SÁBADO, 17/01/2026

Em destaque

L

Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE: DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE HIV É EXONERADA

Cartilha com dicas de prevenção a homens transsexuais foi retirada do ar e diretora do departamento de HIV/Aids foi demitida. Caso será investigado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Publicado em 

O Ministério da Saúde tem 20 dias para explicar ao Ministério Público Federal (MPF) o que motivou a retirada do ar a cartilha “Homens Trans: vamos falar sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis?”. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) enviou ofício cobrando informações ao secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber Oliveira. Mudanças no departamento responsável por políticas contra o HIV/Aids desencadearam reações de entidades.

Ao retirar a cartilha do ar, o Ministério da Saúde justificou a suspensão "em virtude da necessidade de revisão e correção do material". O MPF pediu o detalhamento do que será alterado e a motivação. O procurador Sérgio Gardenghi Suiama, coordenador do grupo de trabalho Direitos Sexuais e Reprodutivos, é o responsável pelo caso.

O conteúdo foi lançado em julho de 2018, com a colabopração de entidades que representam pessoas transexuais. O texto apresentava orientações para evitar infecções por doenças sexualmente transmissíveis, bem como os direitos dessa população à assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Governo lançou campanha de comemoração aos 30 anos da luta contra a Aids: mortes aumentaram em cinco anos

Conversa e demissão

A demissão da médica Adele Benzaken, diretora do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, também entrou na polêmica. Sérgio Gardenghi cobrou um posicionamento da afirmação atribuída ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de que "não haveria política pública de prevenção para a Aids, uma vez que se tratava de questão moral".

Adele foi demitida após dois anos no cargo. Nesta semana, a retirada da cartilha foi tema de uma conversa entre Adele e o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira. Ele teria posicionamentos diferentes em relação ao conteúdo e sua publicação.

O Comitê de Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia, o Fórum de Aids do Estado de São Paulo e a Articulação Nacional de Luta Contra a Aids) saíram na defesa de Adele no cargo e divulgaram uma carta. As entidades de representação acreditam que em sua gestão houve avanços nas políticas públicas para essa parcela da população.

Reação de entidades

"Temos disponíveis no país tratamentos muito eficazes para as pessoas vivendo com HIV e aids e também prevenção com preservativos e medicamentos, como a profilaxia pré-exposição ao HIV e a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP). Eles foram garantidos com a mobilização de ativistas, de profissionais de saúde, de advogados, procuradores e juízes, de legisladores, de funcionários e autoridades de saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz um trecho do documento.

A Agência Aids, portal de informações sobre o vírus e seu tratamento, publicou uma entrevista com o infectologista José Valdez Madruga, pesquisador do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo, em que o médico alerta para retrocessos no setor. "Ela (Adele) é responsável por grandes avanços para melhorar a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/aids e diminuir o impacto social da epidemia. Em sua gestão, o Brasil voltou a ser referência mundial no enfrentamento da aids”, afirmou.

Em nota, o Ministério da Saúde justificou que retirou a cartilha do ar para "adequações técnicas". "Na página 13, há uma ilustração sobre uma técnica chamada pump. A imagem, no entanto, não é acompanhada de orientações sobre o uso adequado da técnica e os riscos associados. Sem informações adequadas, a prática pode trazer riscos à população-alvo da publicação", explica o texto. Sobre a suposta afirmação atribuída ao ministro, classificou como "fake news". "Em nenhum momento o ministro fez essa fala", conclui a nota.

Aumento de mortes e campanha

No ano passado, o governo lançou uma campanha comemorativa aos 30 anos de luta contra a Aids no Brasil. As peças publcitárias mostravam vários casais e ressaltavam práticas de prevenção e os avanços no tratamento disponibilizado pelo governo brasileiro, considerado um dos melhores do mundo.

Apesar de avanços no tratamento, a redução de mortes por HIV ainda é um desafio. Em cinco estados: Rondônia, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul; os óbitos aumentaram no último ano. O número de infectados pelo vírus cresceu 6%. No ano passado, o Ministério da Saúde identificou 42,4 mil novos casos da doença, contra 40 mil de 2016. Em 30 anos, as autoridades registraram 926.742 ocorrências de HIV.

No ano passado, foram registradas 940 mil mortes por doenças relacionadas à Aids. A UNAids, programa da Organização das Nações Unidas dedicado ao combate da doença, faz um alerta: as estatísticas representam apenas 25% dos soropositivos. No mundo, cerca 9,4 milhões de pessoas não sabem que contraíram  o vírus.

Mais recursos no SUS

Para diminuir o tempo de diagnóstico e início do tratamento, o Ministério da Saúde pretende distribuir na rede pública o autoteste de HIV para populações-chave e pessoas/parceiros em uso de medicamento de pré-exposição ao vírus. Serão distribuídas 400 mil unidades, inicialmente como projeto-piloto nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná, de Santa Catarina, da Bahia, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Amazonas. Em 2018, mais de 12,5 milhões de unidades foram disponibilizadas.

Desde 2013, os medicamentos antirretrovirais podem ser acessados nas unidades de saúde pelos soropositivos independentemente da quantidade de vírus que eles apresentarem no corpo. Desde a introdução do tratamento para todos, até setembro do ano passado, 585 mil pessoas com HIV/aids estavam em tratamento no país.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A fundação inicia testes com o medicamento lenacapavir, aplicado semestralmente, para avaliar a viabilidade de sua incorporação futura ao Sistema Único de Saúde.
L
Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

O marco histórico completa meia década neste sábado (17), relembrando o momento em que a primeira dose foi aplicada em São Paulo e deu início à queda drástica de mortes.
L
Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Ação do MPRO pede criação da Política Municipal de Assistência Farmacêutica e medidas como transparência do estoque online e ampliação de farmacêuticos na rede do SUS.
L
Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança será inaugurado no Complexo Sandoval Dantas, com atendimento de 0 a 12 anos e estrutura com 17 leitos, emergência e brinquedoteca para cuidado infantil.
L
CREAS em Porto Velho: atendimento protege famílias em risco

CREAS em Porto Velho: atendimento protege famílias em risco

Unidade da Semias oferece acolhimento sigiloso e apoio a vítimas de violações de direitos, com atuação integrada à rede de proteção e acesso direto da população ao serviço.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

A atleta da equipe Irmãos Olímpio garantiu o título em Lisboa após superar dificuldades financeiras para viajar até Portugal e representar o estado em competição internacional.
L
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

O concurso 2.961 acontece na noite deste sábado em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até as 20h30 em casas lotéricas ou pelos canais digitais da Caixa.
L
Horóscopo de sábado (17/1): descanso, reflexão e equilíbrio emocional

Horóscopo de sábado (17/1): descanso, reflexão e equilíbrio emocional

Previsões para sábado, 17 de janeiro de 2026, indicam um dia ideal para desacelerar, reorganizar emoções e fortalecer relações pessoais
L

MÁRCIO FRANK: A celebração da elite do Jiu-Jitsu e a outorga de graus que reverbera de Rondônia para o Mundo

Cerimônia realizada em Porto Velho reuniu faixas pretas, campeões e professores, reforçando a tradição da Família Márcio Frank e projetando Rondônia no cenário mundial do Jiu-Jitsu.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Alegando ser CAC, homem é preso pela PRF com arma irregular na BR-174, em Vilhena

Alegando ser CAC, homem é preso pela PRF com arma irregular na BR-174, em Vilhena

Suspeito não apresentou documentação e revólver calibre .38 foi encontrado escondido em veículo durante fiscalização.
14
Família de Rondônia é ligada a adolescente que usou uniforme nazista em formatura no RN

Família de Rondônia é ligada a adolescente que usou uniforme nazista em formatura no RN

Caso envolvendo jovem de 13 anos viralizou no país, gerou repúdio nacional e pode resultar em responsabilização criminal e familiar.
12
“Gracinha para aparecer” termina em perseguição e prisão em Vilhena

“Gracinha para aparecer” termina em perseguição e prisão em Vilhena

Motociclista de 18 anos empinou moto em frente ao Park Shopping, desobedeceu ordem de parada e confessou que provocou a PM para chamar atenção.
12
Nem cadeado segura: ladrão furta bicicleta no centro de Vilhena

Nem cadeado segura: ladrão furta bicicleta no centro de Vilhena

Crime foi registrado por câmeras de segurança em frente a uma farmácia; vítima é operador de caixa e só percebeu o furto ao sair do trabalho.
14
Casal é preso após roubar adolescentes e tentar assaltar motoboy

Casal é preso após roubar adolescentes e tentar assaltar motoboy

O crime ocorreu na noite de sexta-feira na zona sul de Porto Velho e terminou com a perseguição feita por uma das vítimas, que conseguiu imobilizar os suspeitos até a PM chegar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BBB 26: descuido íntimo de Pedro viraliza e explode nas redes

BBB 26: descuido íntimo de Pedro viraliza e explode nas redes

Participante do BBB 26 aparece nu ao sair do banheiro, imagens se espalham nas redes sociais e reacendem debates sobre exposição, comportamento e polêmicas envolvendo o brother.
L
Subway Surfers City: tudo o que sabemos sobre a próxima febre mobile

Subway Surfers City: tudo o que sabemos sobre a próxima febre mobile

Sequência do clássico endless runner chega grátis em 26 de fevereiro de 2026 para Android e iOS, com novos cenários, modos de jogo e mais foco em exploração.
L
EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

A agência de aviação americana emitiu avisos de segurança para voos que sobrevoam o México, Colômbia e Equador, citando perigo de interferência de sinal e ações armadas.
L
Entregador escapa de morte após moto ser esmagada por carreta

Entregador escapa de morte após moto ser esmagada por carreta

O acidente ocorreu na manhã deste sábado (17) na Estrada da Penal, em Porto Velho, quando o motociclista perdeu o controle em uma curva e caiu sob o veículo pesado.
10
Caminhão com madeira tomba e gera 10 km de congestionamento na BR-364

Caminhão com madeira tomba e gera 10 km de congestionamento na BR-364

O acidente ocorreu no quilômetro 429 da rodovia federal, entre os municípios de Ariquemes e Jaru, bloqueando parcialmente a pista após o trevo de Theobroma.
16
Hytale pode não chegar à Steam e segue em launcher próprio

Hytale pode não chegar à Steam e segue em launcher próprio

Jogo entrou em Acesso Antecipado fora da plataforma da Valve; estúdio cita controle de feedback, risco de avaliações prematuras e suporte a mods como motivos para a decisão.
L
Três pessoas são presas por furto durante evento esportivo em ginásio

Três pessoas são presas por furto durante evento esportivo em ginásio

Um casal e um comparsa foram detidos pela Polícia Militar na noite desta sexta-feira após o furto de pertences de jovens que participavam de um torneio no Cláudio Coutinho.
12
Casal de assaltantes grita por socorro após ser cercado por vítima na zona sul

Casal de assaltantes grita por socorro após ser cercado por vítima na zona sul

Um homem e uma mulher foram detidos na noite desta sexta-feira (16) em Porto Velho após realizarem roubos no bairro Cidade do Lobo e serem perseguidos por um motociclista.
14
Unidades de acolhimento recebem alimentos da agricultura familiar em Porto Velho

Unidades de acolhimento recebem alimentos da agricultura familiar em Porto Velho

Doações via PAA chegam às quatro unidades de acolhimento e também a entidades e famílias, unindo Prefeitura, Governo Federal e Governo de Rondônia no combate à fome.
L
Apenado é preso após furtar chocolates e ameaçar funcionário

Apenado é preso após furtar chocolates e ameaçar funcionário

Um homem de 32 anos, que cumpria pena sob monitoramento eletrônico, foi detido na noite desta sexta-feira (16) após furtar dez barras de chocolate em uma unidade das Lojas Americanas na zona leste de Porto Velho.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.