SÁBADO, 17/01/2026

Em destaque

L

Saúde

ATENDIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO TORNAM CENTRO DE REABILITAÇÃO REFERÊNCIA NA REDE PÚBLICA EM PORTO VELHO

Se eu pudesse falaria com o governador para construir mais uns três centros desses”, completou o caminhoneiro, que faz viagens para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Publicado em 

“Se você for dar uma nota de zero a mil para o Cero, dê mil”. Foi o que sugeriu o caminhoneiro Raimundo Barbosa, 66 anos, parando a equipe de reportagem que conversava com o fisioterapeuta Rodrigo Moreira Campos, coordenador geral  do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), unidade que integra a estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e que há quatro anos funciona na rua Petrolina, 9960, no bairro Mariana, na zona Leste de Porto Velho.

Sem saber que se tratava do coordenador da unidade a pessoa que acompanhava a reportagem, o senhor Raimundo, natural do Rio Grande do Norte, e que há 18 anos reside em Porto Velho, contou que chegou ao Cero “quase morto, pedindo a Deus para morrer”, sofrendo com dores na coluna como consequência de um acidente no caminhão que dirigia.

“O caminhão tombou comigo na estrada de Humaitá, em 2016, mas só em março deste ano procurei tratamento da coluna, quando quase não andava mais, e sofria com muitas dores. Hoje sou outra pessoa, e já irei pegar a estrada novamente amanhã (quinta-feira, dia 29). Por isso dou nota mil ao Cero, desde a entrada até o atendimento final com a equipe. Se eu pudesse falaria com o governador para construir mais uns três centros desses”, completou o caminhoneiro, que faz viagens para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O caminhoneiro observou, ainda, que além de ser atendido conseguiu duas cadeiras de roda, uma delas para o vizinho. “Temos que reconhecer este atendimento. Em que lugar a gente teria uma assistência como esta qualidade?”, questionou, ressaltando que o elogio era feito independente de estar ou não em frente ao coordenador, que acabara de conhecer.

Assim como Raimundo Barbosa, a dona de casa Maria Ferreira, 56, moradora do bairro Marcos Freire, também na Zona Leste, que faz fisioterapia após fraturar a tíbia (osso da canela) em uma queda, definiu o atendimento como excelente, enquanto Mary Cabral, 46, disse que desde o mês de outubro sai da Zona Sul da capital para fazer tratamento na patela (osso situado na parte anterior do joelho), que fraturou também após uma queda dentro de casa. “Se não fosse este centro, seria muito complicado para mim e para muitos que não têm recursos financeiros e iriam esperar uma vaga em outra unidade”, ponderou Mary.

Atendimento multiprofissional

Com 56 profissionais, dos quais aproximadamente 50% com nível superior em áreas, como fisioterapia ortopédica, fisioterapia neurológica, terapia ocupacional, fonoaudiologia (fonoterapia/disfagia/traqueostomia), psicologia adulto/pediátrico e psicopedagogia, e os demais dos setores administrativo e de apoio, o Centro de Reabilitação atendeu de janeiro até agosto deste ano a 7.488 pacientes, registrando uma média de 72.233 procedimentos, incluindo os serviços realizados pelo Núcleo Meios de Locomoção, que tem exclusividade no uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), devido à especificidade do trabalho realizado e à constante necessidade de tramitação de documentos entre às Regionais da Saúde instaladas em municípios polos do estado. É através desse núcleo, conforme Rodrigo Campos, que são distribuídos andadores, cadeiras motorizadas, monobloco, para obesos, entre outros, em parceria com as Irmãs Marcelina.

“Além da reabilitação, fazemos a análise dos laudos para obtenção dos meios auxiliares de locomoção”, disse Campos, adiantando que está sendo viabilizada, junto à Gerência de Projetos Especiais da (GPES/Sesau), a confecção de órteses dentro da estrutura do Cero, em parceria com as Marcelina.

O diretor explicou que, diferente de outras unidades, inclusive particulares, no Cero muitos pacientes também acabam recebendo atendimento multiprofissional, como por exemplo, fisioterapia com terapia ocupacional ou psicologia. “Vale salientar que não temos regulação, o agendamento é realizado na recepção da unidade através de livro de espera. Outra observação que deve ser feita é que priorizamos o atendimento psicológico para pessoas com deficiência já atendidas no local. Casos que possuem perfil do Caps {Centro de Atenção Psicossocial} são encaminhados a este serviço específico”, observou.

Como atividades interativas, ele citou que são promovidos eventos em datas especiais, como festa junina e Dia das Crianças

De acordo com o fisioterapeuta Flavio Maia, a maioria das pessoas atendidas no Cero é vítima de acidentes com motos e em idade laboral, o que acaba gerando prejuízo duplo, com a ausência no trabalho e a assistência médica via Sistema Único de Saúde (SUS), além das sequelas diversas. “A demanda é crescente”, lamentou.

Já a fonoaudióloga Elizandra Araújo, que atende crianças e adultos com problemas de disfagia (dificuldade de engolir) ou para aquisição da linguagem (dificuldade para falar), revelou que com o aumento da incidência de crianças autistas a maioria dos pais busca o serviço para melhorar a linguagem do filho. “Muitos pais ficam preocupados pelo fato de o filho demorar a falar. Mas esta preocupação só deve ocorrer após os dois anos de idade da criança, quando ela deve falar uma média de 200 palavras. Até um ano e meio é normal falar apenas 20”, orientou. Sobre o Cero, Elizandra ainda fez uma observação especial, lembrando que antes o tempo de espera pelo atendimento era de até dois anos, e hoje é de até 30 minutos. Isso devido à reestruturação promovida pela coordenação.

Solicitação de Meios auxiliares

Sobre os meios auxiliares de locomoção distribuídos pelo Centro de Reabilitação, o responsável pelo setor, Pedro Augusto de Oliveira, informou que devem ser solicitados com base em laudo Apac (Autorização de Procedimento Ambulatorial) emitido por médico ortopedista, neurologista, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, mediante apresentação de documentos pessoais, inclusive de comprovante de residência e Cartão do SUS. Para as pessoas que residem no interior do estado, ele orientou a se dirigem à Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhará o pedido às Regionais de Saúde, que por sua vez encaminharão para o Cero e as Irmãs Marcelina. “Em 60 dias úteis são entregues os equipamentos solicitados”, afirmou.

Para o coordenador do Cero, Rodrigo Campos, a distribuição desses equipamentos é um serviço social importante que o estado presta a este público que necessita de meios para se locomover, considerando que uma cadeira de rodas motorizada custa em torno de R$ 10 mil para pessoa física, enquanto uma simples chega a custar R$ 1 mil.

De janeiro a agosto foram dispensados andadores adulto e infantil (72), almofada com células de ar (6), bengalas canadenses (31), cadeiras de banho com encosto reclinável (7), cadeiras de banho com aro propulsor (7), cadeiras de banho com concha infantil (2), cadeiras de banho padrão (446), cadeiras de roda para tetraplégico adulto e infantil (118), cadeira de rodas monobloco (6), cadeiras de roda motorizada (17), cadeiras de roda padrão adulto e infantil (431), cadeiras de roda para obeso (15) e muletas auxiliares (33).

Recursos humanos

O Cero conta com uma equipe formada por fisioterapeutas (15), terapeutas ocupacionais (5) fonoaudiólogos (5) psicólogos (5), assistente social (1), técnico em enfermagem (7), técnico em órteses e prótese (1), auxiliar de serviços gerais (5), agente administrativo (2), motorista (5), reeducando (3), além do coordenador geral e adjunto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A fundação inicia testes com o medicamento lenacapavir, aplicado semestralmente, para avaliar a viabilidade de sua incorporação futura ao Sistema Único de Saúde.
L
Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

O marco histórico completa meia década neste sábado (17), relembrando o momento em que a primeira dose foi aplicada em São Paulo e deu início à queda drástica de mortes.
L
Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Ação do MPRO pede criação da Política Municipal de Assistência Farmacêutica e medidas como transparência do estoque online e ampliação de farmacêuticos na rede do SUS.
L
Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança será inaugurado no Complexo Sandoval Dantas, com atendimento de 0 a 12 anos e estrutura com 17 leitos, emergência e brinquedoteca para cuidado infantil.
L
CREAS em Porto Velho: atendimento protege famílias em risco

CREAS em Porto Velho: atendimento protege famílias em risco

Unidade da Semias oferece acolhimento sigiloso e apoio a vítimas de violações de direitos, com atuação integrada à rede de proteção e acesso direto da população ao serviço.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

A atleta da equipe Irmãos Olímpio garantiu o título em Lisboa após superar dificuldades financeiras para viajar até Portugal e representar o estado em competição internacional.
L
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

O concurso 2.961 acontece na noite deste sábado em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até as 20h30 em casas lotéricas ou pelos canais digitais da Caixa.
L
Horóscopo de sábado (17/1): descanso, reflexão e equilíbrio emocional

Horóscopo de sábado (17/1): descanso, reflexão e equilíbrio emocional

Previsões para sábado, 17 de janeiro de 2026, indicam um dia ideal para desacelerar, reorganizar emoções e fortalecer relações pessoais
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso após deportação dos EUA

Brasileiro condenado pela Justiça de Rondônia foi localizado no exterior, deportado e capturado em Minas Gerais após cooperação entre PF, TJ/RO e INTERPOL.
18
Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Jovem é preso e adolescente apreendido com seis coquetéis molotov em Porto Velho

Dupla foi flagrada com artefatos incendiários prontos para ataque contra empresa de internet; ação estaria ligada a dívida com facção criminosa.
14
Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Colisão entre duas Honda Biz deixa uma condutora ferida em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no bairro Beira Rio; vítima recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada para avaliação médica.
12
Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Empresário desaparece no rio Urupá durante pescaria em Tancredópolis

Homem caiu na água ao lançar tarrafa no distrito de Alvorada do Oeste; buscas foram retomadas neste sábado com apoio do Corpo de Bombeiros.
16
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma discussão motivada pela programação da televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado em uma instituição de acolhimento no bairro Mariana.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Tragédia na BR-364: morador de Novo Horizonte morre ao capotar carro

Acidente ocorreu próximo a Vilhena quando caminhoneiro seguia para visitar o filho internado após cirurgia; vítima perdeu o controle do veículo ao passar por poça d’água.
18
Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Facções impõem mortes “espetaculosas” e são alvo de operações em RO e MT

Execuções transmitidas ao vivo e tribunais do crime motivam ações policiais; adolescente de 16 anos foi torturada e morta após decisão de facção.
16
Moradores ameaçam “corretivo” após ladrão ser flagrado invadindo carros no centro de Vilhena

Moradores ameaçam “corretivo” após ladrão ser flagrado invadindo carros no centro de Vilhena

Suspeito foi filmado pela segunda vez praticando furtos; em caso anterior, chegou a ser perseguido por uma das vítimas.
14
Alegando ser CAC, homem é preso pela PRF com arma irregular na BR-174, em Vilhena

Alegando ser CAC, homem é preso pela PRF com arma irregular na BR-174, em Vilhena

Suspeito não apresentou documentação e revólver calibre .38 foi encontrado escondido em veículo durante fiscalização.
14
Família de Rondônia é ligada a adolescente que usou uniforme nazista em formatura no RN

Família de Rondônia é ligada a adolescente que usou uniforme nazista em formatura no RN

Caso envolvendo jovem de 13 anos viralizou no país, gerou repúdio nacional e pode resultar em responsabilização criminal e familiar.
12
“Gracinha para aparecer” termina em perseguição e prisão em Vilhena

“Gracinha para aparecer” termina em perseguição e prisão em Vilhena

Motociclista de 18 anos empinou moto em frente ao Park Shopping, desobedeceu ordem de parada e confessou que provocou a PM para chamar atenção.
12
Nem cadeado segura: ladrão furta bicicleta no centro de Vilhena

Nem cadeado segura: ladrão furta bicicleta no centro de Vilhena

Crime foi registrado por câmeras de segurança em frente a uma farmácia; vítima é operador de caixa e só percebeu o furto ao sair do trabalho.
14
Casal é preso após roubar adolescentes e tentar assaltar motoboy

Casal é preso após roubar adolescentes e tentar assaltar motoboy

O crime ocorreu na noite de sexta-feira na zona sul de Porto Velho e terminou com a perseguição feita por uma das vítimas, que conseguiu imobilizar os suspeitos até a PM chegar.
14
BBB 26: descuido íntimo de Pedro viraliza e explode nas redes

BBB 26: descuido íntimo de Pedro viraliza e explode nas redes

Participante do BBB 26 aparece nu ao sair do banheiro, imagens se espalham nas redes sociais e reacendem debates sobre exposição, comportamento e polêmicas envolvendo o brother.
L
Subway Surfers City: tudo o que sabemos sobre a próxima febre mobile

Subway Surfers City: tudo o que sabemos sobre a próxima febre mobile

Sequência do clássico endless runner chega grátis em 26 de fevereiro de 2026 para Android e iOS, com novos cenários, modos de jogo e mais foco em exploração.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.