DOMINGO, 12/10/2025

L

Saúde

ATENDIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO TORNAM CENTRO DE REABILITAÇÃO REFERÊNCIA NA REDE PÚBLICA EM PORTO VELHO

Se eu pudesse falaria com o governador para construir mais uns três centros desses”, completou o caminhoneiro, que faz viagens para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Publicado em 

“Se você for dar uma nota de zero a mil para o Cero, dê mil”. Foi o que sugeriu o caminhoneiro Raimundo Barbosa, 66 anos, parando a equipe de reportagem que conversava com o fisioterapeuta Rodrigo Moreira Campos, coordenador geral  do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), unidade que integra a estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e que há quatro anos funciona na rua Petrolina, 9960, no bairro Mariana, na zona Leste de Porto Velho.

Sem saber que se tratava do coordenador da unidade a pessoa que acompanhava a reportagem, o senhor Raimundo, natural do Rio Grande do Norte, e que há 18 anos reside em Porto Velho, contou que chegou ao Cero “quase morto, pedindo a Deus para morrer”, sofrendo com dores na coluna como consequência de um acidente no caminhão que dirigia.

“O caminhão tombou comigo na estrada de Humaitá, em 2016, mas só em março deste ano procurei tratamento da coluna, quando quase não andava mais, e sofria com muitas dores. Hoje sou outra pessoa, e já irei pegar a estrada novamente amanhã (quinta-feira, dia 29). Por isso dou nota mil ao Cero, desde a entrada até o atendimento final com a equipe. Se eu pudesse falaria com o governador para construir mais uns três centros desses”, completou o caminhoneiro, que faz viagens para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O caminhoneiro observou, ainda, que além de ser atendido conseguiu duas cadeiras de roda, uma delas para o vizinho. “Temos que reconhecer este atendimento. Em que lugar a gente teria uma assistência como esta qualidade?”, questionou, ressaltando que o elogio era feito independente de estar ou não em frente ao coordenador, que acabara de conhecer.

Assim como Raimundo Barbosa, a dona de casa Maria Ferreira, 56, moradora do bairro Marcos Freire, também na Zona Leste, que faz fisioterapia após fraturar a tíbia (osso da canela) em uma queda, definiu o atendimento como excelente, enquanto Mary Cabral, 46, disse que desde o mês de outubro sai da Zona Sul da capital para fazer tratamento na patela (osso situado na parte anterior do joelho), que fraturou também após uma queda dentro de casa. “Se não fosse este centro, seria muito complicado para mim e para muitos que não têm recursos financeiros e iriam esperar uma vaga em outra unidade”, ponderou Mary.

Atendimento multiprofissional

Com 56 profissionais, dos quais aproximadamente 50% com nível superior em áreas, como fisioterapia ortopédica, fisioterapia neurológica, terapia ocupacional, fonoaudiologia (fonoterapia/disfagia/traqueostomia), psicologia adulto/pediátrico e psicopedagogia, e os demais dos setores administrativo e de apoio, o Centro de Reabilitação atendeu de janeiro até agosto deste ano a 7.488 pacientes, registrando uma média de 72.233 procedimentos, incluindo os serviços realizados pelo Núcleo Meios de Locomoção, que tem exclusividade no uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), devido à especificidade do trabalho realizado e à constante necessidade de tramitação de documentos entre às Regionais da Saúde instaladas em municípios polos do estado. É através desse núcleo, conforme Rodrigo Campos, que são distribuídos andadores, cadeiras motorizadas, monobloco, para obesos, entre outros, em parceria com as Irmãs Marcelina.

“Além da reabilitação, fazemos a análise dos laudos para obtenção dos meios auxiliares de locomoção”, disse Campos, adiantando que está sendo viabilizada, junto à Gerência de Projetos Especiais da (GPES/Sesau), a confecção de órteses dentro da estrutura do Cero, em parceria com as Marcelina.

O diretor explicou que, diferente de outras unidades, inclusive particulares, no Cero muitos pacientes também acabam recebendo atendimento multiprofissional, como por exemplo, fisioterapia com terapia ocupacional ou psicologia. “Vale salientar que não temos regulação, o agendamento é realizado na recepção da unidade através de livro de espera. Outra observação que deve ser feita é que priorizamos o atendimento psicológico para pessoas com deficiência já atendidas no local. Casos que possuem perfil do Caps {Centro de Atenção Psicossocial} são encaminhados a este serviço específico”, observou.

Como atividades interativas, ele citou que são promovidos eventos em datas especiais, como festa junina e Dia das Crianças

De acordo com o fisioterapeuta Flavio Maia, a maioria das pessoas atendidas no Cero é vítima de acidentes com motos e em idade laboral, o que acaba gerando prejuízo duplo, com a ausência no trabalho e a assistência médica via Sistema Único de Saúde (SUS), além das sequelas diversas. “A demanda é crescente”, lamentou.

Já a fonoaudióloga Elizandra Araújo, que atende crianças e adultos com problemas de disfagia (dificuldade de engolir) ou para aquisição da linguagem (dificuldade para falar), revelou que com o aumento da incidência de crianças autistas a maioria dos pais busca o serviço para melhorar a linguagem do filho. “Muitos pais ficam preocupados pelo fato de o filho demorar a falar. Mas esta preocupação só deve ocorrer após os dois anos de idade da criança, quando ela deve falar uma média de 200 palavras. Até um ano e meio é normal falar apenas 20”, orientou. Sobre o Cero, Elizandra ainda fez uma observação especial, lembrando que antes o tempo de espera pelo atendimento era de até dois anos, e hoje é de até 30 minutos. Isso devido à reestruturação promovida pela coordenação.

Solicitação de Meios auxiliares

Sobre os meios auxiliares de locomoção distribuídos pelo Centro de Reabilitação, o responsável pelo setor, Pedro Augusto de Oliveira, informou que devem ser solicitados com base em laudo Apac (Autorização de Procedimento Ambulatorial) emitido por médico ortopedista, neurologista, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, mediante apresentação de documentos pessoais, inclusive de comprovante de residência e Cartão do SUS. Para as pessoas que residem no interior do estado, ele orientou a se dirigem à Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhará o pedido às Regionais de Saúde, que por sua vez encaminharão para o Cero e as Irmãs Marcelina. “Em 60 dias úteis são entregues os equipamentos solicitados”, afirmou.

Para o coordenador do Cero, Rodrigo Campos, a distribuição desses equipamentos é um serviço social importante que o estado presta a este público que necessita de meios para se locomover, considerando que uma cadeira de rodas motorizada custa em torno de R$ 10 mil para pessoa física, enquanto uma simples chega a custar R$ 1 mil.

De janeiro a agosto foram dispensados andadores adulto e infantil (72), almofada com células de ar (6), bengalas canadenses (31), cadeiras de banho com encosto reclinável (7), cadeiras de banho com aro propulsor (7), cadeiras de banho com concha infantil (2), cadeiras de banho padrão (446), cadeiras de roda para tetraplégico adulto e infantil (118), cadeira de rodas monobloco (6), cadeiras de roda motorizada (17), cadeiras de roda padrão adulto e infantil (431), cadeiras de roda para obeso (15) e muletas auxiliares (33).

Recursos humanos

O Cero conta com uma equipe formada por fisioterapeutas (15), terapeutas ocupacionais (5) fonoaudiólogos (5) psicólogos (5), assistente social (1), técnico em enfermagem (7), técnico em órteses e prótese (1), auxiliar de serviços gerais (5), agente administrativo (2), motorista (5), reeducando (3), além do coordenador geral e adjunto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO reforça cuidados com a saúde no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Governo de RO reforça cuidados com a saúde no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Roda de conversa na Policlínica Oswaldo Cruz marcou o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, reunindo pacientes e profissionais do Programa da Obesidade, referência no estado.
L
Casos de coqueluche aumentam e levam a mortes entre crianças

Casos de coqueluche aumentam e levam a mortes entre crianças

Em 2024, mais de 2 mil casos foram registrados, com 14 óbitos, alerta Observatório de Saúde na Infância.
L
Fiocruz e UFMG firmam parceria para ampliar Centro Nacional de Vacinas

Fiocruz e UFMG firmam parceria para ampliar Centro Nacional de Vacinas

Cooperação vai fortalecer pesquisa em saúde e produção de imunobiológicos no país.
L
Vacina brasileira SpiN-TEC avança em testes e fortalece ciência nacional

Vacina brasileira SpiN-TEC avança em testes e fortalece ciência nacional

Ministra Luciana Santos destaca autonomia tecnológica e produção 100% nacional para combater a covid-19.
L
Brasil registra 29 casos confirmados de intoxicação por metanol

Brasil registra 29 casos confirmados de intoxicação por metanol

Ministério da Saúde investiga 12 óbitos relacionados a ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ramon da Silva Cunha Vargas

Homenagem a Ramon da Silva Cunha Vargas, 44, eletricista dedicado e homem de fé, lembrado pelo amor à família, ao futebol e à pescaria, com despedida em Porto Velho e cortejo ao Recanto da Paz.
L

Agenda News recebe Bruno Ferreira, do Buba Burgers

Bruno Ferreira participa do Agenda News e fala sobre a inauguração da loja física do Buba Burgers, hamburgueria que está conquistando Porto Velho.
L

Telona garantida: promoção leva fãs ao cinema com ingressos gratuitos

Na última sexta-feira (10), quem comemorou foi Maria Jéssica Barbosa da Frota, identificada pelo final do telefone 7208.
L

Promoção Cine Araújo: Sexta-feira com cheirinho de pipoca e emoção na telona? Temos!

Sexta-feira com cheirinho de pipoca e muita diversão! News Rondônia e Cine Araújo vão sortear pares de ingressos toda semana para você viver momentos incríveis no cinema.
L

MOMENTO AGRO: Gleidson Schubert e a revolução da genética Jersey em Rondônia

A trajetória de Gleidson Schubert revela como tecnologia, genética e gestão eficiente estão transformando a pecuária leiteira em Rondônia com foco na raça Jersey e sustentabilidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Dr. Gilber no Giro News: bastidores da política, desafios de gestão e planos para 2026

Em conversa franca, o vereador Dr. Gilber fala de prevenção às chuvas, transporte público, regularização fundiária, apoio ao esporte e relação com o prefeito Léo Moraes, defendendo gestão técnica e diálogo.
L

Vereador Dr. Gilber e secretário da Seinfra percorrem Porto Velho para diagnosticar obras emergenciais antes do início do período chuvoso

Em ação conjunta, Dr. Gilber e Thiago Catanhede vistoriaram bairros da capital para identificar pontos críticos e garantir intervenções preventivas, evitando alagamentos e transtornos à população.
L

Vereador Dr. Gilber visita linha C-10 na BR-319 e se compromete a cobrar melhorias na estrada junto à Prefeitura

Durante visita técnica à linha C-10, Dr. Gilber ouviu moradores, constatou a situação precária da via e garantiu que levará as demandas à Prefeitura para viabilizar ações emergenciais de recuperação.
L
Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Ministro solicitou mais tempo para analisar recurso que tenta derrubar decisão que tornou Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes.
L
Sílvia Cristina reúne mulheres que venceram o câncer em podcast especial

Sílvia Cristina reúne mulheres que venceram o câncer em podcast especial

Deputada conduziu o Podcast A Vida é Rosa, que destacou histórias de superação e conscientização sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado é socorrido em estado grave após engolir drogas em presídio de Porto Velho

Detento passou mal durante operação da Polícia Penal no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso (603) neste sábado (11).
12
Homem é sequestrado e espancado com perna manca no centro de Porto Velho

Homem é sequestrado e espancado com perna manca no centro de Porto Velho

Vítima de 34 anos foi levada por criminosos até a Estrada do Belmont, onde foi amarrada e agredida antes de ser abandonada no local.
14
Mulher fica ferida após colisão entre moto e carro de aplicativo em Porto Velho

Mulher fica ferida após colisão entre moto e carro de aplicativo em Porto Velho

Acidente no cruzamento das Avenidas Pinheiro Machado e Rio Madeira deixou motociclista ferida.
12
Homem é baleado no Orgulho do Madeira

Homem é baleado no Orgulho do Madeira

Vítima de 36 anos foi socorrida ao Hospital João Paulo II após ser atingida por disparos.
12
Acidente de moto deixa dois homens, uma mulher e uma criança feridos na Cidade do Lobo

Acidente de moto deixa dois homens, uma mulher e uma criança feridos na Cidade do Lobo

Colisão entre duas motocicletas na Rua Emílio Feitosa provocou ferimentos em quatro pessoas, incluindo uma criança de 5 anos, na tarde deste sábado (11).
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa no Parque da Cidade encanta mais de 30 mil pessoas com show gratuito do Mundo Bita

Festa no Parque da Cidade encanta mais de 30 mil pessoas com show gratuito do Mundo Bita

Evento em comemoração ao Dia das Crianças reuniu famílias no Parque da Cidade com atrações gratuitas, sorteios e espaço inclusivo neste sábado (11).
L
Abertura dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025 emociona público em Ji-Paraná

Abertura dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025 emociona público em Ji-Paraná

Cerimônia no Ginásio Gerivaldão celebrou tradição, esportistas e lançou o mascote oficial Tambajir na noite de sexta-feira (10).
L
Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Estado conquistou o 3º lugar no Prêmio Mérito & Talento, da ABBTUR, em evento realizado no Rio de Janeiro, destacando-se pelas ações estratégicas e investimentos no setor.
L
Carro invade loja de instrumentos e motorista foge no Centro de Porto Velho

Motorista invade loja com carro e causa destruição após dívida de R$250 mil em Porto Velho

Após a ação, o suspeito fugiu com o apoio de comparsas em outro veículo.
10

ABRACADABRA: A palavra mágica da cura e proteção

Mais do que uma palavra mágica de contos infantis, Abracadabra carrega séculos de tradição esotérica. Das ordens herméticas à Magia do Caos, seu uso ritualístico envolve vibração, intenção e poder transformador.
L

Requerimento de Outorga: INSTITUTO DE PREV DOS SERV PUBLICOS DO EST DE RONDONIA

OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Polícia Penal flagra mulher com 43 porções de drogas no Presídio 603

Polícia Penal flagra mulher com 43 porções de drogas no Presídio 603

Ação ocorreu na manhã deste sábado (11), em Porto Velho, e resultou na prisão de duas mulheres que tentavam levar entorpecentes para dentro da unidade prisional.
10

22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: IFRO destaca cultura oceânica e inovação em Porto Velho

Com o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o câmpus Porto Velho Zona Norte do IFRO promove oficinas, palestras e experiências imersivas que conectam ciência e sociedade.
L
Briga termina em tentativa de homicídio na feira livre de Porto Velho

Briga termina em tentativa de homicídio na feira livre de Porto Velho

Homem foi esfaqueado na barriga após discussão na feira livre localizada no cruzamento da Rua Jaci-Paraná com Buenos Aires, na capital.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.