SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

UM TERÇO DOS BRASILEIROS INSCRITOS NO MAIS MÉDICOS NÃO SE APRESENTA PARA TRABALHAR

A médica de família Marina Abreu admite que não conhecia a real complexidade do Brasil até começar a trabalhar como tutora de coordenadores do programa Mais Médicos.

Publicado em 

UM TERÇO DOS BRASILEIROS INSCRITOS NO MAIS MÉDICOS NÃO SE APRESENTA PARA TRABALHAR - News Rondônia

A médica de família Marina Abreu admite que não conhecia a real complexidade do Brasil até começar a trabalhar como tutora de coordenadores do programa Mais Médicos. No Norte do país, ela conheceu locais que nunca tinham recebido um médico, aonde só se pode chegar após longas viagens em barcos com furos e sem assentos. Ela se emociona ao falar sobre a situação das comunidades que voltaram a ficar sem atendimento após a saída dos profissionais cubanos em novembro de 2018.

“O programa vinha avançando e tinha passado da fase de novidade pela chegada dos médicos. Havia projetos em andamento e uma forte adesão aos tratamentos pela população, que criou vínculos com os profissionais. Estavam sendo feitos procedimentos como a colocação de DIU, que é simples, mas não era feito antes por uma série de limitações. O médico já conhecia aquela população e conseguia fazer um trabalho específico.”

UM TERÇO DOS BRASILEIROS INSCRITOS NO MAIS MÉDICOS NÃO SE APRESENTA PARA TRABALHAR - News Rondônia

Visando à reposição dos profissionais cubanos, o governo brasileiro abriu um edital para os médicos interessados em participar do programa. Na última sexta-feira (14/12), acabaria o prazo para que os 8.411 inscritos se apresentassem nos novos postos de trabalho. Entretanto, 2.520 (cerca de 30%) não compareceram. A situação levou o Ministério da Saúde a prorrogar para a próxima terça-feira a data limite para início das atividades.

Outras 106 vagas do edital sequer tiveram interessados. Elas correspondem a 31 localidades, sendo 23 municípios do Amazonas, Pará, Piauí e Rondônia, além de oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), unidades de responsabilidade sanitária federal correspondentes a uma ou mais terras indígenas.

Marina trabalhou até fevereiro deste ano como supervisora de DSEIs no município de Marechal Thaumaturgo, no Acre. Há voos comerciais duas vezes por semana para lá, num avião que comporta de seis a oito pessoas. A alternativa é a viagem de barco, que dura oito horas.

“A maioria dos barcos não tem cobertura ou assento para encostar as costas. É bem precário e toma tempo. No Norte do Brasil, o clima define muito o que dá para fazer. Se chove muito, o rio fica cheio demais e se torna perigoso, pois a correnteza é forte e descem troncos e árvores inteiras que se soltaram. Quando chove pouco, o motor do barco não circula, e aí o barco pode virar porque o rio está barrento. A logística era difícil, complicada, e dá uma ideia de como é complexo fazer o atendimento em áreas indígenas.”

Como supervisora, Marina recebia relatos de situações em que não fora possível transportar pacientes para uma cidade maior, com melhor estrutura. Se fosse necessário, os profissionais realizavam partos e suturas, pois não haveria tempo de chegar a um local com condições mais adequadas. Além dessa adequação, o trabalho nas DSEIs também demanda uma compreensão dos costumes da comunidade.

“Estávamos levando a medicina do homem branco para uma área indígena, e isso traz conflitos de medicação. A ideia não era impor a medicina do homem branco, e sim contribuir e colaborar com o que eles já praticam na medicina deles. No caso de etnias com pajés, o médico só entrava na aldeia com autorização dele. Há grupos que não têm o costume de ter banheiro, outras que não têm construções. O médico se adaptava àquilo e fazia o trabalho de orientação, principalmente. Quando necessário, fazia intervenção mesmo, com tratamento medicamentoso, sempre com consentimento ou de forma compartilhada com os pajés e demais lideranças.”

As áreas contempladas pelo Mais Médicos na região Norte apresentam um perfil populacional heterogêneo. Além dos povos indígenas, há ribeirinhos, quilombolas e também muitas comunidades de agricultores. No sul do Pará, está localizada a comunidade Vila Estrela, no município de Cumaru do Norte, onde trabalha o enfermeiro Valdir dos Reis. Ele conta que a população local está desassistida desde a saída do médico cubano que lá estava.

“O doutor Humberto García está fazendo muita falta. Nossa unidade funciona de 7h às 11h e de 14h às 17h. Ele cumpria rigorosamente os horários, o que infelizmente não se via entre os brasileiros que passaram por aqui. Nós ficamos de sobreaviso para qualquer eventualidade, qualquer emergência que surgir no período noturno e finais de semana também. A população não precisava mais ir para outras cidades para fazer esse tipo de atendimento, porque aqui tinha.”

Com a partida do profissional cubano, Valdir só consegue prestar os atendimentos primários e encaminhar os pacientes para o hospital mais próximo, que fica a 120 quilômetros de distância, sendo 80 quilômetros em estrada de terra. A comunidade conta com uma ambulância antiga, desgastada e pouco confortável. Mesmo serviços mais básicos, como atestados e pedidos de exames, não vêm mais sendo oferecidos.

No edital do governo, foram abertas três vagas para o município de Cumaru do Norte, sendo uma delas justamente na Vila Estrela. Elas haviam sido preenchidas, entretanto os profissionais desistiram após conhecer a realidade do local. Hoje, o Brasil tem cerca de 5 mil médicos especializados em Saúde da Família, para atender a mais de 25 mil unidades de saúde. Marina Abreu, que estudou Medicina em Cuba, destaca a valorização que essa especialidade recebe no país caribenho.

“Antes de fazer outra especialização, todos os médicos que se formam em Cuba precisam fazer dois anos de residência em Saúde da Família. Além disso, o curso é completamente voltado para a medicina de família e comunidade. A disciplina de Medicina Geral e Integral é oferecida em todos os anos. Desde 2014 vem se tentando no Brasil fazer com que essa área seja a principal disciplina do curso, o que é feito desde sempre em Cuba.”

Além de prorrogar o prazo de apresentação dos médicos inscritos no edital até a próxima terça-feira, o Ministério da Saúde também estendeu a inscrição até este domingo. Houve picos de instabilidade no site, causados pelo grande número de acessos, o que pode ter ocasionado dificuldades no momento da inscrição. Estrangeiros formados no exterior e sem registro no Brasil também podem participar.

A DW Brasil entrou em contato com o Ministério da Saúde para indagar se há um planejamento específico da pasta para as áreas mais remotas que não vêm atraindo interesse dos médicos brasileiros. Até o fechamento da reportagem, não houve retorno.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SUS e Planos de Saúde atenderão pacientes a partir de setembro

SUS e Planos de Saúde atenderão pacientes a partir de setembro

Medida que integra o programa Agora Tem Especialistas permitirá que pacientes do SUS sejam atendidos gratuitamente por planos de saúde privados, convertendo dívidas em serviços.
L
Amamentar: Prefeitura de Porto Velho reforça apoio e orientação às mães durante o Agosto Dourado

Amamentar: Prefeitura de Porto Velho reforça apoio e orientação às mães durante o Agosto Dourado

A Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de incentivo ao aleitamento materno em Porto Velho, com palestras, visitas e orientações durante o Agosto Dourado.
L
SUS e Planos de Saúde atendem pacientes gratuitamente a partir de hoje

SUS e Planos de Saúde atendem pacientes gratuitamente a partir de hoje

Pacientes do SUS podem ser atendidos por planos de saúde de forma gratuita, uma medida que converte dívidas em serviços para reduzir o tempo de espera.
L

Corujão da Saúde em Porto Velho tem pediatria noturna e recepção climatizada na Unidade Hamilton Gondim

Prefeitura entrega climatização e amplia atendimento pediátrico noturno na zona Leste, reforçando conforto e cuidado à população
L

Câncer de pulmão: governo de RO alerta sobre sintomas, riscos e acesso ao tratamento gratuito

Unacon oferece diagnóstico e cuidado oncológico completo; iniciativa reforça importância da prevenção e atendimento humanizado em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de Hoje – 02/08/2025: confira as previsões para todos os signos

Horóscopo de Hoje – 02/08/2025: confira as previsões para todos os signos

Descubra o que os astros reservam neste sábado nas áreas de amor, carreira, saúde e espiritualidade
L

Sexta de cinema: News Rondônia e Cine Araújo revelam o ganhador da semana na promoção de ingressos!

Toda sexta tem sorteio de um par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Veja quem vai curtir a telona por conta da casa!
L

Sexta de Sorte: News Rondônia e MS Distribuidora revelam o nome do ganhador da Promoção Rancheiro!

Com sabor de vitória e tradição, a promoção semanal presenteia amantes dos biscoitos Rancheiro. Conheça quem levou o kit especial desta semana!
L

Nota de pesar: Falecimento de Jorge Mateus Filho aos 83 anos em Porto Velho

Família e amigos se despedem de Jorge Mateus Filho, que deixa legado de amor, integridade e paixão pela família e pelo Fluminense
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Antônio Lemos Régis

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (01), às 18h, recebe Antônio Lemos Régis. Doutorando em Educação pela UFOPA e Professor Adjunto da UNIR, Antônio é especialista em Engenharia de Requisitos de Software e atua em projetos de tecnologia e meio ambiente. Uma conversa sobre educação, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Nova gestão da Agência Fluvial reforça ações de segurança na fronteira; parlamentar destaca apoio às Forças Armadas em Rondônia.
L

Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude à cota de gênero contra o Avante em Candeias do Jamari

Decisão confirma lisura das candidaturas e mantém mandatos dos vereadores eleitos
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Gean da Silva Pinheiro sofreu acidente fatal em área rural da Linha Transpurus; perícia e autoridades investigam as circunstâncias.
18

Motorista abre porta de carro e provoca acidente com motociclista na Avenida Jatuarana

Motociclista sofreu fratura no pé após colisão na zona sul de Porto Velho; vítima foi socorrida e levada à UPA Sul.
12
Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças; vítima foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide
12
PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

Um dos indivíduos havia sido condenado há mais de 20 anos de prisão
10
LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

A ação contou com o apoio da Delegacia Regional de Ariquemes, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luís Roberto Barroso defende atuação de Moraes e a democracia

Luís Roberto Barroso defende atuação de Moraes e a democracia

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, abriu a sessão plenária com um discurso de apoio ao ministro Alexandre de Moraes, destacando que sua atuação evitou uma grave erosão democrática.
L
Fernando Haddad pede parceria com Estados Unidos apesar de tarifas

Fernando Haddad pede parceria com Estados Unidos apesar de tarifas

O ministro Fernando Haddad defende o estreitamento da parceria com os Estados Unidos, mesmo com a recente imposição de tarifas a produtos brasileiros.
L
Alexandre de Moraes compara ações de Eduardo Bolsonaro nos EUA a golpe

Alexandre de Moraes compara ações de Eduardo Bolsonaro nos EUA a golpe

O ministro Alexandre de Moraes criticou a articulação de Eduardo Bolsonaro nos EUA, comparando a busca por sanções à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.
L
Alexandre de Moraes promete julgamento de trama golpista este ano

Alexandre de Moraes promete julgamento de trama golpista este ano

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que o julgamento dos réus da trama golpista de 2022 será concluído ainda em 2025, na reabertura dos trabalhos do STF.
L
Gilmar Mendes promete resposta do estado a ataques contra o Brasil

Gilmar Mendes promete resposta do estado a ataques contra o Brasil

Na reabertura do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes defendeu a atuação da Corte e prometeu uma resposta enérgica a quem age contra a democracia.
L
Lula cobra soluções para o crédito imobiliário da classe média

Lula cobra soluções para o crédito imobiliário da classe média

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressiona o Banco Central e sua equipe por novas alternativas de financiamento para impulsionar o crédito imobiliário para a classe média.
L
Carla Zambelli é mantida presa após audiência na Itália

Carla Zambelli é mantida presa após audiência na Itália

Deputada Carla Zambelli teve a prisão mantida pelas autoridades italianas após uma audiência de custódia, onde aguarda o desfecho do processo de extradição.
L
Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Estado figura entre as três melhores instituições do país em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados; evento de premiação aconteceu em Londres.
L
Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Empresas tentam criar cortina de fumaça, para esconder responsabilidades do passado e desviar o foco sobre o IPAM

E, mais grave, empresas que não são sequer credenciadas ao IPAM, estão publicando comunicados e ameaças de suspensão de atendimento que, na prática, não têm respaldo jurídico ou contratual.
L

MPRO lança “Agosto Lilás” e apresenta Mapa da Violência Doméstica em Rondônia

Ferramenta inédita oferece dados em tempo real e fortalece políticas públicas de proteção às mulheres
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.