SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

L

Saúde

LIGAMOS PARA TODAS AS CAPITAIS ATRÁS DO PRINCIPAL REMÉDIO CONTRA O HIV: ALGUMAS SEQUER TÊM EM ESTOQUE

No lugar do medicamento, o centro estava distribuindo as três substâncias separadas que compunham a fórmula do 3 em 1. Ou seja: o paciente que topasse levar o remédio teria de tomar três comprimidos, e não apenas um, como antes.

Publicado em 

Por Juliana Gonçalves, Ricardo Chapola

No dia 14 de março, The Intercept Brasil recebeu a denúncia de um paciente que afirmava não ter encontrado o 3 em 1, principal remédio para tratamento da Aids, distribuído gratuitamente na rede pública de todo o Brasil. Ele tinha ido ao Centro de Referência e Tratamento DST/AIDS de São Paulo. A pessoa, que pediu para não ser identificada, enviou para a reportagem a cópia de sua receita com uma anotação feita à mão pelo farmacêutico, na qual o funcionário confirmava a falta do medicamento: “faltou 02 frascos”.

Nós ligamos para o CRT de São Paulo, em 27 de março, à procura do 3 em 1. A funcionária afirmou que o remédio ainda estava em falta, mas que “a situação deveria se normalizar no dia seguinte”. No lugar do medicamento, o centro estava distribuindo as três substâncias separadas que compunham a fórmula do 3 em 1. Ou seja: o paciente que topasse levar o remédio teria de tomar três comprimidos, e não apenas um, como antes.

No Brasil, mais de meio milhão de pessoas recebem o tratamento antirretroviral do Ministério da Saúde. No ano passado, foram distribuídas 438 milhões de unidades do remédio. Porém, quando uma medicação com que o paciente já está acostumado é fracionada, ou quando há dificuldade de acesso a ela, existe grande risco de desestímulo ao tratamento, segundo os especialistas que ouvimos. A falta do 3 em 1 põe em risco todo o sistema de tratamento do HIV pelo qual o Brasil ficou mundialmente famoso.

Quando uma medicação com que o paciente já está acostumado é fracionada, ou quando há dificuldade de acesso a ela, existe grande risco de desestímulo ao tratamento

Decidimos ligar para o Ministério da Saúde e perguntar: a distribuição sofre problemas no Brasil todo ou somente em São Paulo? O MS foi categórico: “Não há interrupção na assistência às pessoas com HIV, nem falta de antirretroviral em nenhum lugar do país”. E informou que cada Estado é responsável pela distribuição do medicamento.

Chegou a faltar em 7 estados

Fomos checar se o Ministério estava falando a verdade. E não estava. Ligamos para todos os órgãos estaduais do país apontados pelo próprio MS como responsáveis pela distribuição desses medicamentos nas capitais. Ao todo, entramos em contato com 50 centros onde os pacientes teriam que encontrar o remédio. Descobrimos que houve algum tipo de problema com o fornecimento – da falta do 3 em 1 a baixas no estoque – em 14 estados.

Além de São Paulo, o 3 em 1 foi substituído pela combinação de comprimidos em Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Acre, Alagoas e no Rio de Janeiro. Na capital carioca, pacientes chegaram a ficar dias sem receber nem mesmo as substâncias separadas: “Eu pego mensalmente e nunca havia tido nenhum problema de fornecimento, mas me informaram que eu não teria o 3 em 1 e que me ligariam para buscar depois. Aí quando me ligaram em entregaram os comprimidos separados”, afirmou um paciente.

“O 3 em 1 é a combinação de 600mg de efavirenz, 300mg de lamivudina e 300mg de tenofovir. Estas substâncias podem estar juntas em um único comprimido ou separadas em dois ou três, não fazendo diferença no resultado do tratamento. O que pode causar problemas é ficar sem tomar os remédios, mesmo que em um período curto. O vírus pode criar resistência à medicação e os remédios param de fazer efeito”, explica o médico infectologista Mauro Sergio Treistman, que atende pacientes que tiveram problemas com a distribuição no Rio de Janeiro. Nesse caso de resistência, o paciente teria que modificar o tratamento e dar início a um novo período de adaptação aos medicamentos.

“Falta de pagamento aos fabricantes asiáticos”

Nos outros sete estados (Piauí, Minas Gerais, Paraíba, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima) encontramos transtornos dos mais variados, desde a oferta de antirretrovirais com substâncias diferentes das encontradas no 3 em 1 até a falta de outros medicamentos. Em Minas Gerais, o governo estadual está regulando a distribuição aos pacientes porque o volume do estoque está muito baixo. Na Paraíba e no Piauí, as secretarias de Saúde informaram que há falta de um outro remédio para tratamento de AIDS: o Raltegravir.

O vírus pode criar resistência e os remédios param de fazer efeito

Ao questionarmos os funcionários dos centros de distribuição sobre o que estava acontecendo, as justificativas iam desde “medicamentos presos na alfândega” até “falta de pagamento aos fabricantes asiáticos”. Nada disso foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

No Pará, o paciente que precisar do 3 em 1 não vai encontrar o remédio no posto de distribuição, muito menos descobrir onde pode ter acesso ao medicamento. Ao entrarmos em contato com o centro de Belém, a funcionária informou que não tinha o composto. Questionada sobre onde poderíamos encontrar antirretroviral, ela passou telefone de outro local, a Casa Dia. Mas adiantou: “nem adianta ligar, porque todo mundo liga, e ninguém atende”. Ligamos. E ninguém nos atendeu. Aliás, a falta de atendimento foi recorrente durante toda a apuração.

No caso do Amapá, não há falta de remédio, mas a própria Secretaria Estadual de Saúde admitiu que o volume de 3 em 1 é pequeno. “No Estado, mesmo com a entrega da remessa reduzida, não houve falta de medicamentos. O componente do elenco que apresenta redução maior é o 3 em 1”, diz a nota enviada pela secretaria.

Nós perguntamos se o Ministério da Saúde monitora a distribuição dos remédios em cada Estado, mas não recebemos resposta.

Pacientes monitoram por WhatsApp

Muitos pacientes que geralmente encontram dificuldades em conseguir o antirretroviral recorrem a associações de apoio. A principal delas é a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, Abia, sediada no Rio de Janeiro. Para o vice-presidente da entidade, Veriano Terto Junior, “falta medicamento na ponta porque o remédio não chega até lá. Ele é comprado no exterior e chega ao Brasil de navio, de avião. Pode acontecer atrasos, problemas de documentação. Isso implica na não liberação do medicamento a tempo”.

As falhas na distribuição não são uma novidade na vida dos pacientes com HIV. Em julho de 2017, 13 estados declararam problemas no estoque, desde a falta de um dos remédios até o atraso na entrega. Em outubro do ano passado, pacientes denunciaram a entrega fracionada dos antirretrovirais. “De maneira geral, temos tido faltas pontuais de medicamentos nos postos de saúde por razões diversas. Acontece eventualmente do paciente ir ao posto e não encontrar. Nestas situações, orientamos que façam contato com seu médico. Acionamos a Secretaria Municipal de Saúde que buscará uma solução para cada paciente, como autorizar a busca do medicamento em outro posto. Esse processo leva em torno de 48 horas, e o ideal é que o paciente não espere os remédios acabarem para ir ao posto buscar a nova remessa, pois casos como esse podem acontecer”, explica Treistman.

A Abia lançou neste mês um grupo de Whatsapp para monitorar onde está faltando o antirretroviral. Interessados em participar devem entrar em contato com a associação pelos telefones (21) 2223-1040 e (21) 2223-1185.

Os problemas na distribuição podem de fato desestimular o tratamento. “A pessoa vive a situação estressante. Aí chega na porta da farmácia, para algumas pessoas custa muito por causa da estigma. Chega lá e não tem o medicamento. Aí o medicamento tá fracionado. Tem gente já fragilizada e isso acaba se tornando um um impacto muito ruim. Muito contraproducente pro sucesso do tratamento”, completou Terto Junior.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

A (SBEM), a Febrasgo e a (SBC) emitiram uma nota conjunta restringindo o uso de testosterona para mulher apenas à indicação formalmente reconhecida e alertando para os riscos potenciais do uso sem indicação terapêutica.
L
Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro a uma nova tecnologia que permite o diagnóstico rápido de hantavirose em apenas 20 minutos, o que pode reduzir a alta letalidade da doença, que atualmente atinge 40% das pessoas infectadas.
L
Prefeitura de Jaru realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Prefeitura de Jaru realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Campanha imuniza cães e gatos nas UBS Carlos Chagas e Rute de Souza.
L
Estudo confirma que vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV

Estudo confirma que vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV

Pesquisa mostra o impacto da imunização no SUS, com queda de até 77% nas hospitalizações por verrugas anogenitais e 66% em lesões pré-cancerosas decorrentes do Papilomavírus Humano (HPV).
L
Dezembro Vermelho reforça ações de prevenção ao HIV/Aids em Porto Velho

Dezembro Vermelho reforça ações de prevenção ao HIV/Aids em Porto Velho

Campanha Dezembro Vermelho promove conscientização sobre HIV/Aids e incentiva testagem rápida ao longo de todo o mês
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

FALAÊ PODCAST: Lucenildo Silva de Carvalho no centro da conversa

empreendedor e autor, mostrando como suas vivências moldam projetos educacionais e conteúdos voltados ao crescimento pessoal, espiritual e profissional.
L
Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Durante reunião com a prefeitura, Carlinhos Camurça confirmou que o Trio 40 Graus estará nas ruas puxando blocos com som de qualidade e segurança.
L

Agenda News: Joana Joanora Presidente da CDL Porto Velho no Domingão da CDL 2025

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe Joana Joanora, Presidente da CDL Porto Velho, para um bate-papo completo sobre o Domingão da CDL 2025, que já movimenta a cidade com comércio aberto, serviços gratuitos e clima natalino.
L
Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Léo Moraes leva pedido à agência federal e reforça compromisso da Nova 364 em antecipar obras da via de tráfego pesado.
L

GIRO NEWS: Dra. Daiane Paraguassu fala sobre cuidados com pets nas férias

O GIRO NEWS desta quinta-feira, dia 11, às 16h, recebe a médica veterinária Dra. Daiane Paraguassu para um bate-papo completo sobre como proteger a saúde e o bem-estar dos pets durante o período de férias e festas de fim de ano.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Sociedade Civil pede ao Senado rigor na análise do PL da Dosimetria

Sociedade Civil pede ao Senado rigor na análise do PL da Dosimetria

O Pacto pela Democracia, coalizão de mais de 200 organizações, alerta o Senado para os riscos institucionais da proposta, criticando a falta de debate e a “anistia improvisada” a indivíduos ligados a ataques à democracia.
L
STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

A decisão, tomada por 6 votos a 4, encerra uma ação da AGU que questionava a privatização; o acordo aumenta a participação da União no Conselho de Administração da Axia Energia.
L
Santa Luzia d'Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Santa Luzia d’Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Parlamentar confirma recursos para estradas vicinais, saúde e apoio à APAE durante agenda no município.
L
Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ''Terra do Café'' para Nova Brasilândia d’Oeste

Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ”Terra do Café” para Nova Brasilândia d’Oeste

Projeto de lei avança para consolidar vocação cafeeira e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município.
L
Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a fase de sustentações orais sobre o tema nesta quinta-feira (11); a deliberação dos ministros sobre o Marco Temporal será retomada apenas em 2026.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Criança de 12 anos é encontrada morta em açude de propriedade rural em Candeias

Criança de 12 anos é encontrada morta em açude de propriedade rural em Candeias

O menino João Marcos Leal de Assis, de 12 anos, foi localizado sem vida dentro de um açude após sair para andar a cavalo por volta das 11h.
18
PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

A operação conjunta em Rondônia foi realizada ao longo de quatro dias com apoio da Polícia Militar Ambiental; madeira irregular apreendida foi doada para prefeituras da região.
10
Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Fábio da Silva Rodrigues, de 36 anos, foi morto após troca de tiros com policiais do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação no Cristal da Calama, em Porto Velho; o criminoso, membro do CV, estava foragido da justiça.
18
Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Fábio da Silva Rodrigues, vulgo “FB”, foi atingido em troca de tiros com o Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação em Porto Velho; ele era acusado de matar um sargento da PM em 2022.
18
Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Ação do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação levou a um homem ferido após troca de tiros no Residencial El Cristal da Calama, em São Paulo II; a morte do criminoso ainda aguarda confirmação oficial.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

A cidade de Jaru conquistou a vice-liderança no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM); a avaliação do Tribunal de Contas do Estado considera áreas como saúde, educação, e qualidade da administração pública.
L
Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

A Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para o torneio continental; decisão da CBF foi comunicada aos clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A no Rio de Janeiro.
L
Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Prefeitura executa técnica com pedra rachão na Rua Minas Gerais para evitar umidade; o prefeito Jeverson Lima afirma que a medida garante a qualidade e longevidade do asfalto CBUQ.
L
Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Comunidades ribeirinhas elogiam a pontualidade e a ampliação do atendimento nas rotas; a coleta de lixo no Baixo Madeira, executada por equipes formadas por moradores locais, alcançou 100% de mobilização.
L
Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Cerimônia reconheceu soluções industriais inovadoras e reforçou o papel do Sebrae no ecossistema de inovação de Rondônia.
L
ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

Audiência na Câmara debate os impactos do comércio liderado pelo país; entidades apontam maus-tratos, riscos ambientais e prejuízos econômicos na exportação de animais vivos.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: RODRIGO MONTEIRO SABINO

Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Conab integra missão do Sebrae para impulsionar bioeconomia na Amazônia

Conab divulga lista de classificação para Compra Institucional de alimentos

Agricultores familiares podem consultar o ranqueamento de suas propostas no site da Companhia; a Compra Institucional do PAA prevê a aquisição de 6,3 mil toneladas de alimentos para ações de segurança alimentar.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.