A sessão solene da Alero realizada na última quinta-feira (27), em São Miguel do Guaporé (RO), homenageou a juíza de Direito Sophia Veiga de Assunção com o Título Honorífico de Cidadã Honorária do Estado de Rondônia. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin.
O ato reconheceu a atuação da magistrada na consolidação da paz social, na defesa dos direitos fundamentais e na contribuição ao fortalecimento da Justiça em Rondônia.
Além da juíza, também foram homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo os policiais militares 3º sargento Éder Sten Schneider, 3º sargento Jairo Rocha Brito, cabo Marcos Vinicius do Prado Santos e cabo Leonildo Ribeiro de Freitas.
Reconhecimento ao trabalho da magistrada e dos policiais
Durante a sessão solene da Alero, os militares foram reconhecidos pelos relevantes serviços prestados ao Estado, especialmente pela participação em uma operação da Polícia Militar, no município de Costa Marques, que resultou na apreensão de grande quantidade de entorpecentes.
O deputado Ismael Crispin destacou a bravura dos policiais e a escolha da juíza Sophia em atuar no município.
“Poder homenagear os policiais é uma honra. Já você, Sophia, Rondônia é o estado que te abraçou, e fizemos isso com orgulho. Parabenizo a nossa mais nova rondoniense”, afirmou.
Autoridades presentes na sessão solene da Alero
A solenidade contou com a participação de diversas autoridades locais e estaduais:
- Tenente-coronel Adriano de Jesus Pazinato, comandante do 11º BPM
- Jair Silva Gomes, presidente da Câmara Municipal
- Edilson Crispin Dias, prefeito de São Miguel do Guaporé
- Dionei Geraldo, representante da OAB
- Antônio Rogério de Sousa, defensor público
- Juiz Thiago Gomes, da 2ª Vara de São Miguel do Guaporé
O presidente da Câmara informou que a juíza Sophia também receberá o título de Cidadã Miguelense em fevereiro de 2026.
O prefeito destacou que esta foi a primeira sessão solene da Assembleia Legislativa realizada no município, além de lembrar que a Polícia Militar completa 50 anos de atuação em Rondônia.
Emoção marca sessão solene da Alero
A professora Maria José, mãe da homenageada, relatou a surpresa ao descobrir onde ficava São Miguel do Guaporé e falou sobre o carinho que passou a sentir pela cidade.
Em seu discurso, a juíza Sophia Veiga de Assunção compartilhou sua trajetória desde a infância em Pernambuco, a formação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, até a escolha por atuar em Rondônia.
“Eu me senti acolhida em São Miguel do Guaporé. Descobri que podemos encontrar lares em muitos lugares. Não tenho dúvida de que Deus me trouxe para este lugar, onde quero construir minha família e contribuir com o desenvolvimento desta cidade”, declarou, emocionada.











































