No próximo dia 07/07/2018 uma equipe do Hospital Santa Marcelina em parceria com a Polícia Rodoviária Federale a ONG Holandesa NHR Brasil estará realizando uma campanha de conscientização na Br 364, para o combate da Hanseníase.
“ Estaremos com uma equipe de 25 pessoas, sendo 12 profissionais do hospital e 13 pacientes do grupo de autocuidado. A estratégia é abordar o máximo de pessoas e distribuir um kit com panfletos sobreos principais sintomas, tratamento e combate ao preconceito” informa Cleumar Nascimento, enfermeiro responsável pelo programa de Hanseníase do Santa Marcelina.Ao todo 500 kits estão preparados para distribuição.
O Hospital Santa Marcelina é referência estadual no tratamento da doença e diversas ações estão programadas para acontecer nesse mês de julho.
Nascimento comenta ainda que dia 07 de julho é o dia Estadual de Mobilização para Controle da Hanseníase no Estado de Rondônia.
Além dessa ação, entre os dias 16 e 20 de julho o hospital realizará a 14ª Oficina de Reabilitação Física e Cirúrgica da Hanseníase em Rondônia que tem por objetivo capacitar profissionais da saúde de Rondônia e de vários estados do Brasil como Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Norte. Em todo o decorrer do mês de julho, várias palestraspara a comunidade estão agendadas.
“ O mês de julho realmente é todo dedicado ao combate a e ao tratamento da hanseníase.Estamos trabalhando em várias frentes:a estratégia da panfletagem é trabalhar diretamente com a população e com a oficina disseminar conhecimento e preparar profissionais de saúde para oferecer a quem precisa um tratamento de referência.” Reafirma Cleumar.
O Hospital participará também da cerimônia oficial de lançamento da campanha estadual agendada para dia 06/07/2018 no CPA- Centro Político e Administrativo de Rondônia coordenada pela AGEVISA. O coral do hospital será a principal atração cultural da cerimônia.
Contatos :
Wania Evangelista – Assessora de Comunicação (69) 98115-8792
Cleumar Nascimento – Coordenador do Prog. De Hanseníase (69) 98150-0009
CRONOGRAMA DAS AÇÕES
Ação : Pit Stop
Data : 07/07/2018
Horário: dás 09 às 11H
Local : Posto da Polícia Rodoviária Federal da BR 364 próximo a Candeias;
Ação : 14ª Oficina de Reabilitação Física e Cirúrgica da Hanseníase em Rondônia
Data da Abertura : 16/07/2018 às 08h
Participantes: Clínicos gerais, Cirurgiões ortopedista, Dermatologistas, Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, Enfermeiros, Técnicos de Enfermeiros e estudantes da área da saúde de Rondônia e de vários estados do Brasil como Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Norte.
Informações adicionais
SITUAÇÃO ATUAL DA HANSENÍASE EM RONDÔNIA
Rondônia apresenta indicadores epidemiológicos que expressam a magnitude da doença no estado. A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde preconizam que uma área é considerada sob controle quando há o registro de 10 ou menos casos de hanseníase em 100.000 hab. Em 2017 Rondônia apresentou coeficiente de detecção de 28,9/100.000 habitantes, que lhe confere a classificação de risco, muito alto, conforme parâmetros do Ministério da Saúde. Outro indicador importante é o coeficiente de detecção em crianças (menores de 15 anos), que em 2017 foi de 5,8 casos/100.000hab, que nos coloca em situação de risco muito alto (2,50 a 4,99/100.000 hab. em menor de 15 anos).
Em 2017 o estado de Rondônia atingiu os seguintes indicadores operacionais:
Ø Proporção de cura nos anos da Coorte: 91,9%
Ø Proporção de contatos intradomiciliares examinados entre os registrados: 87,7%.
SOBRE A DOENÇA – A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível e de notificação compulsória. Possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae, capaz de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), apesar da baixa patogenicidade poucos adoecem. Tem predileção pela pele e nervos periféricos, podendo cursar com surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas.
AÇÕES ALUSIVAS AO DIA ESTADUAL: Por ocasião da Mobilização do dia Estadual, uma série de atividades será realizada na capital, começando no dia 6, às 08h, no Pátio do Palácio Rio Madeira, numa parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN e a participação do Mister Brasil Mundo 2016, Carlos Wilton Teodoro Franco, o qual representará o Brasil no concurso Mister Mundo em janeiro de 2019, e que vem atuando como embaixador junto ao Morhan na luta contra a doença em 190 países.
O Programa Estadual de Controle da Hanseníase desenvolve ações em conjunto com os municípios tais como: capacitação para Estratégia de Saúde da Família (ESF); atualização de profissionais por meio de Fórum e Seminário; supervisão em municípios com apoio técnico e logístico; mutirão de atendimento nos municípios com problemas operacionais e de importância epidemiológica, entre outros.