O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen pela conquista inédita da medalha de ouro no slalom gigante, modalidade do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno.
Em publicação, Lula destacou que o feito representa talento, dedicação e o fortalecimento do esporte brasileiro em diferentes frentes.
“O esporte brasileiro não tem limites”, escreveu o presidente, ressaltando ainda que o atleta e sua equipe ampliam o horizonte do país em competições internacionais e servem de inspiração para novas gerações.
Como foi a conquista
O slalom gigante é disputado em duas descidas por um trajeto com portas posicionadas na neve, espaçadas por cerca de 25 metros. O vencedor é definido pela menor soma dos tempos nas duas etapas.
Nascido em Oslo, na Noruega, e filho de mãe brasileira, Lucas registrou o tempo total de 2min25s, ficando 58 centésimos à frente do suíço Marco Odermatt, que ficou com a prata. O bronze foi conquistado por outro suíço, Loic Meillard.
O brasileiro assumiu a liderança já na primeira descida, com 1min13s92. Mesmo registrando apenas o 11º melhor tempo na segunda etapa (1min11s08), manteve a vantagem suficiente para garantir o ouro histórico.










































