SEXTA-FEIRA, 19/09/2025

L

Saúde

QUALQUER OBJETO QUE ACUMULA ÁGUA PODE SE TORNAR UM CRIADOURO DO AEDES AEGYPTI, ALERTA DA AGEVISA PARA O CARNAVAL

Os dias de folia no carnaval exigem responsabilidade social, diante do acúmulo de lixo nas ruas e a possibilidade do aumento de criadouros do mosquito Aedes Aegypt.

Publicado em 

Os dias de folia no carnaval exigem responsabilidade social, diante do acúmulo de lixo nas ruas e a possibilidade do aumento de criadouros do mosquito Aedes Aegypt. O mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, pode se proliferar e produzir maior risco à população representado por qualquer objeto que possa se transformar em criadouro, segundo a Gerência Técnica de Vigilância Epidemiológica da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia.

A ingestão de água é de fundamental importância durante o período de carnaval, onde os foliões precisam se hidratar para festejar com saúde. Porém, é necessário muito cuidado com o despejo de recipientes largados nas ruas nos trajetos dos blocos, como copos descartáveis, garrafas pets, pratos descartáveis, tampinhas ou qualquer objeto que possa acumular água.

O Governo de Rondônia atua com a prevenção integrada de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites virais, alargando o trabalho com o controle das arboviroses, que são as doenças transmitidas por insetos, como o Aedes Aegypt.

As três esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal, trabalham durante o ano com medidas de prevenção para evitar criadouros do mosquito, mas a Agevisa observou a dificuldade de incorporação da sociedade à prática comum de cuidados diários.

“Constatamos isso durante o carnaval, o bloco passa e se vê uma quantidade enorme de lixos jogados nas ruas. As prefeituras, sabendo disso, se planejam especialmente para limpeza urbana rápida. Como em algumas situações que o bloco vai passando e atrás já vem a limpeza pública retirando o lixo, por causa do período chuvoso. Se as pessoas que estão brincando não colaborarem, o setor público tem que tomar as providências, no caso fazer a limpeza no menor tempo possível, porque chove e acumula água”, informou Baldez.

Devido ao período chuvoso, fator contribuinte para atenção redobrada nas ruas e domicílios, a recomendação para o poder público, além da limpeza urbana rápida, é a possibilidade de distribuição de lixeiras ao longo dos principais caminhos onde os blocos de carnaval ou festejos passam. Para as residências, o alerta destina-se ao cronograma de passagem dos lixeiros, pois em algumas localidades há redução no período de carnaval pela necessidade de maior efetivo nas limpezas urbanas. Pedindo assim, maior cuidado e organização na retirada do lixo das casas, para os dias que aconteçam o recolhimento.

Um recipiente com acúmulo de água pode virar um criadouro e desenvolver um foco de contaminação em até uma semana, quando o mosquito já depositou ovos e se desenvolveu com as larvas, sinal que existem mosquitos voando e há possibilidade de infecção de pessoas com a Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela. É preciso evitar a formação de criadouros de qualquer jeito.

DENGUE

O vírus da dengue é transmitido por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes Aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Os principais sintomas da dengue são febre alta maior que 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

ZIKA

O vírus Zika é transmitido por picadas de insetos, especialmente mosquitos. A doença pelo vírus Zika apresenta risco superior a outras arboviroses, para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas. Uma das principais complicações é a microcefalia. O transmissor (vetor) do Zika vírus é o mosquito Aedes Aegypti, que precisa de água parada para proliferar, portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, épocas quentes e úmidas. Os sintomas mais comuns associados ao vírus Zika são “vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias, febre baixa, muitas vezes não sentida, conjuntivite (olho vermelho) sem secreção, mialgia e dor de cabeça, dor nas juntas.

CHIKUNGUNYA

O vírus Chikungunya é transmitido por picadas de insetos, especialmente mosquitos, mas também pode ser por carrapatos ou outros. O transmissor (vetor) do chikungunya é o mosquito Aedes Aegypti. Os principais sintomas da chikungunya são febre, dores intensas nas juntas, em geral bilaterais (joelho esquerdo e direito, pulso direito e esquerdo, etc), pele e olhos avermelhados, dores pelo corpo, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Normalmente, os sintomas aparecem de dois a 12 dias da picada do mosquito, período conhecido como incubação. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). (Portal Ministério da Saúde)

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Protocolos de Vigilância Sanitária de Rondônia serão fortalecidos em encontro nacional com a Anvisa em São Paulo

Oficina de Lições Aprendidas do Projeto IntegraVisa reúne gestores de todo o Brasil para alinhar protocolos de Vigilância Sanitária e aprimorar a proteção à saúde.
L
OMS acusa empresas de bloquear políticas de saúde

OMS acusa empresas de bloquear políticas de saúde

Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as indústrias de álcool, tabaco e alimentos ultraprocessados têm pressionado governos, impedindo a implementação de medidas que poderiam salvar vidas.
L
Vacinação contra covid-19 protege o coração

Vacinação contra covid-19 protege o coração

Um novo consenso clínico europeu reforça que a vacina contra a covid também protege contra a covid longa e as complicações cardiovasculares ligadas à doença.
L
Vítimas de Zika podem ser indenizadas neste mês

Vítimas de Zika podem ser indenizadas neste mês

O ministro Wolney Queiroz, da Previdência Social, anuncia que cerca de 1,6 mil crianças com síndrome congênita associada ao vírus Zika podem receber indenização de R$ 50 mil e pensão vitalícia.
L
Estudo brasileiro busca eliminar transmissão do HTLV-1

Estudo brasileiro busca eliminar transmissão do HTLV-1

Pesquisadores da Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciaram um estudo inédito para testar um medicamento capaz de eliminar a transmissão vertical do vírus que pode causar leucemia e mielopatia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Chevrolet Onix Plus 2026 reafirma liderança entre os sedãs compactos

Linha chega com atualizações visuais, recursos tecnológicos ampliados e foco em sustentabilidade
L

Promoção Depile-se: Quer sobrancelhas perfeitas? Participe do sorteio!

Depile-se sorteia combo de sobrancelhas perfeitas com design e buço.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Colaboradores da PSV FIAT participam do treinamento “IMERSÃO FIAT” com test drives e novos modelos

Colaboradores da PSV FIAT vivenciaram o treinamento “IMERSÃO FIAT” em Santa Luzia/MG, com test drives off-road e contato direto com os novos modelos da marca.
L

Sorteio Delícia da Vó Alzira presenteia com Bolo Red Velvet

A Fábrica de Bolo Vó Alzira lança promoção com Agenda News e News Rondônia para presentear internautas com sabor e afeto.
L

Nota de pesar: Luci Garcia dos Santos

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Luci Garcia dos Santos, aos 79 anos, nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, em Porto Velho, Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo confronta advogado Nelson Wilians em depoimento na CPMI do INSS

Coronel Chrisóstomo confronta advogado Nelson Wilians em depoimento na CPMI do INSS

Deputado de Rondônia questionou silêncio do depoente, citado em relatório da PF por movimentar R$ 4,3 bilhões em operações suspeitas
L

Dia do Teatro: Parlamento legisla em favor da valorização das artes cênicas

Assembleia Legislativa de Rondônia reforça seu papel como incentivadora da cultura e cria políticas de apoio ao teatro e às artes cênicas.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da 3ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico no Amapá

Deputada Dra. Taíssa participa da 3ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico no Amapá

Parlamentar rondoniense cobra soluções que unam sustentabilidade e dignidade para as comunidades amazônicas.
L
Dra. Taíssa pede à Sedam informações sobre possibilidade de redução da reserva legal em Rondônia

Dra. Taíssa pede à Sedam informações sobre possibilidade de redução da reserva legal em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa busca esclarecer enquadramento de Rondônia no Código Florestal e cobra dados técnicos sobre áreas de preservação.
L
Dra. Taíssa pede caminhão-pipa para Vila Marmelo, em Ponta do Abunã, e busca garantir saúde e qualidade de vida aos moradores

Dra. Taíssa pede caminhão-pipa para Vila Marmelo, em Ponta do Abunã, e busca garantir saúde e qualidade de vida aos moradores

Deputada Dra. Taíssa solicita caminhão-pipa ao DER para reduzir poeira nas vias de Vila Marmelo, em Ponta do Abunã, e amenizar impactos na saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

Assaltante é espancado após tentativa de roubo e agressão a comerciante na zona leste de Porto Velho

Assaltante é espancado após tentativa de roubo e agressão a comerciante na zona leste de Porto Velho

Homem de 40 anos foi preso após ser contido por populares; dois comparsas conseguiram fugir com parte dos bens roubados.
10

Carro arrasta moto e deixa mãe e filho feridos em acidente na zona leste

A colisão ocorreu na manhã desta sexta-feira (19) no bairro Cristal da Calama, quando o carro arrastou a motocicleta em que as vítimas estavam
14

Vídeo: Ladrão furta bicicleta de mulher em frente a farmácia na zona leste

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que um criminoso furta a bicicleta de uma mulher que fazia compras no bairro Aponiã, em Porto Velho
14
Campanha Junho Laranja alerta para queimaduras causadas por violência contra mulheres

Homem espanca esposa que recusou sexo e foge após ameaças em Porto Velho

Uma mulher de 36 anos foi espancada pelo marido, de 30, na madrugada desta sexta-feira (19) no bairro Cuniã, em Porto Velho
16

Advogado é preso por embriaguez ao volante após derrubar poste em Porto Velho

Um advogado de 26 anos foi detido na madrugada desta sexta-feira (19), em frente ao aeroporto de Porto Velho, após colidir o carro com um poste de iluminação pública
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Teste de bombas em adutora reforça obras de abastecimento de água em Porto Velho

Teste de bombas em adutora reforça obras de abastecimento de água em Porto Velho

Com sucesso nos testes, o sistema aguarda a conclusão das estações de tratamento para iniciar o fornecimento às zonas Sul e Leste da capital.
L
Governo de Rondônia inaugura quartel do Corpo de Bombeiros em Buritis e amplia atendimento à população

Governo de Rondônia inaugura quartel do Corpo de Bombeiros em Buritis e amplia atendimento à população

Novo quartel em Buritis reforça a segurança pública, reduz tempo de resposta em emergências e beneficia municípios da região do Vale do Jamari.
L
Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e apoia famílias atípicas

Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e apoia famílias atípicas

Deputada anuncia novos investimentos em projetos de inclusão e reforça compromisso com a causa em Rondônia.
L
PEC da Blindagem pode barrar investigações sobre corrupção em emendas

PEC da Blindagem pode barrar investigações sobre corrupção em emendas

Especialistas alertam que a proposta reduz transparência e favorece a impunidade no uso de recursos públicos.
L

Aeroporto de Porto Velho promove Semana do Meio Ambiente com palestras e metas sustentáveis

Evento da VINCI Airports reúne ações educativas, oficinas e mutirões para reforçar compromisso ambiental nos aeroportos da Amazônia.
L
Relatos de superação marcam palestra do Setembro Amarelo no TRT-14

Relatos de superação marcam palestra do Setembro Amarelo no TRT-14

Evento destacou importância de falar sobre o suicídio e abriu espaço para acolhimento e diálogo.
L
FIERO celebra 39 anos de contribuição para o desenvolvimento econômico de Rondônia

FIERO celebra 39 anos de contribuição para o desenvolvimento econômico de Rondônia

Federação das Indústrias destaca equilíbrio entre crescimento econômico, inovação e sustentabilidade ao longo de quase quatro décadas de atuação.
L
Mais um ataque às riquezas do nosso país: agora, rombo chega a mais de 1 bilhão e meio de Reais

Mais um ataque às riquezas do nosso país: agora, rombo chega a mais de 1 bilhão e meio de Reais

Rombo na Agência Nacional de Mineração expõe esquema bilionário de corrupção e mineração ilegal envolvendo diretores e empresários.
L

Da água ao prato: tilápia conquista o Brasil com produção sustentável

Peixe de sabor suave é o mais consumido do país, fortalece a piscicultura e impulsiona a economia com base sustentável.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.