SEGUNDA-FEIRA, 28/07/2025

L

Saúde

TRÊS MIL CRIANÇAS NASCEM POR ANO NO HOSPITAL DE BASE DR. ARY PINHEIRO, EM PORTO VELHO

O Centro Obstétrico possui cerca de 80 leitos e no local há uma equipe pronta para receber as parturientes.

Publicado em 

TRÊS MIL CRIANÇAS NASCEM POR ANO NO HOSPITAL DE BASE DR. ARY PINHEIRO, EM PORTO VELHO - News Rondônia

Claudinéia da Silva Lopes estava prestes a conceber seu bebê no momento da produção desta matéria. Seu terceiro filho estava a caminho, mas não da maneira que se esperava. Ela enfrentava um quadro chamado pós datismo, ou seja, quando a criança já está passando da data de nascer.

TRÊS MIL CRIANÇAS NASCEM POR ANO NO HOSPITAL DE BASE DR. ARY PINHEIRO, EM PORTO VELHO - News Rondônia

Era quase 11 horas da manhã do dia 26 de abril e os médicos estimulavam o parto normal desde a noite anterior, Claudinéia fazia alongamentos e já havia feito exercícios na bola de pilates, adequada para a gestação. As atividades eram realizadas numa sala chamada pelos médicos de PPP, que significa sala de pré-parto, parto e pós-parto, implantada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho. Neste local, as mãezinhas precisam ficar pelo menos uma hora após o nascimento de seus bebês. “É preciso passar por esse momento”, explica Márcia Rocha Meira, coordenadora do Centro Obstétrico do Hospital de Base, também conhecido com C.O.

O Centro Obstétrico do Hospital de Base foi inaugurado em 1985 com a missão de dar atenção ao município de Porto Velho nos atendimentos de alto risco, mas com o passar dos anos se tornou referência no atendimento no Estado em gestação que apresentam alguma patologia associada. E os números de atendimentos são significativos, cerca de 3 mil partos por ano, entre os normais e os que necessitam de intervenção cirúrgica (cesariana). Se fosse uma conta linear, daria uma média de 8 a 9 crianças por dia. “Mas há os picos, há dias que nascem 18 crianças num dia e outros em que nascem uma criança por hora”, detalha Márcia Meira.

Claudinéia representa mais uma história de vida entre esses números e demonstrava estar ansiosa, pois estava há poucos minutos, no máximo horas, de ter seu bebê no colo, em contraponto com ele, que parecia decidido a se manter no ventre da mãe. Mas este parece ser um caso simples frente aos atendimentos prestados para as mães que passam pelo Centro Obstétrico do HB. Os números montam um triste ranking de partos acompanhados de patologia entre elas: infecção urinária, pressão alta e diabetes. “As infecções do trato urinário são responsáveis por grande parte de partos prematuros”, explica Marcia Meira. Além dessas patologias, algumas pacientes precisam ficar meses internadas no HB antes do nascimento de seus bebês, para tratar doenças como trombose, tuberculose e malária.

E com o atendimento especializado, atualmente o Centro Obstétrico oferece atendimento para pacientes que chegam, além de todos os municípios de Rondônia, da Bolívia, do Mato Grosso e sul do Amazonas.

HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO

TRÊS MIL CRIANÇAS NASCEM POR ANO NO HOSPITAL DE BASE DR. ARY PINHEIRO, EM PORTO VELHO - News Rondônia

Terezinha: pressão alta requereu que o bebê nascesse no HB

A humanização da sala PPP, instalação de ar condicionado nos leitos, sala de isolamento para pacientes com patologia que oferece risco de transmissão e o fato das parturientes terem direito a acompanhantes durante todo o trabalho de parto estão entre os benefícios oferecidos às mães no Centro Obstétrico do HB, na atualidade. Alguns implementados após a inauguração de duas novas alas, há cerca de um mês. Márcia Meira mostra as salas recém inauguradas para vacina, teste da orelhinha, do coraçãozinho, posto de enfermagem definitivo e um espaço para monitoramento do departamento. “Este espaço oferece condições para administrar melhor o setor, engloba o que está acontecendo na obstetrícia, permite orientar novas diretrizes”, enfatiza.

Em outra ala não muito distante da PPP, Terezinha Moreira, 25 anos, já estava feliz da vida com o filho Guilherme. Aguardava o bebê passar pela avaliação do pediatra para enfim, ser liberada para casa. No trabalho de parto, ela foi levada às pressas para o Centro Obstétrico do HB. “Fui primeiro para a maternidade Mãe Esperança, mas a pressão estava 18/17, aí me trouxeram de ambulância”, conta. Terezinha foi transferida à noite, o quadro de saúde foi estabilizado e o bebê nasceu na manhã do dia seguinte.

TRÊS MIL CRIANÇAS NASCEM POR ANO NO HOSPITAL DE BASE DR. ARY PINHEIRO, EM PORTO VELHO - News Rondônia

Poliana solicitou psicólogo com receio de depressão pós-parto

No mesmo quarto, Poliana Silva, 29, também aguardava alta da pequena Aurora. Aproveitou a visita da coordenadora do C.O. e solicitou ser atendida pelo psicólogo. Poliana sofreu os tormentos da depressão pós-parto após o nascimento de seu penúltimo bebê. Aurora é o seu quinto filho. A solicitação de psicólogo foi prontamente atendida. Poliana explicou que concebeu no HB, pois teve acompanhamento médico no decorrer da gravidez por ter enfrentado um quadro de tuberculose. Ela já estava curada no momento do parto, mas a pequena Aurora precisava de diagnóstico médico constatando estar tudo bem com sua saúde. As duas pacientes ocupavam leitos que já poderiam estar disponíveis para outras mãezinhas, mas precisavam estar no local até seus bebês receberem alta. “Por isso precisamos de uma Casa de Apoio”, justifica a coordenadora. “Para que essas mães aguardem o atendimento ser concluído, mas liberem os leitos para outras pacientes”, reforça.

ACOMPANHANTES

Em outro quarto, Elaine Ferreira da Costa, 27, dava o primeiro banho na pequena Rebeca, com o auxílio do pai do bebê, Francisco Souza da Silva, que estava no local na função de ajudante. “Agora está bom, porque só um na luta é difícil. Dá só uma olhada no monte de roupas, tem que separar, pegar, fica mais difícil só pra um ”, justifica. Elaine reforça a importância da parceria, e garante que assim, a mãe pode cuidar efetivamente do recém nascido. “Com a ajuda do acompanhante ficamos livres para cuidar da criança. O primeiro banho, por exemplo, eu acho de extrema importância que seja a mãe que dê. É interessante que a mãe faça essa tarefa desde o começo”. Elaine também foi para o Hospital de Base, em decorrência de pressão alta.

TRÊS MIL CRIANÇAS NASCEM POR ANO NO HOSPITAL DE BASE DR. ARY PINHEIRO, EM PORTO VELHO - News Rondônia

O Centro Obstétrico possui cerca de 80 leitos e no local há uma equipe pronta para receber as parturientes. Atuam no setor, além dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e equipe de apoio. Na sala de acolhimento, os enfermeiros classificam os riscos, que dão indícios da urgência nos atendimentos. Márcia Meira ressalta as conquistas para o Centro Obstétrico e a Maternidade do Hospital de Base, mas lembra que ainda há muito que precisa ser feito. A sala PPP, por exemplo, possui três camas obstétricas, mas pelas demandas, garante que são necessárias pelo menos 10. “Já fizemos o pedido desses leitos para a sala PPP”, adianta. Outra necessidade é de um quarto somente para receber as mães que perderam seus bebês, pois atualmente elas ficam juntas. “Isso causa sofrimento para ambas, uma porque perdeu o bebê e para a outra porque fica ressentida pela situação”, esmiúça Márcia Meira.

Em meio aos ajustes, está em franca reforma a ala onde anteriormente funcionava o Centro Obstétrico. Mesmo com benfeitorias que ainda precisam ser efetivadas, inclusive para os médicos, em relação ao espaço destinado para repouso médico, banheiro e copa para os profissionais, pelo menos os pais dessa geração uma coisa não podem negar: A maternidade e o Centro Obstétrico do HB nem de longe lembram aquele hospital, de cerca de 20 anos atrás, em que o ato de dar à luz no local consistia numa espécie de mistério que chegava a ser assustador. “Familiares só podiam acompanhar as mães até uma espécie de portãozinho que ficava no corredor, daquele local pra frente só Deus, as mães e a equipe médica”, lembra Rosa Luz, que concebeu a primeira filha no Hospital de Base há mias de 20 anos. “A família ficava no corredor orando e aguardando notícias”, completa.

Hoje é diferente, não que a família possa transitar no espaço destinado para as mães em trabalho de parto, mas elas têm sim, direito a um acompanhante e os pais podem assistir a cirurgia cesariana. Pela janela, mas podem. “E ainda há muito mais que pleiteamos para as mãezinhas, o parto humanizado já é uma realidade no Hospital de Base e pretendemos melhorar cada vez mais o espaço. Elas merecem”, afiança a doutora Márcia Meira.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Febre Oropouche: A expansão alarmante pelo Brasil

Da Amazônia para o Sudeste: Fatores por trás do surto e medidas de controle
L

Homem com HIV denuncia Caixa Econômica por dificultar saque do FGTS em Porto Velho

Mesmo com laudos e exames, homem com HIV em Porto Velho enfrenta burocracia da Caixa Econômica para liberação do FGTS, previsto em lei federal.
L
Novas regras obrigam planos de saúde a responder pedidos em até 10 dias

Novas regras obrigam planos de saúde a responder pedidos em até 10 dias

Norma da ANS obriga respostas em até 10 dias para 52 milhões de usuários, porém especialista alerta para falhas na regulação de planos coletivos e rede credenciada.
L
Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo será neste sábado (26) em Porto Velho

Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo será neste sábado (26) em Porto Velho

Prefeitura realiza o Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo em Porto Velho para ampliar cobertura vacinal e evitar surtos da doença.
L
Governo de RO amplia atendimento geriátrico na Policlínica Oswaldo Cruz, destaca Marcos Rocha

Governo de RO amplia atendimento geriátrico na Policlínica Oswaldo Cruz, destaca Marcos Rocha

Policlínica Oswaldo Cruz expande cuidados com idosos em Rondônia, reforçando atendimento geriátrico especializado e humanizado na capital.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nivus 2026 traz novidades em design, conectividade e segurança

Modelo da Volkswagen traz novo pacote de segurança e refinamento visual em quatro versões
L

RondônCAP sorteou R$ 65 mil no quarto prêmio neste domingo, 27 de julho

Edição especial distribuiu 44 prêmios em dinheiro e arrecadação ajudou as APAEs de Rondônia; título custava apenas R$ 5
L

Da identidade ribeirinha brasiviana à identidade camponesa amazônica – Por Marquelino Santana

Os custos invisíveis do desenvolvimento: a hostilização e a morte cultural da identidade brasiviana
L

Prevenção veterinária transforma o cuidado com os pets no Brasil

Modelo sustentável beneficia tutores, clínicas, profissionais e contribui para a saúde pública
L

O impacto da música no bem-estar dos pets

Musicoterapia ganha espaço como recurso para melhorar a qualidade de vida de cães e gatos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo critica retirada de manifestação pacífica e denuncia violação à liberdade de expressão

Deputado federal por Rondônia divulgou carta aberta após ser retirado da Praça dos Três Poderes durante protesto silencioso ao lado de Hélio Lopes (PL-RJ).
L
JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

Recursos de Jaime Bagattoli fortalecem saúde de Cacoal, com custeio, obras no Hospital Municipal e aquisição de equipamentos, beneficiando toda a região.
L
Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Nova lei permite acesso a crédito com desconto em folha para trabalhadores com carteira assinada, incluindo entregadores e motoristas de aplicativos.
L
Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Presidente critica conluio com Donald Trump que levou à taxação de produtos brasileiros, citando a Inconfidência Mineira.
L
Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, protesta em Brasília ao lado de Hélio Lopes contra restrição que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito é preso com drogas no bairro Teixeirão em Porto Velho

Abordagem no Setor 11 levou à apreensão de maconha na casa de M.H.P.N., com autorização da mãe
10

Homem é preso com pistola no porta-luvas de Hilux na zona leste de Porto Velho

Flagrante ocorreu na Avenida Alexandre Guimarães; homem de 40 anos foi detido pela BPTAR com uma pistola calibre .380 e 17 munições no porta-luvas do veículo
10
Foragido preso com moto roubada em Porto Velho tenta enganar PMs e acaba desmascarado

Foragido preso com moto roubada em Porto Velho tenta enganar PMs e acaba desmascarado

Condenado a 14 anos por roubo, Matheus M. S., de 30 anos, foi capturado neste domingo (27) no bairro Aponiã, zona Norte da capital.
10
Homem morto na Estrada da Areia Branca em Porto Velho foi baleado no rosto e teve orelha arrancada, diz polícia

Homem morto na Estrada da Areia Branca em Porto Velho foi baleado no rosto e teve orelha arrancada, diz polícia

Corpo em decomposição foi encontrado na manhã deste domingo (27) em área de mata no bairro Eletronorte; vítima ainda não foi identificada.
18
Assalto a entregador no Orgulho do Madeira termina com trio preso e motocicleta recuperada

Assalto a entregador no Orgulho do Madeira termina com trio preso e motocicleta recuperada

Polícia Militar prendeu uma mulher e dois jovens logo após o crime; um quarto suspeito conseguiu fugir e está sendo procurado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

JAC Hunter 2026 tem desempenho equilibrado na cidade, estrada e off road

JAC Hunter traz três versões, maior garantia do mercado e aposta na robustez para disputar com líderes do segmento
L

Nissan Versa 2026 mostra eficiência no dia a dia

Linha com três versões se destaca pela proposta equilibrada e soluções práticas
L

Nota de pesar: José Benedito dos Santos falece aos 79 anos em Porto Velho

Velório ocorre neste domingo (27) na Funerária Dom Bosco; sepultamento será segunda-feira (28) no Cemitério Recanto da Paz Concessão
L
Nova Junina do Orgulho promete emocionar no Arraial Flor do Maracujá 2025 com o tema “O Sonho de um Vaqueiro”

Nova Junina do Orgulho promete emocionar no Arraial Flor do Maracujá 2025 com o tema “O Sonho de um Vaqueiro”

Com 70 brincantes e grande expectativa, a quadrilha volta ao Arraial trazendo tradição, emoção e aposta no tão sonhado título.
L
Fiscalização do TCE-RO na saúde de Ariquemes aponta avanços no atendimento, mas falhas no controle de medicamentos

Fiscalização do TCE-RO na saúde de Ariquemes aponta avanços no atendimento, mas falhas no controle de medicamentos

Relatório apresentado nesta quinta-feira (25) destaca melhorias nas unidades de saúde do município, mas gestão de estoque ainda preocupa.
L
Cadáver é encontrado desovado em matagal na zona sul

Cadáver é encontrado desovado em matagal na zona sul

Corpo em decomposição foi localizado neste domingo (27) na Estrada do Areia Branca; polícia investiga as circunstâncias do crime.
18
Por que ainda não há decisões que reponham a justiça para famílias das áreas criadas com tantas irregularidades?

Por que ainda não há decisões que reponham a justiça para famílias das áreas criadas com tantas irregularidades?

Mesmo com relatório contundente da CPI, famílias de áreas como Jacy-Paraná e Soldado da Borracha continuam ameaçadas e sem reparações.
L

Bandidos roubam arma, dinheiro e carro em Porto Velho após agredirem esposa de empresário

O roubo ocorreu na noite deste sábado (26), em uma residência no bairro Embratel, em Porto Velho. As vítimas foram um empresário de 58 anos e a esposa dele, de 53.
10
Tratamento de lipedema com técnicas exclusivas transforma a vida de pacientes na Clínica Marcelo Almeida

Tratamento de lipedema com técnicas exclusivas transforma a vida de pacientes na Clínica Marcelo Almeida

Com abordagem personalizada, a clínica tem alcançado resultados expressivos na redução de dor, inchaço e melhora da autoestima em mulheres com lipedema
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.