SÁBADO, 17/01/2026

Em destaque

L

Saúde

UM TERÇO DOS BRASILEIROS INSCRITOS NO MAIS MÉDICOS NÃO SE APRESENTA PARA TRABALHAR

A médica de família Marina Abreu admite que não conhecia a real complexidade do Brasil até começar a trabalhar como tutora de coordenadores do programa Mais Médicos.

Publicado em 

A médica de família Marina Abreu admite que não conhecia a real complexidade do Brasil até começar a trabalhar como tutora de coordenadores do programa Mais Médicos. No Norte do país, ela conheceu locais que nunca tinham recebido um médico, aonde só se pode chegar após longas viagens em barcos com furos e sem assentos. Ela se emociona ao falar sobre a situação das comunidades que voltaram a ficar sem atendimento após a saída dos profissionais cubanos em novembro de 2018.

“O programa vinha avançando e tinha passado da fase de novidade pela chegada dos médicos. Havia projetos em andamento e uma forte adesão aos tratamentos pela população, que criou vínculos com os profissionais. Estavam sendo feitos procedimentos como a colocação de DIU, que é simples, mas não era feito antes por uma série de limitações. O médico já conhecia aquela população e conseguia fazer um trabalho específico.”

Visando à reposição dos profissionais cubanos, o governo brasileiro abriu um edital para os médicos interessados em participar do programa. Na última sexta-feira (14/12), acabaria o prazo para que os 8.411 inscritos se apresentassem nos novos postos de trabalho. Entretanto, 2.520 (cerca de 30%) não compareceram. A situação levou o Ministério da Saúde a prorrogar para a próxima terça-feira a data limite para início das atividades.

Outras 106 vagas do edital sequer tiveram interessados. Elas correspondem a 31 localidades, sendo 23 municípios do Amazonas, Pará, Piauí e Rondônia, além de oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), unidades de responsabilidade sanitária federal correspondentes a uma ou mais terras indígenas.

Marina trabalhou até fevereiro deste ano como supervisora de DSEIs no município de Marechal Thaumaturgo, no Acre. Há voos comerciais duas vezes por semana para lá, num avião que comporta de seis a oito pessoas. A alternativa é a viagem de barco, que dura oito horas.

“A maioria dos barcos não tem cobertura ou assento para encostar as costas. É bem precário e toma tempo. No Norte do Brasil, o clima define muito o que dá para fazer. Se chove muito, o rio fica cheio demais e se torna perigoso, pois a correnteza é forte e descem troncos e árvores inteiras que se soltaram. Quando chove pouco, o motor do barco não circula, e aí o barco pode virar porque o rio está barrento. A logística era difícil, complicada, e dá uma ideia de como é complexo fazer o atendimento em áreas indígenas.”

Como supervisora, Marina recebia relatos de situações em que não fora possível transportar pacientes para uma cidade maior, com melhor estrutura. Se fosse necessário, os profissionais realizavam partos e suturas, pois não haveria tempo de chegar a um local com condições mais adequadas. Além dessa adequação, o trabalho nas DSEIs também demanda uma compreensão dos costumes da comunidade.

“Estávamos levando a medicina do homem branco para uma área indígena, e isso traz conflitos de medicação. A ideia não era impor a medicina do homem branco, e sim contribuir e colaborar com o que eles já praticam na medicina deles. No caso de etnias com pajés, o médico só entrava na aldeia com autorização dele. Há grupos que não têm o costume de ter banheiro, outras que não têm construções. O médico se adaptava àquilo e fazia o trabalho de orientação, principalmente. Quando necessário, fazia intervenção mesmo, com tratamento medicamentoso, sempre com consentimento ou de forma compartilhada com os pajés e demais lideranças.”

As áreas contempladas pelo Mais Médicos na região Norte apresentam um perfil populacional heterogêneo. Além dos povos indígenas, há ribeirinhos, quilombolas e também muitas comunidades de agricultores. No sul do Pará, está localizada a comunidade Vila Estrela, no município de Cumaru do Norte, onde trabalha o enfermeiro Valdir dos Reis. Ele conta que a população local está desassistida desde a saída do médico cubano que lá estava.

“O doutor Humberto García está fazendo muita falta. Nossa unidade funciona de 7h às 11h e de 14h às 17h. Ele cumpria rigorosamente os horários, o que infelizmente não se via entre os brasileiros que passaram por aqui. Nós ficamos de sobreaviso para qualquer eventualidade, qualquer emergência que surgir no período noturno e finais de semana também. A população não precisava mais ir para outras cidades para fazer esse tipo de atendimento, porque aqui tinha.”

Com a partida do profissional cubano, Valdir só consegue prestar os atendimentos primários e encaminhar os pacientes para o hospital mais próximo, que fica a 120 quilômetros de distância, sendo 80 quilômetros em estrada de terra. A comunidade conta com uma ambulância antiga, desgastada e pouco confortável. Mesmo serviços mais básicos, como atestados e pedidos de exames, não vêm mais sendo oferecidos.

No edital do governo, foram abertas três vagas para o município de Cumaru do Norte, sendo uma delas justamente na Vila Estrela. Elas haviam sido preenchidas, entretanto os profissionais desistiram após conhecer a realidade do local. Hoje, o Brasil tem cerca de 5 mil médicos especializados em Saúde da Família, para atender a mais de 25 mil unidades de saúde. Marina Abreu, que estudou Medicina em Cuba, destaca a valorização que essa especialidade recebe no país caribenho.

“Antes de fazer outra especialização, todos os médicos que se formam em Cuba precisam fazer dois anos de residência em Saúde da Família. Além disso, o curso é completamente voltado para a medicina de família e comunidade. A disciplina de Medicina Geral e Integral é oferecida em todos os anos. Desde 2014 vem se tentando no Brasil fazer com que essa área seja a principal disciplina do curso, o que é feito desde sempre em Cuba.”

Além de prorrogar o prazo de apresentação dos médicos inscritos no edital até a próxima terça-feira, o Ministério da Saúde também estendeu a inscrição até este domingo. Houve picos de instabilidade no site, causados pelo grande número de acessos, o que pode ter ocasionado dificuldades no momento da inscrição. Estrangeiros formados no exterior e sem registro no Brasil também podem participar.

A DW Brasil entrou em contato com o Ministério da Saúde para indagar se há um planejamento específico da pasta para as áreas mais remotas que não vêm atraindo interesse dos médicos brasileiros. Até o fechamento da reportagem, não houve retorno.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança será inaugurado no Complexo Sandoval Dantas, com atendimento de 0 a 12 anos e estrutura com 17 leitos, emergência e brinquedoteca para cuidado infantil.
L
CREAS em Porto Velho: atendimento protege famílias em risco

CREAS em Porto Velho: atendimento protege famílias em risco

Unidade da Semias oferece acolhimento sigiloso e apoio a vítimas de violações de direitos, com atuação integrada à rede de proteção e acesso direto da população ao serviço.
L
Saúde de Rondônia: mais de 24 mil pessoas foram capacitadas em 2025

Saúde de Rondônia: mais de 24 mil pessoas foram capacitadas em 2025

Ações do Iespro qualificaram profissionais e comunidade, com foco em educação permanente no SUS, incluindo cursos, especializações e residências para fortalecer o atendimento em todo o estado.
L
Medicamentos em Governador Jorge Teixeira: Lebrinha empenha R$ 100 mil

Medicamentos em Governador Jorge Teixeira: Lebrinha empenha R$ 100 mil

Recurso solicitado pela Prefeitura será destinado à compra de medicamentos para reforçar o abastecimento da rede municipal de saúde e manter os atendimentos nas unidades do município.
L
Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames em Tarilândia

Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames em Tarilândia

Unidade móvel oferece mamografia, preventivo, triagem de pele e avaliação bucal; inscrições seguem até sexta-feira no distrito.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de sábado (17/1): descanso, reflexão e equilíbrio emocional

Horóscopo de sábado (17/1): descanso, reflexão e equilíbrio emocional

Previsões para sábado, 17 de janeiro de 2026, indicam um dia ideal para desacelerar, reorganizar emoções e fortalecer relações pessoais
L

MÁRCIO FRANK: A celebração da elite do Jiu-Jitsu e a outorga de graus que reverbera de Rondônia para o Mundo

Cerimônia realizada em Porto Velho reuniu faixas pretas, campeões e professores, reforçando a tradição da Família Márcio Frank e projetando Rondônia no cenário mundial do Jiu-Jitsu.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Refis 2026: Porto Velho reabre renegociação de dívidas

Refis 2026: Porto Velho reabre renegociação de dívidas

Após três anos sem renegociação, Prefeitura de Porto Velho abriu o Refis 2026 com descontos em juros e multas e prazo de adesão até 30 de abril.
L
Edital para ambulantes no Carnaval: Porto Velho abre 28 vagas

Edital para ambulantes no Carnaval: Porto Velho abre 28 vagas

Prefeitura de Porto Velho publicou edital para ambulantes atuarem no Mercado Cultural, com entrega de documentos até 23 de janeiro e sorteio dos homologados na Seinfra.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Deputado afirma que investimento integra repasse federal de R$ 4 milhões pago em 2025 para fortalecer a segurança em Rondônia; motocicletas aguardam regularização documental para entrarem em operação.
L
Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Coronel Chrisóstomo diz que decisão do STF foi desproporcional e afirma que já havia solicitado prisão domiciliar para Jair Bolsonaro, citando idade e saúde como fatores previstos em lei.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com pistola após tentativa de homicídio em RO

Adolescente é apreendido com pistola após tentativa de homicídio em RO

A Polícia Militar localizou o jovem de 16 anos com uma arma e equipamentos táticos durante buscas pelo autor dos disparos que feriram outro adolescente em uma oficina mecânica.
16
Adolescente de 17 anos é baleado enquanto trabalhava em RO

Adolescente de 17 anos é baleado enquanto trabalhava em RO

A vítima foi atacada a tiros dentro de um auto center na tarde desta sexta-feira e precisou ser transferida com urgência para o Hospital João Paulo II, em Porto Velho.
16
Polícia Rodoviária Federal prende motorista com arma ilegal em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal prende motorista com arma ilegal em Vilhena

O armamento e munições foram localizados em uma caminhonete na BR-174 após o condutor apresentar comportamento suspeito durante abordagem de rotina realizada pelos agentes.
12
Polícia Federal combate venda de cigarros ilegais em Rondônia

Polícia Federal combate venda de cigarros ilegais em Rondônia

A Operação Dissipar cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Ji-Paraná e Cacoal nesta sexta-feira, resultando na prisão de dois suspeitos envolvidos com contrabando e posse de arma.
10
Homem é preso após usar cartão furtado em compras no centro

Homem é preso após usar cartão furtado em compras no centro

Um apenado monitorado e um foragido da justiça foram capturados no bairro Pedrinhas, nesta sexta-feira, após a vítima rastrear compras feitas com cartões levados de um veículo arrombado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autoridades descartam fraude em concurso após prisão de delegada

Autoridades descartam fraude em concurso após prisão de delegada

Investigações indicam que a suspeita, detida por ligação com o PCC, teria sido cooptada pela facção enquanto advogava, sem sinais de irregularidades no processo seletivo.
L
Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

O Departamento de Estado dos EUA utilizou redes sociais para afirmar que o presidente Donald Trump prenderá e deportará estrangeiros que cometerem crimes em território americano.
L
Brasil quita R$ 2,2 bilhões em dívidas com organismos internacionais

Brasil quita R$ 2,2 bilhões em dívidas com organismos internacionais

O governo federal regularizou contribuições obrigatórias e pagamentos a bancos de desenvolvimento em 2025, garantindo o direito de voto e a influência diplomática do país.
L
Venda de motocicletas em 2025 atinge recorde histórico no Brasil

Venda de motocicletas em 2025 atinge recorde histórico no Brasil

O setor comercializou mais de 2,1 milhões de unidades no ano passado, registrando o melhor desempenho em 22 anos impulsionado pela mobilidade urbana.
L
Ibovespa atinge novo recorde impulsionado por cenário internacional

Ibovespa atinge novo recorde impulsionado por cenário internacional

A bolsa brasileira encerrou esta quinta-feira perto dos 166 mil pontos, acompanhando a queda do dólar, que recuou para R$ 5,36 após declarações de Donald Trump.
L
Após a morte de Lauro, dona Alvelina assumiu a responsabilidade de cuidar e zelar pela relíquia.

Pesquisador de Rondônia redescobre o sabre do Mal. Rondon, símbolo da história do Brasil

Relíquia atribuída ao marechal Rondon é preservada há gerações em comunidade indígena de Roraima e integra pesquisa histórica conduzida por estudioso de Rondônia
L

Um novo olhar para 2026

O 13º Salário e o Recomeço: Transformando Dívidas em Aprendizado e Prosperidade.
L
Controle parental: mãe acusa Google de “aliciar” crianças

Controle parental: mãe acusa Google de “aliciar” crianças

E-mail enviado a menores de 13 anos orienta como desativar a supervisão sem envolver os pais e viraliza após crítica de Melissa McKay, do Digital Childhood Institute.
L
Nota do Enem: Afya Ji-Paraná oferece até 100% de desconto

Nota do Enem: Afya Ji-Paraná oferece até 100% de desconto

Condição vale nesta sexta (16) até 21h e no sábado (17) até 18h, com vagas limitadas; descontos variam conforme a nota do Enem e não incluem Medicina.
L
INSS bloqueia R$ 2 bilhões do Banco Master por suspeita de fraude

INSS bloqueia R$ 2 bilhões do Banco Master por suspeita de fraude

A autarquia suspendeu o repasse de valores relativos a 254 mil contratos de empréstimos consignados após identificar falhas graves nas assinaturas eletrônicas e falta de transparência nos juros.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.