DOMINGO, 18/01/2026

Em destaque

L

Saúde

GRUPO SOS ATUA HÁ CINCO MESES COM MELHORIAS NO ATENDIMENTO E CONTENÇÃO DE LOTAÇÃO NO HOSPITAL JOÃO PAULO II

Com histórico de pacientes internados em garagens, sob o sol e a chuva, em cadeiras ou no chão dos corredores, o Grupo SOS João Paulo II foi criado em janeiro de 2019 com o objetivo principal de melhorar as condições de atendimento ao paciente

Publicado em 

Uma força tarefa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é a responsável por mudar a história do Hospital João Paulo II. A porta de entrada de urgências e emergências de todo o Estado conta com o Grupo SOS, que recebe os pacientes com diversas ações voltadas para a melhoria das condições de atendimento e redução da lotação.

Com histórico de pacientes internados em garagens, sob o sol e a chuva, em cadeiras ou no chão dos corredores, o Grupo SOS João Paulo II foi criado em janeiro de 2019 com o objetivo principal de melhorar as condições de atendimento ao paciente, diminuindo a superlotação, onde melhorou o fluxo de atendimento, que consiste em várias ações que otimizam o tempo de internação e liberação do paciente, além de melhores condições de trabalho aos servidores. Cerca de 30 profissionais do João Paulo II, Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e administrativo da Sesau, entre eles enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, fisioterapeutas e assistentes sociais, participam da força-tarefa.

Entre as estratégias criadas, o cidadão conta com a instalação do Ambulatório de Trauma Ortopedia (ATO) no Hospital de Base (HB), para atender pacientes do JPII com pequenos traumas. Anteriormente, como não há outra porta de urgência e emergência de ortopedia no Estado, o fluxo padrão pedia que o paciente entrasse no pronto socorro, e na detecção de necessidade de cirurgia, aguardasse para operar, porém, com a chegada de casos mais graves, o paciente com uma fratura mais simples precisava aguardar o atendimento, ficando exposto à infecção e ocupando um leito, o que contribuía para a superlotação do hospital.

Com a criação do ambulatório, o paciente com trauma de leve proporção inicia o atendimento no JP II e, após exames como a radiografia e confirmação de cirurgia ou outros procedimentos, é encaminhado ao ATO para ser atendido diretamente. No mesmo dia, se houver necessidade de cirurgia, o paciente é conduzido para o centro cirúrgico e liberado para casa. Com essa ação, cerca de 18 pacientes são retirados do JP II todos os dias, segundo estatísticas da Sesau.

Secretário de Saúde afirma que melhorias só são possíveis com sinergia para continuidade das ações.

Além das pequenas fraturas e outras lesões que não precisam de cirurgia, o ambulatório atende aos pacientes em acompanhamento pós-operatório. “Por muitos anos, os pacientes após cirurgia esperavam cerca de 30 dias para atendimento pós-operatório. Então, o ambulatório recebe unicamente os pacientes do João Paulo.” explicou o secretário de saúde, Fernando Máximo, sobre a contribuição com a redução de internações no hospital.

No fluxo de exames, a reorganização também foi essencial. Pacientes de outros municípios do Estado eram encaminhados à capital, Porto Velho, para atendimento no Hospital de Base, com entrada no JP II, em finais de semana e feriados, onde os ficavam internados sem necessidade no hospital, contribuindo com a superlotação. Com o Grupo SOS, o paciente sai da cidade regulado para atendimento direto no Hospital de Base e pode retornar no mesmo dia para sua casa.

Todas as ações em conjunto contribuem para a inexistência de lotação no Pronto Socorro João Paulo II, com reforço continuado de todos os profissionais envolvidos, essa grande força-tarefa resulta com evidência na melhoria da saúde pública do rondoniense.

Outra estratégia do Grupo SOS é a mudança de fluxo no atendimento inicial com pacientes em suspeita de tuberculose e meningite, que anteriormente passavam pelo JP II e, se confirmada a suspeita das doenças, seguiam para o Cemetron, Todos os pacientes suspeitos de meningite ou tuberculose agora seguem direto para o especialista e realizam todos os exames, sendo encaminhando ao João Paulo apenas aqueles que não confirmarem as suspeitas e estiverem com outros sintomas.

Assim, também, com os pacientes psiquiátricos, onde o fluxo de atendimento foi alterado. Para maior celeridade no atendimento do especialista no JP II, o paciente após avaliado e medicado, pode ser liberado para casa e, se preciso contenção, encaminhado para internação na psiquiatria do HB. Preconiza-se então, que os municípios mantenham o paciente em estado leve na unidade de origem e o destine pela manhã para o JPII, onde o atendimento inicia às 8h, observando que, em casos graves o paciente deve ser encaminhando imediatamente à capital. Estatisticamente, cinco pacientes psiquiátricos são retirados de internação desnecessária do hospital.

Mutirões de cirurgia em pacientes do Hospital João Paulo II acontecem semanalmente e fazem parte do Grupo SOS

Segundo o secretário de Saúde, ao assumir a nova gestão, pacientes estavam internados nas garagens, por isso o Grupo SOS, comprometido, atua para que essa situação jamais volte a acontecer, com trabalhado reforçado que impede a superlotação do hospital, apenas com organização de fluxos.

Rondônia já contava 70 leitos alugados no Hospital Santa Marcelina, 30 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no Hospital Samar e 30 leitos de UTI da AME (Ambulatório Médico de Especialidades), destinados para pacientes do JPII. Uma nova medida foi tomada e dois hospitais privados reforçam o atendimento com médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e medicamentos incluídos, participando dessa ação de redução de lotação e melhor qualidade nos atendimentos.

“Vamos aos hospitais no domingo, conversamos com os pacientes, entendendo cada situação. Nos emocionamos com os depoimentos de pacientes que estavam no chão ou na garagem tomando sol e chuva e estão em um lugar muito melhor”, declarou o secretário Fernando, alertando sobre a importância de continuidade de todas as ações, evitando complicações ao próprio paciente, como riscos de infecções.

Somando às estratégias do Grupo SOS, tem grande força a atuação do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (Samd), com equipes que passam nos hospitais de retaguarda e no João Paulo II todos os dias para saber qual paciente pode ficar em casa, reduzindo o número de lotação do hospital. Além de mutirões semanais de cirurgias e procedimentos que acontecem no Hospital de Base, com atendimentos aos pacientes do João Paulo II.

O Grupo SOS atua com recursos da Fonte 100, do Tesouro Estadual. E, por meio do Ministério da Saúde, recebeu a disponibilidade R$ 11,5 milhões para reforma e aquisição de equipamentos para o João Paulo II. O recurso encontra-se em fase de cadastramento para liberação do valor.

Segundo o gestor da Sesau, o Tribunal de Contas doou R$ 50 milhões para contribuir com a construção do novo hospital. “O governador Marcos Rocha abriu todas as portas para essas possibilidades, com redução de gastos, para melhorias na saúde pública. O apoio do governador foi fundamental e a equipe da Sesau e dos hospitais que vestiram a camisa, sem receber a mais por isso, querendo mudança, empenhados, com o objetivo de resolver a missão, traçando estratégias, acatando sugestões dos servidores, construindo as ideias”, finalizou o secretário.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A fundação inicia testes com o medicamento lenacapavir, aplicado semestralmente, para avaliar a viabilidade de sua incorporação futura ao Sistema Único de Saúde.
L
Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

O marco histórico completa meia década neste sábado (17), relembrando o momento em que a primeira dose foi aplicada em São Paulo e deu início à queda drástica de mortes.
L
Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Ação do MPRO pede criação da Política Municipal de Assistência Farmacêutica e medidas como transparência do estoque online e ampliação de farmacêuticos na rede do SUS.
L
Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança será inaugurado no Complexo Sandoval Dantas, com atendimento de 0 a 12 anos e estrutura com 17 leitos, emergência e brinquedoteca para cuidado infantil.
L
CREAS em Porto Velho: atendimento protege famílias em risco

CREAS em Porto Velho: atendimento protege famílias em risco

Unidade da Semias oferece acolhimento sigiloso e apoio a vítimas de violações de direitos, com atuação integrada à rede de proteção e acesso direto da população ao serviço.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

A atleta da equipe Irmãos Olímpio garantiu o título em Lisboa após superar dificuldades financeiras para viajar até Portugal e representar o estado em competição internacional.
L
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

O concurso 2.961 acontece na noite deste sábado em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até as 20h30 em casas lotéricas ou pelos canais digitais da Caixa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã deste sábado na Avenida Rio Madeira e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas antes que se espalhassem.
14
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma briga motivada pela escolha da programação de televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado dentro de uma unidade de tratamento no bairro Mariana.
10
Jovem é preso em flagrante furtando fios em residência no bairro Pedrinhas

Jovem é preso em flagrante furtando fios em residência no bairro Pedrinhas

O suspeito de 22 anos foi flagrado por policiais militares no forro de um imóvel na zona norte de Porto Velho após um vigilante de rua desconfiar de uma bicicleta parada.
12
Após confusão, motorista embriagado atropela pessoas em frente a boate em Porto Velho

Após confusão, motorista embriagado atropela pessoas em frente a boate em Porto Velho

O jovem de 23 anos foi preso em flagrante na madrugada deste sábado após atingir várias pessoas na Avenida Calama durante uma tentativa de fuga após uma confusão.
16
PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

PATAMO apreende drogas e arma de fogo durante patrulhamento em Ji-Paraná

Suspeito foi preso no bairro Novo Ji-Paraná após abordagem em local apontado como ponto de tráfico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Volvo EX60 inaugura nova fase de interação por voz com IA integrada

Modelo elétrico estreia assistente Gemini e sistema HuginCore em sua nova geração
L
Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Homicídio em Pimenta Bueno: homem é encontrado morto em represa

Rafael Germano, de 32 anos, apresentava ferimentos por arma branca; crime pode ter ocorrido entre quarta e quinta-feira.
14
Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Acidente na BR-364 mata jovem de 20 anos em Jaru

Motociclista tentou desviar de um cachorro, perdeu o controle e colidiu frontalmente com caminhão nas proximidades do Frigon.
16
Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Brasileiro condenado pela Justiça de Rondônia foi localizado no exterior, deportado e capturado em Minas Gerais após cooperação entre PF, TJ/RO e INTERPOL.
18
Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Dupla foi flagrada com artefatos incendiários prontos para ataque contra empresa de internet; ação estaria ligada a dívida com facção criminosa.
14
Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no bairro Beira Rio; vítima recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada para avaliação médica.
12
Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Homem caiu na água ao lançar tarrafa no distrito de Alvorada do Oeste; buscas foram retomadas neste sábado com apoio do Corpo de Bombeiros.
16
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma discussão motivada pela programação da televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado em uma instituição de acolhimento no bairro Mariana.
16
Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Acidente ocorreu próximo a Vilhena quando caminhoneiro seguia para visitar o filho internado após cirurgia; vítima perdeu o controle do veículo ao passar por poça d’água.
18
Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Execuções transmitidas ao vivo e tribunais do crime motivam ações policiais; adolescente de 16 anos foi torturada e morta após decisão de facção.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.