SEXTA-FEIRA, 16/01/2026

Em destaque

L

Saúde

CARRETA DA SAÚDE LEVA INFORMAÇÕES E ATENDIMENTO MÉDICO PARA COMBATER A HANSENÍASE AOS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA

Salatiel Pereira Viana venceu a hanseníase e hoje ajuda outras pessoas a identificar e combater a doença

Publicado em 

Tudo começou com o surgimento de algumas manchas nas costas, que se assemelhavam a um problema dermatológico bem comum na região norte e é popularmente conhecido como “pano branco”. O primeiro sintoma foi identificado pelo pai de Salatiel Pereira Viana, 19, estudante de Técnicas de Enfermagem. “Meu pai me levou ao médico e foi receitado remédio para verme”, lembra. “Após um tempo, as manchas permaneciam lá, mas eu não dava muita atenção porque era difícil de enxergar. Aí percebi que apareceram, também, na região peitoral, essa era uma mancha estranha avermelhada e que inchava quando eu suava. Ficamos preocupados e fomos ao médico mais uma vez, fiz os exames e foi constatado que eu estava com hanseníase”, relata.

A descoberta da doença foi em maio de 2014, por meio de consulta no Centro de Especialidades Médicas (CEM), em Porto Velho, Salatiel descobriu que estava com hanseníase multibacilar e iniciou o tratamento com medicação, processo que pode ser sofrido para alguns pacientes: “alguns pacientes reagem mal ao medicamento e outros passam pelo tratamento tranquilamente, como se nada estivesse acontecendo”, esclarece Adriani Castro, coordenadora municipal de Hanseníase. Mas não foi assim com Salatiel. O rapaz lembra que sofria bastante, até mesmo com a mínima exposição ao sol, “a pele ficava irritada, formavam bolhas, que às vezes se tornavam feridas, elas desenvolviam crostas quando estavam sarando”, detalha. Mas o jovem estava determinado a vencer a doença e tomou uma postura positiva: “eu nunca tive vergonha de dizer que estava com hanseníase e sempre deixei claro para as pessoas que estava medicado, e por isso não existia risco de contágio. Estudei tudo sobre hanseníase e nunca me deixei abater pela doença”, narra.

A afirmativa de Salatiel faz Adriani lembrar de um ponto muito importante para quem faz tratamento para combater a hanseníase: “nunca deixar de tomar os remédios. Mesmo que existam pacientes mais sensíveis ao medicamento, eles são fundamentais para a cura”, ressalta.

Salatiel faz parte de um número de pacientes que convivia de maneira quase invisível com a doença, isso porque a hanseníase se manifesta de maneira sutil, se a pessoa não observar com critério, a mancha, que indica a presença da doença, pode passar despercebida. “A mancha pode ser esbranquiçada, ou caroços acastanhados ou avermelhados. Há casos que a pessoa confunde com pano branco ou micose”, informa Helen Carioca, coordenadora estadual de Hanseníase. “Um dos principais sintomas, que diferencia da micose é a perda de sensibilidade no local da mancha”, orienta.

Preocupado com uma mancha acastanhada que surgiu nas costas, Ananias Cardoso, 33, procurou atendimento médico na Carreta da Saúde Hanseníase, que na quarta-feira, 04, estava estacionada no bairro Socialista, na zona Leste de Porto Velho. “Fiquei preocupado porque ouvi falar que causa dormência e sinto esse sintoma também”, relata. Ananias passou pela triagem e aguardava a realização do exame de baciloscopia, realizado pelos técnicos da Unidade Itinerante, quando o paciente apresenta manchas no corpo. “Os atendimentos são clínicos, o paciente passa pela triagem e quando é necessário a baciloscopia é realizada”, explica Vilson Lopes, bioquímico. Os atendimentos por meio da Carreta da Saúde Hanseníase foram realizados nos dias 03 e 04 na zona Leste e na região foram diagnosticados cinco casos de hanseníase.

Os moradores da zona Leste compareceram ao convite para o atendimento médico oferecido na Carreta da Saúde Hanseníase, nos dois dias de consultas, mais de 200 moradores receberam atendimentos. E estão certos. O registro da doença é elevado no Brasil, que é o segundo país no mundo com maior índice da doença, só perde para a Índia nas estatísticas. Rondônia ocupa a 6ª posição no ranking da doença, no ano passado foram confirmados 517 casos no Estado, somente este ano, até o dia 30 de junho foram 222 casos confirmados, sendo 11 em pessoas menores de 15 anos.

A dermatologista Maria Kátia Gomes explica que a transmissão da hanseníase é por via aérea, por exposição de pequenas gotículas de saliva, mas o contágio geralmente ocorre por convivência por tempo prolongado com pessoa que não trata da doença. “A cada 100 pessoas, 10 desenvolvem a doença”, diz.

A carreta da Saúde Hanseníase é disponibilizada pela Fundação Novartis, em parceria com o governo do Estado e do Ministério da Saúde, a Unidade de Saúde Itinerante conta com cinco consultórios, um laboratório e atendimento por equipes que compõem o programa Saúde da Família. “Um dos objetivos dessa ação é descentralizar os atendimentos das Unidades de Referência e aproximar da comunidade, ao mesmo treinar as equipes das Unidades de Saúde Básica para o reconhecimento da doença de maneira precoce. Nos dois dias de atendimento no bairro Socialista, por exemplo, diagnosticamos cinco casos em estágio inicial da doença, que se não fossem detectados agora poderiam ser diagnosticados alguns anos a frente, numa fase muito mais grave”, detalha Maria Kátia.

A hanseníase tem cura e o tratamento dura em média de seis meses a um ano, feitos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Salatiel Pereira Viana fez o tratamento de maneira persistente e passou por acompanhamento médico por aproximadamente dois anos, foi nas idas e vindas aos consultórios que descobriu que tinha vocação para atuar na área da Saúde, hoje ele ajuda outras pessoas a buscarem tratamento para essa e para outras doenças. Na Carreta da Saúde Hanseníase, ele atuou juntamente com outros profissionais, no atendimento ao público que buscou informações e atendimento para combater os sintomas da hanseníase, um mal secular, mas que ainda afeta milhares de pessoas no mundo.

As ações da Carreta terão continuidade em Porto Velho, com atendimentos no bairro Castanheira, na zona Sul, no dia 05/07, das 8h às 17h, e no Palácio Rio Madeira, no dia 06/07, no período da manhã. As ações terão continuidade em outros 17 municípios de Rondônia. A dica de Helen Carioca, coordenadora estadual de Hanseníase é: “com manchas ou sem manchas, compareça à Carreta da Saúde Hanseníase, nos dias de atendimento, para buscar mais informações, e assim ajudar outras pessoas a identificarem e combater a doença”, finaliza.

 

Texto: Mineia Capistrano

Fotos: Ésio Mendes

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança: Prefeitura de Jaru inaugura nova unidade

Hospital da Criança será inaugurado no Complexo Sandoval Dantas, com atendimento de 0 a 12 anos e estrutura com 17 leitos, emergência e brinquedoteca para cuidado infantil.
L
CREAS em Porto Velho: atendimento protege famílias em risco

CREAS em Porto Velho: atendimento protege famílias em risco

Unidade da Semias oferece acolhimento sigiloso e apoio a vítimas de violações de direitos, com atuação integrada à rede de proteção e acesso direto da população ao serviço.
L
Saúde de Rondônia: mais de 24 mil pessoas foram capacitadas em 2025

Saúde de Rondônia: mais de 24 mil pessoas foram capacitadas em 2025

Ações do Iespro qualificaram profissionais e comunidade, com foco em educação permanente no SUS, incluindo cursos, especializações e residências para fortalecer o atendimento em todo o estado.
L
Medicamentos em Governador Jorge Teixeira: Lebrinha empenha R$ 100 mil

Medicamentos em Governador Jorge Teixeira: Lebrinha empenha R$ 100 mil

Recurso solicitado pela Prefeitura será destinado à compra de medicamentos para reforçar o abastecimento da rede municipal de saúde e manter os atendimentos nas unidades do município.
L
Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames em Tarilândia

Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames em Tarilândia

Unidade móvel oferece mamografia, preventivo, triagem de pele e avaliação bucal; inscrições seguem até sexta-feira no distrito.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Refis 2026: Porto Velho reabre renegociação de dívidas

Refis 2026: Porto Velho reabre renegociação de dívidas

Após três anos sem renegociação, Prefeitura de Porto Velho abriu o Refis 2026 com descontos em juros e multas e prazo de adesão até 30 de abril.
L
Edital para ambulantes no Carnaval: Porto Velho abre 28 vagas

Edital para ambulantes no Carnaval: Porto Velho abre 28 vagas

Prefeitura de Porto Velho publicou edital para ambulantes atuarem no Mercado Cultural, com entrega de documentos até 23 de janeiro e sorteio dos homologados na Seinfra.
L
Chamada Escolar 2026: matrículas estaduais começam dia 19

Chamada Escolar 2026: matrículas estaduais começam dia 19

Matrícula online da rede estadual de Rondônia ocorre de 19 a 23 de janeiro, pelo site da Seduc, para garantir acesso às vagas e permitir que estudantes ingressem ou continuem os estudos na rede pública.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Deputado afirma que investimento integra repasse federal de R$ 4 milhões pago em 2025 para fortalecer a segurança em Rondônia; motocicletas aguardam regularização documental para entrarem em operação.
L
Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Coronel Chrisóstomo diz que decisão do STF foi desproporcional e afirma que já havia solicitado prisão domiciliar para Jair Bolsonaro, citando idade e saúde como fatores previstos em lei.
L
Dra. Taíssa: governo é cobrado por convocação na Polícia Civil

Dra. Taíssa: governo é cobrado por convocação na Polícia Civil

Requerimento 3530/2025 pede cronograma e dados sobre novas convocações do concurso da Polícia Civil em Rondônia, citando demora, déficit de efetivo e necessidade de transparência.
L
Dra. Taíssa: plataforma gratuita prepara alunos para o Enem

Dra. Taíssa: plataforma gratuita prepara alunos para o Enem

Indicação 15325/26 propõe cooperação entre Seduc e Setic para criar uma plataforma online gratuita, voltada ao ensino médio estadual, com aulas, simulados e trilhas personalizadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente de 17 anos é baleado enquanto trabalhava em RO

Adolescente de 17 anos é baleado enquanto trabalhava em RO

A vítima foi atacada a tiros dentro de um auto center na tarde desta sexta-feira e precisou ser transferida com urgência para o Hospital João Paulo II, em Porto Velho.
16
Polícia Rodoviária Federal prende motorista com arma ilegal em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal prende motorista com arma ilegal em Vilhena

O armamento e munições foram localizados em uma caminhonete na BR-174 após o condutor apresentar comportamento suspeito durante abordagem de rotina realizada pelos agentes.
12
Polícia Federal combate venda de cigarros ilegais em Rondônia

Polícia Federal combate venda de cigarros ilegais em Rondônia

A Operação Dissipar cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Ji-Paraná e Cacoal nesta sexta-feira, resultando na prisão de dois suspeitos envolvidos com contrabando e posse de arma.
10
Homem é preso após usar cartão furtado em compras no centro

Homem é preso após usar cartão furtado em compras no centro

Um apenado monitorado e um foragido da justiça foram capturados no bairro Pedrinhas, nesta sexta-feira, após a vítima rastrear compras feitas com cartões levados de um veículo arrombado.
14
Equipe do sargento Rocha prende homem por golpe no Pedrinhas

Equipe do sargento Rocha prende homem por golpe no Pedrinhas

O apenado monitorado conhecido como Tenente foi preso na manhã desta sexta-feira após realizar compras e fugir sem pagar em um comércio no bairro Pedrinhas, em Porto Velho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: James França de Oliveira

Nota de pesar: James França de Oliveira

Mecânico conhecido como “Jhon Jhon”, James França de Oliveira faleceu em 15 de janeiro de 2026; despedida ocorre na Capela Candelária e sepultamento será no Cemitério Recanto da Paz.
L
Ka SE Plus 2020 Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Ka SE Plus 2020 Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Compacto econômico e funcional, ideal para quem busca praticidade, economia e confiabilidade no uso diário.
L
Kait 2026 inaugura nova fase da Nissan entre os SUVs compactos

Kait 2026 inaugura nova fase da Nissan entre os SUVs compactos

Modelo fabricado no Brasil aposta em eficiência mecânica e pacote eletrônico completo
L
BNDES recebe 16 propostas para restauração florestal na Amazônia

BNDES recebe 16 propostas para restauração florestal na Amazônia

A iniciativa ProFloresta+, lançada em parceria com a Petrobras, visa recuperar 50 mil hectares de bioma amazônico e movimentar mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos.
L
Rodoviária Municipal: ARDPV faz vistoria técnica em Porto Velho

Rodoviária Municipal: ARDPV faz vistoria técnica em Porto Velho

Visita da Agência Reguladora verifica estrutura, limpeza e organização do terminal, reforçando a fiscalização e a melhoria dos serviços prestados aos usuários do transporte rodoviário.
L
Preservação das abelhas: Prefeitura remove enxame na Av. Jorge Teixeira

Preservação das abelhas: Prefeitura remove enxame na Av. Jorge Teixeira

Ação da Semagric retira enxame na Jorge Teixeira com Imigrantes, evita riscos a pedestres e motoristas e garante a preservação das abelhas com apoio de apicultores.
L
Votação para indicados ao Oscar 2026 encerra nesta sexta-feira

Votação para indicados ao Oscar 2026 encerra nesta sexta-feira

Profissionais da indústria cinematográfica definem os finalistas da premiação, com o cinema brasileiro disputando vagas em nove categorias após sucesso internacional.
L
TRT-14 retoma prazos, audiências e sessões após o recesso

TRT-14 retoma prazos, audiências e sessões após o recesso

Portaria GP nº 0033/2026 confirma que, a partir de 20 de janeiro, voltam a correr os prazos processuais e retornam audiências e sessões de julgamento no TRT-14 (RO/AC).
L
IFRO Colorado do Oeste: seleção abre 11 bolsas no Educação Inclusiva

IFRO Colorado do Oeste: seleção abre 11 bolsas no Educação Inclusiva

Campus Colorado do Oeste está com inscrições on-line e gratuitas até 18 de janeiro para 11 vagas imediatas e cadastro reserva, com bolsas de R$ 2.200 a R$ 4.400.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.