O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro‑ministro do Canadá, Mark Carney, conversaram por telefone nesta quinta‑feira (8) sobre a situação política na Venezuela e outros temas de interesse bilateral. Segundo nota do Palácio do Planalto, os dois líderes condenaram o uso da força sem respaldo na Carta das Nações Unidas e no direito internacional e reafirmaram que o destino da Venezuela deve ser decidido pelo seu povo, com apoio a uma transição pacífica e liderada pelos venezuelanos.
No diálogo, Carney aceitou um convite de Lula para visitar o Brasil em abril, quando devem ser abordadas questões políticas e também o avanço de um possível acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá. Os dois líderes também concordaram sobre a necessidade de reforma das instituições de governança global e de cooperação multilateral em temas como segurança e desenvolvimento econômico.
A conversa ocorre em um momento de intensa movimentação diplomática regional, com o Brasil buscando fortalecer alianças e promover soluções pacíficas e multilaterais para os desafios na América do Sul.











































