O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20) que a decisão dos Estados Unidos de suspender a tarifa adicional de 40% sobre uma lista de produtos brasileiros representa um “sinal importante” para a agenda comercial entre os dois países.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula disse que a medida anunciada pelo presidente Donald Trump não resolve todas as pendências, mas já indica avanço. Ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente afirmou esperar um reencontro com Trump, seja no Brasil ou em Washington, para alinhar completamente as relações.
Lula agradeceu o gesto, ainda que de forma parcial, destacando que o entendimento total depende do fechamento das negociações em andamento. O presidente embarcou para a África do Sul pouco depois de gravar a mensagem, onde participará da Cúpula do G20.
A suspensão anunciada pela Casa Branca inclui itens como café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina. A decisão foi formalizada em ordem executiva que menciona uma conversa telefônica entre os dois presidentes.
O Itamaraty divulgou nota dizendo ter recebido com satisfação a medida e ressaltando que ela é retroativa a 13 de novembro, data da reunião entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio. O governo brasileiro afirmou ainda estar disposto a seguir no diálogo para resolver as pendências comerciais, destacando os 201 anos de relações diplomáticas entre os países.











































