O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que a democracia no Brasil não é uma conquista inabalável e precisa ser constantemente zelada e defendida. A declaração ocorreu durante ato oficial no Palácio do Planalto, marcando os três anos da tentativa de golpe de Estado de janeiro de 2023.
Segundo Lula, a democracia vai além do direito de votar, sendo “uma obra em construção, sujeita ao permanente assédio de velhos e novos candidatos a ditadores”. Ele destacou que exige participação efetiva da sociedade, construção de um país mais justo, com direitos ampliados e menos privilégios. O presidente citou como exemplo do vigor democrático brasileiro o julgamento dos envolvidos nos atos antidemocráticos pelo STF.
No mesmo evento, Lula sancionou o veto integral ao PL da Dosimetria (Projeto de Lei nº 2.162/2023), que previa redução de penas para os condenados pelos atos de 8 de janeiro. O presidente ressaltou que os julgamentos ocorreram com transparência, imparcialidade e base em provas robustas, reforçando a importância de punir atos que atentam contra a democracia.











































