QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crises no STF, rombo do Master, guerra política por 2026, obras na saúde, BR-319, absolvição de Daniel Alves e economia aquecida movimentam o país

Decisões controversas no Supremo, disputa eleitoral intensa, investimentos na saúde, avanços e embates sobre a BR-319, absolvição de Daniel Alves, ações do MDB e do PP, emendas municipais e até o caos no transporte aéreo compõem o mosaico turbulento que marca o cenário nacional e rondoniense.

Por Sergio Pires - 50

Publicado em 

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crises no STF, rombo do Master, guerra política por 2026, obras na saúde, BR-319, absolvição de Daniel Alves e economia aquecida movimentam o país

SEGREDO NO ROMBO DO MASTER: STF PROÍBE OS BRASILEIROS DE SABEREM DETALHES E NOMES DE QUEM NOS ROUBOU

Realmente, estamos vivendo tempos tenebrosos, governados por magistrados das cortes superiores, todos sem um só voto popular e que tomam decisões das mais estranhas. Aliás, muitas delas contrariando frontalmente a nossa Constituição, que agora é adaptada por eles e não tem mais valor, como antes, para o Brasil. Sem falar nas decisões inacreditáveis do 8 de Janeiro, com condenações baseadas em narrativas e penas que não são aplicadas nem a facínoras, agora entramos numa nova fase: o segredo de Justiça sobre notórias roubalheiras.

O ministro Dias Toffoli decidiu colocar amplo segredo secretíssimo sobre o grande roubo do Banco Master – até agora o rombo seria de mais de 6 bilhões de reais, mas pode chegar a muito mais – dias depois de viajar num jato particular a convite do advogado de um dos diretores do banco, preso e agora solto, com tornozeleira eletrônica. Esta ligação irregular, por si só, deveria fazer com que o ministro se declarasse impedido de comandar o processo, mas depois que seu colega Alexandre de Moraes foi vítima, promotor e julgador de casos em que se disse ameaçado, vale tudo no STF.

O caso do Banco Master, em que seu principal executivo, Daniel Vorcaro, foi flagrado pela Polícia Federal tentando fugir do país e deixando um rombo impressionante no mercado financeiro, é sintomático. Colocar o processo sob segredo de Justiça impede que os brasileiros sejam informados de toda a trama, de toda a sacanagem, de todo o rombo impetrado contra o país. Toffoli, com sua decisão, diz claramente aos brasileiros que quem manda é o STF e que não interessa à opinião pública saber como, por quem foi roubada. Aos amigos, tudo. Aos inimigos, o peso da lei!

Advogado que nunca passou num concurso, Dias Toffoli tem como único e mais importante atributo ter sido advogado do PT e amigo das estrelas do partido. Se poderia esperar algo mais dele? Claro que não. Em contrapartida, certamente o ministro está sendo aplaudido por políticos de todos os tamanhos e autoridades em geral, muitas delas envolvidas nos rolos do Master e que não estavam dormindo direito, com medo de que seus nomes aparecessem no escândalo. Graças a Toffoli, todos estão tendo ótimas noites de sono.

Agora, o presidente do STF, o ministro Edson Fachin, aquele que propôs a soltura de Lula por ter sido julgado em instância incorreta, diz que quer implementar um código de conduta para definir regras para os tribunais superiores. Será que alguém realmente acredita que o STF vai fiscalizar o STF? Oremos, apenas, pelo nosso futuro!

COMEÇA A ENTRAR MUITO DINHEIRO DO CONTRACHEQUE NA ECONOMIA DE RONDÔNIA. SERÃO QUASE 500 MILHÕES SÓ DO GOVERNO

Na terra em que a economia do contracheque ainda é muito poderosa, o mês de Dezembro chega com possibilidade de alguma coisa muito perto de 2 bilhões de reais, de recursos pagos pelos governos estadual e municipais, dos demais poderes e instituições, até o próximo dia 23. O Governo do Estado paga a segunda parcela do 13º salário nesta sexta-feira, dia 12 e salário de Dezembro no dia 23, injetando na economia de Rondônia algo em torno de 500 milhões de reais. A Prefeitura de Porto Velho faz o mesmo. As demais Prefeituras do Estado igualmente estão se preparando para o cumprimento salarial e do 13º.

Quem é servidor público há mais tempo, deve se lembrar quando os salários atrasavam em até quatro meses, fazendo com que muita gente perdesse o crédito e a saúde. Este ciclo foi interrompido no governo Ivo Cassol, que não só passou a pagar os vencimentos dentro do mês, como ainda resgatou todos os atrasados. Desde lá, nunca mais houve atraso no pagamento tanto dos salários quanto do 13º dos servidores do Estado.

Some-se a isso os pagamentos das milhares de empresas privadas e se terá uma enorme quantidade de dinheiro entrando no mercado. No comércio, as previsões são otimistas. Se viu claramente esta perspectiva no primeiro Domingão da CDL, na zona sul da Capital.

MDB ESCOLHE SEU DIRETÓRIO MUNICIPAL, ENQUANTO SONHA COM ORESTES MUNIZ PARA O GOVERNO

O MDB se mexe para 2026. Comandado pelo senador Confúcio Moura, o partido estrutura seus diretórios em várias cidades rondonienses. O emedebista histórico Williames Pimentel deve ser reconduzido à presidência do diretório municipal.

Em relação a 2026, o partido também se prepara. Ainda está guardando na manga o nome do seu candidato ao Governo, embora tenha na cartola o de Confúcio Moura. Sem ele, o sonho do partido para o Palácio Rio Madeira/CPA é Orestes Muniz, mas ele não pretende mais disputar eleições.

CÂMARA FEDERAL PODERÁ TER UMA SUPER RELAÇÃO DE CANDIDATOS NA ELEIÇÃO DO ANO QUE VEM

A disputa pelas oito cadeiras de Rondônia tende a ser muito acirrada. Dos atuais oito deputados, pelo menos cinco vão buscar reeleição. Vários nomes surgem como fortes candidatos: Euma Tourinho, Jaime Gazola, Sebastião Valadares, Hildon Chaves, entre outros.

De Ji-Paraná, destaque para Jesualdo Pires. A primeira dama de Cacoal, Joliane Fúria, também entra forte. Da região de Rolim de Moura podem vir Jaqueline Cassol, Luiz Cláudio, Expedito Júnior e Aldo Júlio.

GOVERNADOR ANUNCIA PESADOS INVESTIMENTOS NO HOSPITAL DE BASE. E O JOÃO PAULO II GANHA UMA SALA VERMELHA

O governador Marcos Rocha anunciou a inauguração da nova ala cardiovascular e do novo Centro Obstétrico do Hospital de Base Ary Pinheiro. Foram entregues 33 novos leitos, enfermaria renovada e investimentos de 4 milhões de reais.

O Hospital João Paulo II também recebeu uma Sala Vermelha para emergências. A grande obra da saúde deve ser anunciada em breve: o Hospital de Urgência e Emergência.

FORTÍSSIMA AO SENADO, SÍLVIA CRISTINA CONSEGUE MAIS ADESÕES AO PP E PREFERIA NÃO TER A FEDERAÇÃO COM O UNIÃO BRASIL

A deputada Sílvia Cristina aparece em primeiro ou segundo lugar para o Senado em todas as pesquisas. Ela afirma ter conseguido a liberação de quase meio bilhão de reais em emendas.

Novos nomes entram no PP: o deputado Ismael Crispin, a professora Agna Souza, e os médicos Wenceslau Ruiz e Maiqui Paulo.

Ao participar do programa Papo de Redação, Sílvia destacou que trabalhará na federação União Brasil/PP, embora preferisse que ela não tivesse sido concretizada. Também elogiou Jesualdo Pires, seu aliado político.

EMENDA DE SENADOR DO AMAZONAS PODE LIBERAR ASFALTAMENTO DA 319 SEM LICENÇA AMBIENTAL

O enfraquecimento do governo Lula e o momento de confronto com o Congresso, podem representar, enfim, uma luz no final do túnel para o reasfaltamento da BR 319. O que uma coisa tem a ver com a outra? Explica-se: no pacote de vetos presidenciais derrubados na semana passada, há um, específico, que pode representar uma derrota fragorosa para a ministra Marina Silva e as ONGs internacionais que ela representa no Brasil.

Com emenda do senador amazonense Eduardo Braga, além de ignorar o veto de Lula ao assunto, foi acrescentado texto que diz que, em qualquer rodovia federal que já tenha sido pavimentada, não haverá mais necessidade de licenciamento ambiental, tanto para novo asfaltamento quanto para a manutenção. Ora, a decisão cai como uma luva para impedir que Marina, ONGs, MPF e parte do Judiciário mantenham a 319 sob sua tutela, conservando o atraso na nossa região amazônica, impedindo a obra que trará benefício a milhões de pessoas.

Claro que o tema ainda vai longe, porque depende de uma longa tramitação e, certamente, da decisão final do STF, para onde devem acorrer os partidos nanicos de oposição, que sempre vencem todos os casos naquele tribunal. Contudo, a luz de esperança colocada pelo Congresso pode significar um grande avanço na batalha de grande parte dos amazônidas para terem direito a se ligarem por terra ao restante do país.

ABSOLVIÇÃO DE DANIEL ALVES TEVE UMA QUINQUAGÉSIMA PARTE EM ESPAÇO NA MÍDIA DO QUE SUA INJUSTA CONDENAÇÃO

Não importa a verdade. Importam os likes e os acessos à leitura. Não importa o ser humano ou a destruição de uma família. Este seria o resumo do que a Justiça espanhola; a mídia daquele país e a mídia brasileira fizeram com o jogador Daniel Alves. Aparelhada pelo discurso esquerdista e feminista, tal qual parte do Judiciário brasileiro, a Justiça da Espanha, em instâncias inferiores, ignorou a falta de provas e a defesa do jogador. Uma mulher que o acusou de estupro – palavra contra palavra, sem qualquer prova contundente – conseguiu com que ele fosse condenado à prisão e ainda devesse pagar mais de 900 mil reais de indenização à vítima.

Preso preventivamente desde 2023, ele foi condenado em 2024. Quase perdeu sua família, porque sua segunda esposa chegou a pedir o divórcio, mas depois voltou atrás. Ficou longe dos filhos do primeiro casamento, seus amigos sumiram. Foi tratado pela mídia dos dois países como um estuprador, um tarado que não merecia clemência. Até a semana passada, quando o Tribunal de Justiça da Catalunha concluiu, em decisão unânime, que o estupro nunca aconteceu e que as versões dadas pela vítima eram inverossímeis.

Daniel chegou a pagar uma fiança de quase 5 milhões e meio de reais, para responder em liberdade. Agora, livre de todas as acusações, certamente será ressarcido dos seus gastos. Mas as perdas morais, o sofrimento e a injustiça com que foi tratado, inclusive por jornalistas que babavam nele quando era craque da Seleção Brasileira, jamais terão volta. Até porque sua absolvição mereceu, na mídia, uma quinquagésima parte do destaque de sua injusta exposição como condenado.

EMENDA DE PACELE PARA COMPRA DE MANILHAS ATENDE NECESSIDADES DA PONTA DO ABUNÃ

Priorizar a melhoria da qualidade de vida da população, com ênfase aos distritos da Capital, tem sido uma das maiores metas do vereador Márcio Pacele. Agora, sua atuação beneficia novamente a região da Ponta do Abunã. Graças a uma emenda de sua autoria, no valor de 150 mil reais, Pacele conseguiu recursos para a aquisição de manilhas que serão utilizadas na melhoria da drenagem e recuperação de pontos críticos das estradas e ramais. O material já começou a ser entregue e será distribuído conforme as demandas apresentadas pelos moradores.

Segundo ele, as manilhas desempenham papel essencial na região, especialmente em áreas rurais que sofrem com alagamentos, erosões e rompimentos de vias durante o período chuvoso. “Com a instalação adequada, elas ajudam a direcionar o fluxo da água, diminuem a lama, evitam atoleiros e garantem mais segurança para quem transita diariamente. Além disso, contribuem para a conservação das estradas”, explica.

Márcio Pacele destaca que “nosso trabalho é garantir que cada comunidade seja atendida. As manilhas vão resolver problemas antigos e facilitar a vida dos moradores que dependem dessas vias para estudar, trabalhar e escoar a produção”, afirmou o vereador.

Com tudo o que as empresas aéreas estão fazendo em Rondônia, em termos de mau atendimento, cancelamento de voos de última hora e vários outros problemas, você que comprou suas passagens para o período de Natal e Ano Novo tem certeza de que vai mesmo voar como o planejado?

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz

Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz

O Projeto de Lei Complementar 125/22, que estabelece critérios rigorosos para o devedor sistemático e cria programas de cooperação fiscal, será enviado à sanção presidencial.
L
Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos

Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos

A Emenda Constitucional 137/25 foi promulgada nesta terça-feira, proibindo a cobrança do IPVA para carros de passeio, caminhonetes e ônibus com 20 anos ou mais de fabricação.
L
Entidades condenam retirada da imprensa na Câmara dos Deputados

Entidades condenam retirada da imprensa na Câmara dos Deputados

Associações de jornalistas e veículos de comunicação repudiam o cerceamento da imprensa no Plenário, com corte do sinal da TV Câmara e agressões, e cobram apuração de responsabilidades de Hugo Motta.
L
Câmara retoma trabalhos após retirada à força de Glauber Braga

Câmara retoma trabalhos após retirada à força de Glauber Braga

Presidente da Câmara, Hugo Motta, reabriu a sessão e classificou a ocupação da cadeira por Glauber Braga como “abuso”, garantindo, no entanto, a apuração de excessos contra a imprensa.
L
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Com 291 votos a favor, a Câmara dos Deputados aprovou o PL que altera a Lei de Execução Penal e beneficia condenados pelo 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Réveillon Marco Zero é cancelado após reavaliação interna da organização

Produção confirma que o Réveillon Marco Zero não será mais realizado este ano por questões de documentação e regularização; reembolsos já estão disponíveis.
L

Momento Empresarial: Marina Wascheck leva a força da gastronomia local à TV

Proprietária da Cabana Hamburgueria ao lado do esposo, Marina também se destaca na realização de eventos e no fortalecimento do cenário gastronômico local.
L
STF volta a analisar o Marco Temporal de terras indígenas

STF volta a analisar o Marco Temporal de terras indígenas

O Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento de quatro processos sobre o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas, ouvindo hoje as sustentações orais das partes envolvidas.
L
Caixa volta a liberar mais de um financiamento imobiliário

Caixa volta a liberar mais de um financiamento imobiliário

A Caixa Econômica Federal retoma a contratação de múltiplos financiamentos imobiliários com recursos do SBPE, regra que estava suspensa desde novembro de 2024.
L
Alcolumbre quer votar dosimetria após aval da Câmara

Alcolumbre quer votar dosimetria após aval da Câmara

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, manifestou intenção de pautar o Projeto da Dosimetria, mas o presidente da CCJ, Otto Alencar, exige que a matéria passe pela comissão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Defesa de ex-diretor da PRF nega atuação para barrar eleitores de Lula

Defesa de ex-diretor da PRF nega atuação para barrar eleitores de Lula

O ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, réu na ação penal da trama golpista no STF, teve sua defesa negando atuação para barrar eleitores de Lula nas eleições de 2022.
L
Glauber Braga é retirado à força após ocupar mesa da Câmara dos Deputados

Glauber Braga é retirado à força após ocupar mesa da Câmara dos Deputados

Deputado Glauber Braga protestava contra pauta de cassação e anistia a golpistas na Câmara dos Deputados, sendo removido à força pela Polícia Legislativa.
L
STF marca julgamento de deputados por cobrança de propina em emendas

STF marca julgamento de deputados por cobrança de propina em emendas

Ministro Flávio Dino marcou para 10 e 11 de março o julgamento da ação penal contra Josimar Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa, acusados de corrupção passiva e organização criminosa por desvio de emendas parlamentares em Brasília.
L
Coronel Chrisóstomo fecha 2025 com atuação marcada pela derrubada do aumento do IOF e avanço de projetos no Congresso

Coronel Chrisóstomo fecha 2025 com atuação marcada pela derrubada do aumento do IOF e avanço de projetos no Congresso

O projeto tratava do IOF, tributo federal aplicado sobre operações de crédito, câmbio, seguros e investimentos.
L

Confusão no plenário termina com Glauber Braga retirado à força da mesa da Câmara

Deputado do PSOL ocupou a cadeira da presidência por cerca de uma hora em protesto contra processo de cassação, houve confronto com a polícia legislativa, queda de parlamentar e retirada da imprensa do local
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre três veículos mata motociclista na BR-364

Colisão entre três veículos mata motociclista na BR-364

Acidente grave no quilômetro 15 da BR-364, entre Ji-Paraná e Presidente Médici, envolveu a motocicleta pilotada pela vítima, Luiz Pagotto, e dois carros; causas serão investigadas pela PRF.
18
Homem tenta despejar ex-nora e é preso por invasão de domicílio em RO

Homem tenta despejar ex-nora e é preso por invasão de domicílio em RO

Idoso de 60 anos tentou impedir a entrada da ex-nora em imóvel no Jardim Primavera com um cadeado e se recusou a sair, sendo detido pela Polícia Militar; vítima solicitou nova medida protetiva.
12
Ação policial conjunta mira depósitos ilegais de madeira em RO

Ação policial conjunta mira depósitos ilegais de madeira em RO

Polícias Civis de Rondônia e Mato Grosso cumprem mandados de busca e apreensão na BR-364 contra transporte e armazenamento ilegal de madeira, resultando na apreensão de toras de itaúba e veículos.
10
Polícia prende suspeito ligado a acidente que matou delegado aposentado e esposa em RO

Polícia prende suspeito ligado a acidente que matou delegado aposentado e esposa em RO

Operação conjunta da Polícia Civil de Rondônia e Mato Grosso resulta na prisão em flagrante do principal suspeito do acidente que vitimou o casal, além da apreensão de veículos e madeira extraída ilegalmente.
14
Motocicleta furtada em Chupinguaia é encontrada abandonada em RO

Motocicleta furtada em Chupinguaia é encontrada abandonada em RO

Veículo Honda Pop, com registro de furto/roubo em Chupinguaia, foi recuperado pela Polícia Militar abandonado às margens da BR-364 e encaminhado à UNISP de Vilhena.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alunos da rede municipal vivem experiência inédita ao patinar na pista de gelo do Parque da Cidade

Alunos da rede municipal vivem experiência inédita ao patinar na pista de gelo do Parque da Cidade

Cerca de 5 mil crianças do 1º ao 5º ano participam pela primeira vez de atividade especial do Natal em Porto Velho.
L

É fake news que a Assembleia Legislativa aumentou o ICMS em 2%

Lei nº 6.287/2025 exclui telecomunicações da base de cálculo do FECOEP, corrige distorções legais e reduz o custo de internet e serviços de mídia para a população de Rondônia.
L
Polícia Civil de Vilhena identifica motorista envolvido em acidente

Polícia Civil de Vilhena identifica motorista envolvido em acidente

O condutor do Honda Civic que feriu gravemente duas irmãs em um acidente na cidade foi identificado e prometeu se apresentar à UNISP para prestar seu depoimento sobre os fatos.
10
Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Bio do perfil oficial foi modificada com frase associada ao fascismo, e empresa restaurou conteúdo após ser alertada.
L
Netflix diz que WB Games “não vale nada” na compra bilionária da Warner Bros

Netflix diz que WB Games “não vale nada” na compra bilionária da Warner Bros

Co-CEO afirma que divisão de games da Warner não teve peso estratégico na aquisição avaliada em US$ 80 bilhões.
L
CAE do Senado aprova novo marco legal do Sistema de Pagamentos

CAE do Senado aprova novo marco legal do Sistema de Pagamentos

Projeto de lei que cria novo marco legal para o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foi aprovado na CAE do Senado e visa aumentar a segurança de transações como o Pix.
L
Site do governo federal visa chegar aos líderes do crime organizado

Site do governo federal visa chegar aos líderes do crime organizado

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, defendeu que o site Captura estimulará a população a denunciar e terá como foco principal a captura de líderes de organizações criminosas.
L
Estatais em dificuldade poderão pedir aportes da União

Estatais em dificuldade poderão pedir aportes da União

O governo federal criou um mecanismo que permite a estatais federais não dependentes em crise apresentarem um plano de reequilíbrio econômico-financeiro, que pode incluir aportes pontuais da União.
L
TRT-14 reforça compromisso com a excelência na 4ª Reunião de Análise da Estratégia de 2025

TRT-14 reforça compromisso com a excelência na 4ª Reunião de Análise da Estratégia de 2025

Tribunal celebra Selo Diamante, apresenta diretrizes para 2025-2026 e projeta futuro inovador até 2032.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.