O multilateralismo foi o eixo central do balanço apresentado por Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo (23/11), após a Cúpula do G20 em Joanesburgo, na África do Sul. O presidente afirmou que a reunião evidenciou a importância da cooperação internacional para enfrentar desigualdades, insegurança alimentar e desafios tecnológicos.
Lula também celebrou o desfecho da COP30, realizada em Belém (PA), encerrada no sábado (22/11) com consenso entre 195 países e novas metas climáticas anunciadas por 122 nações.
Segundo o presidente, tanto a COP quanto o G20 reforçam que “o multilateralismo está mais do que vivo”, em um cenário global marcado por tensões geopolíticas e debates sobre transição energética, inteligência artificial e uso de minerais críticos.
Encontros bilaterais e agenda paralela
Durante os dois dias de evento, Lula participou de três sessões formais do G20 e realizou reuniões bilaterais com líderes da Alemanha, África do Sul, Turquia, Coreia do Sul, Canadá e Etiópia, além do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. Ele também esteve no encontro do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS).
De Joanesburgo, o presidente segue para uma visita oficial a Moçambique.
Brasil e os grandes eventos internacionais
Lula destacou que, nos últimos 15 meses, o Brasil organizou três grandes fóruns globais: o G20 no Rio de Janeiro, a reunião do BRICS e a COP30. Para ele, o sucesso desses eventos demonstra que o país está preparado para sediar debates multilaterais de grande porte.
COP30 e o debate sobre combustíveis fósseis
O presidente afirmou estar satisfeito com os resultados da conferência em Belém e defendeu o início de uma discussão global sobre o fim do uso de combustíveis fósseis. Ele citou o avanço brasileiro na adoção de biocombustíveis, como biodiesel e etanol, e destacou que outras regiões, como o continente africano, podem se tornar produtoras relevantes.
Ausências no G20 e geopolítica no Caribe
Lula minimizou a ausência de líderes como Joe Biden e Xi Jinping, ressaltando que o G20 mantém sua relevância mesmo quando algumas autoridades não comparecem. Ele também demonstrou preocupação com a presença militar dos Estados Unidos no Mar do Caribe, afirmando que pretende dialogar sobre o tema com o presidente Donald Trump.
Acordo Mercosul–União Europeia
Lula confirmou que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia será assinado em 20 de dezembro. O pacto envolve cerca de 722 milhões de pessoas e representa um PIB combinado de US$ 22 trilhões, sendo considerado pelo presidente um dos maiores acordos comerciais do mundo.









































