Nesta época de chuvas, os mosquitos e pernilongos reaparecem com força total. Mas, além de desagradáveis, as picadas podem carregar doenças como dengue, zika e chikungunya.
Para espantar os insetos, é comum escolher repelentes e inseticidas em spray, mas o uso continuado desse tipo de produto industrializado está relacionado ao aumento dos casos de alergias, asma, rinite e urticária.
Para evitar esse problema, uma solução interessante é usar repelentes naturais diariamente, adotar plantas que afastam os insetos e/ou consumir alimentos que contêm vitamina B1. Veja, na galeria, algumas sugestões para afastar os mosquitos:
As velinhas de citronela e os vasos de plantas que tem cheiros mais intenso como hortelã, alecrim, manjericão, além de poderem ser usados para temperar os alimentos, também ajudam a afastar os mosquitos. Por isso ter sempre em casa vasinhos de plantas que são naturalmente repelentes pode ajudar a manter o Aedes Aegypti afastado, se protegendo contra doenças.
O uso destes repelentes naturais é uma excelente estratégia para manter os mosquitos longe, sem causar danos ao ambiente ou problemas de saúde, podendo inclusive substituir o uso de inseticidas industrializados que geralmente são usados para combater os mosquitos e outros insetos de dentro de casa.
(Com informações do portal Tua Saúde)