanhamento pós-operatório. “Por muitos anos, os pacientes após cirurgia esperavam cerca de 30 dias para atendimento pós-operatório. Então, o ambulatório recebe unicamente os pacientes do João Paulo.” explicou o secretário de saúde, Fernando Máximo, sobre a contribuição com a redução de internações no hospital.

No fluxo de exames, a reorganização também foi essencial. Pacientes de outros municípios do Estado eram encaminhados à capital, Porto Velho, para atendimento no Hospital de Base, com entrada no JP II, em finais de semana e feriados, onde os ficavam internados sem necessidade no hospital, contribuindo com a superlotação. Com o Grupo SOS, o paciente sai da cidade regulado para atendimento direto no Hospital de Base e pode retornar no mesmo dia para sua casa.

Todas as ações em conjunto contribuem para a inexistência de lotação no Pronto Socorro João Paulo II, com reforço continuado de todos os profissionais envolvidos, essa grande força-tarefa resulta com evidência na melhoria da saúde pública do rondoniense.

Outra estratégia do Grupo SOS é a mudança de fluxo no atendimento inicial com pacientes em suspeita de tuberculose e meningite, que anteriormente passavam pelo JP II e, se confirmada a suspeita das doenças, seguiam para o Cemetron, Todos os pacientes suspeitos de meningite ou tuberculose agora seguem direto para o especialista e realizam todos os exames, sendo encaminhando ao João Paulo apenas aqueles que não confirmarem as suspeitas e estiverem com outros sintomas.

Assim, também, com os pacientes psiquiátricos, onde o fluxo de atendimento foi alterado. Para maior celeridade no atendimento do especialista no JP II, o paciente após avaliado e medicado, pode ser liberado para casa e, se preciso contenção, encaminhado para internação na psiquiatria do HB. Preconiza-se então, que os municípios mantenham o paciente em estado leve na unidade de origem e o destine pela manhã para o JPII, onde o atendimento inicia às 8h, observando que, em casos graves o paciente deve ser encaminhando imediatamente à capital. Estatisticamente, cinco pacientes psiquiátricos são retirados de internação desnecessária do hospital.

GRUPO SOS ATUA HÁ CINCO MESES COM MELHORIAS NO ATENDIMENTO E CONTENÇÃO DE LOTAÇÃO NO HOSPITAL JOÃO PAULO II - News Rondônia

Mutirões de cirurgia em pacientes do Hospital João Paulo II acontecem semanalmente e fazem parte do Grupo SOS

Segundo o secretário de Saúde, ao assumir a nova gestão, pacientes estavam internados nas garagens, por isso o Grupo SOS, comprometido, atua para que essa situação jamais volte a acontecer, com trabalhado reforçado que impede a superlotação do hospital, apenas com organização de fluxos.

Rondônia já contava 70 leitos alugados no Hospital Santa Marcelina, 30 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no Hospital Samar e 30 leitos de UTI da AME (Ambulatório Médico de Especialidades), destinados para pacientes do JPII. Uma nova medida foi tomada e dois hospitais privados reforçam o atendimento com médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e medicamentos incluídos, participando dessa ação de redução de lotação e melhor qualidade nos atendimentos.

“Vamos aos hospitais no domingo, conversamos com os pacientes, entendendo cada situação. Nos emocionamos com os depoimentos de pacientes que estavam no chão ou na garagem tomando sol e chuva e estão em um lugar muito melhor”, declarou o secretário Fernando, alertando sobre a importância de continuidade de todas as ações, evitando complicações ao próprio paciente, como riscos de infecções.

Somando às estratégias do Grupo SOS, tem grande força a atuação do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (Samd), com equipes que passam nos hospitais de retaguarda e no João Paulo II todos os dias para saber qual paciente pode ficar em casa, reduzindo o número de lotação do hospital. Além de mutirões semanais de cirurgias e procedimentos que acontecem no Hospital de Base, com atendimentos aos pacientes do João Paulo II.

O Grupo SOS atua com recursos da Fonte 100, do Tesouro Estadual. E, por meio do Ministério da Saúde, recebeu a disponibilidade R$ 11,5 milhões para reforma e aquisição de equipamentos para o João Paulo II. O recurso encontra-se em fase de cadastramento para liberação do valor.

Segundo o gestor da Sesau, o Tribunal de Contas doou R$ 50 milhões para contribuir com a construção do novo hospital. “O governador Marcos Rocha abriu todas as portas para essas possibilidades, com redução de gastos, para melhorias na saúde pública. O apoio do governador foi fundamental e a equipe da Sesau e dos hospitais que vestiram a camisa, sem receber a mais por isso, querendo mudança, empenhados, com o objetivo de resolver a missão, traçando estratégias, acatando sugestões dos servidores, construindo as ideias”, finalizou o secretário.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Febre Oropouche: A expansão alarmante pelo Brasil

Da Amazônia para o Sudeste: Fatores por trás do surto e medidas de controle
L

Homem com HIV denuncia Caixa Econômica por dificultar saque do FGTS em Porto Velho

Mesmo com laudos e exames, homem com HIV em Porto Velho enfrenta burocracia da Caixa Econômica para liberação do FGTS, previsto em lei federal.
L
Novas regras obrigam planos de saúde a responder pedidos em até 10 dias

Novas regras obrigam planos de saúde a responder pedidos em até 10 dias

Norma da ANS obriga respostas em até 10 dias para 52 milhões de usuários, porém especialista alerta para falhas na regulação de planos coletivos e rede credenciada.
L
Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo será neste sábado (26) em Porto Velho

Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo será neste sábado (26) em Porto Velho

Prefeitura realiza o Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo em Porto Velho para ampliar cobertura vacinal e evitar surtos da doença.
L
Governo de RO amplia atendimento geriátrico na Policlínica Oswaldo Cruz, destaca Marcos Rocha

Governo de RO amplia atendimento geriátrico na Policlínica Oswaldo Cruz, destaca Marcos Rocha

Policlínica Oswaldo Cruz expande cuidados com idosos em Rondônia, reforçando atendimento geriátrico especializado e humanizado na capital.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Da identidade ribeirinha brasiviana à identidade camponesa amazônica – Por Marquelino Santana

Os custos invisíveis do desenvolvimento: a hostilização e a morte cultural da identidade brasiviana
L

Prevenção veterinária transforma o cuidado com os pets no Brasil

Modelo sustentável beneficia tutores, clínicas, profissionais e contribui para a saúde pública
L

O impacto da música no bem-estar dos pets

Musicoterapia ganha espaço como recurso para melhorar a qualidade de vida de cães e gatos
L
Tratamento de lipedema com técnicas exclusivas transforma a vida de pacientes na Clínica Marcelo Almeida

Tratamento de lipedema com técnicas exclusivas transforma a vida de pacientes na Clínica Marcelo Almeida

Com abordagem personalizada, a clínica tem alcançado resultados expressivos na redução de dor, inchaço e melhora da autoestima em mulheres com lipedema
L
Cultivo de melancia em Porto Velho: Gustavo Gonçalves aposta em inovação e sustentabilidade

Cultivo de melancia em Porto Velho: Gustavo Gonçalves aposta em inovação e sustentabilidade

Produtor rural Gustavo Gonçalves destaca desafios e oportunidades no cultivo de melancia em Porto Velho, apostando em tecnologia e práticas sustentáveis para fortalecer o agronegócio local
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

Recursos de Jaime Bagattoli fortalecem saúde de Cacoal, com custeio, obras no Hospital Municipal e aquisição de equipamentos, beneficiando toda a região.
L
Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Nova lei permite acesso a crédito com desconto em folha para trabalhadores com carteira assinada, incluindo entregadores e motoristas de aplicativos.
L
Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Presidente critica conluio com Donald Trump que levou à taxação de produtos brasileiros, citando a Inconfidência Mineira.
L
Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, protesta em Brasília ao lado de Hélio Lopes contra restrição que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
L
Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Em data simbólica, Dr. Fernando Máximo reforça apoio ao setor e destaca recursos para equipamentos modernos, regularização fundiária e transporte de insumos em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem morto na Estrada da Areia Branca em Porto Velho foi baleado no rosto e teve orelha arrancada, diz polícia

Homem morto na Estrada da Areia Branca em Porto Velho foi baleado no rosto e teve orelha arrancada, diz polícia

Corpo em decomposição foi encontrado na manhã deste domingo (27) em área de mata no bairro Eletronorte; vítima ainda não foi identificada.
18
Assalto a entregador no Orgulho do Madeira termina com trio preso e motocicleta recuperada

Assalto a entregador no Orgulho do Madeira termina com trio preso e motocicleta recuperada

Polícia Militar prendeu uma mulher e dois jovens logo após o crime; um quarto suspeito conseguiu fugir e está sendo procurado.
10
Cadáver é encontrado desovado em matagal na zona sul

Cadáver é encontrado desovado em matagal na zona sul

Corpo em decomposição foi localizado neste domingo (27) na Estrada do Areia Branca; polícia investiga as circunstâncias do crime.
18

Bandidos roubam arma, dinheiro e carro em Porto Velho após agredirem esposa de empresário

O roubo ocorreu na noite deste sábado (26), em uma residência no bairro Embratel, em Porto Velho. As vítimas foram um empresário de 58 anos e a esposa dele, de 53.
10
Caminhonete atropela moto aplicativo com passageiro na 7 de Setembro

Caminhonete atropela moto aplicativo com passageiro na 7 de Setembro

Acidente ocorreu na Avenida 7 de Setembro; caminhonete invadiu preferencial e motorista, alcoolizado, foi preso em flagrante.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova Junina do Orgulho promete emocionar no Arraial Flor do Maracujá 2025 com o tema “O Sonho de um Vaqueiro”

Nova Junina do Orgulho promete emocionar no Arraial Flor do Maracujá 2025 com o tema “O Sonho de um Vaqueiro”

Com 70 brincantes e grande expectativa, a quadrilha volta ao Arraial trazendo tradição, emoção e aposta no tão sonhado título.
L
Fiscalização do TCE-RO na saúde de Ariquemes aponta avanços no atendimento, mas falhas no controle de medicamentos

Fiscalização do TCE-RO na saúde de Ariquemes aponta avanços no atendimento, mas falhas no controle de medicamentos

Relatório apresentado nesta quinta-feira (25) destaca melhorias nas unidades de saúde do município, mas gestão de estoque ainda preocupa.
L
Por que ainda não há decisões que reponham a justiça para famílias das áreas criadas com tantas irregularidades?

Por que ainda não há decisões que reponham a justiça para famílias das áreas criadas com tantas irregularidades?

Mesmo com relatório contundente da CPI, famílias de áreas como Jacy-Paraná e Soldado da Borracha continuam ameaçadas e sem reparações.
L
Motorista de carro foge após deixar motociclista em estado grave

Motorista de carro foge após deixar motociclista em estado grave

Colisão entre carro e moto ocorreu no cruzamento da Avenida Elias Gorayeb com Rua Tabajara; vítima teve fraturas e foi socorrida pelo Samu.
14
Homem é atingido por caminhonete embaixo de passarela na BR-364

Homem é atingido por caminhonete embaixo de passarela na BR-364

Acidente aconteceu próximo à passarela no bairro São João Batista; vítima foi socorrida com suspeita de fratura no braço.
10
moradores-fecham-br-319-por-falta-de-energia-em-porto-velho

Moradores fecham BR-319 por falta de energia em Porto Velho

Comunidade São João e moradores da região bloquearam a BR-319 neste sábado (26) usando pneus e madeiras; PRF acompanha manifestação.
L
Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Quadrilha Matutos do Guaporé aposta no romantismo nordestino e na tradição cultural para emocionar o público no Arraial Flor do Maracujá 2025.
L
Governo de RO e Baía das Onças firmam plano inédito de inclusão e sustentabilidade em Costa Marques

Governo de RO e Baía das Onças firmam plano inédito de inclusão e sustentabilidade em Costa Marques

Plano de Trabalho construído entre governo e comunidade indígena Baía das Onças fortalece agricultura, geração de renda e respeito cultural em Costa Marques.
L

Homem é preso em Porto Velho após dopar e sequestrar namorada para extorquir família

Suspeito dopou a namorada em hotel de Porto Velho e exigiu dinheiro da família; Polícia Civil prendeu o homem e resgatou a vítima no sábado.
12
Hélio Lopes desfaz acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem de Moraes

Hélio Lopes desfaz acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem de Moraes

Deputado federal, aliado de Bolsonaro, retirou barraca montada em frente ao STF após decisão que proíbe ocupação e obstrução do local.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.