O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Nova Délhi nesta quarta-feira (18) para uma agenda focada em tecnologia e parcerias estratégicas. O primeiro compromisso oficial ocorre amanhã, com a participação na cúpula internacional sobre inteligência artificial (IA) a convite de Narendra Modi.
O evento dá continuidade ao “processo de Bletchley”, que reúne líderes globais para discutir a governança e a segurança da IA no mundo. Lula deve defender a democratização da tecnologia e seu uso para o empoderamento social e inovação, sendo o primeiro presidente brasileiro em um evento deste nível sobre o tema.
Na sexta-feira (20), a comitiva brasileira organiza o painel “IA para o bem de todos”, com a presença de diversos ministros de Estado. O objetivo é apresentar a visão do Brasil para o futuro digital e atrair investimentos em ciência e comunicações.
Além da tecnologia, a visita visa selar acordos em setores tradicionais e estratégicos. Estão previstas assinaturas de parcerias sobre terras raras e minerais críticos, além da ampliação do prazo de validade de vistos para dez anos, facilitando o turismo e os negócios bilaterais.
A Índia consolidou-se em 2025 como o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com uma corrente de comércio de US$ 15,2 bilhões. Após os compromissos em solo indiano, Lula segue para Seul, na Coreia do Sul, para reuniões com foco em cooperação financeira e industrial.







































